Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Fivebras produz tecido a partir de garrafas PET

1
Rose Prata · São Paulo, SP
11/9/2008 · 57 · 4
 

SÃO PAULO - 26/08/2008 - Uma alternativa prática e viável ao destino das garrafas PET acaba de chegar ao mercado. Totalmente desenvolvida no Brasil, a novidade foi batizada de Ecotess e consiste em um tecido 100% fabricado a partir de garrafas PET recicladas. A nova tecnologia permite converter o tecido nos mais diferentes tipos de produtos com a solidez, resistência e durabilidade dos tecidos convencionais fabricados com poliéster e foi desenvolvida com exclusividade pela indústria paulista Fivebras, que há 20 anos se dedica á fabricação de embalagens especiais.

“Com o Ecotess, é possível reduzir o descarte do PET no meio ambiente, ao mesmo tempo em que se deixa de usar outros materiais que consomem recursos naturais, como o algodão, por exemplo, na confecção de mochilas, bolsas, sacolas, nécessaires e acessórios escolares”, explica Ricardo Zaguer, diretor da Fivebras. Ele antecipa que a confecção de “ecobags” já responde pela maior parte da utilização do novo material.

Com isso, as ecobags, que vêm se destacando pela sua característica sustentável, uma vez que substituem as sacolas de plásticos, ganham duplamente pois com o ecotess as sacolas ainda estão alinhadas a um dos mais importantes princípios da sustentabilidade : a reciclagem de materiais.

As ecobags fabricadas com Ecotess são resultado de muitas pesquisas promovidas pela Fivebras para chegar a uma trama adequada a partir de pets. O Ecotess é impermeável e também possui grande variedade de cores e estampas que utilizam tintas que não agridem o meio ambiente.

Sobre reciclagem de pets
Por ser um material de difícil decomposição na natureza, o PET é encarado pela sociedade como um grande vilão ambiental. O Brasil produz 378 mil toneladas de PET por ano, de acordo com dados da Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET). Desse total, ainda segundo a entidade, apenas pouco mais da metade (52%) é reciclado.

Segundo Zaguer, o Ecotess integra o conceito de gerenciamento inteligente do lixo: redução, reciclagem e reutilização, o que o torna um produto ambientalmente saudável. “A reciclagem eleva a produtividade dos recursos e promove a sustentabilidade. Mais do que um modismo, é uma necessidade do mundo atual”, observa.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Nic NIlson
 

Cra, q bacana, mas olha, se a pet for comprada pela Fivebras, corre o risco de ser tao valorizada q fica inviavel fazer ecobags, rsrsrsrsrsr. E o mercado negro de garrafas daqui de SP p a Fivebras?! Nusssssss! Vai ser o Kaos.
Muito legal seu texto. Otima informaçao. Bravo!

Nic NIlson · Campinas, SP 11/9/2008 18:39
sua opinião: subir
Maíra
 

Muito bom!
Fiquei curiosa já pra ver como seriam as ecobags!
Adorei seu texto!

Maíra · Belo Horizonte, MG 12/9/2008 11:42
sua opinião: subir
Eloy Santos
 

Aplausos! Informação oportuna de uma iniciativa de mérito. Mas vale acrescentar: é ainda gigantesco o descarte de garrafas PET no meio ambiente, não só nas metrópoles como em cidades que formam seus entornos - Rio, São Paulo especialmente. E há uma ameaça pairando no ar: a projetada intenção dos fabricantes de bebidas de embalar cervejas também em PETs. Como será o fim do drama?

Eloy Santos · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2008 14:41
sua opinião: subir
Bruno Resende Ramos
 

PArabéns! Muito pertinente as colocações do amigo.Votado!

Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG 12/9/2008 23:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados