III NOITE CULTURAL – A PERIFERIA BRILHA

Caravana Arcoiris
Samba Inocente
1
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
5/10/2007 · 120 · 14
 

Quem foi ao Gonzagão na noite do sábado, 28 de setembro, teve uma grande surpresa com a beleza da diversidade da produção cultural da nossa juventude. Pelo palco principal, tablado da pista de dança e palco do espaço Gonzaguinha desfilaram cantores, grupos musicais, grupos de dança, teatro de bonecos e quadrilhas juninas: Grupo Musical Luzeiro do Orerê, Companhia de Dança Rick di Karllo, Teatro de Bonecos, Projeto Arte Cênica na Escola, Grupo de Dança Balangudango, Grupo Popular de Dança Asa Branca, Samba Inocente, Quadrilha Junina Asa Branca, Quadrilha Junina Luiz Gonzaga, Forró Só Mais Eu, Galera do Ghetto, Grupo Break Boys, Minho San Liver, Ilânio Oliveira e Forró Pé de Serra, além de artesãos que expuseram os seus produtos em uma área reservada para esse fim.

Os artistas/educadores da Caravana Internacional Arcoiris por La Paz, atualmente hospedados no espaço, coordenaram um ritual de abertura saudando a diversidade cultural dos povos que habitam o planeta, acompanhado de um canto indígena que celebra os quatro elementos que nos proporcionam viver como ser vivo: O ar, a terra, o fogo e o ar, além da bela projeção de algumas imagens coletadas pela Caravana em diversos lugares, em sintonia com movimentos de expressão corporal das bailarinas do grupo Balangudango e o fundo musical, composto pelas músicas pacifistas do grupo musical Luzeiro do Orerê.

Dentre os aspectos que mais chamaram a atenção, destacamos o fato de uma parcela expressiva dos artistas e grupos terem pouco tempo de organização e de ensaios e alguns, mesmos os mais antigos, terem tido poucas oportunidades para se apresentar em espaços com a qualidade da estrutura oferecida pelo Gonzagão. E a maior surpresa foi exatamente essa: a excelente performance da maioria dos novatos.

E um dos maiores motivos de grande satisfação foi exatamente o entusiasmo e vibração do público, algo em torno de 600 pessoas, na hora da apresentação de diversos grupos, em especial o Samba Inocente, o qual mobilizou um grande número de admiradores oriundos do bairro Santa Maria, local onde mora a maioria dos seus integrantes.

Outra marca importante do evento foi a organização coletiva através do Consórcio Cultural do Conjunto Augusto Franco e Adjacências que reuniu representantes de diversos grupos que, em alguns casos além do envolvimento como artistas, participaram também como produtores.

Esse modelo de gestão garantiu o comprometimento de agentes culturais da comunidade, repercutindo na divisão e aprendizado das tarefas e rotinas de serviço, observado de forma positiva por um especialista em políticas públicas para inclusão, o que além do sucesso atual, conseqüentemente garantirá a possibilidade da realização de outras ações culturais, independente do humor dos gestores públicos de plantão.

Agindo dessa forma acreditamos que será evitado o que aconteceu em anos recentes, quando a comunidade ficou culturalmente debilitada por causa da falta de vontade política do poder público em promover e/ou incentivar a realização de eventos semelhantes à III Mostra Cultural, o qual já tinha sido realizado através da iniciativa de artistas e grupos culturais da comunidade em anos anteriores, utilizando as estruturas da Igreja Católica como apoio.

E foi exatamente por isso que o formato da noite cultural foi escolhido para darmos início ao processo de visibilidade das ações de parceria público-comunidade, que é uma das diretrizes programáticas do planejamento das ações da Secretaria de Estado da Cultura, capitaneada pelo Professor Luiz Alberto.

Em termos conclusivos vale a pena registrar as palavras da coordenação da Quadrilha Junina Asa Branca, que deu uma expressiva contribuição para o êxito da III Noite Cultural. Em uma das reuniões preparatórias, afirmou: “A data de realização da noite cultural é uma data para nos encontrar, comemorar sempre e deixar registrado em mossa memória como a noite da integração cultural do Conjunto Augusto Franco e Adjacências”.

E foi isso mesmo, confirmando as palavras do poeta Fernando Pessoa: “Deus sonha, o homem quer, a obra nasce”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
anamineira
 

Zezito, cadê as fotos? Deve ter sido um belo encontro. Conheço Aracajú, por isso fiquei com vontade de ver as fotos do evento. Tenho parentes aí. Minha sobrinha faz parte de um conjunto musical : The Top´s. Eles vão sempre em eventos no Gonzagão. Abraços mineiros.

anamineira · Alvinópolis, MG 1/10/2007 20:12
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Ana,
Aí estão elas. Demorou por conta de alguns contratempos.
Coincidentemente na manhã do dia 01 (segunda), encontrei o criador da banda The Top's, Tonho Baixinho, e não demorará muito para realizarmos um show com a banda no Gonzagão.
Um abraço sergipano com cheiro de mangaba.

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 3/10/2007 08:25
sua opinião: subir
anamineira
 

Obrigada Zezito! Que encontro bacana. Adorei as fotos, então da quadrilha, nem se fala. Minha sobrinha que faz parte da Banda The Top's chama Taiche, uma galega lindona. procure por ela e diga que mandei um abraço. Sou a Tia Ana, casada com Tio Marquinhos de Alvinópolis. No mais, fique com Deus e sucesso nesse Sergipe maravilhoso. Um abração mineiro.Estou sempre no Over, vamos nos encontrar por aqui.

anamineira · Alvinópolis, MG 3/10/2007 13:10
sua opinião: subir
Rubenio Marcelo
 

Que maravilha, Zezito!
Deu saudades...
Viva a nossa cultura popular. Viva o Nordeste!

abrs,

Rubenio Marcelo · Campo Grande, MS 3/10/2007 20:40
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Zezito,

Parabéns pelo trabalho de cunho sóciocultural.

Abraços

Marcos Paulo Carlito · , MS 3/10/2007 22:08
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Nobre amigo Zezito, saudades !!!

Tua colaboração é maravilhosa! Sabes que temos dos mesmos pensamentos...

É essa transformação, essa luta que precisamos fazer para poder dar chance para essas pessoas. Parabéns meu amigo, votado com gosto.

Higor Assis · São Paulo, SP 4/10/2007 07:38
sua opinião: subir
xYURIx
 

que orgulho o meu de ter participado, mesmo que meio de última hora!
eterna gratidão ao apoio do amigo zezito!!!
abracss
xxx

xYURIx · Aracaju, SE 4/10/2007 14:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Forró Só Mais Eu
 

Nós da Forró Só Mais Eu, queremos agradecer pela oportunidade de contribuir na formação cultural da comunidade. É isso que está faltando para incentivar a cultura nordestina que está ficando esquecida. Vamos continuar levantando essa bandeira.

Forró Só Mais Eu · Aracaju, SE 5/10/2007 06:27
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Zezito,
Só poderia ser voce - esse gosto, essa capacidade, esse prazer de nos dar prazer.
Por enquanto fiquei só nos restros. Imaginando tudo
estou arquivando para ler com calma. Inclusive pela riqueza de indicações, um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 5/10/2007 07:54
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 


MEU AMIGO ZEZITO!

Você é um dos poucos produtores culturais que entendem o povo brasileiro...

Adorei as fotos e a programação artística!

Que saudade do Nordeste!

Você sabe fazer arte!

Parabéns!

Abraços.

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 6/10/2007 13:19
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Caros,
Rubenio, Marcos Paulo, Higor, Lucas Meneses, Higor, Lailton, xYurix e todos que leram e comentaram via e-mail, ou que votaram tão somente, é muito legal poder receber o apoio e o incentivo de vocês.
Sem dúvida nenhuma é disso que os agentes culturais emergentes precisam - muito estimulo para poder prosseguir no esforço de continuar produzindo cultura, pois como disse o poeta. "O sinal está fechado para nós" mas, vez em quando estamos forçando a abertura e conseguindo entrar.
Valeu!!!


Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 6/10/2007 17:06
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Em todo produtor cultural, tem meu voto e apreço, bons textos aqui...
votado e parabens e foi um prezar....
abçs e votado.

Cintia Thome · São Paulo, SP 7/10/2007 07:49
sua opinião: subir
J.D. Nascimento
 

Cara eu não me canso de elogiar Zezito!! O cara está sempre com boas idéias que ajudam na valorização da nossa cultura!!
Valeu cara!!
abraço!!!

J.D. Nascimento · Santo Amaro das Brotas, SE 15/10/2007 18:09
sua opinião: subir
Grupo Teatral Velho Chico
 

Pena que não pude ir. Estava em Simão Dias. Minha cidadezinha.

Grupo Teatral Velho Chico · Simão Dias, SE 19/10/2007 16:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Quadrilha Asa Gonzaga zoom
Quadrilha Asa Gonzaga
Grupo de Dança Balangudango zoom
Grupo de Dança Balangudango
Platéia zoom
Platéia
Galera do Ghetto zoom
Galera do Ghetto
Forró Pé-de-Serra zoom
Forró Pé-de-Serra
Barraca de Artesanato zoom
Barraca de Artesanato

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados