Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Fanfarra abençoada

Gustavo Vieira
1
Gus Vieira · Fortaleza, CE
31/8/2008 · 105 · 2
 

Na Praia do Futuro, bairro litorâneo da capital cearense, jovens da Escola Frei Tito de Alencar de Lima, se preparam para participar dos desfiles que comemoram a Independência do Brasil. Eles fazem parte da banda de fanfarra Frei Tito de Alencar. Em um evento simbólico, realizado na tarde de 25 de agosto, os 75 integrantes da banda receberam o novo fardamento que será utilizado oficialmente nas próximas apresentações do grupo. Na ocasião, estavam presentes alguns membros da comunidade, além do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Luiz Ferreira Sales e do Padre Brendan Meagher, que abençoaram os estudantes.

A presença dos religiosos tinha um significado especial. Um grupo de missionários irlandeses acreditou no potencial e no talento dos jovens e resolveu ajudá-los. A vice-diretora da escola, Maria Janaína do Nascimento Silva, elaborou um projeto e enviou aos missionários. Com a aprovação do projeto, os missionários doaram para a comunidade equipamentos para os integrantes da fanfarra e ainda para os 70 atletas que praticam caratê na área cedida pela escola. Os esportistas ganharam quimonos, luvas, faixas e protetores para tórax e boca. Já a fanfarra recebeu o fardamento oficial completo, além de tecidos para fazer roupas para os futuros integrantes da banda.

Em março desse ano, os missionários enviaram representantes para entregar pessoalmente as doações para a comunidade. "Já tínhamos vários instrumentos musicais, mas com a doação pudemos ampliar o número de integrantes da fanfarra", conta Maria Neuma Muniz, diretora da escola. "Eles só fizeram uma exigência. A cor do uniforme tinha que ter laranja e preto, cores oficiais de Kilkenny, cidade natal dos missionários. Os uniformes ficaram lindos. Os alunos ficaram muito felizes quando viram", alegra-se.

A fanfarra começou a ensaiar em 14 de abril de 2007 para se apresentar na festa de aniversário da escola, realizada no dia 9 de maio 2008. O grupo se empolgou e logo em seguida começou a fazer ensaios regulares. O regente é Diego de Oliveira, de 19 anos, autodidata e ex-integrante da banda de outra escola municipal, a Professor Luis Costa, que resolveu, de forma voluntária, dedicar-se à regência de outras fanfarras. O desempenho de Diego garantiu a ele uma bolsa de estudos num conservatório de música. "O novo uniforme significa muito para a gente. Quando começamos a ensaiar, a gente vinha com a roupa da farda. Para se apresentar, a gente ia com uma camiseta branca com a palavra 'paz' estampada. Foi desse jeito que a gente se apresentou ano passado no desfile de 7 de setembro, na avenida Beira-mar. O fardamento vai dar uma nova cara ao grupo, além de melhorar ainda mais a auto-estima dos integrantes", revela Diego.

Atualmente, a Banda Frei Tito de Alencar, é formada por 75 integrantes, de 9 a 16 anos, a maioria estudantes da própria escola e ensaia duas vezes por semana, nas noites de quarta e nas manhãs de sábado. "O grupo é aberto, e qualquer jovem da comunidade pode participar", convida a vice-diretora Janaína Silva. Em setembro, a banda foi convidada mais uma vez para participar do desfile oficial de 7 de Setembro, na avenida Beira Mar. Antes disso, haverá apresentações na Escola Recanto Psicopedagógico (dia 28), no CIES Aída Santos (dia 3) e no dia 5 de setembro, data que todas as escolas da comunidade vão desfilar na avenida Zezé Diogo.

Edição: Cláudia Monteiro
Produção: Gustavo Vieira

compartilhe

comentários feed

+ comentar
LAILTON ARAÚJO
 


VIVA A MÚSICA...


Nas escolas...
Nas igrejas..
Nas ruas...

Música com músico...
Menino ou menina...
Tocando ou brincando...

Bombando nunca...
Estudando sempre...
Fanfarra é música!

Música e escola...
Do interior do Brasil!
Fui da fanfarra...

E sinto saudade!

Parabéns!

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 31/8/2008 12:54
sua opinião: subir
clara arruda
 

Parabéns!
Publicado.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 31/8/2008 14:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados