É Xis na fita!

.divulgação.
.a capa virtual da xistape volume 1.
1
joao xavi · São João de Meriti, RJ
11/4/2008 · 175 · 9
 

Apelidado Xis, um dos nomes mais influentes e polêmicos do hip-hop brasileiro está de volta à cena. Na ativa desde o início dos anos 90, época em que integrava o grupo DMN (autores do clássico H.Aço), Xis acompanhou a ascensão e assistiu a queda da popularidade do Rap no Brasil. O fenômeno teve como marco Sobrevivendo no inferno (1998), disco do Racionais MC´s que vendeu mais de um milhão de cópias e abriu espaço para o rap na grande mídia. Neste processo Xis cometeu dois discos solo: Seja como For (2000) e Fortificando a desobediência (2001). Em 2002 colocou outros grupos em evidência com a coletânea Xis Apresenta: Hip-hop SP, distribuída em bancas de jornal por todo Brasil.

Depois de quase seis anos sem colocar um som novo na pista o preto-bomba de Itaquera ataca com sua primeira mix-tape, batizada com o trocadilho Xistape Vol. 1. Cabe aqui falar um pouco sobre o que é uma mix-tape, formato que vem se popularizando cada vez mais entre produtores e apreciadores das batidas e rimas. Como bem propõe o nome, a mix-tape surgiu quando DJ´s e MC´s começaram a gravar fitas com músicas mixadas em seqüência. A princípio o formato colocava a prova tanto a habilidade do DJ, em sua capacidade de mixar diversas batidas, como a do MC, na função de cantar mesmo em cima de batidas que não eram suas originais.

Nos últimos anos a mix-tape vem sendo usada para popularizar o trabalho dos MC´s. É um formato onde os rappers exibe versões distintas de músicas antigas e pequenas prévias dos sons que constarão em um futuro álbum.A Xistape é recheada com algumas das melhores produções da carreira do rapper, mescladas entre versões originais, remixes e trechos de músicas novas. A diferença é que, nesse caso, a Xistape se coloca como um produto concluído em si mesmo, não apenas uma ferramenta que abre os trabalhos de um novo disco, Xis explica que: “São tracks novos, lados B, remixes e alguns sucessos. Uma ou outra coisa nova. Na real a Xistape é uma homenagem a cultura dos DJs, e é dedicada a todos os DJs que eu trombei no role até hoje. Seja no palco, no estúdio, nos clubes ou nas rádios”. O mérito pela produção da mix-tape é dado ao DJ RM: “Ele é muito talentoso, e apenas uma pessoa com talento poderia executar este trampo. Sem o RM esta mix-tape não iria acontecer”.

A percepção das mudanças no formato de produção, distribuição e consumo da música também impulsionou Xis a realizar a mix-tape. “No caso do primeiro (disco) que lancei, eu mesmo fiz o corte da master do vinil, ele saiu em fita k7 também. Olha só quanto tempo... Hoje em dia nem se lança mais discos em vinil. O esquema é subir o mp3 para a internet”. Foi o próprio rapper que jogou a mp3 (é um arquivo só, com mais ou menos 35 minutos de músicas seqüenciadas) na rede, em poucos meses a Xistape já bateu a casa dos 14 mil downloads, “a internet é o caminho mais rápido, direto e barato, hoje em dia. Sorte de quem gosta de música”. Depois de circular por grandes gravadoras, pequenos selos, tocar ao lado de figuras como Cásia Eller Xis segue na ativa. No melhor estilo “a volta do que não foi”, o rapper provoca: “pra quem acha que o Xis parou? Escuta a Xistape, depois me fala”.

Baixe a Xistape: http://www.overmundo.com.br/banco/xistape

compartilhe

comentários feed

+ comentar
dudavalle
 

Jah estava ficando com saudade !!!! Tem uma parceria dele com a Zélia Duncan muito boa !!!

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2008 23:58
sua opinião: subir
joao xavi
 

essa parceria do xis com a zélia duncan eu não to lembrado.
tem algum vídeo que mostre isso?

sei da zélia cantando com rappin hoood, no disco "sujeito homem 2". e rappin hood, ainda no grupo possemente zulu, no dvd da zélia também.

tanto o xis como o rappin hood são dois rappers de sp que fogem do esteriótipo do rap paulistano. são dois caras muito agilizados.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 11/4/2008 00:43
sua opinião: subir
dudavalle
 

Chapa o Coco , chapei daqui e confundi os rappers. Mas este vídeo eh muuuuuuuuuuuuito bom, sem contar a música que eh excelente:
http://www.leechvideo.com/video/view3538819.html

dudavalle · Rio de Janeiro, RJ 11/4/2008 01:29
sua opinião: subir
joao xavi
 

pra quem não está ligando o nome a pessoa, xis é autor do clássico os mano e as mina.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 11/4/2008 12:34
sua opinião: subir
Higor Assis
 

LADO LESTE

Higor Assis · São Paulo, SP 11/4/2008 16:32
sua opinião: subir
Rgralmeida
 

As mixtapes só eram conhecidas por mim através das Sounds Systens... até então só tinha contato com as mixtapes de reggae, dub. O DJ MPC da Digitaldubs Sound System tem algumas disponibilizadas na internet. As mixtapes de reggae são um verdadeiro baile no rádio. DJ Stepwise e Mr. Vegas. Encontrei no Youtube a Xistape. Como eu desconfiava, a Xistape não é possível apenas com duas MK2... Seria interessante ver em video o makingoff desse trabalho.

Rgralmeida · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2008 07:57
sua opinião: subir
Rgralmeida
 

Na verdade tem o makingoff... SÃO 6 PICK-UPS MK2!
Vida longa a este coletivo de DJs... o ClãLeste.

Rgralmeida · Rio de Janeiro, RJ 15/4/2008 08:05
sua opinião: subir
joao xavi
 

muito bom roger!
esses vídeos dão uma noção bacana de como se desenvolve uma mix-tape.
pelo que ouvi falar o xis ta fazendo shows ao vivo com esses djs do cla leste.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 16/4/2008 18:33
sua opinião: subir
Don L.
 

Xis é o cara! muito boa a xistape...

Don L. · Fortaleza, CE 11/8/2009 01:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados