Entrevista com o Calango: Pablo Capilé

foto: vinícius mania
1
eduardo ferreira · Cuiab√°, MT
17/8/2006 · 103 · 63
 

Uma figura esse Pablo Capil√©! Atrevido, impetuoso, estrategista, pensa o tempo inteiro, irrequieto, agitado, magrelo, pol√™mico, n√£o teme pagar mico, odiado por muitos, ele incomoda muita gente, mas parece n√£o estar nem a√≠. O cara √© obcecado, um workaholic, entre n√≥s: viciado em trabalho. O cara n√£o p√°ra, j√° saimos na porrada muitas vezes. No bom sentido, √© claro. Com nossas verves impetuosas. Nossos gritos de ang√ļstia. Pela vontade de fazer uma porrada de coisas diante da in√©rcia insana que paralisa o mundo.
Conversamos sobre várias coisas, como a cena musical alternativa, Festival Calango, mercado, bandas matogrossenses, perspectivas do Espaço Cubo, um instituto cultural que vem mexendo com as estruturas do Mato Grosso. Ah! Falamos também de algumas picuinhas locais, que, pelo visto, acontecem em todo lugar. Acho legal expor essas coisas, sem papas na língua, sem meias palavras, para acabar com as hipocrisias que fazem muito mal ao mundo.


Como está o Espaço Cubo hoje, como está configurado?

O Espa√ßo Cubo, al√©m de estar trabalhando numa parceria com a Central √önica das Favelas (CUFA-Cuiab√°), que est√° dentro do nosso espa√ßo f√≠sico tamb√©m, est√° incorporando um n√ļcleo de planejamento que √© o Emp√≥rio da Not√≠cia, que foi uma empresa de assessoria de imprensa e que agora est√° se reciclando e se transformando em n√ļcleo de planejamento do Espa√ßo Cubo. Ent√£o, nessa sede aqui da Presidente Marques, a gente vai ter o administrativo financeiro e os trabalhos ligados principalmente √† m√ļsica. S√£o os tr√™s pilares do Cubo M√°gico, o Est√ļdio Cubo de Ensaio, Cubo Eventos e o Est√ļdio Cubo de Grava√ß√£o que s√£o os captadores de recursos da demanda que foi criada dentro da m√ļsica. Essa demanda tem uma frente de trabalho que √© um grupo de apoio √† m√ļsica, a Volume, que √© a nossa frente de a√ß√£o pol√≠tica que organiza a Semana da M√ļsica, que participa dos f√≥runs de m√ļsica, que discute pol√≠tica p√ļblica, que pensa em qualifica√ß√£o, que pensa em profissionaliza√ß√£o. Ent√£o, a Volume vem dentro dessa perspectiva, e essas tr√™s frentes de mercado que est√£o dentro do Cubo M√°gico, captam recursos para investir principalmente na Volume. E agora com esse novo n√ļcleo de planejamento a gente est√° pensando no qu√™? Como a gente j√° tem um segmento praticamente consolidado, j√° existe uma demanda, o que precisa mais a gente conseguir √© efetivar o nosso administrativo-financeiro.

E o Cubo Card, est√° pegando?

T√° pegando! O Cubo Card hoje √© a grande sacada da parada, porque ele tem duas grandes perspectivas: ele tem a perspectiva de inserir os novos quadros, que o cara que est√° come√ßando n√£o tem muita experi√™ncia, mas ele quer estar vivendo essa movimenta√ß√£o alternativa, e ele precisa receber alguma coisa tamb√©m. Ent√£o, ele come√ßa a receber o Cubo Card antes de receber o sal√°rio, porque hoje a gente conseguiu um avan√ßo de conseguir pagar um sal√°rio, hoje esses doze que formam nosso n√ļcleo duro, recebem trezentos reais por m√™s.

Na prática de vocês, se você tem uma função mais destacada, você iguala o salário?

Voc√™ iguala! Acaba que n√£o √© nenhuma fun√ß√£o mais destacada, voc√™ consegue fazer com que essas presta√ß√Ķes de servi√ßo tenham o mesmo valor e o mesmo peso dentro da estrutura. A id√©ia √© todo mundo conseguir receber o que √© necess√°rio pra voc√™ poder dormir, comer, tomar banho e se vestir. E o Cubo Card gera emprego. No momento em que ele consegue fazer com que o cara assine um contratinho com o n√ļmero "x" de Cubo Cards mensais, isso vai ser trocado por horas de trabalho dele, isso j√° vai estar gerando emprego. O cara pega a tabela de valores, e ele usa aqueles cr√©ditos em cima da tabela de valores. Ent√£o o nosso administrativo-financeiro tem um valor "x" por m√™s que ele pode utilizar, se o cara fizer um pr√©-agendamento do Cubo Card e n√£o tiver estourado o valor "x", porque sen√£o a gente quebra a banca, ele pode usar naquele m√™s.

Então você já tem uma conta no Cubo Card? Tem dinheiro pra fazer funcionar hoje ou está sendo uma troca de serviços?

O n√ļmero de Cubo Cards que a gente tem hoje √© o n√ļmero do nosso patrim√īnio. A gente tem cinquenta mil em patrim√īnio, ent√£o a gente tem cinquenta mil Cubos Cards rodando.

Em capital, isso?

N√£o, em presta√ß√£o de servi√ßos! Voc√™ cria presta√ß√Ķes de servi√ßo, voc√™ cria estruturas. E quando voc√™ cria aquela presta√ß√£o de servi√ßo, voc√™ tem um valor para aquela presta√ß√£o de servi√ßo, ent√£o voc√™ pode aumentar o seu caixa de Cubo Card. Por exemplo, a gente incorpora o Emp√≥rio da Not√≠cia, a gente entra com cinco novas m√°quinas, com tr√™s novas impressoras, com novo scanner, voc√™ aumenta dez mil Cubo Cards na hist√≥ria porque voc√™ aumentou o seu patrim√īnio, ent√£o o Cubo Card acaba sendo proporcional ao patrim√īnio que voc√™ tem.

E se você vende um serviço aqui de três mil reais, como que esse dinheiro é convertido em Cubo Card?

Ele entra para o administrativo-financeiro, e o administrativo-financeiro tem que subsidiar as contas das estruturas que a gente tem. Ent√£o no momento que aqueles tr√™s mil entraram aqui, e voc√™ pagou sua conta de luz, voc√™s pagou a conta de telefone, voc√™ pagou os trezentos reais de cada um, voc√™ manteve a condi√ß√£o do nosso caixa de Cubo Card n√£o diminuir, porque se voc√™ n√£o consegue pagar as contas, algum patrim√īnio voc√™ vai perder. Porque voc√™ tem que vender, e voc√™ perde aquilo ali e acaba acontecendo que voc√™ tem que diminuir o n√ļmero de Cubo Card, e diminuindo o n√ļmero de Cubo Card, voc√™ diminui a presta√ß√£o de servi√ßo e oxigena menos mercado. E onde a gente t√° chegando? Por exemplo, a gente tem cinco pessoas que moram sozinhas e que est√£o dentro do n√ļcleo, ent√£o n√≥s j√° estamos com um roteiro de onde os volunt√°rios e a galera do n√ļcleo duro pode tomar banho, pode dormir, etc. Pode alugar dvds, porque tem cr√©dito que pegamos como patroc√≠nio dos shows, pizzaria, bares, restaurantes, hot√©is,etc. E tudo isso est√° envolvido dentro do Cubo Card.

E com o poder p√ļblico tamb√©m j√° est√° funcionando legal, principalmente com o M√°rio Ol√≠mpio, secret√°rio de Cultura de Cuiab√°, que √© um cara que tem uma leitura legal. Ele j√° assimilou o Cubo Card. Como ele disse: "Velho eu n√£o vou mais dar grana pra voc√™s, eu vou comprar os Cubo Cards, porque eu pego tr√™s mil reais e libero pra voc√™s. Em vez de eu s√≥ liberar pra voc√™s, eu pego os Cubo Cards, porque d√° pr√≥xima vez eu n√£o preciso pagar o cach√™ do Vanguart. Essa √© a contrapartida do Cubo Card, porque quando eu quiser um show do Vanguart, eu pego e invisto o Cubo Card no show do Vanguart."

E você transfere esse valor do show do Vanguart que ele paga em Cubo Card para quem? Uma parte dele vai pro Vanguart?

N√£o vai pro Vanguart porque o Vanguart j√° recebe outras presta√ß√Ķes de servi√ßo, porque o Vanguart grava de gra√ßa, etc, e no momento em que eles gravam de gra√ßa eles depositaram o cr√©dito deles naquele nosso fundo onde eu vou vender o show deles e vou trocar. Na verdade ele n√£o gravou de gra√ßa, √© uma troca, ele pagou em Cubo Card. Pra gravar o CD deles como a gente gravou, teve que ser uns quinze shows, e nesses quinze shows a gente faz o que a gente quiser com esses quinze shows, se um dos caras que est√£o recebendo o Cubo Card quiser vender um show do Vanguart, ele tem um daqueles quinze shows pra vender.

Como está rolando no Calango: como a gente não paga cachê, todas as bandas estão recebendo em Cubo Card. E dentro da cidade do rock esse ano, vai ter o cardzinho, então o cara com esse card vai poder comer, vai poder beber, vai poder alugar um quarto se ele quiser concentrar os Cubo Cards ele vai poder tentar juntar os Cubo Cards da banda toda e pagar uma passagem de avião caso um tenha que vir de avião, ele pode alugar um quarto duplo, ele pode vim aqui ensaiar antes do show dele e pagar no Cubo Card, ou ele pode querer fica mais três dias aqui e gravar umas faixas e investir Cubo Card nas faixas que ele gravar.

Vamos falar do Calango, o Calango √© um evento consagrado a√≠ j√°, em poucas edi√ß√Ķes e j√° conseguiu um espa√ßo fant√°stico no Pa√≠s inclusive, j√° √© visto, j√° √© notado, j√° √© refer√™ncia tamb√©m. E a√≠, e o Calango?

O Calango √© nossa grande for√ßa motriz, eu digo nem nossa, eu acho que grande for√ßa motriz desse mercado alternativo que existe aqui em Mato Grosso porque √© a a√ß√£o que mais consegue fazer gerar emprego, que gera renda, que mais movimenta grana e que mais envolve aquelas pessoas que est√£o diretamente ligadas a essa movimenta√ß√£o. O Calango esse ano vem principalmente para conseguir manter o que foi no ano passado, que foi um puta dum festival. A gente trabalhou para conseguir fazer o que a gente n√£o conseguiu fazer no ano passado mas n√£o pensando em aumentar demais, s√≥ pegar algumas coisas que a gente iniciou, na verdade potencializar os embri√Ķes que foram plantados ano passado. Por exemplo, em 2005 a gente transformou o Calango, na parceria com A F√°brika e com a Samba de All Stars, num festival de artes integradas, s√≥ que ali a gente plantou um embri√£o, e esse embri√£o ainda estava muito pautado na estrutura dos tr√™s organizadores. Naquele momento, como a gente estava come√ßando ainda, n√£o tinha id√©ia de como pod√≠amos montar subn√ļcleos. Tipo, como fazer com que essas artes integradas caminhassem de forma independente? A gente se baseou bastante no que a gente j√° tinha ali dentro. Esse ano a gente montou n√ļcleos espec√≠ficos, mesmo n√£o tendo o edital ainda, que era um dos nossos planos no ano passado, ter um edital espec√≠fico pras pessoas, por exemplo, o cara das artes pl√°sticas que quiser trabalhar dentro do Calango ele vai ter l√° o valor "x" e ele apresenta esse projeto junto com um projeto que vai pra secretaria estadual, e na hora que aprova j√° √© aprovado diretamente aquele editalzinho de cada uma das frentes. A gente ainda n√£o conseguiu fazer esse edital mas j√° abriu um edital informal. Algumas pessoas envolvidas com literatura, artes pl√°sticas, artes c√™nicas, m√ļsica e audiovisual j√° apresentaram projetos, e alguns desses projetos foram aprovados, outros cortados porque a gente ainda n√£o tem dota√ß√£o or√ßament√°ria pra fazer v√°rios projetos muito bacanas dentro de cada um dos segmentos.

Como é que anda a procura de bandas matogrossenses disputando o acesso ao Calango?

A gente não conseguiu ter um avanço do ano passado pra cá. As bandas já estabelecidas, elas se estabeleceram ainda mais, só que a gente não teve o aumento do ano passado.

Pode-se falar em um retrocesso?

N√£o, n√£o um retrocesso. Quem tava no meio termo, se solidificou, o Fuzzly, o Revoltz, o Caximir que continua a√≠ at√© hoje, o High School que acabou agora, n√£o curto o som dos caras, mas assim, era uma banda redondinha, o Macaco Bong que √© uma banda foda. E tem um monte de banda seguindo Fuzzly, porque Fuzzly √© uma banda foda. O The Melt t√° se posicionando melhor, mais presen√ßa, tocando legal. S√≥ que eu acho o seguinte, para os tr√™s √ļltimos Calangos, a gente ainda estava naquele conflito da identidade, de ‚Äúque bandas v√£o participar?‚ÄĚ. Mas o √ļltimo n√£o, o √ļltimo a gente resolveu esse conflito e as bandas alternativas foram que participaram. Mas ainda tinha Strauss ali, nada contra Strauss, mas ao mesmo tempo que n√£o √© nada contra Strauss, √© tudo contra Strauss, porque tem menos tempo de estrada que o Caximir, por exemplo, mas o Caximir t√° sempre ali junto, A F√°brika t√° ali, t√° pensando na parada, ta√≠ o Overmundo, e se tem uma banda que n√£o tinha muito a ver com o perfil do festival no ano passado foi Strauss. Nem falo pelo Contingente Imigrante, porque Contingente Imigrante foi classificado nas pr√©vias, ent√£o se classificou nas pr√©vias √© outra hist√≥ria, √© democr√°tico! E independente da banda ser ruim, no meu ponto de vista a banda tem que ter m√ļsicas autorais.
Do ano passado pra c√° o Espa√ßo Cubo precisou concentrar no seu administrativo-financeiro, porque sen√£o corria o risco de perder mais tr√™s anos, demora pra se recuperar, isso causa o retrocesso. Ent√£o o que aconteceu no meu ponto de vista da cena: ao mesmo tempo que vieram mais produtores, nessa lacuna, vieram v√°rios agentes. S√≥ que esses agentes acabaram estabelecendo a√ß√Ķes bem menores. Nos quatro primeiros anos do Cubo, a gente metia um show atr√°s do outro, o p√ļblico aumentou pra caramba, em tudo que √© show dava 700 pessoas, banda pipocando no Calango ano passado. Mas do Calango do ano passado pra c√°, a gente resolveu pagar conta, j√° fizemos quatro anos de difus√£o e fomento, e t√° na hora da gente pagar todas as contas que a gente fez. ‚ÄúVamos pagar as contas, vamos arrumar a casa‚ÄĚ e nesse vamos arrumar a casa, surgiu a Amostra Gr√°tis, surgiu a Ascum, veio o Espa√ßo das Tribus, veio o Cachorr√£o, mas eles n√£o conseguiram lincar essas a√ß√Ķes, para potencializar realmente o surgimento de novas bandas e o aumento de p√ļblico, porque eles n√£o conseguiram perceber que eles tinham que se alinhar estrategicamente, que existia uma clara diferen√ßa de conte√ļdo program√°tico entre o Espa√ßo Cubo e essas outras frentes. Pra mim n√£o existia uma ‚Äútreta‚ÄĚ √© conte√ļdo program√°tico, √© diferen√ßa de meta.

Vamos falar dessa ‚Äútreta‚ÄĚ a√≠, sem medo de falar, vamos falar de ‚Äúpicuinha‚ÄĚ mesmo, picuinha local, por exemplo. A gente est√° a√≠ conseguindo inser√ß√Ķes nacionais importantes e sempre ca√≠mos aqui nessa quest√£o...

Para mim, tem dois n√≠veis do que a galera n√£o entende: picuinha local pra mim √© ir l√° no Orkut colocar uma foto minha abra√ßado com o Bush, isso √© picuinha local; mas conte√ļdo program√°tico dentro de uma discuss√£o √© eu arrebentar de ‚Äútretar‚ÄĚ com o Eduardo Ferreira a minha vida inteira, desde que eu comecei na fita eu t√ī brigando com o Eduardo Ferreira, a gente briga e desbriga, briga e desbriga, mas com a consci√™ncia clara que a gente briga por diverg√™ncia de m√©todo, a gente se amea√ßa at√© de sair na porrada, mas o pensamento principal √© isso, isso e isso! E conte√ļdo program√°tico √© uma discuss√£o que eu tenho muito aqui dentro do Cubo, porque uma coisa que a galera tem muita dificuldade de entender em rela√ß√£o ao Cubo √© que o Cubo quer uniformizar a coisa toda, at√© os caras quando est√£o dentro da parada v√™m com esses argumentos de ‚Äúmas voc√™ n√£o est√° querendo uniformizar?‚ÄĚ S√≥ que, na minha leitura, √© que existe uma diferen√ßa muito grande naquela discuss√£o do ‚Äúcada um √© cada um‚ÄĚ e na discuss√£o da ‚Äúleitura pol√≠tica‚ÄĚ, no momento em que voc√™ tem uma leitura pol√≠tica sobre determinadas coisas. No meu ponto de vista n√£o cabe o ‚Äúcada um √© cada um‚ÄĚ, o cada um √© cada um √© um lado pessoal, que n√£o cabe eu saber o seu, e nem o Eduardo saber o meu. Um lado pessoal que √© de voc√™s e √© meu, mas no momento que transp√Ķe pra um lance p√ļblico, a gente est√° debatendo pol√≠tica, a gente fala de trabalho, de a√ß√£o! Ent√£o, se eu n√£o concordo com voc√™, eu vou pro ‚Äúpau‚ÄĚ com voc√™, n√£o √© porque voc√™ √© diferente de mim que eu eu vou respeitar o que voc√™ √©, eu vou contestar politicamente at√© onde eu acho que eu devo, porque a gente s√≥ avan√ßa se batendo! O avan√ßo, ele vem dessa contesta√ß√£o, dessa dial√©tica, desse processo de ‚Äúvamos tentar entender‚ÄĚ, ent√£o eu acho que o que faltou pra galera era eles entenderem que eles formavam um grupo pol√≠tico, o Cachorr√£o, com a Ascum, com o Espa√ßo das Tribus, com a galerinha que montou o Amostra Gr√°tis, assim eles formavam um grupo pol√≠tico, eles n√£o souberam se unir como um grupo pol√≠tico porque eles acabaram de tornando autof√°gicos, eles foram se destruindo, assim acabou. O Cachorr√£o j√° ‚Äútretou‚ÄĚ com meio mundo por causa de umas picuinhas nada a ver. O Espa√ßo das Tribus n√£o sai daquele ‚Äúcopia e cola‚ÄĚ. A Ascum n√£o caminha, todo mundo que era pra ter se unido num m√©todo diferente do Espa√ßo Cubo acabou que n√£o conseguiu preencher essa lacuna que o Cubo deixou esse ano. Ent√£o pra mim n√£o √© um retrocesso, e isso tudo que eu falei √© para explicar porque nesse ano n√£o triplicou o n√ļmero de bandas em rela√ß√£o ao ano passado, porque n√≥s demos um freio de m√£o! A gente pensou ‚Äúvelho, j√° tem gente produzindo no local, vamos articular um nacional, vamos difundir isso nacionalmente‚ÄĚ. N√£o √© √† toa que os reflexos disso s√£o claros, hoje n√≥s temos bandas rodando o Brasil inteiro, hoje n√≥s somos a cabe√ßa da ABRAFIM, hoje no Circuito Fora do Eixo a galera toda respeita a gente pra caramba. Gurizada sendo chamada pra debate, pra palestra, pra festivais no pa√≠s inteiro, pra participar de semin√°rios, ent√£o a gente conseguiu mostrar que na cena cuiabana existe um n√≠vel de organiza√ß√£o e de tecnologia ‚Äúfod√≠ssimo‚ÄĚ. S√≥ que a pr√≥pria cena cuiabana n√£o conseguiu dar continuidade, n√£o conseguiu dar a continuidade que deveria ter dado naquele processo de impulso que rolou nos quatro anos.

Mas dez trabalhos hoje consolidados em Cuiab√° e saindo, j√° vai dar um caldo...

√Č, hoje eu vejo umas oito bandas que... assim, o que aconteceu diferente na curadoria, na curadoria do ano passado a gente chamou aqueles grupos envolvidos, ‚Äúe a√≠, vamos discutir?‚ÄĚ, esse ano ficou mais f√°cil, porque a maioria vai se inscrever nas pr√©vias e quem j√° est√° dentro, j√° sabe que est√° dentro! Quem est√° dentro, √© Caximir, √© Venial, que se destacou bastante nesse processo a√≠ , podia ser Carrascos, Gorempire, mas os caras n√£o querem, convidei, mas eles n√£o querem. Revoltz, Fuzzly, Vanguart, Macaco Bong, a gente j√° tem mais ou menos claro quais as bandas que teriam condi√ß√£o...

E o pessoal de fora?

Vem o Astronautas, que √© uma banda de Pernambuco, vem o Superguidis de Porto Alegre, vem o Sinestesia de Tocantins, vem o Coveiros de Rond√īnia...A gente vai valorizar muito o Circuito Fora do Eixo, vem bandas de dezesseis estados diferentes, vem muita banda boa, cara! Vem o Porcas Borboletas de Uberl√Ęndia que √© uma banda muito bacana, de Goi√Ęnia vem o Sangue Seco...

De Mato Grosso do Sul, n√£o vem nada?

De Mato Grosso do Sul nenhuma banda mandou material, n√£o nos procura, eu n√£o sei o que acontece. Cara! Eu tenho uma leitura hoje, que √© o seguinte: eu acho que o Waguinho [produtor cultural de Campo Grande que morou, durante o ano de 2005, em Cuiab√°. Produziu alguns shows na cidade e abriu uma loja com produtos dirigidos ao p√ļblico roqueiro, mas desistiu e voltou para Camp√£o] atrapalha a movimenta√ß√£o, eu acreditava que ele era o cara, mas hoje eu j√° acho que ele atrapalha! Ele √© um cara que centralizou muito nele a coisa toda ali, √© pouqu√≠ssimo estrat√©gico, pouco √°gil, ent√£o acabou que viciou o pensamento da cena naqueles pouco contatos que ele tem. Eu acho que ele √© at√© um cara bem intencionado, s√≥ que ele acaba por ser um cara s√≥, n√£o sabendo abrir pra novas pessoas que possam fazer daquela cena uma cena forte, porque eles t√™m condi√ß√Ķes de serem muito maiores que a gente! Como que Cuiab√° consegue dar um banho em Campo Grande?! Voc√™ n√£o v√™ banda tocando em Campo Grande, n√£o v√™ festival em Campo Grande, e l√° eles curtem muito mais que a gente, a galera que organiza √© tudo rock'n'roll, curte a parada! O p√ļblico curte mais que o nosso ainda, √© um p√ļblico mais ‚Äúindie‚ÄĚ... e eu queria trazer talvez o Dimitri Bells, mas n√£o √© uma banda que representaria Campo Grande.
E voltando a falar do Calango, vai rolar o Plasticalango, onde a gente vai pensar em artes pl√°sticas na vis√£o do artista de rua, do grafiteiro, do cara que faz o ext√™nsil. Pensar em artes pl√°sticas nessas perspectivas, que n√£o √© o Cl√≥vis Hirigaray, que n√£o √© o Adir Sodr√©, pra tamb√©m conquistar um espa√ßo pra essa nova cara que seria a das artes pl√°sticas. E no Calango in V√≠deo, √© a gurizada que j√° vinha trabalhando com a pr√≥xima cena ali, mas junto com a galera da CUFA com comunidade no cinema, trazendo o Felha que √© um cara da CUFA do Rio pra estabelecer alguns debates desse sentido. Por fim tem o Comunicalango que √© um pensamento que agora estamos questionando: como que a gente vai conquistar a m√≠dia? Na verdade a gente j√° vem discutindo h√° um tempo, por que as pautas de cultura s√£o como merda para os editores? Por que a gente ainda n√£o conseguiu vender compromisso? Voc√™ n√£o consegue vender, voc√™ n√£o consegue ter um n√ļcleo estrat√©gico vendendo para os caras. Os caras s√£o insens√≠veis...

compartilhe

comentŠrios feed

+ comentar
eduardo ferreira
 

antes que alguém comente: amanhã colocarei todos os links possíveis. aproveitando o tempo de 48h para edição...rs. boa noite!

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 14/8/2006 23:19
sua opini„o: subir
Yuno Silva
 

esse Cubo Card é demais!! Grande idéia.

Yuno Silva · Natal, RN 15/8/2006 14:27
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Pablo Capil√©, meu velho, prepara-se: vc vai receber uma 'matula' cheia de discos de bandas de rock de Campo Grande! Vou citar quatro bandas daqui q representariam muito bem a cena indie de Big Field: B√™bados Habilidosos, Filho dos Livres, O Bando do Velho Jack e Olho de Gato. S√£o bandas q est√£o na estrada, q vendem discos, q t√™m estrutura e, o mais importante, o p√ļblico j√° √© certo em seus shows. Nem vou falar de polca-rock por enquanto, mas √© um movimento dentro do rock nacional q eu gostaria q vc ao menos conhecesse Pablo... agora... o Vaguinho? Mas quem disse a√≠ em Cuiab√° q o Vaguinho representa as bandas de rock daqui? Chego a conclus√£o Pablo que o Vaguinho talvez esteja mais atrapalhando q ajudando realmente. Vamos resolver este impasse. Vida longa ao Calango, Espa√ßo Cubo e as tretas do bem, q nos empurr√£o para frenteeeeee... abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 15/8/2006 17:13
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

errei o empurr√£o claro... o certo √© empurrammm.... e Eduuuuuuu... poxa... eu quero ver a cara deste calango j√° famoso Pablo Capil√©, vai q cruzo com ele por a√≠ e n√£o vou saber q a 'fera' t√° do meu lado... p√Ķe uma fotinho a√≠ fioooooooo...

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 15/8/2006 17:18
sua opini„o: subir
eduardo ferreira
 

calma rodrig√£o! tenho tempo de edi√ß√£o ainda...rs. t√ī arrumando a foto. calango √© bicho de fotografar!

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 15/8/2006 18:40
sua opini„o: subir
eduardo ferreira
 

difícil!

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 15/8/2006 18:40
sua opini„o: subir
eduardo ferreira
 

então tá: calango é bicho difícil de fotografar!

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 15/8/2006 18:42
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

t√ī mais calmo q cozinheiro de hosp√≠cio!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 15/8/2006 18:47
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Para não cometer injustiças e o cara dar a sua versão dos fatos, amanhã está marcada a entrevista com o senhor Waguinho as 19h. Vamos falar do Calango, Cuiabá, Pablo Capilé, cenas de MT e MS e muito mais! Vai ser postada lá no Matula Cultural!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 15/8/2006 19:16
sua opini„o: subir
eduardo ferreira
 

que maravilha, o debate est√° instalado. sei que tem picuinhas locais em v√°rias capitais do rasil. vamos nessa, vamos abrir o debate nacional. que tal?

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 15/8/2006 19:27
sua opini„o: subir
Helena Arag√£o
 

Confesso que quando li a mat√©ria fiquei cheia de interroga√ß√Ķes de quem seria o tal Waguinho (ou Vaguinho??) At√© senti falta de uma microexplica√ß√£o sobre quem √© o sujeito que desperta tantas paix√Ķes... Enfim, acho √≥timo, ent√£o, que saia a tal "r√©plica" (ou n√£o) com ele!

Helena Arag√£o · Rio de Janeiro, RJ 15/8/2006 19:49
sua opini„o: subir
capileh charbel
 

pois é , essa matéria vai esquentar (se é q é possivel) hell city.
gostei muito , esta tudo dito, bom isso.

capileh charbel · S√£o Paulo, SP 16/8/2006 16:52
sua opini„o: subir
RAFAEL ZARDO
 

MAT√ČRIA MUITO BACANA, MAS COMO FA√áO PARTE DA CENA CUIABANA DISCORDO COM ALGUMAS PARTES DA MAT√ČRIA.

PRIMEIRO: COMO PABLO DISSE, ESTE ANO N√ÉO TIVEMOS MUITAS BANDAS NOVAS NA CENA, POR QUE O ESPA√áO CUBO DEIXOU A VAGA ABERTA PARA OUTRAS ENTIDADES, ISSO N√ÉO √Č VERDADE.
POIS NO ANO PASSADO O ESPAÇO DAS TRIBUS E A VITRINI DO ROCK REALIZAVAM UM TRABALHO VOLTADO PARA BANDAS NOVAS OU SEJA, TINHAMOS DOIS EVENTOS QUINZENALMENTE QUE DAVAM ESTE ESPAÇO PARA AS BANDAS "ROCK NA PRAÇA" E "DOMINGO NA PISTA".
O ROCK NA PRAÇA, REVELOU MAIS DE 20 BANDAS NO ANO PASSADO, ENQUANTO O ESPAÇO CUBO NÃO REVELOU NENHUMA.
O ROCK NA PRAÇA, SEMPRE CEDEU ESPAÇO PARA BANDAS INICIANTES, O ESPAÇO CUBO CONTINUOU COM SUA "PANELINHA" DE 5 BANDAS.
AGORA, O MOTIVO DO N√ÉO APARECIMENTO DE BANDAS ESTE ANO, FOI EXCLUSIVAMENTE POLITICO, LIGADO A NOSSA ADMINISTRA√á√ÉO MUNICIPAL, POIS N√ďS REALIZAVAMOS EVENTOS COM GRANA DO PR√ďPRIO BOLSO, E S√ď PEDIAMOS UM LOCAL PARA A PREFEITURA QUE INTERDITOU A PRA√áA EM QUE O EVENTO ERA REALIZADO, INTERDITOU N√ÉO, PORQUE EVENTOS EVANG√ČLICOS PODEM SER REALIZADOS LA E ROCK N√ÉO.

J√Ā A RESPEITO DO "COPIA E COLA" QUE O MESMO EST√Ā FALANDO, SIM CLARO ISTO √Č VERDADE, MAS OS MOTIVOS S√ÉO √ďBVIOS.
PRIMEIRO, NÃO SOMOS BURGUESES E POR ISSO TEMOS QUE "TRABALHAR" PARA NOS SUSTENTAR E SUSTENTAR NOSSA FAMILHA, AI NUNCA TEREMOS O TEMPO QUE O CUBO TEM PARA FAZER AS CORRERIAS.
SEGUNDO, N√ÉO NOS TACHAMOS COMO "PROFISSIONAIS", E SIM COMO UM VEICULO QUE UNE AS INFORMA√á√ēES DE OUTROS VE√ćCULOS EM UM S√ď, ISSO PARA GARANTIR O ACESSO A INFORMA√á√ēES SOBRE O QUE ACONTECE NA CENA, OU SEJA, A PESSOA N√ÉO PRECISA SAIR DE SITE EM SITE PARA SABER O QUE ACONTECE, N√ďS FAZEMOS ISTO POR ELAS, √Č UMA COMPARA√á√ÉO QUE NUNCA DEVEMOS FAZER "ESPA√áO DAS TRIBUS" E "ESPA√áO CUBO", N√ÉO TEM A MESMA LINHA DE ID√ČIAS, E NUNCA TER√ÉO.

BOM, √ČRA S√ď ISSO, PE√áO DESCULPAS A TODOS, MAS ME ACHO NO DIREITO DE EXPLICAR DIREITO O QUE EST√Ā REALMENTE ACONTECENDO EM CUIAB√Ā, J√Ā QUE MEU NOME FOI CITADO NA ENTREVISTA.

VALEW

RAFAEL ZARDO · Cuiab√°, MT 17/8/2006 12:12
4 pessoas acharam ķtil · sua opini„o: subir
Leao Sem Dentes
 

Dedicaçao sempre tras resultados positivos!


www.fotolog.com/leaosemdentes

Leao Sem Dentes
"Sempre, Força"!

Leao Sem Dentes · Cuiab√°, MT 17/8/2006 12:16
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Pablo Capilé
 

O rafael é mais um desses todos que eu citei acima, é um destes miopes que atrapalham muito mais do que ajudam o crescimento do cenario. Acha que ta fazendo pra caralho, que ta antenado no que rola, que revela bandas, que auxilia novos projetos rs. Chega a ser patetica a forma com que ele se posiciona. Rafael, revelar bandas não é colocar uma vez pra tocar, revelar bandas é criar estruturas que possibilitem a difusão e a circulação destas, é formar alicerce, e velho, na moral, tu nao tem nem ideia do que significa cadeia produtiva. Tu ta na era ainda do "Faça vc mesmo tosco". Em pleno seculo 21 vc deturpa a identidade punk em beneficio do seu umbigo.

Espaço das tribus, Ascum, Bar do Cachorrão, entre outros são todos farinha do mesmo saco, são um grupo politico que estão muito proximos do Pfl e acham que são o Psol.E pior, não conseguem enxergar nada disso, não sabem nem o que é politica. Rs. Miopia que os impede de conseguir alavancar os projetos que tocam. Vivem reclamando de falta de apoio de poder publico, de falta de apoio do Cubo, de falta de apoio de geral, mas no fim das contas são um bando de acomodados, protencionistas, reacionarios, que pagam de rockerinhos.

O eSpa√ßo Cubo √© um projeto t√£o visceral e organico que at√© para unir a escoria ele serviu rs. Pelo menos vcs "Undergrounds" nao tretam mais tanto entre vcs, pq agora vcs tem os malz√Ķes do Cubo como inimigos em comum. Pena que n√£o tenham no√ß√£o nehuma de politica cultural. Sen√£o, estariam unidos para pelo menos combater aquilo que vcs discordam com competencia. Nem isso vcs conseguem fazer.

E finaliza com a maior pretensão do mundo, dizendo que "Ja que meu nome foi citado venho a publico falar o que realmente acontece em cuiaba." Alem de tudo é burro. Ninguem precisa de vc para saber o que rola em cuiaba rafael. Ta tudo muito claro, ta tudo muito visto, o brasil ta vendo, só cego e miope que não enxergam.

Da uma passada la no calango pra observar algumas das bandas que vcs "revelaram" rs. Acompanheas minimamente. rs. Ou trabalhe para que elas se contentem eternamente com os palcos do cachorr√£o.

Beijos!

Pablo Capil√© · Cuiab√°, MT 17/8/2006 12:45
sua opini„o: subir
RAFAEL ZARDO
 

√Č ISSO AI PABLO, CONTINUE ASSIM, COM VCS NUNCA DA PRA TER UMA DISCU√á√ÉO, VCS SABEM DE TUDO, S√ÉO OS MELHORES, EST√ÉO ANTENADOS, JA DISSE QUE N√ÉO DISCUTO MAIS COM O CUBO.

A E BURRO √Č QUEM ACHA QUE PODE DAR CALOTE EM TODO MUNDO E SE SAIR BEM, RSRSRSRS.. UMA ORA A CASA CAI FILHO... E POR FALAR NISSO JA PAGOU O CACHE DO THE HONKERS QUE VC DEU CANO A UNS 2 ANOS...

RAFAEL ZARDO · Cuiab√°, MT 17/8/2006 13:00
2 pessoas acharam ķtil · sua opini„o: subir
Velho Punk
 

PABLO MEU FILHO. VC VIM DIZER DE FARINHA DO MESMO SACO. UHAUHAUHUA.... AGORA EU VI COMO O TEU CARATER NUM VALE NADA.... PRESTA ATENÇÃO.
CADA DIA A TUA COVA FICA MAIS FUNDA.

Velho Punk · Cuiab√°, MT 17/8/2006 13:51
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

Nossa essa matéria é fantástica, lembro-me de "Horário Político", é cadeia produtiva, é segmento descentralizado do centralizador, é tio Sam, é 700 cabeças em cada show, é burgues, é proletariado, é o Peter Pan em açao, cubo card, é master card, é dormi car, é come card, é ensaia card, é tudo card, é tudo lindo (caetano). Vou rasgar meu diploma de Filosofia, e vou criar o meu card, vai se chamar "Ralé-Card", e os trocarei tb em prestaçao de serviço. A prosito tem emitido a NF de prestadora de serviços e colhido os impostos "ISS"sao 5% sobre o valor do serviço prestado. Tai uma boa idéia isso para o ET + CAVERNAS + ACCIN + Outros. Abram uma instituiçao. O cara ta dando a dica do que falta na tao deturbada cena, ai ai! Cuiaba precisa de mais correria, go go go go, let's go, let's me sing and rock and roll!

O Festival vai passar, as nuvens voltarao, os trov√Ķes novamente ensurdecerao os ouvidos, raios irao cair e cena continuara a mesma, com velhas e GA G√ĀS, discuss√Ķes? Ano que vem saberemos, sacudam a poeira e fa√ßam algo, s√≥ isso.

Obs: Sou muito bobo, voltarei a ler mais Karl Max e Max Weber, sintetizar essa mistura e, beber sua essencia, acho q vou ficar "borracho"! Vces aceitam?

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 17/8/2006 13:54
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Velho Punk
 

"Ralé-Card"..
essa foi boa Léo

Velho Punk · Cuiab√°, MT 17/8/2006 13:56
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Velho Punk
 

QUE NADA. A MODA EM HELL CITY VAI SER CUBOCARD.
SE TIVER AFIM DE COMPRAR UM CUTURNO NOVO, COMPRE COM CUBOCARD Q DA 10x SEM JUROS.
MAIS...SER√Ā...AS PAREDE ME DISSERAM Q O CUBO TEM A FAMA DE CALOTEIRO.

Velho Punk · Cuiab√°, MT 17/8/2006 14:11
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Ulisses Ba Calhao
 

Ai gentem, que discussao, uma chama o outro de burro, o outro chama de caloteiro, o outro chama de incompetente, CREDO!

OI GENTEN, voltei, acabei de chegar de uma viagem de Milao, bom estou aki em Cpo Grande/MS, onde faremos alguns eventos e nao posso deixar esse espaço cheio de lindas pessoas sem minha opiniao. Olha gentem, todos aki sao pessoas civilizadas apesar de um pouco meio fora de moda, começando pelo visual de "brechó".
BOM, genten, eu estarei presente todos os dias no festival, nem q seja do lado de fora, para poder prestigiar a acompanhar a galera fashion q vai circular por ali nesses dias, logico, anotarei o look das pessoas para ver qual a tendencia q eles estao seguindo, muitos estarao fora de moda, mas garanto q varios estarao bem contextualizados com relacao a moda inverno-outono. Espero encontrar uma decoraçao FASHION digna de minha presença, pois Postarei minhas analises todos os dias.

Beijos a todos os meninos e meninas.

Ulisses Ba Calhao · Campo Grande, MS 17/8/2006 14:44
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

A matéria com o Mister Vaguinho, citado por Pablo Capilé nesta entrevista, está lá no blog Matula Cultural!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 18/8/2006 01:53
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

ENTREVISTA DO VAGUINHO √Č J√ďIA, UM DIVISOR DE √ĀGUAS DENTRO DA VERDADE E DA REALIDADE

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 18/8/2006 10:22
sua opini„o: subir
Hermano Vianna
 

esta conversa toda toca em quest√Ķes muito importantes para a produ√ß√£o cultural brasileira como um todo: seria √≥timo se deixasse o n√≠vel pessoal para poder ser √ļtil tamb√©m para quem n√£o √© de Cuiab√° ou Campo Grande e n√£o conhece as pessoas envolvidas - sei que est√° todo mundo exaltado, e os problemas parecem antigos - mas n√£o era bom aproveitar a oportunidade, com todo mundo aqui reunido, para, sem ataques pessoais, tentarmos chegar a um debate tranquilo que possa ser ben√©fico para todos, e no qual todo mundo possa aprender alguma coisa?

por exemplo: muito do que est√° sendo dito por aqui soa como grego para mim (e deve ser mais incompreens√≠vel para outros leitores - eu pelo menos j√° em Cuiab√° e Campo Grande...): acho que os textos e entrevistas meio que pressup√Ķem que todo mundo sabe o que √© e com funciona o Espa√ßo Cubo, a Ascum, o Espa√ßo das Tribus... N√£o seria importante que algu√©m explicasse melhor esses projetos, para os leitores entenderem as diverg√™ncias? E o que s√£o os Cubo Cards?

Um pouco de calma e espírito realmente construtivo fariam realmente muito bem para o debate aqui aberto não terminar em mais uma briga onde todos serão perdedores - o rock e a cultura alternativa dos dois Mato Grosso merecem uma conversa mais proveitosa

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 18/8/2006 11:42
4 pessoas acharam ķtil · sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Concordo com você Hermano e por isso tentei ajudar a entender a questão com a entrevista com o Vaguinho, que caiu de paraquedas na matéria do Calango Pablo. Sempre com o espírito construtivo.

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 18/8/2006 11:59
sua opini„o: subir
RAFAEL ZARDO
 

Sim Hermano, concordo plenamente com seu ponto de vista, e para esclarecimento seria muito bom uma que pessoa neutra a tudo explicasse quem é quem em Cuiabá, e acho que a pessoa exata para falar disso seria o Eduardo Ferreira, pois ele já participa desta cena Bem antes de todos nós existirmos.

RAFAEL ZARDO · Cuiab√°, MT 18/8/2006 13:13
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Samambayeah
 

Assim como o Pablo queria nos levar pra lá (Dimitri Pellz) eu também queria tocar no Calango, mas por motivos que o Vaguinho citou na entrevista dele (grana e finalização do nosso cd) não rolou ainda.
Quanto às críticas ao vaguinho não acho que se encaixem, e no que diz respeito à frase "Ele [Vaguinho] é um cara que centralizou muito nele a coisa toda ali", não encaixa mesmo (alguns dizem ser o problema de Cuiabá, aliás).

Para ver como a Panela n√£o mant√™m a tampa fechada para os outros, aqui em campo grande existiam uns garotos que come√ßaram a querer reclamar do fato do Vaguinho te-los chamado para um show e depois n√£o faz√™-lo novamente, chamando a Panela de panela (heh) e tudo mais. Ap√≥s algumas conversas com v√°rias pessoas da cena (inclusive eu conversei v√°rias vezes com alguns), eles sa√≠ram atr√°s de fazer as coisas eles mesmos, e acabaram criando inicialmente um Underground do Underground, que hoje funciona em conjunto com a Panela, sem rixas ou divis√Ķes de bandas para um lado ou outro. A cena se refere √† pr√≥pria cena - como quando depois de inventarem a produtora "Pessoal Bom", outros fizeram a "Pessoal Ruim", tudo num clima de piada e camaradagem - fazendo cada vez mais shows com cada vez mais gente, esquentando a cena para todos os lados (bandas e produtores).

Talvez esse seja o que gera tantas reclama√ß√Ķes em Cuiab√°: Ou o cubo, com seus contatos (pol√≠ticos ou n√£o) fecha as portas para os outros (o que alguns dizem ser o problema), ou os outros n√£o correm atr√°s de trabalhar EM PARALELO com o Cubo, e n√£o necessariamente dentro do cubo muito menos contra ele.

Samambayeah · Campo Grande, MS 18/8/2006 14:26
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
Samambayeah
 

A palavra da nossa época é diversidade ;)

Samambayeah · Campo Grande, MS 18/8/2006 14:28
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

VAGUINHO, AS BANDAS DE CBA QUE TIVEREM A FIM DE ENTRAR EM CONTATO COM VCES, PARA SHOWS, ENTREVISTAS, DIVULGA√áOES, NOVIDADES, LAN√áAMENTO DE CDS ETC. COLOCA AE O SEU CONTATO, POIS √Č DE INTERESSE M√öTUO, OU DE 90% DAS BANDAS DE CUIAB√Ā!

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 18/8/2006 14:52
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

CAra, o Pablo tem um sonho, ele quer ser igual ao LOBAO, ele quer independende, falar o que quiser, bater em quem quiser, ele quer fazer tudo isso, usando o seu CORONELISMO calçado com a Secret Cultura de MT

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 18/8/2006 14:54
sua opini„o: subir
Velho Punk
 

Aff......Sec. de Cultura tbm participa dessa panal....alguem ae lembra da denuncia q rolava aki em cuiab√°.....oke virou..

Velho Punk · Cuiab√°, MT 18/8/2006 16:51
sua opini„o: subir
eduardo ferreira
 

um pouco da história da cultura urbana de cuiabá, do meu ponto de vista, pode ser lida aqui mesmo no overmundo, no link, nessa página, no alto à direita - "cuiabá 80 graus".
na seção GUIA tem, ASCUM (Associação Underground), Espaço das Tribus, Espaço Cubo.

na AGENDA tem notas de v√°rios eventos promovidos pelo pessoal do Amostra Gr√°tis, situando o movimento no contexto cuiabano.

quem tiver interesse de aprofundar e conhecer melhor o panorama cultural 'alternativo' de Mato Grosso é só acessar...

acho que todos aqui citados t√™m seus pap√©is muito bem definidos na dita cena cuiabana. a hist√≥ria toda √© resultado da a√ß√£o de muitos. nenhuma andorinha sozinha fez chover no c√©u do meu ver√£o. acredito que nunca far√°. s√£o muitos cap√≠tulos dessa hist√≥ria que nunca p√°ra de ser escrita, pois a realidade √© din√Ęmica e acredito piamente no mestre fernando pessoa: a √ļnica conclus√£o √© morrer!

ninguém é mais, ninguém é menos, até por que as medidas são diferentes. sou a favor das diferenças pois elas nos fazem crescer e perceber que o mundo não cabe em nossos umbigos.

estou nessa há mais de vinte anos. caximir, minha banda, já tocou e continuará tocando nos palcos do Espaço Cubo, do Espaço das Tribus, do Amostra Grátis. ASCUM é mais underground, mais definido e mais ligado aos movimentos que deram origem ao rock em cuiabá.

acho que o debate é salutar, pode ser rico, mas depende essencialmente de abrir os olhos para uma realidade que é muito maior que nossos pequenos movimentos.

eduardo ferreira · Cuiab√°, MT 18/8/2006 17:37
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

A T√Ā BOM ED. FERREIRA, VOU ESPERAR SENTADO. ONTEM VCE O ACUSAVA DE CALOTEIRO EM TODOS OS BLOGS DE CBA, E AGORA ANDA DE MAOS DADAS. "EU NAO ESQUECI MEU JOVEM".

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 18/8/2006 17:42
sua opini„o: subir
Claudiocareca
 

Primeiro, acho que ofensas n√£o levam a lugar nenhum. Acalmar os √Ęnimos, trocar e enriquecer o debate √© salutar.
Cuiabá é uma cidade pequena, um mix de Brasil com gente de todo o lado e isso é muito representativo.
O Pablo tem o seu m√©rito e uma incans√°vel luta para firmar uma cena alternativa que gere $$$. As discuss√Ķes est√£o apenas come√ßando e o Calango acabou de entrar pra escola (4 anos), rsrs... Ter um espa√ßo, criar e/ou surfar a onda do mercado j√° criado faz parte do mundo globalizado e n√£o pede necessariamente uma estrutura como o Cubo. Os caminhos s√£o virtuais e podem ser alcan√ßados por qualquer um que tenha perseveran√ßa e um pouco de sorte, e de prefer√™ncia qualidade naquilo que se prop√Ķe.
A indignação e a inquietação fortalecem a cena e adubam novos caminhos. Acredito que as picuinhas existem em todo o lugar e por causa delas as pessoas se aperfeiçoam e crescem.
Vida longa ao Calango! E a todas as iniciativas que favoreçam a cultura e a arte que são o oxigênio e a escada para a evolução do ser humano!
Parabéns Ferreira!

Claudiocareca · Cuiab√°, MT 18/8/2006 17:52
sua opini„o: subir
Bruno Rabelo
 

Fora do eixo. Descentralizar, essa é a palavra. Longa vida ao Espaço Cubo!

Bruno Rabelo · Ananindeua, PA 18/8/2006 17:56
1 pessoa achou ķtil · sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

Pra quem ta longe é facil dizer.

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 18/8/2006 18:20
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

DESCENTRALIZAR √Č PRECISO, E √Č O FUTURO, VIDA CURTA AO ESP CUBO, POIS ELES QUEREM APENAS √Č CONCENTRAR A SUA PANELA

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 19/8/2006 09:20
sua opini„o: subir
Bruno Rabelo
 

Picuinhas? Esse papo n√£o √© novo colega, aqui em Bel√©m vivem reclamando tamb√©m. Eu vejo A√á√ĒES do Espa√ßo Cubo. Reclamar ¬īso vai resultar em...reclama√ß√Ķes.

Bruno Rabelo · Ananindeua, PA 20/8/2006 12:29
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

Somente á título de informaçao:
Sexta feira no "Mega Festival" = 250 pessoas no m√°ximo
Sabado No "Superrrr Festival" = 350 pessoa no m√°ximo
Domigao "ressaca quem sera q foi hein? = Amanha eu digo, mas vai ser pco! uhauhauhauha.

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 20/8/2006 21:12
sua opini„o: subir
Hermano Vianna
 

continuo achando que essa conversa aqui seria bem melhor sem provoca√ß√Ķes...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 21/8/2006 09:46
sua opini„o: subir
Pablo Capilé
 

Grande Hermano, que bacana que o senhor tambem apareceu neste debate, sua contribuição é sempre muito interessante.

Tambem acho que poderiamos estabelecer um debate em outro nivel, e que poderiamos avançar bastante nessa discussão toda, mas o proprio colaborador do Overmundo em campo grande, o rodrigo, foi extremamente tendencioso na tentativa de estabelecer um embate entre Campo Grande e Cuiaba, ou seja, a forma com que a entrevista do vaquinho surgiu ja foi baseada na politica de enfrentamento, e sem duvidas adoro quando isso acontece.

To achando bem bacana tudo isso pois vamos colocando os pingos nos is, e até que enfim algumas pessoas aparecem e colocam a cara para fazerem algumas criticas ao nosso trabalho pois ha mais de tres anos somente pseudonimos faziam esse papel.

Ja que sou pessoa envolvida diretamente na coisa toda gostaria sim que o Eduardo ferreira se aprofundasse um pouco mais na sua analise sobre os trabalhos do Espaço Cubo ecolocasse aqui o que sempre converssamos sobre o tempo que demorou para aparecer um grupo como o Espaço Cubo em Cuiaba depois de quase 20 anos do surgimento do caximir.

Seria bacana que vc relatasse os pontos positivos e negativos que vc enxerga tambem eduardo, pois ja que vc foi indicado como a pessoia mais isenta pra falar sobre esse tema eu assino embaixo, ja que nossa relação sempre foi sincera e muito visceral.

Gostaria que o Hermano tambem falasse um pouco sobre o que ele achou do Cubo quando esteve por aqui, e caso precise de mais infos sobre como anda o projeto ultimamente estou a disposição para enviar.

Quanto mais gente participar do debate melhor. Abraços a todos!

Pablo Capil√© · Cuiab√°, MT 21/8/2006 18:53
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Oi Pablo!
Eu fiz a entrevista com o Vaguinho para ele dar a versão dele dos fatos, já que vc citou ele em sua entrevista. Não foi questão de enfrentamento e nem ser tendencioso. O que mais quero é Cuiabá e Campo Grande unidas e temos de debater realmente e confrontar as idéias. Eu desejo sorte pra vc, Calango e Espaço Cubo. Luto pelo rock'n roll do Matão desde 1986, quando tudo estava começando. Grande abraço!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 21/8/2006 19:12
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

ENGRA√áADO, O PABLO FALA Q O VAGUINHO "ATRAPALHA", CHAMA A TODOS DE "FARINHA DO MESMO SACO", E AGORA VEM TODO MANSINHO AKI DIZER Q OS OUTROS ESTAO DISTORCENDO OS FATOS! LARGA DE SER "DEMAGOGO" FALSO, MENTIROSO, MESQUINHO, MANIPULADOR DE RESULTADOS PABLO, TODO MUNDO ESTA LENDO ESSE SITE E ESTAO CONHECENDO SEU PERFIL MAQUIAV√ČLICO, NINGUEM EM CBA CONCORDA COM VCE, E AGORA A GALERA DE CPO GRANDE Tb!!

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 22/8/2006 09:41
sua opini„o: subir
Pablo Capilé
 

Grande Rodrigo, o que eu quis dizer é que a entrevista do Waguinho foi feita como uma réplica ao que eu havia dito, e a minha nao foi pra falar diretamente sobre waguinho ou Campo grande e nesse caso gostaria de ter uma treplica repondendo cada um dos itens a que ele se referiu na entrevista dele, e ja que o Eduardo ja me entrevistou, vc poderia ser o cara reponsavel por essa treplica ja que quer ver tanto as cenas de cuiaba e cg unidas. Se quiser pode ligar a cobrar aqui no Emporio: 36239290 que fazemos a entrevista por fone mesmo. Abraços@

Pablo Capil√© · Cuiab√°, MT 22/8/2006 11:27
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Olá Pablo! Com certeza, já estava pensando nisso mesmo. Vamos fazer a entrevista, vai sair lá no Matula Cultural, mesmo lugar em que foi postada a do Vaguinho. Te ligo hoje a tarde e combinamos. Faço o programa até as 14h e depois te ligo. Unidos com certeza Pablo, como nos velhos tempos em que Capile Charbel (MT) e Toninho Porto (MS) duelavam para ver quem era o guitarra mais nervoso do Matão! Inté!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 22/8/2006 11:33
sua opini„o: subir
Hermano Vianna
 

al√ī Pablo: o que conheci do trabalho do Cubo achei muito interessante: √© uma experi√™ncia realmente inovadora em termos de produ√ß√£o cultural, que criou novos mecanismos de colabora√ß√£o (sobretudo os cubo cards) que poderiam ser adotados por coletivos de todo o pa√≠s e tamb√©m do resto do mundo. Na conversa que acontece aqui nos coment√°rios sinto falta de conhecer melhor as propostas e o trabalho de quem critica o Cubo. A maior parte das cr√≠ticas soa apenas como provoca√ß√£o, n√£o diz o que realmente as pessoas acham errado no trabalho do Cubo. Na falta de argumentos s√≥lidos, fica parecendo apenas picuinha ou ressentimento de quem fica de fora. A sua rea√ß√£o - de tamb√©m partir para o ataque emocionado (sei que √© dif√≠cil manter a calma nestas situa√ß√Ķes) - acaba tamb√©m polarizando o debate entre lados que n√£o est√£o interessados em ouvir o que os outros t√™m a dizer. Mas ent√£o √© isso: gostaria de saber o que quem critica do Cubo anda fazendo, quais s√£o as suas propostas concretas de atua√ß√£o cultural em Cuiab√°, al√©m de reclamar do Cubo...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 24/8/2006 12:15
sua opini„o: subir
Yuno Silva
 

Hermano, Pablo, Eduardo Ferreira e demais,

repito o que escrevi na comunidade do Orkut: "ficar s√≥ vomitando criticas √© bem c√īmodo n√£o acham?! ser√° uma pontinha de inveja??"

Hermano acho que vc atingiu o ponto X da quest√£o.
abraços a todos (amigos e ainda não amigos)

Yuno Silva · Natal, RN 24/8/2006 12:24
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Estou finalizando a tréplica do Pablo e ele explica mais um pouco a questão. Em breve lá no Matula Cultural. abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 24/8/2006 14:41
sua opini„o: subir
Velho Punk
 

NOSSA HERMANO..DESSE JEITO EU CHORO.
PABLO THE BEST....VIVAAAA...E VIDA CURTA AO CUBO..
TAI UMA PERGUNTA... PQ CRITICAMOS O CUBO(PABLO)????? PQ N√ÉO APOIAMOS O CUBO(PABLO)????? PQ SER√Ā????? THE HONKES, PADUA...PQ SER√Ā...????

Velho Punk · Cuiab√°, MT 24/8/2006 15:46
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

HERMANO E YUNI SILVA, TENTAREI ESCLERECER SOBRE AS PECUINHAS E OU INVEJA

A alguns anos atras o CUBO fazia eventos dentro de Cuiaba, funcionava assim, eles alugavam um espaço e chamavam as bandas para se apresentarem de "GRAÇA", em contra partida o pagamento era acessoria musical etc. Acontece q algumas bandas nao agradavam os "ouvidos" do mister Pablo, e este queimava as bandas na maior cara de pau, chamando-as de, perdidos no palco, sem presença de palco, nao tocam bem, sugeria até q parassem de tocar etc. E, alem de tudo o mesmo nao cumpria com o pagamento dos alugueis desses estabelecimento, enfim os eventos do CUBO acabaram por que a fama de caloteiro corria a mil. ok!

Algumas bandas de fora de MT tocaram, e tb nao receberam, tem uma materia interessante no site www.espacodastribus.blogger.com.br - onde o THE HONCKERS, explica detalhadamente, a INADINPLENCIA DO ESPAÇO CUBO para com essa banda. Sem contar uma historia q rola aki, de uma banda q foi expulsa de um determinado hotel por falta de pagamento pela organizaçao!

Nesse meio tempo surge em Cuiabá um projeto chamado ROCK NA PRAÇA, onde o objetivo era abrir espaço para novas bandas se apresentarem sem PICUINHAS, onde revelou muitas bandas, ASTHENIA, LORD CROSSROAD, JIHAAD / THE MELT / etc. Participou tocando no Rock na Praça, VANGUART, DONA LUA etc.

√Č feito um projeto entao, soliciando junto a Secret de Cultura de Mt, recursos, para a continuidade e sustentabilidade do projeto Rock na Pra√ßa, mas INFELIZMENTE, se vce nao tiver um amigo "Conselheiro" ou um "Q.I", vce nao tem vez dentro da secretaria, e o projeto por + de 3 foi recusado. Nao sei os motivos.

E vem os festivais Calango, MUITAS BANDAS EXCELENTES DE DENTRO DE CUIAB√Ā/MT, foram excluidas pela curadoria por motivos de discussao e discordamento da politica adotada pelo cubo j√° citado anteriormente, e muitas, ou melhor a maioria nem se quer inscreveram-se por nao ver no Festival algo q fosse lhes beneficiar no sentido de crescimento das BANDAS, muito pelo contr√°rio, apenas mais uma vez seriam usadas e de "gra√ßa" e escutariam criticas aleat√≥rias do mister. OU vces que estao fora de MT acham q as bandas existentes aki se resumem a Macaco B, e Vanguart?? (q sao bandas boas).

As alfinetadas com a turma do UnderGrounD sao constantes, ao ponto de estar na programaçao desse ultimo calango o seguinte texto "SUBETERRA" - "Metal de qualidade vindo à Hell City"! , uma provocaçao digna de "lavadeira" ja que o pessoal do Under nunca participou das açoes do cubo, devido a sua politica canibal, e o mesmo sempre só fez falar mal da galera!

Hoje dentro de Cuiaba, as bandas se organizam de forma independente e fazem seus shows, que por sinal sempre estao lotados, existem espaços onde rola bandas TODAS as noites e bem longe da galera do CUBO.

Tem muita coisa ainda, mas espero ter lhe alertado sobre a visao musical da cena de Cuiabá/MT que lhe vendem, pois é "gato, e nao lebre"!

Qualquer coisa, estamos aki!

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 24/8/2006 18:05
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

A tréplica de Pablo Capilé sobre esta matéria com o Vaguinho já está postada aqui no Matula Cultural!

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 24/8/2006 18:41
sua opini„o: subir
Enrique DxDxOx
 

J√° tinha ouvido falar mal do cara, seja por p√©ssimos feedbacks dos amigos de m√ļsica daqui (Campo Grande-MS) ou seja pelos amigos de Cuiab√°. Portanto, nunca me interessei em fazer parte de qquer coisa que fosse ligada a sua produtora cubo, festivais, intercambios, etc.
Agora, realmente a figura fala demais. Fala o que não sabe e até onde seus olhos de "antenado cultural" enxerga.

- "Banda nenhuma de MS mandou material para festival calango e ...": quem mandaria, se sabemos com quem lidaríamos? Eu não...

- "Bandas de ms n√£o tocam em mt...": como n√£o? esse ano o pessoal do Agression (MS), uma das melhores bandas de thrash-death que j√° vi ao vivo, tocaram com os gregos do Rotting Cristh (um dos icones mundiais do estilo) em Cuiab√° e o cara igonora? A banda Perd√Ķes foi a Cuiab√° esse ano tb, assim como o B√™bados Habilidosos a menos de 1 m√™s. e no Brasil? j√° tivemos bandas de hardcore que at√© pouco tempo realizaram turnes em esquemas fa√ßa-voc√™-mesmo.
Aliás, convite para tocar é o que não falta, falta é ter um "QI" como já dito ou um "paitrocínio" e sair por aí, quem me dera...

Nos chama de preguiçosos...
Falo por mim: Eu fa√ßo parte de uma banda de hardcore (e n√£o "Hard Core", ou "HardCore" hehehe) desde 1998, j√° tive outra banda mais pesada que saiu em Rock Brigade, Metal Head, entrevistas, CDS...; vivendo e respirando underground, cartas, adquirindo zines, respondendo entrevistas, escrevendo para zines de cultura hardcore e grindcore, trocando tapes, agora atualmente cd-r¬īs, conhecendo pessoas pelo Brasil neste meio, sendo bem recebido e recebendo amigos tudo em prol do underground "rock", em suas vertentes. Ser√° que ele j√° fez isso? Com computador √© tudo f√°cil, apertar tecla send de e-mail j√° basta para dizer que tem contatos. A banda que fa√ßo parte possui tapes, participa√ß√Ķes em colet√Ęneas, boas, ruins, muito boas, motivo de orgulho pra mim; estamos terminando uma grava√ß√£o profissional e j√° tendo indicios de parcerias com gravadoras no nosso estilo (hardcore pesado, n√£o isso que se ouve nas r√°dios..) para lan√ßamento. Mas nem por isso fico me gabando e procurando auto afirma√ß√£o.

Ali√°s, acho que √© isso que √© o problema do rapaz de Cuiab√°, a necessidade de ser centro de aten√ß√Ķes. Se o seu trabalho √© bom, n√£o precisa for√ßar isso como ele faz, √© algo natural o reconhecimento. E tamb√©m √© natural a antipatia que o p√ļblico cria com pessoas deste tipo, at√© em Campo Grande j√° tivemos pessoas assim, "vision√°rios" que faziam o que at√© deus d√ļvida acontecer e hoje tem seus nomes sepultados no cemit√©rio dos "n√≥s-segos."

Nos chama de preguiçosos... 2
Este ANO, estive envolvido na vinda, trabalhando com a PANELA ou com a EVIL MOSH CREW, salvo engano, de:
* MOTOR-ROCKS (Coxim -MS)
* RANCOR (Coxim - MS) - lançando demo cd-r
* SICK TERROR (SP-SP, banda que está indo para a 3ª tour europeia, 3 discos lançados, mais de 10000 vinis lançados na europa em 2005, bons amigos e vindo no sistema do faça-você-mesmo)
* INDUSTRIAL NOISE (P. Prudente-SP, 2 vinis lançados e conhecimento antigo no underground)
* THE PROFANE (Paraguay, que inclusive foi a Cuiab√°, o cara foi no show?)
* NXZERO (nova promessa do rock nacional, top 20 brasil MTV)
* LEVEL NINE (SP-SP)
* HIGH SCHOOL (MT)
* GANGRENA (Ponta Por√£-MS)
* CUEIO LIMAO (Dourados - MS)
e iremos trazer o VAGAZOS (Argentina punk) semana que vem e o HELLZEN (MT) na outra.
Para frente:
* GL√ďRIA (j√° que o cara curte bandas "antenadas", esta ficou 2 semanas no TOP 3 do TRAMAVIRTUAL.com)
* ISKRA (Canad√° crust black) em Novembro.
Fizemos tamb√©m festival de blues e festas alternativas com bandas locais quase que semanalmente. Shows undergrounds de metal e hardcore rolam toda semana, e tem banda pra isso, assim como p√ļblico. E m√ļsicas autorais, com certeza!

Isso por mim, e ainda temos amigos que fizeram:
MAUSOLEUM (SP)
GODS OF STEEL (GO)
PSYCODEATH (PR)
SUROM (GO)
ZUMBIS DO ESPAÇO (SP)
KILTY (SP)
DR. SIN (SP-SP)
ROCK ROCKET (SP) ...
e outros que posso ter esquecido (pessoal de CG, complemente). Acho que citar a lista de trabalhos de anos anteriores não é necessária.

Tivemos o lançamento de coletaneas com bandas daqui, de estilos variados de rock (mais de um cd, informem-se)

E o pior, o cara fala mal da sua própria cidade, ignorando os batalhadores do rock, que tive o grande prazer de conhecer, como Fabio da Rádio e sua produção e amigos, galera ASCUM (magrão, jomar e galera), Chachorrão e o bar, TODOS me receberam muitissimo bem qdo fui trabalhar com o THE PROFANE (Paraguay), diferente dos feedbacks de recepção que ouvi das bandas campograndesses em suas idas pela produtora cubo.
Alías, o cara falou mal do Vagner, mas pergunte a qquer banda de rock de MS a opinião sobre o mesmo e confronte com a opinião das bandas de rock do MT sobre o Pablo (que pra mim está muito clara). Para mim particularmente o cara ajudou muito e sei que ajudou outras bandas, não cobrando nada em troca e acabando por virar um amigo.

Enrique DxDxOx · Campo Grande, MS 25/8/2006 16:37
sua opini„o: subir
Enrique DxDxOx
 

Se o Pablo fosse "articulado e político" como parecer que quer ser, não soltaria frases tão infelizes e ofenderia parceiros como em sua entrevista, que está tendo uma grande repercussão no meio, até talvez mais do que ele mesmo imagine.

Finalizo, ROCK é acima de tudo amizade e respeito. E pra quem rala, trabalha, não vive de "pedidos" a governos.
Quero muito ir a Cuiabá tocar com o DxDxOx, como roadie, etc, e rever amigos e fazer novos, e com certeza a galera underground daqui do MS também! Mas lógico, sem ser pela produtora cubo (no meu caso). Faça seu trabalho que nós fazemos o nosso, em conjunto com outros que pensam da mesma forma.

Grande abraço aos batalhadores do ROCK CUIABANO!

* Vou postar isso nas 3 matérias envolvidas.

Enrique DxDxOx · Campo Grande, MS 25/8/2006 16:37
sua opini„o: subir
capileh charbel
 

galera, se o nivel da discussao for esse , vai meio que "pegar mal" aqui pras bandas matogrossensses,toda discuçao é valida , desde que tenha coerencia, e sem baixaria se possivel,tem gente de outros lados do brasil tentando entender o que se passa aqui.

capileh charbel · S√£o Paulo, SP 26/8/2006 19:41
sua opini„o: subir
Hermano Vianna
 

√©... pega mal sim... hoje dei uma palestra em Porto Alegre sobre produ√ß√£o colaborativa de conhecimento na internet... estava elogiando a qualidade dos debates no Overmundo... fui dar um exemplo e entrei por acaso por aqui... o p√ļblico riu na/da minha cara...

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2006 22:54
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Hermano, qual a sua opini√£o entaum? Como proceder? Vamos deletar o q se passa aqui? Vamos fazer um tipo de manual para discuss√Ķes no Overmundo, colocando pontos do q pode e n√£o pode? E riram porque? tem alguma piada escrita aqui? vc como tem grande experiencia no assunto poderia dar uma m√£o eu tenho certeza. √ä o q t√° pegando mal para o Overmundo? n√£o estou entendendo.

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 27/8/2006 19:46
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Al√©m do mais, devido a esta discuss√£o que gerou a mat√©ria do Edu com o Pablo, depois a mat√©ria com o Vaguinho, muitas pessoas daqui e de Cuiab√° acabaram se cadastrando no Overmundo, e v√°rios m√ļsicos daqui de CG est√£o debatendo a quest√£o, trocando id√©ias, questionando no que Campo Grande precisa melhorar, como fazer para finalmente conseguir tocar mais fora daqui, fortalecer novamente as associa√ß√Ķes de m√ļsicos do estados, planejando shows em Cuiab√°, ficando mais espertos para os festivais... √© claro que queremos debates de alto n√≠vel, mas o Overmundo tb √© um reflexo dos lugares onde chega. Infelizmente n√£o vivemos em um pa√≠s de intelectuais, muito pelo contr√°rio. Al√©m de alguns coment√°rios de baixo n√≠vel, o que n√£o falta tamb√©m s√£o erros de portugu√™s. Mas prefiro olhar pelo lado positivo, que √© uma A√á√ÉO do Overmundo de fato, na real, penetrando, diagnosticando e, com certeza, ajudando a transformar e funcionando como um motivador das cenas de cidades como Cuiab√° e Campo Grande. E, para mim o principal, servindo de ferramenta para esta discuss√£o democr√°tica. forte abra√ßo

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 27/8/2006 20:00
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

CENSURAR E DELETAR OS COMENTARIOS AKI POSTADOS, √Č O MESMO Q VARRER A SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE E DEFENDER QUEM ESTA ERRADO. QUEM NAO DEVE, NAO TEM O QUE TEMER. A VERDADE √Č, QUE COM ESSE DEBATE AKI NO OVER, O BRASIL INTEIRO ESTA CONHECENDO, SEJA BEM OU MAL, COMO QUE FUNCIONA A CENA DE MT, E O PERFIL "MESQUINHO" QUE O MISTER PABLO CARREGA DENTRO DE SI. √Č IMPORTANTE DEIXAR O DEBATE ROLAR PARA QUE TODOS LEIAM E SAIBAM QUE A MAIORIA, OU MELHOR A SOCIEDADE MUSICAL DE MT NAO CONCORCODA COM O CUBO, PELO SIMPLES FATO DE FALAR MAL E COLOCAR OBSTACULOS AS BANDAS QUE NAO CONCORDAM COM A FORMA Q O MESMO CONDUZ DINHEIRO P√öBLICO, UMA VEZ QUE, EM SUA VISAO E SABOR, UM DETERMINADO ESTILO DE SOM (ROCK MESMO), OU PODE SER AT√Č UM DETERMINADA PESSOA, SE NAO AGRADOU, ESTA FORA. E NAO INTERESSA SE ESSA BANDA OU PESSOA TEM Cd GRAVADO, OU SE ESTA TOCANDO EM RADIO LOCA, OU TEMPO DE ESTRADA, JA O TAXAM COMO "FARINHA DO MESMO SACO".

ESSA √Č A VERDADE!

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 28/8/2006 15:56
sua opini„o: subir
** L√ČO METALL **
 

desculpem os erros de "portuga" escrevi com pressa.

** L√ČO METALL ** · Cuiab√°, MT 28/8/2006 15:58
sua opini„o: subir
VAGUINHO
 

em CAMPO GRANDE
dia 9/9 HELLZEN(MT)
dia 23/9 REVOLTZ(MT/SP/RS)
em OUTUBRO vai ter EBINHO & TRIO
em NOVEMBRO vai ter METALCORE FEST com VENIAL(MT)

VAGUINHO · Campo Grande, MS 30/8/2006 11:53
sua opini„o: subir
Rodrigo Teixeira
 

Opa vai ter Revoltz (n√£o percoo) e outros cuiabanos em Campo Grande. E o inverso?

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 30/8/2006 12:04
sua opini„o: subir
VAGUINHO
 

....pra mim o assunto ta encerrado..o Pablo ainda não me respondeu o pq a CENA d CAMPO GRANDE incomoda tanto ele....eu ainda axo q ele não tem MORAL pra falar NADA d CAMPO GRANDE,pq ele não morou aqui e não sabe como as coisas aqui funcionam.....e eu ja morei em CUIABA e vi como as coisas funcionam....e funcionam do jeito q estamos vendo aqui....o Pablo não aceita qdo ele ta ERRADO...principalmente falando do q ele não conheçe....ASSUNTO ENCERRADO meu "AMIGO"

VAGUINHO · Campo Grande, MS 31/8/2006 20:44
sua opini„o: subir
Walquíria Raizer
 

Primeiro tenho que dizer que a discuss√£o n√£o est√° encerrada e que, ao contr√°rio do que pensam os Porto Alegrenses que foram a palestra do Hermano, acredito que as discuss√Ķes no Overmundo s√£o sempre bem vindas. O n√≠vel aqui √© real, somos n√≥s mesmos com o nosso "nivel" a falar aqui dentro.
Distutir a cena é sempre importante. Construtivo.
De c√°, dessa banda fora do eixo que me encontro - Acre - gostei de ver aqui o di√°logo. √Č isso ai. Independente de concordar ou n√£o com qualquer id√©ia, quero saber sobre ela. Se o Overmundo deixar de ter esse carater para agradar os "produtores colaborativos" das palestras por ai, ai meus caros, pensarei duas vezes antes de falar sobre a fun√ß√£o do Overmundo.

Walqu√≠ria Raizer · Rio de Janeiro, RJ 23/1/2007 19:47
sua opini„o: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. FaÁa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

VocÍ conhece a Revista Overmundo? Baixe jŠ no seu iPad ou em formato PDF -- ť grŠtis!

+conheÁa agora

overmixter

feed

No Overmixter vocÍ encontra samples, vocais e remixes em licenÁas livres. Confira os mais votados, ou envie seu průprio remix!

+conheÁa o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados