O show de lançamento do CD GerAções, realizado no domingo (17), fez mudar o velho ditado. O concerto dos músicos sul-mato-grossenses pode ficar conhecido como o ‘dia em que o santo de casa fez milagre’. A apresentação levou um dos maiores públicos à Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Duas mil pessoas lotaram o local literalmente, como há muito tempo não acontecia em um show com artistas do estado. Mais do que isso, o público vibrou com as músicas, se emocionou com as interpretações e no final todos ovacionaram em pé os cerca de 30 músicos que participaram da apresentação.
O CD GerAções foi produzido pelo músico e publicitário Márcio de Camillo e tem patrocínio da Petrobrás. O projeto reuniu, aproximadamente, 60 artistas sul-mato-grossenses para gravar canções relacionadas ao universo musical de MS. O disco GerAções tem 14 faixas com dois artistas, de gerações diferentes, dividindo cada canção.
O show de lançamento foi uma mostra do CD e provou o potencial do repertório e artistas escolhidos para o projeto, que conta com músicas de diversos compositores do MS, como Almir Sater, Tetê Espíndola, Paulo Gê, João Fígar, Carlos Colman, Paulo Simões e Geraldo Roca.
Um dos charmes do espetáculo foi os vídeos exibidos no telão nos intervalos de cada música. Imagens raras, muitas da década de 80, mostravam ‘clipes’ e depoimentos de artistas sul-mato-grossenses, entre eles, Geraldo Espíndola, Grupo Terra e Tetê & Lírio Selvagem, que tornaram o show ainda mais emocionante e afetivo para quem acompanha o desenvolvimento da Moderna Música Sul-mato-grossense desde final dos anos 60. Não só o público se emocionou, mas vários artistas que participaram do show também ficaram com o ‘coração mole’ nos bastidores. O clima foi de total integração entre platéia e músicos, com direito a pedido de autógrafos e gritos histéricos do público.
No final da apresentação, todos os músicos se reuniram no palco para cantar junto o 'hino não-oficial' do estado, a canção Trem do Pantanal (veja imagens deste momento final do show AQUI). A sensação depois do show era de que algo 'diferente', como não ocorria há muito tempo, havia acontecido. O público, que era minguado na maioria dos concertos regionais, havia aparecido de novo. Mais do que isso, deixava evidente que estava sedento pela reunião destes artistas, conhecia a maioria das canções e que aquela 'turma' era sim uma parcela significativa dos que constróem a música de MS. Não só os mais conhecidos, como Paulo Simões, Geraldo Roca e Celito Espíndola, mas alternativos como os veteranos Beth e Betinha e Amambay e Amambaí, as bandas de rock Bêbados Habilidosos e O Bando do Velho Jack (assista ao superclipe do grupo AQUI), as cantoras Melissa Azevedo e Clarice Maciel, que raramente aparecem.
O 'zumzumzum' foi tão grande que no outro dia já havia pedido para mais uma edição do show GerAções. No dia 11 de outubro, quarta, pode ter repeteco do espetáculo, inaugurando o Memorial da Cidadania e da Cultura Popular Apolônio de Carvalho, um grande complexo cultural que dará lugar ao ex-Fórum de Campo Grande. Outros pedidos também estão chegando para o espetáculo se repetir.
É o GerAções dando frutos. O objetivo do coordenador projeto, Márcio de Camillo, é esse mesmo. "Quero que o show seja apresentado mais vezes e vá para outras capitais do Brasil. A idéia é fazer circular os artistas vinculados aos CD e mostrar que Mato Grosso do Sul tem uma música de qualidade, diversificada e com potencial para ser descoberta de uma vez por todas não só pelo público de MS, mas do Brasil inteiro", ressalta Márcio.
Eu não tinha visto quando postei esta matéria aqui no Overblog, mas o meu amigo Assum Preto (Altayr) também postou as suas considerações sobre o show Gerações duas horas antes de mim. O legal é que, sem combinar, os dois textos se completam. Leia o artigo do Assum Preto sobre o Gerações AQUI!
Mais informações sobre o projeto e o CD GerAções clique AQUI! ou pelo telefone 21.2594.1354 ou 21.9857.6967 com Márcia Gomes
Ainda bem que se 'completam'...
Arroz e feijão...
Queijo com goiabada...
Leite e achocolatado... : )
Ps.: Solosolar e Kid Tex também combinam... : )
Valeu pelas fotos brou!
Rodrigo, é disso que acho falta na imprensa...Um retorno do que aconteceu nos eventos. Vemos divulgação do que vai rolar e tal, mas quando passa, ninguém mais toca no assunto. E aqui no Overmundo estou vendo essa possibilidade de se trocar impressões. Olha só, quantos comentários no site já rolaram sobre o pós lançamento do CD GerAções. Seu texto, o do Assum, lá no Observatório do Hermano a polêmica continua...E é assim mesmo que vamos aos poucos desmistificando essa coisa chamada "cultura".
Gostaria mesmo de ver o Show circulando...E se for começar agora na inauguração do memorial, melhor ainda...GerAções...
Confesso k só me dei conta da amplitude e relevância cultural deste evento qdo cheguei ao local e vi, pela primeira vez, a Concha Acústica completamente lotada. Naquele momento senti que estava presenciando um momento memorável para o Estado. Não deu outra. Foi uma noite mágica. Quem foi teve este mesmo sentimento. Penso k tinham mais de duas mil pessoas de todas as gerações e tribos. Detalhe: cantando entusiasmadas todas as músicas. Realmente foi uma noite em k santo de casa fez milagre. Nos bastidores, o clima era de irmandade e mta mta satisfação em ter grandes nomes da música reunidos (mesmo sendo apenas uma pekena parte do mto que MS tem a oferecer musicalmente). Na platéia, era possível ver várias pessoas emocionadas, com os olhos cheios de lágrimas. Não tive a oportunidade de presenciar o Prata da Casa, mas me sinto feliz em ter ido ao GerAções, 25 anos depois.... Mas se foi tão bom por que não acontece com mais frequência? Isso me fez pensar que faltam iniciativas como esta para que mais shows regionais grandiosos aconteçam em MS. Público para isso existe, por mais k 'mtos' insistam em pensar k o k vem de fora é melhor. E talento temos de sobra. Infelizmente faltam mais investimentos e incentivos para fomentar a cultura sul-mato-grossense, tanto da parte do poder público qto do privado. Torço para k as autoridades e empresários se deêm conta da importância da cultura para este povo tão sofrido, mas ao mesmo tempo tão alegre e cheio de vontade de viver! Parabéns à organização! Desejo k o GerAções consiga produzir outros volumes, pois assim como o público k esteve presente no show, fikei com gostinho de kero mais!!
Uma salva de palmas a todos os músicos deste Estado!
Com certeza o show de lançamento do CD foi maravilhoso, um publico maravilhoso... Marcio de Camillo está de parabêns, não só ele, mas todos os que se envolveram nesse projeto maravilhoso que é o GERAÇÕES... provando mais uma vez que em Mato Grosso do Sul existe, sempre existiu e ainda existirão musicos maravilhosos... como o próprio Márcio me disse em entrevista, antes de se gostar do que vem de fora, tem que se gostar do que é nosso, o que é da nossa cultura... Eu amo o meu estado e tenho orgulho dele... Muito sucesso!!!
Karine Pegoraro · Campo Grande, MS 23/9/2006 23:54
Que bacana o projeto GerAções. Não é a toa que vem de um grande músico de nosso Estado. Mato Grosso do Sul se destaca cada vez mais no ramo cultural, tendo a música como foco principal. É essa a imagem que o povo brasileiro tem que ter do nosso Estado, rico em cultura e que expressa muito bem através da música, lugares lindos e o nosso único pôr do sol, que é maravilhoso. Temos que valorizar mais nossos artitas e levar nossa cultura com muito orgulho pelo Braisl, afinal, compor Muchileira, Vida bela Vida, Trem do Pantanal, Cunhataiporã, Meu carnaval, e por aí vai, tem que ter o gostinho de conhecer um pouco da história sul-matogrossense e saber a beleza e o valor que nosso estado tem. Assim são nossos artistas...
Sucesso sempre...
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!