Inaguração da Escola de Tempo Integral em Palmas

1
Bruna Célia · Goiânia, GO
14/10/2007 · 209 · 21
 

Matéria publicada no jornal EXTRA NOTÍCIAS, em Palmas-To.


Inauguração

No último dia 03 de outubro, foi inaugurada em Palmas a Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares (membro da CPT – Comissão Pastoral da Terra, assassinado em maio de 1986), localizada na Quadra 301 Norte. Uma realização do sonho de muitos palmenses, que agora têm a oportunidade de estudar em uma escola com excelente infra-estrutura e educação de qualidade.

O dia da inauguração foi marcado por muita comemoração. Do lado de fora da escola, muitas crianças, adultos e idosos aguardavam a presença do Prefeito Raul Filho, do Ministro Fernando Haddad, do Governador Marcelo Miranda, presidentes de associações, presidentes de sindicatos, secretários municipais, deputados estaduais dentre outros. Do lado de dentro, professores e alunos se preparavam ansiosamente para a apresentações culturais que fariam depois do corte da faixa que simbolizava a inauguração.

Seleção dos alunos

Ana Lúcia Tavares, secretária geral da escola, possuía em seus olhos um brilho de felicidade. Perguntada sobre como foi feita a seleção dos alunos, afirmou: “A seleção foi feita em julho. Cadastramos todas as crianças possíveis. Ficamos na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, colocamos faixas falando da escola de tempo integral, aí as famílias interessadas inscreveram todas as crianças que tinham em casa na idade de ir para escola. Foram inscritas 2050 crianças. A princípio seriam 2 crianças por família, mas a procura foi tão grande que selecionamos somente uma de cada. Caso por caso foi analisado. Fomos de casa em casa, visitamos todos os inscritos de segunda à segunda. Depois da seleção, 1150 crianças foram orientadas a fazer a matrícula. E graças a Deus, todas já estão matriculadas.”

A escola

Em seus 8 mil metros quadrados de área construída, a escola de tempo integral Pe. Josimo Morais Tavares encanta quem passa por lá. As 20 salas de aula, ao invés de serem numeradas, possuem nomes de plantas típicas do cerrado. Nas paredes, quadros com a letra do Hino Nacional Brasileiro e bandeiras do Brasil, Estado e município. Todas são equipadas com um quadro branco e um quadro negro que serve como mural de recados, uma pena não possuírem ventiladores nem ares-condicionados, o que deixa as salas muito quentes. No entanto, uma professora da escola disse que em breve as salas já estarão climatizadas.

Possui 05 laboratórios (físico-químico, ciências, multiuso, informática, línguas), banheiros organizados, uma sala de descanso, um refeitório com cadeiras coloridas e quadros com motivos tocantinenses. O complexo esportivo conta com 02 quadras cobertas, 01 campo de futebol, 01 pista de atletismo, enfermaria, salas de dança, música e lutas marciais, duas piscinas, sendo uma infantil e uma semi-olímpica.

Possui também um auditório climatizado e uma biblioteca, que para o porte da escola é muito pequena. Entretanto, possui sala de vídeo, computadores, quatro estantes com livros e o que mais chama atenção pela criatividade: o guarda-volumes, situado na entrada da biblioteca, que ao invés de números, tem nomes de escritores famosos como Machado de Assis, Gabriel García Márquez, Leo Tostói, Dostoievski. Assim o aluno não tem que gravar o número de sua chave e sim o nome de um escritor. Um bom incentivo para a leitura.

Tempo Integral

Os 1.150 alunos,divididos em dois grupos, passarão nove horas na escola e receberão três refeições diárias, cerca de uma tonelada de alimentos por dia. Pela manhã assistirão aula e pela tarde farão outras atividades esportivas e culturais.

Haverá também atendimento a outros alunos da região norte da cidade, que participarão das atividades complementares como estudo de línguas, informática, leitura, literatura e esportes. A comunidade em geral poderá, nos fins de semana, utilizar os espaços de lazer e convivência social.

Isabella Gabriel Silva, oito anos, estava presente no dia da inauguração. Ela é uma dos 1.150 alunos que foram selecionados para estudar na escola. “Achei aqui muito bonito”, comentou. Feliz, não conteve a emoção de ter sido selecionada. “Minha aula começa na segunda e eu venho de qualquer jeito”, completou.

Até o dia 29 de outubro todas as séries (do 1º ao 9° ano) já terão começado suas aulas.


Expectativas

“A nossa expectativa é que tudo dê certo, que seja mesmo um ensino diferenciado e de qualidade”, confirmou Ana Lúcia Tavares. Raul Filho, conclui “A escola dará aos alunos seguramente o que uma escola convencional não oferece.”
A comunidade agradece e espera que a outra escola de tempo integral localizada na região sul da capital, fique pronta logo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Cintia Thome
 

Bruna,
texto informativo de grande valia, tens mostrado ótimos textos no Over...
Veja este, que achei ótimo

http://www.overmundo.com.br/overblog/por-quem-os-sinos-dobram

bjus

Cintia Thome · São Paulo, SP 14/10/2007 19:23
sua opinião: subir
Lobodomar
 

Concordo com a Cíntia. Além do mais, a meu ver,... 'escola nova' é poesia concreta. Então, voto carimbado. Em tempos de depreciação da educação, a notícia de uma escola que atende em tempo integral soa como música perfeita. Parabéns aos responsáveis por essa iniciativa e a você também, que nos traz a notícia por meio de um excelente texto. Grande abraço!

Lobodomar · Guarapari, ES 14/10/2007 19:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
j.alves
 

Muito bom Bruna, e esperar para que haja muito mais escolas assim em todo canto.

j.alves · São Paulo, SP 14/10/2007 20:01
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Bruna,
suas matérias são sempre perfeitas. Jornalista pronta para o mercado. Você sempre aborda assuntos relevantes e importantes, com um olhar sensível. Parabéns! Votado!
Abraços,
Nydia

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 14/10/2007 20:31
sua opinião: subir
Rynaldo Papoy
 

Votado.

Rynaldo Papoy · Guarulhos, SP 14/10/2007 20:31
sua opinião: subir
Elizete Vasconcelos Arantes Filha
 

Gostei, votei. Senti falta de fotografias da escola.
Eli

Elizete Vasconcelos Arantes Filha · Natal, RN 14/10/2007 20:40
sua opinião: subir
Rubenio Marcelo
 

Bruna,
Um texto muito valioso. Bela publicação.
Gostei deveras.
Votado.

abrs,

Rubenio Marcelo · Campo Grande, MS 14/10/2007 20:50
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

A teu convite, conheci, valeu, votei.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 14/10/2007 21:30
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Ô menina bonita de Palmas,
legal a informação. Padre Josino, além da defesa da democratização da posse e uso da terra, carregava o outro pecado - era negro.
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 14/10/2007 22:20
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Somente fomentando educação poderemos sair da escuridão cultural.
Valeu pelo convite.
Benny.

Benny Franklin · Belém, PA 15/10/2007 10:22
sua opinião: subir
Roberta Tum
 

Bruna,
acho que o assunto é válido, mas penso que para o Overmundo a abordagem ficaria mais interessante com um enfoque além do factual, que cabem bem para os jornais.
Abraço!

Roberta Tum · Palmas, TO 15/10/2007 10:34
sua opinião: subir
Juliaura
 

voti ni tu.
Gosti di butão.

beijin.

Juliaura · Porto Alegre, RS 15/10/2007 12:05
sua opinião: subir
Candice Gonçalves
 

ô Bruna, adorei a idéia! deu até vontade de estudar lá, meu bem. será que iam me deixar escolher o guarda-volumes do GG Marquéz? acho que já deve estar tomado...

adoro os teus textos e a tua visão. beijos e continue trazendo pra gente tanta coisa boa assim.

até a próxima.

Candice Gonçalves · Crato, CE 15/10/2007 12:47
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Já havia votado antes mas não fiz comentário:

Votado com merecimento!
Toda divulgação em favor da educação merece meu apoio!
Parabéns

Marcos Paulo Carlito · , MS 15/10/2007 21:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
José Telmo
 

Parabéns pela reportagem, Bruna.
Estou feliz com as crianças que conseguiram matricular-se.

José Telmo · Belo Horizonte, MG 15/10/2007 21:48
sua opinião: subir
Lígia Saavedra
 

Bruna, quando estive em Palmas visitei o Museu do Prestes e a riqueza dos detalhes deixou-me a impressão de estar em terra de pessoas que alimentam a Cultura, vc é a prova disso.
Parabens!!
Um abraçp

Lígia Saavedra · Ananindeua, PA 15/10/2007 22:18
sua opinião: subir
Adriana Costa
 

Que sirva de exemplo para o resto do país! Educação sempre e sempre mais!
Parabéns pela publicação, muito valiosa.

Flores pra você @>--

Adriana Costa · Brasília, DF 16/10/2007 15:25
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Bruna, que boa notícia vem de seu estado!

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 20/10/2007 21:24
sua opinião: subir
Naeno
 

Texto válido. Conheces, por acaso, aí em Palmas o Juiz Severiano, ele é um grande amigo que tenho, daqui de Teresina, que agora marca lugar aí em Palmas, pelo seu caráter e personalidade que sempre foram sua marca.

Dá um abraço nele e outro em ti.
Sabes se autoabraçar. Pois é assim, depois diz, obrigada Naeno.

Um beijo
Naeno Rocha

Naeno · Teresina, PI 2/5/2009 17:14
sua opinião: subir
Hardsis
 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qeMcNmKDAsw

Apresentação dos alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo de Palmas/TO no Teatro Cora Coralina na cidade de Paraíso do Tocantins na abertura das festividades de natal.

Hardsis · Palmas, TO 17/12/2010 02:09
sua opinião: subir
Hardsis
 

http://sindimusi-to.blogspot.com/2010/12/coral-vozes-encantadas.html

Hardsis · Palmas, TO 17/12/2010 02:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados