IDENTIDADES MAREIAM ABAIXO

1
LUC ARAÚJO · Macapá, AP
25/5/2007 · 53 · 6
 

Para quem tem grande curiosidade de conhecer a riqueza ritualistica, musical e religiosa do Brasil encontra uma bela representação em Macapá, Amapá, nas comunidades quilombolas espalhadas na terra Tucuju. O Marabaixi é a representãção sincretica da musicalidade e da religiosidade afro-descendente fortissima no norte do pais. O quilombo urbano do Curiaú repercute essa riqueza mantendo tradições e identidades. mas é preciso dizer que esses elementos particulares não são irretocáveis, o tempo, as novas gerações, e muitas vezes as vaidades tratam de modificar aquilo que possui o cheiro da tradição representada nas cantorias, ladainhas, no consumo da bebida ritualistatica (a gengibirra), no efeito de transe que causa a bebida unido ao constante canto, e a organização do rito em forma circular. É contagiante e repelto de simbolismos. Uma bela pedida. Chegando em Macapá, seguindo pelo estrada do Curiaú (bem conhecida pelos moradores locais) encontra-se em meio a uma bela paisagem natural o quilombo do Curiaú, representação da negritude amapaense; não único quilombo do estado, é certo o mais próximo da cidade, no entanto, um dentre tantos outros representantes de uma bela etnia, assim como a presença dos grupos indigenas locais. Oxalá para todos!
LUC ARAÚJO

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Luc, conta mais! Queria ver fotos e saber mais detalhes! Parece interessantíssimo e você só deu um gostinho da gengibirra pra gente! :) Lembrando que enquanto está na fila de edição você pode editar a matéria, é só clicar no lapisinho. Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 23/5/2007 19:33
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 

MEU AMIGO LUC...

Eita Brasil bonito!

Os retratos dos Brasis merecem elogios...

Parabéns!

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 26/5/2007 15:41
sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Caro Luc,
A nota deixa a desejar justamente pelo interese que pode despertar. Acho que você poderia ter se estendido mais. Fica nos devendo!
Abraço!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 26/5/2007 19:47
sua opinião: subir
Saramar
 

Luc, agora que estou lendo João Ubaldo e a beleza de "Viva o Povo Brasileiro", ando curiosíssima para ver e saber mais sobre essas tradições africanas dentro da nossa cultura.
Muito interessante e concordo com os overmanos que já comentaram: por favor, continue.

beijos

Saramar · Goiânia, GO 26/5/2007 21:03
sua opinião: subir
LUC ARAÚJO
 

Aos bons amigos que comentário meu pequeno texto-provocação reposndo que com todo prazer vou falar mais sobre o Marabaixo. Aos poucos vou postando mais dados, vivências, belezas sobre a cultura do Amapá. Obrigado minha car Helena, Lailton, Egeu(se despertei seu interesse, estou alegre), Saramar. Agradecido. Participar desses diálogos mais que pertinentes sobre nossa rica cultura brasileira é um grande presente. Continuemos nossas conversas. Em breve envio mais textos. Estarei coletando material numa viagem a Mato Grosso. Em uma semana envio noticias. Mas, somente de aperitivo: A Gengibirra é uma bebida feita pelas mulheres, tem um gosto forte já que a presença da cachaça dá a tônica. O bairro do Laguinho aqui em Macapá é um desses cantos representativos da cidade onde vivem familias afrodescendentes, digamos, é uma mancha da negritude, onde despontam nas épocas de ciclo do Marabaixo, festejos em várias casas, nas ruas da cidade. Tentarei apresentar fotos, e quem sabe até gravações sonoras sobre as ladainhas. Interessante relacionar a obra de João Ubaldo Ribeiro tendo em vista que precisamos aprender a apreciar nossas identidades como meio de conhecermos aquilo que Darcy Ribeiro aponta como sendo um povo misturado que somos nós. Até logo, caros overmundanos, Oxalá,
Luc Araújo

LUC ARAÚJO · Macapá, AP 26/5/2007 22:41
sua opinião: subir
Mochileiro Tuxaua
 

Isso aí Luc, vamos divulgando com orgulho nossa rica cultura brasileira. Permita-me contribuir para o debate... Compartilho com vc e demais amantes culturais, minhas vivências por outros quilombos e comunidades afrodescendentes do Amapá além Curiaú, mais à beira de nossos caudalosos rios amazônicos, mais isolados e escondidos. Acessem:
- mochileirotuxaua.blogspot.com (com textos, fotos e vídeos);
- especificamente sobre a nossa gengibirra (cachaça, gengibre e abacaxi), deixo vcs com a famosa D. Maria do Quilombo Pirativa: http://www.youtube.com/watch?v=UOUEG90a1bM

abçs fraternos,

Jonas Banhos
jonasbanhosap@gmail.com

Mochileiro Tuxaua · Itaubal, AP 25/1/2011 13:02
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados