Fórum Permanente de Dança / RR

Divulgação SESC
Hip-Hop da Academia Master Class
1
Marcelo Perez · Boa Vista, RR
23/12/2006 · 197 · 2
 

Desde o final de 2003 as Câmaras Setoriais vêm dando um impulso novo na cultura deste atual governo. Em 2004 e 2005 o crescimento foi qualitativo com a criação de diversas Câmaras Setoriais, entre elas estão: teatro, circo, literatura, música, dança e etc...

O objetivo maior das Câmaras é estabelecer diretrizes para uma política cultural de Estado voltada para o setor, discutir e avaliar programas em execução e mobilizar esforços e informação para ampliar as ações específicas aos vários aspectos de cada segmento (MINC, 2005).

Para isso o governo tem procurado estabelecer contato com os movimentos, entidades representativas, fóruns estaduais, etc... para que juntos possam refletir a política cultural de cada estado.

Em Roraima, o Fórum Permanente de Teatro aderiu em 2005 à solicitação do governo e conseguiu representatividade regional. Pôde inclusive participar da Conferência Nacional de Cultura, o que contribuiu bastante para elencarem prioridades neste segmento no estado.

No início de 2007 está prevista, inclusive, a criação da Federação de Teatro de Roraima. Representantes de diversos grupos de teatro do estado já estão se reunindo para discutirem o estatuto que deverá ser apresentado na reunião de instalação da Federação.

A dança no estado de Roraima segue os mesmos passos do teatro. Após o Fórum Estadual de Cultura, representantes de algumas academias de dança resolveram se reunir para avaliarem o panorama no estado e perceberam a necessidade de organização do segmento. Ainda não estão todos, mas já é um começo. “A dificuldade de agregar os colegas para discutirmos sobre o segmento no estado, pra fortalecer mesmo, foi o que nos uniu”, diz Márcio Costa, da Academia Master Class.

A importância dada à cultura no atual governo, no qual diversos editais já foram lançados favorecendo a todos de forma bem transparente, o próprio Portal da internet do MINC possibilitou uma melhora na comunicação. “É possível saber quais são as verbas destinadas à dança”, lembra ele.

O estado de Roraima ainda está fora deste circuito, mas em breve muitos projetos estarão sendo inscritos e sem dúvida nenhuma, concorrendo de igual para igual como os outros estados do Brasil.

Hoje fazem parte dessas discussões, além de Márcio Costa, Cristina Rocha, que é também uma das personalidades da dança no estado, assim como Isabel Santos, representante da dança de salão e Raquel Queiroz, que representa o Movimento Hip-Hop.

Ações para atrair a comunidade da dança fazem parte das pautas discutidas neste grupo, que ainda está em fase de estruturação, mas que já tem planos de intercâmbio entre as academias, realização de cursos e eventos.

“O maior problema do trabalho de dança na cidade é a má formação, são poucos profissionais capacitados na cidade. E o fórum vem pra ajudar, pra orientar e melhorar o trabalho de dança. Estamos interessados na formação”, diz Márcio Costa.

Ele comenta ainda que só agora a sua academia conseguiu o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, que viabiliza a realização do Projeto Adote uma Bailarina. Este projeto tem como objetivo atender a crianças da periferia de Boa Vista (hoje atende a 150), oferecendo aulas de dança como uma contribuição para a formação desses jovens.

Em breve Roraima será apresentada ao público no circuito nacional de dança, embora as academias já representem o estado por conta própria, sem nenhum incentivo das esferas públicas locais.






compartilhe

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

Parabéns, rica sua análise. Em todo país o problema da "formação" atinge o setor cultural.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 26/12/2006 13:58
sua opinião: subir
Marcelo Perez
 

Isso mesmo, Alê, aqui em Roraima a situação é muito crítica. Nós estamos afastados dos outros estados, com isso o deslocamento pra cá e pra sair daqui é muito caro.
Abraços

Marcelo Perez · Boa Vista, RR 26/12/2006 14:56
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Cristina Rocha em cena... zoom
Cristina Rocha em cena...
Sob a coordenação de Isabel Santos... zoom
Sob a coordenação de Isabel Santos...

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados