Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

"Gravadoras..." em CC no portal Música do Brasil

Andréa Thompson
1
Andrea Thompson · Rio de Janeiro, RJ
14/5/2006 · 104 · 4
 

Olá!

É com muita satisfação que disponibilizo para download a pesquisa "Gravadoras Independentes e o Futuro da Indústria Fonográfica no Brasil", licenciada em Creative Commons no recém-inaugurado portal Música do Brasil. Embasada em um relato histórico da indústria fonográfica brasileira, coletado por meio de extensa bibliografia e entrevistas, a pesquisa mergulha na realidade de selos, gravadoras e artistas independentes, apresentados pela jornalista Andréa Thompson como uma possível saída para a crise em torno da indústria do disco, ao lado das múltiplas possibilidades que a tecnologia tem nos descortinado na era digital. Desde já, ficam autorizadas e incentivadas quaisquer reproduções deste trabalho (sem fins lucrativos, é claro), como fomento de estudos acadêmicos acerca do futuro da música e da aparentemente conturbada indústria que a cercea.

Para os que ainda não conhecem, o Portal Música do Brasil é uma parceria das principais associações relacionadas à cultura e à música independente no Brasil, entre elas o Ministério da Cultura (MinC). A idéia do projeto é ser um elo de interseção entre todos os agentes envolvidos com a música brasileira, trazendo informações e dicas de como exportar Cultura brasileira, além de estudos referentes à indústria fonográfica, como a minha pesquisa, que pode ser acessada (e downloadeada) no link a seguir:

http://www.musicadobrasil.org.br/site/index.asp?Fuseaction=Conteudo&Menu=1,26,0,0&ParentID=26


Agradecimentos: Mario e Odaléa Guimarães; Marcelo Thompson; Gê Vendramini; Alan Dove (UK); Antonio Adolfo; Arthur Dapieve; Bruno Levinson; Cássia Chaffin; Cesar Romero Jacob; Edna Calheiros (ABPD); Eduardo Andrade (Unicamp); Gustavo Vasconcellos (FMI); Jerome Vonk, Ana, David e Leandro (ABMI); João Augusto, Kelita Myra e Roberta Guimarães (Deckdisc); Karina Kuschnir; Larissa Vieira; querido e saudoso Liô Mariz (Som da Rua); Malu Cooper; Olívia Hime, Joana Hime e Ester Lima (Biscoito Fino); Ricardo Cravo Albin; Romana D´Angelis; Ronaldo Lemos; Steve Altit; Madeleine Peyroux; Jamie Cullum; Missy Higgins; Vinícius de Moraes e Alanis Morissette.


Um grande abraço,

Atenciosamente,

Andréa Thompson
E-mail: athompson@terra.com.br
Web: www.andreathompson.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ronaldo lemos
 

Oi Andrea, que bom ver a sua contribuicao aqui no Overmundo!!! Estou tentando acessar o site do Musica do Brasil, mas nao estou conseguindo. Vai ver tem muita gente tentando acessar, vou tentar mais tarde. Apareca sempre e quando tiver um tempinho manda mais contribuicoes. O Overmundo agradece!

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 11/5/2006 23:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Andréa: muito obrigado também. Vi que você já disponibilizou o texto também no Banco de Cultura daqui do Overmundo. Vou baixar para ler.

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 12/5/2006 01:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andrea Thompson
 

Oi, Hermano. Oi, Ronaldo. O prazer é todo meu em poder contribuir com o Overmundo. Espero que essa seja a primeira colaboração de muitas. E no que precisarem, contem comigo. Sempre.

Quanto ao Música do Brasil, sanando a dúvida do Ronaldo, o portal é um pouco antipático para navegação no Firefox. Também tive dificuldade. Opte pelo Explorer, copie o link e passe, então, para o Firefox. Esquisitices do Windows, vai saber... Caso não funcione o link, tente a url direta: http://www.musicadobrasil.org.br/

Um abraço carinhoso para vocês!

Andrea Thompson · Rio de Janeiro, RJ 12/5/2006 15:17
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Living Brasil
 

Ótima iniciativa! APOIAMOS! ;-)

Living Brasil · São Paulo, SP 21/3/2008 15:06
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados