Um testemunho histórico!(exercício pessoal de vaidade)
Se um dia a minha biografia vier a ser escrita, muitas pessoas poderão contribuir para, em um ou outro aspecto, enriquecê-la ou, mesmo, amesquinhá-la. Mas hoje achei por bem pegar uma carona na biografia de um jovem e promissor artista teresinense, o meu amigo Edmo Campos.
O fato do Edmo ser meu amigo, creiam, pouco pesa na minha decisão de escrever este artigo sobre ele. Para quem nos conhece melhor deve ser difícil acreditar nisto, visto que eu devo inúmeros favores a ele e a nossa amizade é grande e não é de hoje.
Mas fiz uma análise em profundidade dos motivos que me levam a escrever sobre o Edmo e descobri que o principal tem a ver com a minha vaidade pessoal.
Quando, daqui a alguns anos, superadas as indefinições de sua alma inquieta, o nosso herói tiver se firmado como um grande artista em nível nacional e até internacional, vai estar lá na sua biografia: Em 2006, Joca Oeiras já previa isto! Portanto trata-se este de um testemunho histórico!
Só não sei predizer, sinceramente, quanto tempo demora para que o que estou afirmando se torne a realidade, inclusive porque vai depender muito dele. O Edmo é uma das pessoas mais tímidas que eu conheço embora até fique difícil acreditar nesta timidez quem conhece a paixão da sua vida, a esfuziante Manu.
Além da timidez, da modéstia e da Manu, outra atividade, para ele apaixonante, concorre com a sua carreira artística: A produção de shows musicais de rockn’roll.
Um dia o Edmo me disse, todo entusiasmado: – Fui convidado para trabalhar como produtor do Teófilo*. Passados uns meses, não sei o que houve, mas, digamos que, para o Teófilo, não deu suficientemente certo. O Edmo me contou, que a certa altura o Teófilo lhe disse: –Edmo, meu amigo, um artista, um criador, não pode ficar se preocupando com os detalhes, precisa de tempo livre para poder criar ...E o Edmo, me disse, num exercício de auto-crítica...– Então eu pensei: O Teófilo tem razão, eu também tenho a minha carreira artística para cuidar e não ficar me preocupando com a carreira dos outros. E a Manu lhe teria reforçado o argumento "Você não consegue segurar nem as suas pontas..."
Naquele momento achei que a ficha caíra e que ele faria o que me tinha verbalizado: que nada! Meses depois lá estava ele novamente, preocupado com a produção do 3º Zooeira Festival, o rock no berço do Piauí. Não que eu ache que ele não deva fazer o que bem entende, inclusive promover shows de rock, apenas constato que ele não investe, como poderia (e, ao meu ver, deveria) na sua carreira de artista plástico e/ou gráfico.
Eu imagino que o Pelé, desde os seis ou sete anos de idade já fosse um craque mirim reconhecido por todos, que deixava seus pequenos adversários boquiabertos. Mesmo assim, qualquer biografia do rei, podem conferir, tem lá um fulano (que eu não me lembro o nome, mas ta lá escrito o nome dele) que o “descobriu” em 1955 ou 1956 e o levou para Santos FC.. Eu quero ser este cara na biografia do Edmo.
Por que este camarada, não é de hoje, tudo mundo que conhece o seu trabalho sabe do seu imenso talento e até há os que, como eu, tem-se aproveitado dele. Ninguém, no entanto, teve, antes de mim, a idéia de descobri-lo para a fama, de colocar no papel – Olhem bem para este rapaz que convive em nosso meio, tímido como poucos, conhecido da maioria mais como produtor do Zooeira Festival (Festival de rock e outros ritmos alternativos) do que pelos imensos dotes artísticos que possui, esse cara vai longe! Quem viver verá!
Beijos e abraços,
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Quero pedir a todos os amigos, meus e do Edmo, que conhecem o trabalho dele, para deixarem aqui seu testemunho. Volto a repetir, mais do que homenagem, falar do labor artístico do Edmo é um justo tributo ao seu talento.
beijos e abraços
do Joca Oeiras,o anjo andarilho
Sou suspeito em afirmar, pois além de tio, sou padrinho batismal do Edmo. Mas é verdade! Ele é um grande artista que bem merece dar maior vazou ao seu inato talento e fazer acontecer... Vá em frente, cara!
Carlos Rubem · Oeiras, PI 23/10/2006 12:49Além de talentoso ele é uma pessoa do bem. Admiro o seu trabalho. bjs
laisreis · Teresina, PI 23/10/2006 14:55
SUPER ARTISTA ! Sucesso Sempre, Edmo!
Joca, parabéns pela iniciativa : justissima!
bjos
Josie
Sr. Edmo Campos,
Produtor do Zooeira Festival.
conheço o Edmo ainda dos tempos de Arquitetura na UFPI.
Sempre ouvi falar de seus excelentes trabalhos como artista plástico, porém, estranhamente nunca cheguei a ver nenhuzinho, para ter minha própria opnião.
Espero q ele me mostre algum dia....
bjos
A timidez e a humildade são virtudes divinas! Abraços amigo
TaYgUa's · Fortaleza, CE 24/10/2006 09:18
Querido Fernando:
Todos os desenhos que ilustram esta página, assim como a foto-montagem são obras do Edmo, portanto, você não pode mais dizer que nunca viu nada do que ele fez. Por outro lado, a sua afirmação vem corroborar a minha afirmação a respeito da timidez do cara. Inclusive estive pensando: tá mais que na hora deste rapaz fazer uma exposição do seu trabalho!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Oh Joca, digitaliza umas seis sete obras dele e lança uma galeria virtual da sua obra. Fiquei curioso quero ver mais...
Claudiocareca · Cuiabá, MT 24/10/2006 12:17
Querido Fernando:
Todos os desenhos que ilustram esta página, assim como a foto-montagem são obras do Edmo, portanto, você não pode mais dizer que nunca viu nada do que ele fez. Por outro lado, a sua afirmação vem corroborar a minha afirmação a respeito da timidez do cara. Inclusive estive pensando: tá mais que na hora deste rapaz fazer uma exposição do seu trabalho!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Parabéns Joca pela bela matéria sobre o Edmo Campos.
Edmo é um artista maravilhoso e seu trabalho de concepção bem contemporânea merece destaque e reconhecimento.
Adoro um quadro seu chamado "os quatro sonhadores"(se não me falha a memória),uma metáfora visual surrealista da busca do sonhos,são espécies de cebolas em forma de balões num céu cor da aurora.Muito louco e ao mesmo tempo pueril.
A obra de Edmo vale a pena sempre!
Um forte abraço a todos.
Stefano ferreira
Obrigado Stefano!
Mas eu insisto em que vali-me apenas de algo que pode, algumas vezes, até ser uma falha de caráter (não acho que seja este o caso): chama-se oportunismo! 90% do mérito é do Edmo o meu se resume em ter reconhecido, de público, a genialidade do cara. Vou mais longe: a gente precisa fazer uma CAMPANHA para exigir do marido da Manu um exposição do seu trabalho.Podia ser até no Festival de Cultura de Oeiras, não acha não, Stefano?
Por outro lado, quero agradecer a você, e a todos que fizeram como você – Bill, Josevita, Lais, meus novos amigos Cláudio e Taiguara e Fernando Conrado, por terem tido esta sensibilidade de postar comentários. Acho esta atitude importante por dois motivos: primeiro porque cohonesta o meu julgamento crítico em relação à obra. Depois porque, quanto mais gente disser ao Edmo como é relevante o que ele faz.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Obrigado Stefano!
Mas eu insisto em que vali-me apenas de algo que pode, algumas vezes, até ser uma falha de caráter (não acho que seja este o caso): chama-se oportunismo! 90% do mérito é do Edmo o meu se resume em ter reconhecido, de público, a genialidade do cara. Vou mais longe: a gente precisa fazer uma CAMPANHA para exigir do marido da Manu um exposição do seu trabalho.Podia ser até no Festival de Cultura de Oeiras, não acha não, Stefano?
Por outro lado, quero agradecer a você, e a todos que fizeram como você – Bill, Josevita, Lais, meus novos amigos Cláudio e Taiguara e Fernando Conrado, por terem tido esta sensibilidade de postar comentários. Acho esta atitude importante por dois motivos: primeiro porque cohonesta o meu julgamento crítico em relação à obra. Depois porque, quanto mais gente disser ao Edmo como é relevante o que ele faz.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Joca,
Não tenho palavras para lhe agradecer este maravilhoso artigo, que imagino eu, irá incentivar o Edmo a realizar os projetos que tanto incentivo. Lembre-se de que, não fiz como você que escreveu um artigo, mas vi o talento do Edmo ainda nas primeiras semanas de nosso namoro e nunca deixei de incentivá-lo a levar todo este talento adiante. (rs. tb tenho minha parcela de contribuição!) Acrescentando algumas informações: Edmo além de tudo escreve (ou escrevia, rs) maravilhosas poesias, as quais ele possui o registro de inúmeras; foi premiado aos 19 anos, em 1998 no Salão de Artes Plásticas de Teresina com o quadro "Crucificação". Contudo, acho que, deverá "ao menos" fazer um site com seus principais trabalhos e voltar pintar quadros que nos enchem de orgulho e admiração! Tenho certeza de que incentivo não faltará!
Um imenso beijo para meu amigo Joca e outro para o amor de minha vida: EDMO CAMPOS!
Ops, esqueci de assinar... rs
Ass: Manu Amorim
A Alessandra Kormann é jornalista e trabalhava até há pouco tempo na Folha de S.Paulo. Um de seus projetos é escrever um livro sobre o Piauí. Ela deixou o seguinte recado nomeu orkut:
Alessandra:
Joca, achei muito legal o trabalho do Edmo Campos, só não deixei o testemunho pois tenho preguiça de fazer cadastro, login etc. Mas dê ao moço o meu recado e
os meus parabéns, please!
Bjs
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!