Forró Caju: começam os festejos juninos em Sergipe

Foto: Márcio Dantas / AAN
1
Kadydja Albuquerque · Aracaju, SE
25/6/2006 · 103 · 6
 

O mês de junho começou de fato em Aracaju, capital sergipana, na última sexta-feira 16. A cidade está em clima não apenas de Copa do Mundo, mas também celebrando o forró e toda a tradição nordestina com muitas bandeirolas verdes e amarelas.

Até o dia 29, acontece o Forró Caju, um dos maiores eventos juninos do nordeste, com cerca de 140 atrações locais e nacionais reunidas durante 14 noites na área central dos mercados Albano Franco e Thales Ferraz. O evento é gratuito e já se tornou parte do calendário junino brasileiro. Organizada pela Prefeitura de Aracaju, a festa atrai um público nada modesto de 1 milhão de pessoas em cada edição.

O Forró Caju funciona como uma espécie de festival, e oferece várias opções de mergulho à cultura nordestina. No palco Luiz Gonzaga, as atrações principais concentram o maior público. Em outro palco menor, os artistas sergipanos têm o seu espaço garantido e o prestígio de uma platéia também considerável. Além disso, um arraial exibe apresentações de quadrilhas juninas, intervenções teatrais e trios pé-de-serra.

Na primeira noite do Forró Caju (sexta-feira dia 16), a grande atração foi o forrozeiro Flávio José, que para mais de 50 mil pessoas, cantou seus maiores sucessos. O ponto alto da sua apresentação foi a homenagem ao grande Luiz Gonzaga, uma tradição todos os anos. “Não deixo de cantar clássicos da música nordestina, meu show é baseado nessa autenticidade”, comentou. Antes dele, Genival Lacerda fez mais uma apresentação histórica com seus sucessos de nomes nada convencionais: Severina Xique-Xique, Radinho de Pilha, Mate o Veio Mate, Rock do Jegue, entre outros. Quem é nordestino com certeza conhece.

O restante do final de semana no Forró Caju ficou por conta de cantores tradicionais como Adelmário Coelho, Alcymar Monteiro, Marinês e a sergipana Amorosa, além das bandas de sucessos massivos como Falamansa. “O que acho legal aqui é que tem espaço para todo mundo, o povo participa, artistas locais fazem parte da festa também. Aqui é bem eclético, tem pé-de-serra e tem forró eletrônico”, falou Tato, vocalista da banda.

Mais artistas estarão na capital sergipana até o final do mês: Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Forroçacana, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Fagner, Trio Nordestino, e muitos outros. Hoje (segunda-feira dia 19), o forró vai se misturar à percussão e a outros elementos do folclore regional para atrair um público alternativo. A noite é da banda sergipana Naurêa, que se prepara para uma turnê na Alemanha em festivais paralelos à Copa, e do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado. A festa apenas começou e quem quiser aparecer em Aracaju ainda vai ter muito pra curtir.

Confira aqui a programação completa aqui.

*O texto que você acabou de ler faz parte de uma série sugerida e organizada pela comunidade do Overmundo. A proposta é construir um panorama do São João no país. Mapeando a variação dos estilos musicais, comidas, danças, brincadeiras etc. Vendo como a tradição sobrevive fora do nordeste, sua evolução no próprio berço, nos grandes festivais onde bandas modernas convivem com as tradicionais. Para ler mais relatos, busque pela tag Especial_São_João_2006 no sistema de busca do Overmundo.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
andre stangl
 

oi Kadydja, porque vc não vincula seu texto à nossa série sobre o São João. veja mais detales aqui. abçs

andre stangl · Salvador, BA 21/6/2006 23:47
sua opinio: subir
Ana Murta
 

Poxa, não deu pra deixar de comentar sobre a bela foto que ilustra a matéria. Parabéns ao fotógrafo Márcio Dantas, e a Kadydja pela cuidadosa e acertada escolha.

Ana Murta · Vitória, ES 29/8/2006 15:53
sua opinio: subir
Priscila Silva
 

Parabéns pelo texto.

Priscila Silva · Cabo Frio, RJ 1/6/2007 19:13
sua opinio: subir
carol de trancinhas
 

Ótimo texto e a foto caiu como uma luva, adorei!

carol de trancinhas · Brasília, DF 25/7/2007 02:50
sua opinio: subir
Aline Braga
 

Kadydja, gostei muito da reportagem e da foto! Coloquei um link para ela no meu blog.

Aline Braga · Belo Horizonte, MG 11/6/2008 21:39
sua opinio: subir
Aline Braga
 

não entrou o link, aí vai:
http://alinebrag.blogspot.com/

Aline Braga · Belo Horizonte, MG 12/6/2008 08:11
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados