Grito Rock Integrado-Rock no Carnaval de todo país

1
Talyta Singer · Cuiabá, MT
18/12/2006 · 133 · 9
 

O Circuito Fora do Eixo passou por meses bem movimentados. De novembro a dezembro foram 6 festivais, Demo Sul, Goiânia Noise, Beradeiros, Jambolada e Dezembro Independente, que de norte a sul movimentaram a cadeia produtiva, fizeram bandas e jornalistas rodarem o país. O saldo final é positivo e comprova que debate político, profissionalismo e troca de tecnologia são os caminhos para fazer a música independente se autogerir.

Agora, todas as expectativas recaem sobre 2007, que começa com festivais mais consolidados, público fiel e reconhecimento da mídia especializada. O próximo ano será marcado pelo crescimento e fortalecimento do Circuito, que deverá atingir todos os estados do país.

Pra começar o ano bem e mostrar a força da rede de ações do movimento, acontece em fevereiro o Grito Rock Integrado. Um festival que, simultaneamente, acontecerá em mais de 15 cidadaes do país durante o Carnaval.

Articulação
Em menos de um mês de articulação, produtores de Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Jaú (SP), Vilhena (RO), Londrina (PR), Macapá (AP), Mogi das Cruzes(SP), Natal-RN, Palmas (TO), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Rio Branco (AC) e Manaus (AM) já demonstraram interesse em integrar a rede de eventos.

O objetivo de realizar um mesmo evento em várias cidades é ventilar a produção local e fazer circular mais bandas, além de chamar atenção de mais mídias, já que é um fenômeno artístico e cultural que explora as semelhanças e diferenças de cada cadeia produtiva envolvida.

A ação integrada também ajuda a visualizar como o circuito funciona a partir da troca de tecnologia e de como as ações locais potencializam e caracterizam um circuito multifacetado e aberto a quem quiser interagir com ele.

O Grito Rock integrado é também uma forma de visualizar o Fora do Eixo como Creative Commons, onde cada entidade participante usa e adapta as ferramentas do Circuito conforme as necessidades locais.

Mas, para que em meio a tanta diversidade o Grito Rock não perca sua identidade, a integração se dará por contato direto entre os produtores, e um selo que identifica cada ação local, mesmo que sob outro nome, dentro da rede de ações do evento.

Paralelo a isso, o Espaço Cubo, responsável pela produção de conteúdo do Circuito, enviará newsletters com atualizações sobre a movimentação e um projeto comercial que deixa claro o objetivo da ação integrada e possibilita a captação de recursos a rede de ações e não apenas para um evento.

A expectativa é que o Grito Rock Integrado gere um público de 25 mil pessoas, com 150 bandas circulando nas cidades participantes.

Por enquanto, a maior parte dos produtores locais está trabalhando em garantir a viabilidade do projeto, mas em algumas cidades o Grito Rock já tem formato e datas definidas.

Grito Rock Jaú(SP)
O Grito Rock organizado pelo selo/produtora Engenho Musical foi um dos primeiros a abrir inscrições e começar a divulgação do evento. O site www.gritojau.com.br já está no ar e mostra qual a cara do circuito do eventos.

No site, existe uma área de notícias que será atualizada com as informações sobre a rede de ações, além do espaço para inscrição de bandas, que vão até 7 de janeiro.

As bandas selecionadas e as datas do festival serão divulgadas até o dia 10 de janeiro. Estima-se que até lá, todos os festivais estejam confirmados e aí começa a divulgação maciça do evento em mídia nacional.

Grito Rock Goiânia(GO)
A cidade apontada como Seatle do rock brasileiro abrigará também um Grito Rock. Segundo João Lucas da Fósforo Records, as datas e os locais ainda não foram definidos. O selo pensa em realizar o evento no lendário Martim Cererê, em dois dias de shows com headliners vindos de outros estados.

João também confirmou que a nova seda da Fósforo será inaugurada em janeiro, misturando loja da Distribuidora Fora do Eixo e estúdio de gravação o novo espaço coicide com o lançamento da parceria com a Tratore, que passará a distribuir o material das bandas do circuito.

Grito Rock Macapá(AP)
O Coletivo Palafita é talvez o grupo político-cultural mais jovem, e com certeza o mais fora do eixo do circuito, mesmo assim já está na correria pra realizar o primeiro festival de rock independente do Amapá, o Grito Rock.

Por enquanto as informações estão disponíveis no www.coletivopalafita.blogspot.com

Grito Rock Cuiabá(MT)
O Grito Rock começou a ser realizado em Cuiabá pelo Espaço Cubo em 2002, e agora com o Circuito Fora do Eixo, existe a possibilidade de interligar o evento que já existe com uma séria de ações que se desencadeiam em todo o país. Desde o início, a programação de shows do festival acontece durante o Carnaval e termina com o Enterro dos Ossos no sábado seguinte.

Este ano, o festival acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 24 de fevereiro no Clube Feminino e já tem Faichecleres (PR), Nicles (AC), Forgotten Boys (SP) e Fuzzly (MT) como nomes confirmados na programação. Além dos shows, o Grito Rock tem uma programação de seminários que se preocupa em debater o Circuito Fora do Eixo e o mercado musical independente cuiabano.

O Enterro dos Ossos acontece no dia 24 e tem na programação as bandas locais mais votadas pelo público durante os três primeiros dias de festival. Depois dos shows desse dia, o público ainda elege a banda que mais destacou e ela recebe como prêmio a gravação de um cd no Estúdio Cubo. No ano passado, o público escolheu Lord Crossroad e o cd da banda deverá ser lançado no Grito Rock do próximo ano.

As novas informações sobre o festival cuiabano estão sendo publicadas no www.hellcity.blogger.com.br e no www.espacocubo.blogger.com.br

Mais
Qualquer produtor que se interesse em realizar o Grito Rock, pode entrar em contato com o Planejamento EC que estará explicando melhor o funcionamento do evento integrado e poderá dar os primeiros direcionamentos. É só mandar um e-mail para cuboplanejamento@gmail.com.

Além disso, informações e novidades estão enviadas em newsletters para os cadastrados em nosso banco de dados. Os cadastros podem ser feitos pelo e-mail cubocomunicacao@gmail.com.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Dewis Caldas
 

Opa, o carnaval vai deixar de ser axé!! rsrs

Era massa trazer Violins (GO)

Dewis Caldas · Cuiabá, MT 15/12/2006 12:48
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Marielle Ramires
 

boa talyta singer! vamos encher de fora do eixo news isso aqui. rs
abraços.

Marielle Ramires · Cuiabá, MT 15/12/2006 16:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Ótima iniciativa. Apenas acho que não devia ser apenas rock.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 16/12/2006 18:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcelo Torca
 

Essa idéia é muito boa mesmo, em 2004 eu articulei o FORROCK, mistura de bandas de Forró e Rock no Carnacross de Paulicéia/SP que acontece no carnaval. É interessante ter vários ambientes musicais, inclusive o Rock Brasileiro no período de Carnaval, atraindo outras tribos. Gostaria de participar também.

Marcelo Torca · Paulicéia, SP 17/12/2006 14:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Talyta Singer
 

Alê, mas o nome Grito Rock não impede que bandas de outros estilos participem dos festivais, até porque a cena independente mesmo sendo muito caracterizada pelo rock, hoje já abriga a mpb, a música eletrônica, a música regional.. e por aí vai.

Talyta Singer · Cuiabá, MT 18/12/2006 11:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Uirá Alem
 

Cerveja gelada...

Uirá Alem · Cuiabá, MT 19/12/2006 04:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
capileh charbel
 

ai talita , bela matéria. parabens.
saudaçoes do chilli mostarda

capileh charbel · São Paulo, SP 18/1/2007 19:03
sua opinião: subir
ronaldo lemos
 

Alguem sabe a programacao do Grito do Rock em Uberlândia? É lá que pretendo conferir o festival.

ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2007 18:23
sua opinião: subir
Walquíria Raizer
 

...muito bacana a matéria, Talyta!

Walquíria Raizer · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2007 22:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados