Impressões de Leitura

Foto tirada por Ize
O Dia do Descanso de Deus, de Adroaldo Bauer
1
Ize · Rio de Janeiro, RJ
6/9/2007 · 269 · 27
 

Vida de correria, falta de tempo, exposição constante ao cenário imagético da vida cotidiana...quantos são os motivos que nos afastam hoje da ritualidade própria da leitura, que demanda do leitor disposição para se implicar com a “quietude” do livro.

Mesmo sendo amante inveterada de literatura, como não estou imune a este contexto, vinha há algum tempo experimentando a dificuldade de me envolver com este objeto de desejo.

E, diante da culpa por entregar-me ao ócio da leitura que interrompe o ritmo frenético do cotidiano, não hesitava em declinar deste prazer ... Afinal, “Deus ajuda a quem cedo madruga”...

Mas eis que, como que caído do céu, o livro de Adroaldo, que conheci por acaso no overmundo (bendito acaso!), me devolveu o direito à preguiça. “O Dia do Descanso de Deus”.

Se Deus descansa, por que eu, pobre mortal, não poderia também descansar? Mal sabia eu que à preguiça divina sobrevém a insídia pérfida do diabo. Eu aqui de livro nas mãos deliciando-me com a novela - deixando de lado a rotina escravizante do dia-a-dia – enquanto as criaturas da novela se lascavam num redemoinho de tragédia. Seria isso justo?

Tanto não seria, que o descanso tão esperado não me foi dado ...

Magistralmente fabricada, a trama não me concedeu nenhum sossego: a ausência de temporalidade linear exigiu de mim atenção e esperteza; o suspense me deixou tensa; o envolvimento com os dramas das personagens me tirou o fôlego.

Adroaldo você não me deu nenhum descanso e, ainda assim, não me resta outra coisa senão lhe agradecer de coração. Seu livro me devolveu o que Ítalo Calvino considera como faculdade humana fundamental: a capacidade de fazer brotar - do alinhamento de caracteres alfabéticos negros deitados sobre o papel - a sensibilidade e a imaginação, ingredientes sem os quais a vida não passa de uma página em branco.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Adroaldo Bauer
 

Mas bah, guria!
Vou dizer o quê, Ize.
Eu que apenas sou mais um leitor desse que já é um livro escrito e publicado. E que, já posso contar, não foi vencedor da Jornada de Literatura de Passo Fundo 2007, nem, como outros 205, constei entre os 10 listados para o primeiro prêmio, embora Saramago, listado ali, também não o tenha ganho, pois venceu Mia, um escritor Moçambicano.
E, mais ainda, que sou um leitor teu, Ize, que nos apresentou aqui a dignidade literária de Lima Barreto, tuas meigas memórias sobre as bonequinhas em Carne de Porcelana e os questionamentos teus e de todas nós, pessoas dessa outra ocidental praia, sobre se o pecado mora além mar e nem abaixo do equador.
Dizer-me agradecido é muito pouco.
Porém, o sou, sinceramente.
E, também, ternamente grato.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 3/9/2007 23:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

O livro do Adroaldo deve ser uma pela forma de escapar desse cotidiano cinza, não é mesmo? Confesso que não li o livro. Mas sendo ele de quem é, se tivesse de apostar na qualidade do escrito, apostaria todas as fichas.

Um abraço pra você Ize, e pro Adroaldo.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 4/9/2007 10:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Cida Almeida
 

Ize, bacana você dividir com a gente as suas impressões de leitura. Adorei o seu caso de amor com Lima Barreto. E também vivi os meus momentos de céu e inferno com o livro do Adroaldo. Enfim, leitura é o meu vício, apesar da vida corrida e do pouquíssimo tempo. Aqui em casa andam falando até em campanha de libertação.

Beijo grande.

Cida Almeida · Goiânia, GO 4/9/2007 10:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Sérgio Franck
 

Ize, é bonito tudo isso. Saber retribuir a um amigo, um tanto dado com reciprocidade.
Parabéns por ser assim e, parabéns ao Adroaldo pela trajetória vitoriosa.

Abraço.

Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 6/9/2007 10:20
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Bah! Guria!
Realmente a impressão da novela " O dia do descanso de Deus"
é sensacional e intimista. O texto é irreparável. Real.
Ih! Tchê. Lembrei-me que ainda o quitei junto ao Adro. Rs.
Benny Fraklin

Benny Franklin · Belém, PA 6/9/2007 14:52
sua opinião: subir
Nivaldo Lemos
 

Ize,

que belo depoimento o seu sobre o livro do nosso querido Adroaldo, o que, aliás, já não me surpreende de banal que sua qualidade (e a dele, por óbvio) impõem-se a cada dia aqui no Over. Um puta escritor que ele é, e ponto. Problema é que eu ainda não li o Descanso, não por descaso ou descanso, mas por excesso. São tantos a ler (e tanta a lida diária) em um tempo nem tanto, que acabo assim, enrolado num emaranhado de livros - os leio aos cinco, seis de vez - entre novos e velhos. Mas deixa estar que dessa vez me redimo e ao Descanso divino do Adroaldo - pela qualidade já sabida e por você provada - dedicar-me-ei com exclusividade, mesmo porque linguagem e enredo regionais requerem atenção redobrada para melhor deleite. Ainda mais escrito por alguém tão querido. Lido, trarei aqui também minha modesta, mas sincera, opinião. Prometo. Bom feriado a todos.

Overbeijos a todos.

Nivaldo Lemos · Rio de Janeiro, RJ 6/9/2007 16:12
sua opinião: subir
crispinga
 

Crítica perfeita a essa obra envolvente, essa trama de amor-suspense e vingança com gosto de quero mais!Ganhou leitoras ávidas pela continuação da estória!
Beijos, poeta!
Beijos,Ize!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 6/9/2007 22:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberta Tum
 

É por estas e outras que gosto tanto deste nosso mundo particular, literário, instigante em que seres tão distantes se alinham em algum espaço (nem tão cibernético) para compartilhar sentimentos, imaginação e cultura!
Salve!

Roberta Tum · Palmas, TO 7/9/2007 12:30
sua opinião: subir
Tony Lopes
 

Sem palavras. Leitura sempre, ainda mais quando causam tais reações. Hi, já falei demais.
O Overmundo é incrível mesmo, só hoje já li horrores, coisas humanas, cheias de vida. Nunca pensei que um sistema de comunidades individuais (estranho isso, rs) me levaria a ler tanta coisa de qualidade.

Tony Lopes · Brasília, DF 7/9/2007 12:53
sua opinião: subir
Téo Ruiz
 

Votado, é o próximo livro da minha grande lista de livros! Parabéns!!!

Téo Ruiz · Curitiba, PR 7/9/2007 18:27
sua opinião: subir
Frazão Brother
 

Achei bonito e votei. É uma honra ter um grande escritor e uma grande crítica (também escritora) tão perto de nós.

Frazão Brother · Anastácio, MS 7/9/2007 18:41
sua opinião: subir
Ize
 

Ei pessoas queridas, desculpem-me por não ter vindo aqui antes. Está acontecendo alguma coisa de errado e não estou recebendo as mensagens do overmundo em minha caixa de e-mails.
Adroaldo vc não tem do que agradecer. Seu livro - que eu não teria conhecido se não fosse o overmundo - me preencheu do que eu mencionei, e nada mais fiz do que retribuir o que vc me concedeu. Na verdade, não é só pela leitura d'O Dia do Descanso de Deus que agradeço, mas também pela paciência que vc tem comigo - leitora petulante que, diante da raríssima possibilidade de interagir com o autor, fica exigindo descaradamente dele mundos e fundos. Então, esse postado é a maneira que tenho não só de agradecer, mas de pedir desculpas. Beijo pra vc amigo

Felipe, Cida, Franck, Benny, Nivaldo, Cris, Roberta, Tony, Téo, Frazão e todos os demais que vieram aqui ler minhas impressões d'O Dia do Descanso de Deus, super obrigada!!! Sem vocês, minha iniciativa teria sido vã. Estranho que eu tenha ganho tantos votos à custa do Adroaldo. Sinceramente, não foi foi essa minha intenção.
Beeeeijos para vcs.

Ize · Rio de Janeiro, RJ 7/9/2007 23:59
sua opinião: subir
Senna
 

Muito legal essa troca de impressões que o Overmundo permite.
Isso é que faz valer a pena!

Senna · Itu, SP 8/9/2007 00:09
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Ize
Fui convidada pela Juli para ler a tua crítica, impressão ao ler o livro de Adroaldo Bauer, O DIA DO DESCANSO DE DEUS..Você, Ize nos deu o prazer de uma crítica bem elaborada.Só posso dizer que tua síntese tão envolvente e com uma boa "pena" me fez ter vontade de adquirir um exemplar do escritor.Assim será. E parabéns por esta informação sobre as letras do "overmano" ADROALDO BAUER.

Ps: Porque não nos dá o prazer de postar críticas de outros livros que leu? Seria de bom grado e importante para enriquecer o site Overmundo e a nós.
Votado,
ABÇS AOS DOIS.

Cintia Thome · São Paulo, SP 8/9/2007 06:45
sua opinião: subir
Patricia Moreira
 

Magnífico deusa Ize.. A um bom tempo não tive tanta vontade de ler um bom livro.. vejo que na primeira oportunidade terei este em mãos.. bjs querida

Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 8/9/2007 11:58
sua opinião: subir
Ize
 

Oi Senna, Cintia e Patricia, muito obrigada pelas palavras de vcs que eu devo ao tanto que gostei do livro do Adroaldo. Desculpem-me por não ter vindo aqui antes agradecer: não estou recebendo em minha caixa de e-mails os recados do overmundo.
Beijos
Ize

Ize · Rio de Janeiro, RJ 10/9/2007 20:41
sua opinião: subir
Joana Eleutério
 

Ize, deu vontade de ler o livro do Adrolado. Por sua culpa. Bjs

Joana Eleutério · Brasília, DF 12/9/2007 23:43
sua opinião: subir
Bruna Célia
 

Delícia de texto!

Bruna Célia · Goiânia, GO 15/9/2007 12:43
sua opinião: subir
Tacilda Aquino
 

Gostei demais. Se não tivesse lido o livro do Adroaldo, ficaria ansiosa para ele não de dar descanso também.

Tacilda Aquino · Goiânia, GO 16/10/2007 07:40
sua opinião: subir
Efige
 

Ize, gostei de ler o texto sobre "Impressões de Leitura
" sendo você fecha com chave de ouro nesta frase: a sensibilidade e a imaginação, ingredientes sem os quais a vida não passa de uma página em branco. Como foi bom ler você hoje, valei toda a noite, meu voto foi o 3 , desejando a você sucesso, e convidando para ler meus versos e se achar merecedor seu voto.
Deixo também o Link dos versos fora do Overmundo:
http://www.avspe.eti.br/efi1/index9.htm
Efigênia Coutinho

Efige · Balneário Camboriú, SC 2/2/2008 23:51
sua opinião: subir
Ize
 

Joana, Bruna e Tacilda muitíssimo obrigada por vcs terem passado por aqui (devo isso ao Adroaldo, né? rsrsrsrsrsr) Bjks para as três.
Bom carnaval (aqui no Rio chove de montão, mas nem com isso o povo desanima; os blocos de rua voltaram com força total. Hj saem dois aqui em Ipanema: o "Simpatia é quase amor" e o "Que merda é essa?" Ainda não decidi em qual dos dois vou sair rrsrsrsrsrsrs)

Ize · Rio de Janeiro, RJ 3/2/2008 12:52
sua opinião: subir
Ize
 

OLá Efigênia,
muito obrigada por ter lido minhas impressões sobre o maravilhoso livro do Adroaldo. Tenho encontrado seus comentários em textos que eu tb comentei e noto que vc, equivocadamente, aponta para o autor a posição do seu voto. Como vc fez aqui - "meu voto foi o 3". Queria avisar que além disso ser desnecessário, está errado (talvez fosse bom vc dar uma olhada nas regras de publicação e pontuação do overmundo). Vc está se baseando nos overpontos que é uma categoria diferente da dos votos. No caso aqui desse postado, seu voto seria o de nº 258 (veja lá logo abaixo do título). Estou avisando pra que vc não continue fazendo isso nos demais textos. Essa confusão é normal qdo a gente entra para o overmundo, como é o seu caso, não é? Depois a gente vai se acostumando com as regras.
Mais uma vez muito obrigada e um grande abraço

Ize · Rio de Janeiro, RJ 3/2/2008 13:04
sua opinião: subir
Nadir Vilela Poetisa
 

Belo texto votado!!! estou com musica nova vai la e deixe seu comentario...

beijos no core

Nadir Vilela Poetisa · Itatiaia, RJ 15/4/2008 01:37
sua opinião: subir
Ize
 

Oi Nadir,
o texto é legal pq o livro que o inspirou é o máximo.
Obrigada por tê-lo lido.
Bj
Vou ouvir sua música

Ize · Rio de Janeiro, RJ 2/5/2008 10:28
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Ize, demais pessoas, acabo de disponibilizar versão eletrônica gratuita do texto da novela O Dia Do Descanso de Deus. Está aqui mesmo no overmundo e o no Portal Literal

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 30/10/2009 15:30
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Aqui, impressões outas sobre minha novela nova, O Império Bandido.
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-imperio-bandido-avanca

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 24/8/2010 19:38
sua opinião: subir
Yeshua Arts Graficas
 

Nós da Yeshua amamos seu texto. e também em Impressões que inspiram a felicidade. Parabéns

Yeshua Arts Graficas · Curitiba, PR 28/6/2017 18:40
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados