Neste ano, as tradicionais marchinhas carnavalescas darão lugar aos riffs das guitarras do Oiapoque ao Chuà entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2007
A cultura urbana se manifesta de múltiplas formas e em variadas ocasiões. Do rock ao rap, das intervenções de stencil ao graffiti, do skate ao basquete de rua. Muitas são as manifestações que evidenciam a dinâmica cultural estabelecida na contemporaneidade, seja nos festivais independentes ou mesmos em festividades populares tão tradicionais neste paÃs de dimensões continentais como as comemorações do Carnaval.
Neste ano, as tradicionais marchinhas carnavalescas darão lugar aos riffs das guitarras do Oiapoque ao ChuÃ.
O evento será o Grito Rock Festival, que acontecerá do dia 17 a 21 de fevereiro de 2007 em doze estados brasileiros, que simultaneamente, promoverão a comemoração da cultura urbana durante cinco dias de muito rock'n roll, fazendo circular mais de cem bandas em todo o paÃs.
Estima-se que as treze produções a serem realizadas em Belém-PA, Cuiabá-MT, Goiânia-GO, Jaú-SP, Vilhena (RO), Londrina-PR, Macapá (AP), Mogi das Cruzes-SP, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Velho-RO, Rio Branco (AC) e Uberlândia-MG , reunirão um público de pelo menos vinte e cinco mil pessoas.
Conforme o coordenador de planejamento do Espaço Cubo Pablo Capilé, um dos articuladores da iniciativa, a ação integrada é um marco na cena independente nacional pelo nÃvel de profissionalismo, organização e articulação dos produtores do Circuito Fora do Eixo. "Um festival que antes era realizado exclusivamente em Cuiabá, em 2007 será uma ação simultânea que integrará cidades de diferentes estados, e que promoverá a troca de know-how e o fortalecimento desta rede de trabalho que se mostra cada vez mais consistente", avaliou.
Para o jornalista e produtor Vinicius Lemos, da Fan Rock Rondônia, a ação integrada mostra uma realidade ou o tamanho dessa movimentação, seus acertos e suas vitórias. "Num movimento que tem como marca a não institucionalização, essa ação integrada fará com que o Brasil veja de uma vez, em várias cidades e cenas diferentes e distantes, uma paixão em comum e diversos produtores lutando por ela ", defende.
De Belém (PA), Bernie Walberny, produtor independente, destaca que essa é uma das coisas mais "rock'n roll" que já viu acontecer no cenário independente nacional. "Fazer uma ação, acontecendo ao mesmo tempo em 10 lugares, é lindo. Estimula a produção, faz com que as pessoas conheçam mais ainda o que acontece fora do eixo, gera expectativa, chama atenção".
Já para o jornalista Lúcio Ribeiro, o sentido rebelde do rock ajuda a quebrar o monopólio sonoro de samba e axé que toma conta do paÃs nos primeiros meses do ano. "Nada contra o samba ou o axé, mas tudo a favor do rock", finaliza.
10 lugares ao mesmo tempo? Impressionante essas coisas da ERA INTERNET. Falar nisso, não rola uma página amiga?
DiogoFC · Criciúma, SC 11/12/2006 16:44Parabéns ao Pablo pela organização! Marielle, a gente podia ver uns links : espaço Cubo, Fora-do-eixo, fotos do evento anterior?
Claudiocareca · Cuiabá, MT 11/12/2006 18:49
Vamos ao links rapaziada:
gritojau.com.br
espacocubo.blogger.com.br
e sugiro também as comunidades no orkut!
,)
parabéns marielle. vida longa ao rock'n roll. grande pablo, tacada de mestre. cultura em rede, isso pega!
eduardo ferreira · Cuiabá, MT 11/12/2006 21:46
se Fortaleza estivesse ao alcance de um evento desses, seria maravilhoso!
Boa iniciativa!
~Já são vinte cidades em quinze estados distintos. Informações no www.gritorock.com.br.
Marielle Ramires · Cuiabá, MT 3/2/2007 22:31Alguem sabe a programacao do Grito do Rock em Uberlândia? É lá que pretendo conferir o festival.
ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 4/2/2007 18:22
Ronaldo, ainda não lançaram...
Quando sair, será publicado no www.gritorock.com.br.
,)
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!