“FORA DO EIXO” homenageia o poeta Manoel de Barros

Trecho do poema inédito, Um Songo, de Manoel de Barros
1
Bosco Martins · Bonito, MS
11/12/2006 · 86 · 8
 

Por Bosco Martins**

“Fora do eixo”, programação especial de férias da TV Educativa Regional de Mato Grosso do Sul homenageia os noventa anos do poeta Manoel de Barros, que serão completados em 19 de dezembro de 2006. A poesia será o principal destaque da grade e na contramão do global “tudo a ver”, levaremos em conta o conteúdo e a originalidade dos cenários sul-mato-grossenses e nada melhor que Manoel de Barros para representar a “universalidade da aldeia”. O bordão “Espelho de Mato Grosso do Sul” se distingue das programações do eixo central do Brasil, graças aos nossos parceiros e funcionários das emissoras públicas, que com talento e heroísmo, fogem dos parâmetros comercias que norteiam as TV no país, dando espaço para experimentação e buscando novos formatos. Diversificação, independência de opinião, criatividade, educação e comprometimento com o público, são os pilares de nossos projetos, com o objetivo de cada vez mais construir a cidadania e a visão crítica dos nossos telespectadores.

A professora Maria Adélia Menegazzo, na revista Cultura & Arte, projeto que traz um vídeo que será exibido no “Fora do Eixo”, introduz bem a questão da regionalização. Diz ela: “A arte sul-mato-grossense em todas as suas linguagens não precisa ser uma arte sobre o Mato Grosso do Sul, mas necessariamente a que se impor frente às noções ingênuas da representação regional, atualizando mecanismos como a metalinguagem, a ironia e o jogo. Impõe-se à linguagem regional os elos de uma diversidade estruturada sobre o universal. Um modo antropofágico de apropriar-se e de ultrapassar o caráter multifacetado de nossa cultura”.

Mesmo anacrônico, conteúdo e padrões éticos e estéticos com suas singularidades tornam um desafio contemporâneo refletir o Mato Grosso do Sul na tela da TVE Regional.

Essa visão que ainda se tem de TV, do eixo central do país, colonizando o resto do Brasil, tem mudado, principalmente pelos aspectos tecnológicos, como a internet, que em principio é descentralizada, ou mesmo questões como só produzir TV quem tinha muito dinheiro. Atualmente os equipamentos, mesmo os de transmissão, estão cada vez mais acessíveis. Claro que isto não significa garantia de qualidade. Muita produção em perfil independente pode se tornar mais conservador ou resultar mais baixaria ainda, do que parte da programação que está no ar nas grandes redes.

Acrescentamos que a produção de programas dedicados a diferentes segmentos da população, valorizando a cultura e a arte do nosso estado, respeita os valores éticos e sociais da pessoa, contribuindo para a formação do individuo e da coletividade.

A discussão sobre a qualidade da tevê é quase tão antiga quanto a própria TV. Há desde os analistas que desqualificam a programação por inteiro até os adeptos da retórica de que as emissoras mostram o que o público deseja ver. O que queremos mostrar é que a TV local tem frestas nas quais cabem bons programas em sua grade. Desta forma não é desqualificação nenhuma destacar que o reflexo daquilo que é o espelho de Mato Grosso do Sul está na grade da TVE Regional.

Submetemos esta programação à avaliação dos nossos telespectadores, sugerindo ainda uma reflexão da atual criação cultural do estado. Se cada vez mais as mudanças tecnológicas determinam o surgimento de um novo telespectador fora do centro, nada mais oportuno que discutirmos nosso papel impulsionado por estas mudanças. Ao invés de telespectador cativo ou receptor passivo, sem acesso e poder de escolha, um telespectador emancipado.

** Bosco Martins é Jornalista e Diretor-Presidente da 104,7 FM Regional e da TVE Regional/MS

compartilhe

comentários feed

+ comentar
arlindo fernandez
 

Bosco,
Falei com o poeta Manoel de Barros ontem.Devo visita-lo esta semana. Escrevi 2 contos para o menino Manoel.
saudações pantaneiras do sul

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 13/12/2006 11:03
sua opinião: subir
Bosco Martins
 

Fala Arlindo,
Estive com ele está semana e falamos de você, falei também da homenagem que o Canal Brasil ( além da TV- Educativa Regional de MS) preparou para ele. O Canal Brasil, vai exibir o " Caramujo Flôr" do Joel Pizzini, dia 19 às 2l horas ok imperdivel!

Bosco Martins · Bonito, MS 16/12/2006 21:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
arlindo fernandez
 

GeraldoEspíndola
As gravações da França estão nas mãos do Geraldo. Ele precisa editar. (tem possibilidades?)
Bosco,
Sobre a programação, estou de olho!.
saudações.

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 16/12/2006 21:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bosco Martins
 

Arlindo,
Geraldão esteve hoje na TV-E para fazer cópia do material, que
já estava editado, amanhã vou saber o que deu. A programação estréia amanhã 20.
Abs
Bosco

Bosco Martins · Bonito, MS 19/12/2006 21:44
sua opinião: subir
Rodrigo Teixeira
 

Oi Bosco, q beleza sempre q vc aparece por aqui. Estou lendo tudo com calma, mas já de cara me vem a pergunta para vc: por que não disponibilizar alguns dos programas, como do Geraldo Espíndola, por exemplo, que já é fã e colaborador do Overmundo, no banco de cultura??? Desta maneira já disponibilizaria tb o material em Creative Commons, como tudo q é postado no Overmundo.
Que beleza de material q vc postou do Manoel! Quanta falta faz o Bosco 'jornalista' com estas matérias de alto nível. Na verdade eu acho q falta a gente chacoalhar o jornalismo cultural de MS. Vc é peça fundamental.

Grande abraço
Rodrigo Teixeira

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 20/12/2006 00:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
arlindo fernandez
 

AssinoSim, as palavras do Rodrigo. Concordo com ele.
Bosquinho...
Continue aumentando suas colaborações (vc tem os vídeos,inclusive a entrevista com Manoel de Barros)
abraços

arlindo fernandez · Campo Grande, MS 20/12/2006 09:38
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Aí Bosco - sempre na ativa. Tô divulgando aquele trabalho com pessoal de Coxim de uma olhada em http://www.overmundo.com.br/banco/viagem-pelo-mar-de-xaraes#c156708
Qualquer coisa nos falamos por este veículo maravilhoso. Conviví muito com o filho do Poeta Manoel de Barros, o João Venceslau de Barros, infelismente o perdemos justamente na hora em que ele estava me passando as músicas que tocava e que apreendeu nos barracões da fazendo com a peãozada. Não foi desta vez que consegui conhecer o poeta - o João ficou me devendo esta.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 14:27
sua opinião: subir
RIVERS
 

Antes tarde do que nunca//
Parabéns!!!
Finalmente encontramos coisas preciosas e raras...
Fique na paz
:)

RIVERS · Campo Grande, MS 9/5/2008 20:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados