Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Grafite baiano é mostrado na Europa

JFParanaguá
O encontro dos baianos com grafiteiros franceses da M.A.C. Crew
1
jfparanagua · Salvador, BA
11/5/2008 · 109 · 7
 

Grupo de artistas baianos participa de intercâmbio cultural na Europa, cenário de belas paisagens, museus, catedrais, monumentos, pontos turísticos e locais históricos.

A convite do presidente do Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), jornalista Pietro Gallina, um grupo de baianos formado por grafiteiros e pessoas ligadas à arte de rua, retornou recentemente da Europa, trazendo na bagagem novidades, conhecimentos e muita experiência. O roteiro incluiu uma agenda de encontros, palestras e realização de pinturas (grafites) em Paris e Marseille (França), Linburg e Frankfurt (Alemanha), Barcelona (Espanha) e Roma (Itália). O intercâmbio serviu também para divulgação do Projeto Grafita, da Prefeitura Municipal do Salvador, considerado pioneiro no Brasil.

Participaram da visita à Europa, a convite do ICBIE, o coordenador do Projeto Grafita e superintendente de Parques e Jardins da PMS, Edvandro Castro Pinto (Tucunaré), os grafiteiros Lee 27 (Josenildo Silva), Pinel (Jackson Barbosa), o artista plástico e grafiteiro Júlio Costa e o fotógrafo, relações públicas e pesquisador da arte de rua, José Paranaguá.

Emoção contagiante

Durante a viagem, alguns momentos foram marcantes, como o encontro com grafiteiros da M.A.C. Crew, na pintura de um painel na localidade de Bagnolet, em Paris. “Pintar ao lado dos grafiteiros Kongo, Lazoo 1, Juan, Gilbert, Merri, da velha escola européia, contagiou a todos nós, revelou Pinel. Para Lee 27, “foi um momento inesquecível”. Em Frankfurt (Alemanha), os artistas baianos também tiveram a oportunidade de pintar no “Hall of Fame”, com os grafiteiros alemães Senkone e Imezone. “É muito importante para nós ver o nosso trabalho compondo esse cenário com famosos grafiteiros de várias partes do mundo”, disse o artista Júlio Costa.

No Centre the Comunication/Graphical Design School de Paris, o grupo falou para uma turma de estudantes de publicidade sobre suas experiências com a arte de rua e com o Salvador Grafita, fazendo a divulgação do catálogo do projeto. Já em Marselle, a turma manteve contato com brasileiros ligados à arte de rua.

Em Linburg, Alemanha, a professora e artista plástica, Renate Kuby, presidente da Lahn Artirts, organizou uma performance na sala de aula com os artistas baianos. Depois grafitaram uma van de propriedade de um dos membros da associação. Em Barcelona, foram feitas duas pinturas no Live Paiting do Centro Cultural Hospel Art Shaping Your Ideas, sendo uma com a participação do grafiteiro espanhol Shan. Na itália, os grafites foram pintados em tapumes de compensado, com interação de alunos da American School of Rome.


compartilhe

comentários feed

+ comentar
jfparanagua
 

Olá galera!
Sou testemunha do sucesso alcançado pelos grafiteiros Pinel, Lee 27 e Júlio Costa, durante a viagem de intercâmbio cultural pela Europa.

jfparanagua · Salvador, BA 7/5/2008 21:12
sua opinião: subir
jfparanagua
 

Legal!!!! O grafite de Salvador está cruzando divisas. Estão de parabéns os artristas Pinel, Lee 27 e Júlio Costa. Aliás, o grupo todo.
Shirley Paranaguá

jfparanagua · Salvador, BA 7/5/2008 21:29
sua opinião: subir
jfparanagua
 

Méritos para o Projeto Salvador Grafita que tem participação importante na valorização da arte-cidadâ. Como também, às pessoas ligadas a arte de rua, inclusive as citadas na matéria que tem contribuido para a divulgação dos grafiteiros de Salvador.
Maria Luiza Cardoso

jfparanagua · Salvador, BA 7/5/2008 21:46
sua opinião: subir
jfparanagua
 

Esse assunto merecia ter uma maior divulgação. O trabalho que a Prefeitura, através do coordenador do Projeto, Edvando Pinto, o jornalista Pietro Gallina (ICBIE), e o fotógrafo e pesquisador da arte de rua José Paranaguá, vem desenvolvendo, é muito interessante, principalmente por ser a arte do grafite considerada ainda muito polêmica. Iniciativa é válida!.
Kleber

jfparanagua · Salvador, BA 7/5/2008 23:11
sua opinião: subir
Denis Sen@
 

Uma coisa é certa: Quem planta sempre colhe!

Arte em tudo que é canto!!!

Denis Sena

http://www.denissena.com

Denis Sen@ · Salvador, BA 8/5/2008 11:22
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Viva Alex Valluri...viva todos os grafiteiros , artistas da poesia das cidades, do mundo.
A mídia precisava exercer mais o belo como os grafiteiros, um pouco de cor e poesia aos que passam, passantes desiludidos nas ruas, no mundo...Parabens à turma, continuem.
ab

Cintia Thome · São Paulo, SP 10/5/2008 09:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Aepan
 

Valeu galera. Tá lindo.
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 11/5/2008 03:07
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados