História da Imprensa no E.S. ganha livro digital

Projeto CoCa
Quase 200 - Livro Digital da Série Comunicação Capixaba
1
Marcus Vinicius Paiva · Vitória, ES
11/12/2008 · 157 · 3
 

A sétima edição do Projeto CoCa (Comunicação Capixaba) chega com novidade. O livro Quase 200 – A Imprensa na história capixaba será lançado em formato digital para leitura na tela ou download via web. A edição impressa será distribuída apenas às bibliotecas públicas e às instituições de ensino do Estado. O site oficial do projeto é www.comunicacaocapixaba.com.br. O livro também será lançado em vários outros sites especializados e bibliotecas digitais mundo afora.

O lançamento em formato digital deve-se à potência de distribuição e de conexões da internet. “Como o objetivo principal dos livros, que visam à produção de uma memória das atividades comunicacionais no Espírito Santo, é levar ao maior número possível de pesquisadores, estudantes e cidadãos informações que até hoje não estavam disponíveis, nada melhor que estar na rede. Com essa estratégia, queremos democratizar o acesso aos conteúdos e fomentar novos olhares, buscar contribuições, enfim, fazer circular conhecimento”, considera o professor doutor José Antonio Martinuzzo, do Departamento de Comunicação Social da Ufes, coordenador do Projeto CoCa.

Nesta sétima edição, o tema são os dois séculos de imprensa no Brasil. Como bem destaca o título, “Quase 200”, no Espírito Santo os duzentos anos ainda não podem ser comemorados, mas abrem uma oportunidade para reflexão. A imprensa só chegou às terras que amargavam o desterro da função de proteção às riquezas de Minas Gerais somente em 1840, portanto, 32 anos após o histórico 1808. Na cronologia dos periódicos pioneiros em todo o País, o Espírito Santo só ficou na frente de Amazonas e Paraná, que se tornaram províncias do Império somente em 1850 e 1853, respectivamente.

De O Estafeta, o primeiro jornal capixaba, aos dias de hoje, o livro, escrito por alunos do curso de Comunicação Social da Ufes sob orientação de Martinuzzo, traz a participação da imprensa nos principais movimentos e períodos históricos do Espírito Santo desde a chegada da mídia por aqui.

Este e os outros livros da série podem ser conferidos também aqui, no Overmundo.

Edições anteriores: Rádio Club Espírito Santo – Memórias da Voz de Canaã; Balzaquiano – Trinta anos do Curso de Comunicação Social da Ufes; Diário Capixaba – 115 anos da Imprensa Oficial do Estado do Espírito Santo; Impressões Capixabas – 165 anos de jornalismo no Espírito Santo; Roda VT – A televisão capixaba em panorâmica; Comunicação Organizacional – Um século de história no mundo e 50 anos no Espírito Santo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Dutra
 

Acessei o site do proejto e já baixei um livro.
Muito bom

Dutra · Granja, CE 9/12/2008 21:18
sua opinião: subir
ayruman
 

Belo Trabalho. Sucessos aos capixabas.
Luz e Paz. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 11/12/2008 20:27
sua opinião: subir
_Lele_
 

Muito legal!
Também vou baixar o livro.

_Lele_ · Vitória, ES 12/12/2008 02:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados