Escute! - Dia Internacional de Histórias de Vida

1
ana leo · São Paulo, SP
25/1/2008 · 142 · 8
 


No dia 16 de maio de 2008, a data será celebrada pela primeira vez para lembrar a importância do registro e socialização de experiências de vida em todo o mundo


A Rede Internacional de Museus da Pessoa (Brasil, Portugal, EUA e Canadá) e o Center for Digital Storytelling (EUA) anunciam campanha pelo Dia Internacional de Histórias de Vida, uma celebração internacional que acontecerá pela primeira vez no próximo dia 16 de maio de 2008. O objetivo da campanha é mobilizar pessoas e organizações a apoiarem a data visando que ela se torne referência e um marco anual para valorizar, compartilhar, ouvir e coletar as histórias de vida de pessoas. O site oficial desta iniciativa, www.ausculti.org, fornece mais informações sobre a campanha e permite a troca de informações entre todos os participantes.

“Nossas organizações acreditam que ouvir, coletar e compartilhar histórias de vida são elementos críticos dentro do processo de democratização”, afirma Joe Lambert, fundador e diretor do Center for Digital Storytelling. “Quando começamos a disseminar nosso trabalho pelo mundo, entramos em contato com colegas de todas as partes, que tinham diferentes perspectivas e metodologias de trabalho com histórias de vida, mas todos eles compartilhavam o sentimento de que este trabalho é vital nas sociedades contemporâneas.”

O próprio nome do site já indica o intuito da iniciativa: “Ausculti”, que significa escutar em Esperanto, antiga língua universal. “O que estava faltando era uma convocatória coletiva para celebrar todas estas diferentes práticas voltadas à preservação e coleta de histórias de vida”, adiciona Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa no Brasil. “Queremos que este dia seja especialmente dedicado à celebração e à promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida, que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e na sociedade como um todo. Seja ajudando a coletar uma história local, encorajando jovens a compartilhar suas histórias usando mídias digitais ou fazendo uma exposição sobre histórias de vida. São diferentes estradas para o mesmo destino", completa Karen.

O Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa estão convocando pessoas de todo o mundo para que se encontrem em locais públicos, praças, salas de aula, teatros ou até mesmo em ambientes virtuais no dia 16 de maio para compartilhar suas histórias uns com os outros. Outras organizações também estão convidadas para anunciarem o dia em seus sites e organizarem atividades também pela internet. Outros exemplos de atividades que podem ser realizadas durante o dia:

• Círculos de histórias em locais públicos, escolas, casas, centros comunitários, ambientes virtuais etc.;
• Espaços abertos para performances diversas de contação de histórias;
• Exposições de histórias de vida em locais públicos utilizando os mais diversos formatos (fotografias, textos, vídeos, áudios, etc.);
• Eventos homenageando contadores de histórias locais, mestres da cultura popular, griôs, além de organizações e projetos de memória e histórias de vida;
• Promoção de eventos diversos abertos ao público que tenham como base o compartilhamento de histórias de vida;
• Reuniões virtuais simultâneas para promoção de trocas de histórias de vida;
• Difusão de histórias de vida e de documentários sobre histórias orais e temas relacionados nos mais diversos meios de comunicação: jornais, revistas, rádios, televisão etc.

Alguns eventos já estão sendo programados pelo mundo, em cidades como São Paulo, Cidade do Cabo, Melbourne, Toronto, Estocolmo, Nova Zelândia, Los Angeles, Washington, Nova York, Cidade do México, entre outras. Desde outubro, mais de 80 organizações de 21 países já demonstraram seu apoio ao Dia Internacional de Histórias de Vida.

Durante a campanha, o Center for Digital Storytelling e o Museu da Pessoa desenvolverão seções especiais e atividades no site e criarão um espaço para o calendário de eventos do dia. Todos estão convidados a registrar seu apoio ao dia no site www.ausculti.org ou pelo e-mail internacional@museudapessoa.net. No site, há um blog em que é possível compartilhar experiências de trabalho com histórias de vida, projetos em desenvolvimento, estudos de caso, etc.

Mais informações podem ser fornecidas pelo e-mail internacional@museudapessoa.net ou pelo telefone + 55 11 2144-7170, com Ana Nassar, responsável pelas Relações Internacionais do Museu da Pessoa no Brasil

Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é uma rede internacional de histórias de vida localizada no Brasil, Canadá, Portugal e EUA. Sua missão é contribuir para que a história de vida de cada pessoa seja valorizada pela sociedade.
Museu da Pessoa Brasil – www.museudapessoa.net
Musée de la Personne – www.museedelapersonne.ca
Museu da Pessoa Portugal - www.museu-da-pessoa.net/
Museum of the Person USA - http://www.bloomington.in.us/~mop-i/

Center for Digital Storytelling

O Center for Digital Storytelling é uma organização que trabalha auxiliando pessoas a contarem histórias significativas de suas vidas usando mídias digitais. Com sede em Berkeley, na Califórnia, desenvolve projetos e realiza pesquisas em comunidades, escolas e empresas, utilizando a metodologia e os princípios do Workshop de Histórias Digitais – Digital Storytelling.
www.storycenter.org

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Interessante, Ana! A data 16 de maio foi escolhida por algum motivo específico? Sugiro que quando estiver mais perto você poste também uma nota na Agenda do site. Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 23/1/2008 18:02
sua opinião: subir
ana leo
 

Oiê Helena! Então, quando pensamos em promover o dia havíamos primeiramente escolhido uma data aleatória. Porém, quando nos juntamos ao Center for Digital Storytelling para levar adiante esta iniciativa, eles sugeriram que fosse no dia 16 de maio porque é aniversário de 98 anos do Studs Terkel, que é um americano super importante nos estudos de história oral. Depois descobrimos que a data coincide também com a conferência final (retirement conference) do Paul Thompson, que é inglês e também é super importante nesta área!

ana leo · São Paulo, SP 24/1/2008 09:26
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Legal! Contando histórias descobrimos as coincidências... :)

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 24/1/2008 16:34
sua opinião: subir
Bethânia Zanatta
 

Muito interessante...
Bem, aqui está um fragmento de história de vida: http://www.overmundo.com.br/overblog/outras-historias
Abraço.

Bethânia Zanatta · Santa Maria, RS 24/1/2008 22:01
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

ana leo,

Conheço esta iniciativa que acho uma das coisas mais importantes dos últimos tempos. Se a gente for pensar bem, o mundo é movido apenas pelas histórias de vida das pessoas, umas influenciando, mobilizando, as outras. O fato do processo ser a história oral também é essencial. Acho que a maior parte do conhecimento humano (por mais que estejam avançados os processos e as mídias digitais) ainda está na memória íntima a ser partilhada pelas pessoas, umas para as outras, numa roda de conversa. Por aí.
Emocionante mundo este do Museu da Pessoa.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 25/1/2008 20:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Celeia Machado
 

muito legal este evento. Fui no site e achei uma delícia as histórias das pessoas.
Apóio a sugestão da Helena de você publicar na agenda quando estiver mais perto do evento.

Celeia Machado · Rio de Janeiro, RJ 25/1/2008 23:58
sua opinião: subir
Lu&Arte
 

Muito legal saber disso. Não tinha idéia de uma organização tão grande em torno das histórias de vida. Continua divulgando por aqui.

Lu&Arte · Porto Alegre, RS 26/1/2008 10:53
sua opinião: subir
ana leo
 

Oi gente! Obrigada pelos comentários. Publicarei o evento na agenda sim, mas convido desde já a todos os interessados que se envolvam diretamente com a celebração, seja divulgando para outras pessoas, organizando alguma atividade no dia ou participando de algum evento. Teremos em breve um calendário de eventos disponível no site www.ausculti.org. Se quiserem ficar no mailing para receber mais informações, escrevam para internacional@museudapessoa.net.
Abs, Ana.

ana leo · São Paulo, SP 28/1/2008 09:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados