Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Iniciativa cultural de Niterói

Luciano Simplício
Membros do FCN
1
DNA · Niterói, RJ
18/1/2010 · 10 · 2
 

Iniciativa cultural inovadora de Niterói é premiada pelo Ministério da Cultura.

2010 com o pé direito para o Fórum Cultural de Niterói, contemplado com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2009. Davy Alexandrisky, um dos fundadores do Fórum, receberá o prêmio que é o reconhecimento formal pelo intenso e primoroso trabalho deste Fórum, onde, Davy é um dos principais articuladores.
No alto da lista, com 94 pontos, em 9º lugar, o projeto “Fórum Cultural de Niterói”, encheu de orgulho os realizadores de audiovisual da cidade.
“O termo “Tuxaua” remete, para algumas etnias indígenas, à figura do articulador e mobilizador. Entende-se por mobilização e articulação as ações que reúnam representantes de diversos Pontos de Cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. São redes o conjunto ou segmento de ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si.
A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e da sociedade civil, levaram em conta critérios como histórico de atuação do candidato junto ao Programa Cultura Viva e o trabalho de interação realizado entre os Pontos de Cultura, além da qualidade, continuidade, inovação e o público-alvo do projeto”. (site do MINC).
O Fórum Cultural de Niterói é uma entidade livre, sem hierarquias ou representatividades, que desde 2007 reúne diversos grupos da cidade para pensar, discutir, lutar, propor políticas e principalmente, produzir e exibir material audiovisual com mão de obra técnica e artística essencialmente niteroiense.

Os recursos do prêmio além de serem aplicados na estruturação e ampliação das atividades do Fórum, financiarão a doação do acervo para a Secretaria Municipal de Educação. Financiará também exibições públicas e comentadas dos 24 documentários produzidos entre 2008 e 2009 para a série Niterói Encontra Niterói, produzida colaborativamente com a Niterói Filmes, da Secretaria de Cultura de Niterói e o Canal Futura. Também está prevista a Promoção de um grande Seminário de Políticas Públicas para a área do audiovisual, com as mais representativas autoridades do setor e o lançamento de um Portal virtual para os realizadores locais independentes, que em breve será a primeira experiência de uma Distribuidora de Vídeos Independente de Niterói.


Mais sobre o Fórum Cultural de Niterói
O Fórum é um espaço aberto à participação de todos os interessados na cultura de Niterói e seus integrantes também atuam na Câmara Setorial de Cinema e Vídeo do Conselho Municipal de Cultura.
Desde sua fundação, o Fórum Cultural de Niterói tem recebido várias manifestações de reconhecimento pelo trabalho que desenvolve na Cidade, sendo escolhido pelo Canal Futura para uma inédita experiência de produção colaborativa, que foi ao ar em 2008; no mesmo ano foi convidado a apresentar dois nomes para representá-lo no Conselho Gestor do NPD-Niterói – um Núcleo de Produção Digital, da SAV – Secretaria do Audiovisual do MINC, em parceria com a Secretaria de Municipal de Ciência e Tecnologia, inaugurado em agosto de 2009, no bairro de São Francisco; teve o apoio da Secretaria Municipal de Cultura para a produção da série “Niterói encontra Niterói”, com um total de 24 programas de temas variados, sobre a cidade de Niterói; em 2009 foi indicado pela parceria TV Brasil/MINC para ser o Nó (núcleo operacional) responsável pela produção dos vídeos do Estado do Rio para o programa “Ponto Brasil”, que foi produzido simultaneamente em 16 estados brasileiros, que está no ar na TV Brasil, domingo às 23:45h; é a base da Câmara de Audiovisual de Niterói, indicando o realizador de audiovisual para o respectivo assento no Conselho Municipal de Cultura de Niterói; se fez representar na CONFECOM – Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília e na Conferência Estadual de Cultura. Garantindo presença na Conferência Nacional de Cultura, que se realizará em 2010; além de várias ações de cineclubismo e outras mais, ligadas à formulação de políticas públicas de audiovisual.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
José Silveira
 

Parabéns ao Grupo. Parabéns Niterói.

José Silveira
www.palavrasdepoeta.blogspot.com

José Silveira · Niterói, RJ 27/1/2010 16:39
sua opinião: subir
Alê Barreto
 

Muito boa notícia. Contribui muito para o desenvolvimento e crescimento da sustentabilidade no setor cultural. Quero conhecer.

Abs,
Alê Barreto
alebarreto@produtorindependente.com

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 29/1/2010 14:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados