Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Feira da Amizade Junina

Roque Medeiros
Grupo de Quadrilha Junina
1
roquemedeiros · Nazaré, BA
19/6/2009 · 34 · 7
 

O Município de Nazaré, recôncavo da Bahia, entre suas tradições tem também a Feira da Amizade, uma feira junina que já se tornou o maior encontro de paquera e chavequeiros da região, segundo os comentários de frequentadores mais assíduos da tradicional feira. Conta-se que tudo começou com 3 ou 4 barraquinhas institucionais, que pediam doações, produtos típicos juninos para serem vendidos a preço de amizade, tudo idéia de Dona Zizi, e os preços eram tão baratos que até faltava troco e ficava para pagar na outra noite (dia seguinte). A idéia era arrecadar fundos para as suas instituições.


A feira atraiu pessoas de outras cidades da redondeza. Além de vender mingau de milho verde, milho cozido, pamomha, bolo de fubá, de macaxeira, e outros, amendoim cozido, bala de jenipapo, e o tradicional licor, que era vendido em pequenas doses, os fabricantes e vendedores de licor com o intuito de atrair seus clientes, inventaram nomes fantasias muito curiosos, licor afrodisíaco, arriba a saia, viagra, pau nas coxas, etc.


A feirinha cresceu tanto, que hoje atrai milhares de pessoas do nordeste inteiro. A maioria são adolescentes e jovens a procura de chaveco. Dezenas de barracas são montadas em torno do centro cultural e espalhadas na praça da estação ferroviária, para proporcionar conforto e segurança as atrações culturais e musicais, e o povo. Para tanto a Secretaria de Cultura monta um grande carramanchão para protejer das chuvas. Além do arrasta pé animado da tradicional feira da amizade, que comemorou 20 anos no ano de 2008, há um concurso baiano de quadrilhas, muito forró, azaração, chavecos, paqueras, e beijoqueiros de plantão, Nazaré ainda faz o maior arrastão de alvorada junina do recôncavo baiano. À meia noite do dia 22, centenas de personalidades do bem, cheias de bom humor, que se vestem a caráter para celebrar a chegada da noite de são joão com muitos fogos e licor, embaladas ao som de um mini-trio, percorrem as praças e ruas da cidade, dando o famoso grito de 'viva São João', e já existe até trofeu e prêmio para melhor fantasia.
Texto: Roque Medeiros

www.nazare.ba.gov.br / www.nazarebahia.blogspot.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Anderson Frasão
 

Roque:

me agrada muita movimentos culturais onde a representabilidade popular - ritos, mitos, espetáculos, festas - ganha notabilidade na autenticidade.

Grande abraço!

Anderson Frasão · Canhotinho, PE 21/6/2009 12:40
sua opinião: subir
roquemedeiros
 

Eu também acho lindo estes movimentos incluindo festejos junino.
http://www.vaibahia.blogspot.com/

roquemedeiros · Nazaré, BA 22/6/2009 14:03
sua opinião: subir
azuirfilho
 

roquemedeiros · Nazaré (BA)
Feira da Amizade Junina

Festa Maravilhosa que da orgulho da nossa Terra e da nossa gente.
Um show de beleza, muita energia e Fé e convicção de Sentido pela Vida.
Muita Alegria nas fotos que mostram um Povo Feliz e que dá vontade da gente estar lá.
Festejo Junino no Brasil é uma imensidão, principalmente no Nordeste, aliás o Nordeste é uma terra quente e seu Cultural transcende no colosso e no Divino.
Parabéns.
Abração Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 22/6/2009 14:24
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 22/6/2009 16:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Sinvaline
 

Que feira gostosa! Merece muitos votos!
bjs

Sinvaline · Uruaçu, GO 22/6/2009 20:34
sua opinião: subir
Nerito
 

Maravilha! Fiquei só na vontade... Linda a festa e a comida deve ser uma delícia!

Nerito · Belo Horizonte, MG 22/6/2009 23:37
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Nossa Roque

que idéia genial essa
e que festança boa.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 23/6/2009 13:19
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Estação Ferroviaria, Local do Evento zoom
Estação Ferroviaria, Local do Evento
Dançarinas Fantasiadas zoom
Dançarinas Fantasiadas
Atrações zoom
Atrações
Agitação zoom
Agitação
Concursos de Quadrilhas zoom
Concursos de Quadrilhas
Barraquinhas zoom
Barraquinhas

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados