Fique à vontade para pensar e fazer o seu som

Karla Gohr
O percussionista Vina Lacerda ministrando o workshop "Pandeiro Brasileiro"
1
Karla Gohr · Curitiba, PR
2/9/2008 · 266 · 46
 

Há três meses surgiu na rua Tapajós, em Curitiba, o espaço de criação, produção e formação que atua nas áreas de música, áudio e multimídia.

O Astrolábio, antigo instrumento que media a altura dos astros e auxiliava os navegantes na Idade Média, dá o nome ao moderno espaço onde a filosofia do ambiente é o pensar e fazer música e som sob os cuidados e a experiência dos profissionais da casa.

A direção do Astrolábio fica por conta do Vadeco. Já bem conhecido no meio musical da cidade, o artista se desdobra para cuidar do espaço. Ali ele dá cursos e workshops, corre atrás das pendências que todo empreendimento necessita e ainda encontra tempo para “pensar e fazer” música com a banda que fundou há oito anos: Vadeco e os Astronautas.

E foi com o nome do grupo que o Astrolábio conseguiu, com muita garra, montar este lugar sem o apoio de parcerias públicas. “No início, a parceria veio pela minha pessoa, Vadeco. A banda já tem uma estrada percorrida e foi com isso que conseguimos abrir o Astrolábio. Hoje são as colaborações vindas de pessoas que se envolvem com o espaço”, conta o músico e produtor.

Falando propriamente do lugar, logo nos primeiros minutos dentro do Astrolábio, você consegue perceber o baita profissionalismo que o ambiente oferece. Tudo é minuciosamente pensado: aparelhos e instrumentos musicais de primeira linha, salas organizadas e bem equipadas e, claro, a competência de quem teve a “panca” para encarar um empreendimento como esse.

Ali a pessoa pode criar, produzir e finalizar trilhas, efeitos e produções sonoras para teatro, cinema, TV e mídias. Os detalhes dos serviços são de produção e direção musical; sonorização de mídias, gravação, edição, mixagem e finalização; consultoria em áudio e planejamento acústico; cursos nas áreas de música, áudio e multimídia. E tudo com o respaldo de gente com gabarito para isso.

Um serviço que Vadeco faz questão de enfatizar é o personal producer. “As bandas não gravam só as músicas, elas participam do trabalho. É um conteúdo teórico que explicamos para que os artistas tenham consciência do que estão fazendo. Estamos contribuindo com a profissionalização deles: o saber tocar e como gravar”, diz o músico que revela que ao final do trabalho, as bandas ganham um DVD com o making of e um certificado de participação.

Até o final do ano diversos cursos e workshops estão programados no Astrolábio: produção musical; sonorização de games; a cor da voz; música clássica da Índia; pandeiro e ritmos do mundo; a arte da ciência musical. “As inscrições já podem ser feitas através do site”, adianta Vadeco sem esquecer da presença de um bambambam do cinema italiano que conheceu quando viajou ao país europeu. ”Em setembro teremos a presença do diretor Antonello Faretta em workshops falando sobre a produção cinematográfica”, conta o músico ao completar que a equipe do espaço está desenvolvendo um cursinho preparatório para o vestibular no final do ano da Faculdade de Artes do Paraná.

Quem se interessou pelos cursos oferecidos pelo Astrolábio, mas não tem a mínima noção – ou jeito para a coisa – pode mudar de idéia. Tanto que manja de música e som ou quem não sabe bulhufas pode conviver lado a lado na sala de aula. “É interessante, porque a gente inicia do zero. Os cursos são variáveis, soltos, livres e nivelamos todo mundo no mesmo patamar. Discutimos e entendemos o que é ser músico, sem dizer o que é certo ou errado. A gente sabe o que está fazendo”, revela Vadeco que tem na equipe seis profissionais, além de dois artistas de sua banda: Jorge Falcón e Vina Lacerda.

E falando deste último músico, ele estava à frente dos workshops “Pandeiro Brasileiro” e “Ritmos do Mundo” que aconteceu no último sábado de agosto. Na mesma sintonia que o irmão Vadeco, Vina disse que a heterogeneidade dos alunos é válida e enriquecedora. “É legal ensinar os iniciantes. Você tem que passar as informações com calma. Gosto de falar da história do instrumento e junto com quem já tem facilidade faço algumas adaptações”, diz o percussionista que lançou recentemente o excepcional livro chamado “Pandeirada Brasileira” no Brasil e em países como Portugal, Itália, Suíça e Alemanha.

Com tantas horas de dedicação ao espaço Astrolábio, como fica a banda Vadeco e os Astronautas? “Estamos aguardando o edital da Fundação Cultural de Curitiba para finalizar o DVD que gravamos com a orquestra em 2007”, conta Vadeco ao dizer que é possível que o registro musical possa estar na praça até o final deste ano e revela que também está trabalhando num projeto solo. “Estou fazendo um disco meu onde terão várias participações de gente importante não só de Curitiba, mas de São Paulo e fora do Brasil”.

Cuidar do Astrolábio, da carreira da banda e do trabalho solo, coloca pessoas como Vadeco – estende-se ao Vina e ao restante da equipe – um respeito ao profissionalismo desses artistas que não medem esforços para alavancar a qualidade e a competência para fazer o seu trabalho. E sempre com muita categoria.

www.astrolabiomusic.com.br

Astrolábio Música – Áudio – Multimídia
Rua Tapajós, 844 - Casa 02 - Mercês
Cep: 80520-260 – Curitiba - Paraná
Tel: (41) 3016-6002

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ecila Yleus
 

Muito boa essa informação,esse texto. Além de muito importante no sentido do conhecimento é também importante no sentido do turismo. Vou viajar para esse estado já estou sabendo um ponto turístico agradável pra ir.Valeuuuuuu

Ecila Yleus · Recife, PE 1/9/2008 08:34
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Ecila, que legal que gostou das informações. E por favor, vá até o Astrolábio e divirta-se! Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 1/9/2008 11:57
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

é a tendência que ja não só tende mais...e é !
bárbaro, pelo seu mínimo !
façamos música tal qual faz-se pães !...de preferência, os "os nossos de cada dia" !
Tudo ótimo e perfeito, linda Karla !
votado com muitas fusas e semi-fusas !..rs
bj
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 1/9/2008 23:20
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Oh Joe, sempre muito gentil, obrigada pelas palavras e pelo voto!
Beijo, boa noite!!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 1/9/2008 23:24
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Karla Gohr · Curitiba (PR) ·
Fique à vontade para pensar e fazer o seu som

Um Trabalho admirável pois além de iniciar pessoas novas na arte de Produzir e ou participar em alguma forma de música da ao veterano instrutor o merecimento do espírito e da magia da música.
Integra todos com a Música e o mérito do seu amor.
Parabéns.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 1/9/2008 23:39
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Azuir, obrigada pelo comentário. E concordo contigo: um trabalho admirável mesmo! Tanto quem ensina quanto quem aprende, muito fantástico. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 1/9/2008 23:42
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Beleza de espaço, de texto e de divulgação, Karla! Parabéns e sucesso!
beijos

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 1/9/2008 23:43
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Nydia, obrigada pelo comentário e pelo apoio!! Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 1/9/2008 23:47
sua opinião: subir
clara arruda
 

Karla minha querida,quanto tempo?
Aqui compareço nessa madrugada morna carioca para deixar meu carinho.
Uma divulgação maravilhosa. Um trabalho de real importãncia.
Um beijo minha querida, sucesso sempre.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 2/9/2008 05:11
sua opinião: subir
victorvapf
 

Votado com merito, bjs

victorvapf · Belo Horizonte, MG 2/9/2008 07:37
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Oi Karla,
que legal,
Quanta informações importante.
Fim do ano esta ai e quando for para o PR,
por certo irei conhecer o " Astrolábio"
Legal o trabalho com crianças
bjssssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 2/9/2008 08:38
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Oh Clara, muito obrigada!!! Vc sempre muito carinhosa, valeu por ter entrado aqui na minha matéria. Beijo, agora vou lá ver o seu... hehe Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 08:45
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Eita Victor, adoro qdo vc entra nos meus textos.. Beijo, obrigadaaaaaaaaaa!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 08:46
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Doroni, por favor, venha mesmo: vc vai se divertir e aprender muito, um trabalho excepcional dos meninos... Os caras são feras de verdade! Obrigada pela visita e o comentário, Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 08:47
sua opinião: subir
delen
 

Adorei seu trabalho , imformações assim é sempre bem vindas para o nosso dia a dia , parabéns ,votado. Bjs...

delen · Cotia, SP 2/9/2008 09:09
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Valeu Delen, obrigada pela visita e pelas palavras. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 09:15
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

bonito seu trabalho.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 2/9/2008 09:55
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Novo Poeta, obrigada!!!!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 09:56
sua opinião: subir
Sander Machado
 

Olá Karla,
fiz esse voto de minerva o 70 overpontos que te colocam como matéria publicada. Sinto-me honrado pelo convite e imenso prazer em conhecer o projeto. Acredito que fomentar coisas interessantes é sempre muito complicado. Primeiro que tem um fantasma dizendo que coisas interessantes são apenas para intelectuais e não para massa, o que distancia todo e qualquer apoio das empresas privadas que desejam apoiar projetos com grande repercurssão.
Agora que já descobriste meu caminho quando tiver coisa nova por aí é só deixar o recado que eu vou. Muito sucesso mesmo...
Com Carinho,
Sander

Sander Machado · Porto Alegre, RS 2/9/2008 10:00
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Sander, muuto obrigada pelas sinceras palavras. E o que vc escreveu sobre "coisas interessantes são apenas para intelectuais e não para massa", concordo viu? Temos que espalhar pra todo mundo, pô, né? Vou te procurar para os meus textos e vice-versa, hein? Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 10:05
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Já vim uns caras fazerem misérias com um pandeiro.
Beleza de divulgação. Parabéns.

Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 2/9/2008 10:17
sua opinião: subir
Sander Machado
 

Olhá só, toco um projeto de CAPOEIRA no MORRO DA CRUZ e é uma dificuldade descolar dinheiro. Na verdade me chamaram para fazer isso. Capoeira não é coisa de intelectual, é coisa de todos nós e porque ficou rotulada como arte para uma pseudo-camada de inteligentes. Desse fantasma que falo...Fui a um evento dos PREMIOS DA NICK - programa infanto-juvenil, tinha muito dinheiro e aquilo me pareceu muito mais complicado e menos interessante...Mas não tinha esse fantasma. A mídia tem afastado os movimentos populares da própria mídia com esse jargão de que não é coisa pra qualquer um...Há muitos motivos, mas um dos fortes é que nesses projetos mais emburrecedores, o nível técnico dos profissionais de marketing, compensa o baixo nível dos produtores. Fica aí pra pensar...
Com Carinho

Sander Machado · Porto Alegre, RS 2/9/2008 10:17
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 


DIGA AÍ KARLA!


Esse texto é coisa nossa! Bom demais! Demais da conta!

“Eita nós!” Gostei... Danado de bom!

É um prazer conhecer esses músicos criativos, professores, compositores e administradores da própria arte... Curitiba está no caminho certo! É a nova tendência! Cada artista vira uma empresa... Eu já tenho a minha! Mas, devemos pegar no pé dos "Departamentos de Cultura" do Brasil. Existem muitos artistas que ainda não possuem a experiência de gerenciamento artístico. E o Estado deve apoiar com medidas não demagógicas. Alô MinC! E os novos projetos? Falta divulgação! O Brasil não parou...

Falando da "banda Vadeco e os Astronautas" - mande o material deles para meu e-mail... Que tal uma parceria em Sampa! Vamos ganhar "dim-dim" e investir em novos talentos. Coisa boa tem que ser colocada na vitrine. O povo precisa ouvir novas tendências! De qualidade! Música é cultura... É arte! É exportação! Alô MinC! Onde vocês estão?

Parabéns!

Abraços.

Lailton Araújo

e-mail: lailtonaraujo@ig.com.br

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 2/9/2008 11:08
sua opinião: subir
roquemedeiros
 

Muito Legal adorei

roquemedeiros · Nazaré, BA 2/9/2008 11:50
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá EdimoGinot, muito obrigada! Tb já vi gente fazer miséria com este instrumento, é muito legal!!! Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 13:12
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Valeu Sander....

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 13:13
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Lailton, que bom que gostou. Concordo com o que disse... Vamos sim, vou falar com o vadeco ok? Beijo. E sucesso pra vc!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 13:15
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Roquemedeiros, obrigada pela visita. Beijo, té.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 13:16
sua opinião: subir
Scheila Veiga
 

Mto boa essa matéria...bom saber que existe pessoas talentosas
e com tanta vontade de passar isso adiante..e ainda
Paranaenses ..mto bom!! Parabéns Karla Gohr!!!

Scheila Veiga · Pinhais, PR 2/9/2008 13:26
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Oh Scheila!!! Obrigada por vc ter entrado aqui e prestigiado, né? Sempre me dando aquela força, valeu mesmo. Beijo, e saudades de rir muito com vc!!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 13:31
sua opinião: subir
graça grauna
 

...sucessos ao grupo. Votos e abraços.

graça grauna · Recife, PE 2/9/2008 19:02
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Oh Graça, pra vc tb!! Obrigada pela visita.... Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 2/9/2008 19:36
sua opinião: subir
Paulo Esdras
 

Karla, li e gostei! Muito bom!

Paulo Esdras · Brumado, BA 3/9/2008 14:53
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Aê, Paulo, que bom que gostou!!!! Valeu, beijos.

Karla Gohr · Curitiba, PR 3/9/2008 16:13
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Excelente trabalho!
Meus parabéns, Karla.
Abraços.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 3/9/2008 20:49
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Juscelino, obrigada pelo comentário. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 3/9/2008 22:15
sua opinião: subir
Daniella Biselli
 

Eu votei!!!!
saudades dessa tigrona!

Daniella Biselli · Curitiba, PR 3/9/2008 23:16
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Aê Dani, que linda! Maravilha! Obrigada. Saudades mil de vc! Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/9/2008 09:48
sua opinião: subir
Mixirica
 

Também votei ;o)
Sucesso sempreee Ká!!!!

bjos

Mixirica · Curitiba, PR 5/9/2008 16:30
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Eh lerê, apareceu a margarida! Valeu, Mi. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 5/9/2008 17:34
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Curitiba é uma cidade que também conta a sorte. E é muito bom ter notícias de programas assim,
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 7/9/2008 15:34
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá André, valeu pelo comentário. Beijo.

Karla Gohr · Curitiba, PR 7/9/2008 21:20
sua opinião: subir
Juliaura
 

Astrolábio é tudo di bom. Tr-legal. Deveser falado, comentado, aplaudido, imitado,abrir um em cada cidade seria fantástico salto cultural.
Parabéns, Karla. pela inciativa de nos dar acesso a essas informações.

Juliaura · Porto Alegre, RS 8/9/2008 12:09
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Olá Juliaura, que bacana o que escreveu. Tb concordo: deveria ter um em cada cidade, é um trabalho admirável mesmo. Beijo. Obrigada!!!

Karla Gohr · Curitiba, PR 9/9/2008 19:53
sua opinião: subir
Vilorblue
 

Excelente iniciativa Karla, Curitiba precisa e muito de espaços e pessoas como vocês.
Vida longa a todos...
Abç...

Vilorblue · Colombo, PR 29/10/2008 16:33
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Valeu Volrblue, obrigada!!!!! Abraços.

Karla Gohr · Curitiba, PR 29/10/2008 17:46
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O produtor, compositor e músico Vadeco: também o fundador do espaço Astrolábio zoom
O produtor, compositor e músico Vadeco: também o fundador do espaço Astrolábio
Alunos aprendendo tocar o instrumento no workshop zoom
Alunos aprendendo tocar o instrumento no workshop "Pandeiro Brasileiro"
Alunos prestam atenção nos detalhes para tocar o instrumento zoom
Alunos prestam atenção nos detalhes para tocar o instrumento
Crianças e adultos aprendem, tocam e se divertem com o pandeiro zoom
Crianças e adultos aprendem, tocam e se divertem com o pandeiro
Atenção total dos alunos quando o assunto é a montagem e a história do pandeiro zoom
Atenção total dos alunos quando o assunto é a montagem e a história do pandeiro

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados