Com uma sala repleta de obras onde as cores primárias, brilhantes e chapadas contrastam com a rigidez das formas geométricas e do próprio material que as compõe (a lata e o arame queimado), Fiúza apresenta nessa exposição um grupo de trabalhos inseridos no contexto de suas
pesquisas junto ao material que é a própria lata de tinta, de solvente, etc., tomando partido, literalmente, de tudo que a pintura tem a oferecer.
Dando continuidade a uma antiga prática na vida do artista, que chegou a trabalhar na montagem de painéis de publicidade feitos manualmente (outdoors) e com chapas galvanizadas, Fiúza retirou desta experiência singular e também do seu conhecimento na área da construção civil, fortes referências que o ajudaram em direção ao desenvolvimento de pesquisas que utilizam a lata
de tinta, que é aberta e “costurada”, como suporte para suas pinturas, quase sempre realizadas de forma a fazer menção a artistas como; Malevitch e a movimentos como; o Concretismo.
Desta forma, é possível ver também certa relação entre este universo racional, representado pela qualidade dos materiais escolhidos e pelas composições geométricas que privilegiam o uso de retas verticais e horizontais com um universo sensorial presente na combinação de cores brilhantes da tinta esmalte e acrílica com certas rugosidades, possivelmente provocadas durante o processo de abertura e estiramento da lata, ocasionando pequenas distorções que pairam na superfície e quebram um pouco a rigidez concreta inicial.
A exposição pode ser vista até dia 10 de junho de 2010, na galeria Espaço Imaginário - Lapa - Rio de Janeiro.
Texto de Renata Gesomino
doutoranda em História e Crítica da Arte pelo
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ
Rio de Janeiro, maio de 2010
Bom texto .Ótimo trabalho de Fiúza, e muito interessante os materiais utilizados.
Fuimem certificar de mais dados sobre a expo e sobre o artista de Magé...
http://blogdoandredeoliveira.blogspot.com/2010/05/fiuza-e-ana-ana-expoe-na-lapa.html
Nao poderei estar vendo a exposição, mas acho imperdível.
Renata, traga sempre arte neste espaço, pois sinto falta de posts assim...Parabens.abs
.
Desculpe, agora que vi que foi a Luisa que postou, parabens por esta edição.
Cintia Thome · São Paulo, SP 22/5/2010 14:11Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!