A amapaense Cassandra Oliveira, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, foi um dos cinco brasileiros aprovados na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV), em Cuba.
Considerada uma das melhores escolas de cinema do mundo, foi criada por Gabriel Garcia Marques, o poeta argentino Fernando Birri e o cineasta cubano Julio Garcia Espinosa, em 1986 com a proposta de fazer um movimento de cinema da América Latina.
A escola é destinada a qualificar profissionais do cinema da América Latina, hoje também atende a alunos de vários cantos do planeta, principalmente da Asia e Ãfrica, além dos latinos.
Depois de passar pelo processo de seleção, onde concorreu com candidatos de todo o Brasil, Cassandra fez duas provas, além de apresentar portifólio e carta de intenções, ainda fez entrevista para finalmente ser aprovada para o curso regular de 3 anos para documentário.
Cassandra é atuante na área de audiovisual no Amapá, já realizou algumas produções e é uma das coordenadoras do Festival de Imagem e Movimento (FIM). “Quero usar a experiência do curso para meu trabalho com meio ambiente, também pretendo ajudar na formação de profissionais da área de audiovisual do Estadoâ€, ressalta ela.
Apesar de ser a única amapaense a conseguir entrar na escola, pouco apoio recebeu no Estado, ela está viajando com seus recursos, já que a instituição banca 50% do curso, o aluno tem que arcar com a outra metade, a escola, garante hospedagem e alimentação. Segundo Cassandra os gastos ficam em torno de 15 mil euros para os 3 anos, fora os gastos extras, com transporte, livros e higiene pessoal.
Grande oportunidade
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Documentarista e Curta Metragistas do Amapá (ABDeC/AP), Ana Vidigal, diz que essa é uma grande oportunidade para a jovem Cassandra, e também um motivo de orgulho para a classe do audiovisdual do Amapá, ter uma amapaense aprovada num processo tão disputado, como o do EICTV. “Esse é um momento de celebrarmosâ€, ressalta.
Cassandra parte para as águas caribenhas dia 2 de setembro, e com ela, vão aprovados, um do Acre, um de Minas Gerais, e duas de São Paulo. Ela só volta em julho do próximo ano para as férias.
Cassandra, sensÃvel, poética, livre, leve e solta... uma amazônida, humanista de valor.
Feliz estada em nossa Cuba querida.
Hasta la vista!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!