INSTITUTO AVIVA LANÇA O IMATERIAL.ORG

1
Luciana Amormino · Belo Horizonte, MG
19/7/2008 · 185 · 7
 

Ação cultural do Instituto Aviva, IMATERIAL.ORG é um espaço virtual colaborativo dedicado à cultura brasileira de natureza imaterial

Folias, catiras, doce de manga, a confecção do balaio, casas de pau-a-pique, mercados, contos, poemas, músicas... Essas são algumas das contribuições culturais já recebidas em forma de vídeos, fotos, textos e áudios que se encontram disponíveis no www.imaterial.org. Trata-se de um website dedicado à cultura imaterial que acaba de ser lançado pelo Instituto Aviva, entidade mineira sem fins lucrativos que, desde 2005, vem realizando projetos na área cultural.

Atuando de maneira informal, o IMATERIAL.ORG dá ênfase à participação popular, livre e ágil, e cria um “ponto de encontro” virtual entre pessoas que ofertam e compartilham conteúdos culturais de natureza imaterial, segundo seus valores e juízos pessoais. Tudo isto resulta num grande banco de dados de conteúdos variados que, categorizados e em conjunto, somam-se e adquirem maior expressividade na forma de memória viva e mutante.

Formalmente, por “patrimônio imaterial” entende-se, a partir da “Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial” da UNESCO, de 2003, práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Esse patrimônio, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Tomando esse conceito como principal referência, o IMATERIAL.ORG, de maneira informal, organiza o seu conteúdo em categorias inspiradas nos Livros de Registros do Patrimônio Imaterial, instituídos pelo Decreto 3551 de 2000: Saberes, Celebrações, Formas de expressão, Lugares e outras categorias que poderão ser criadas.

Patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais, o portal IMATERIAL.ORG tem a proposta de ser um espaço compartilhado, construído colaborativamente pelos internautas. Acessível a qualquer pessoa e sem fins lucrativos, o portal oferece ferramentas para receber, gerenciar e disponibilizar conteúdos (de natureza imaterial) nas formas de foto, vídeo, áudio e texto. O objetivo é oferecer ao público um “Banco de Dados Georeferenciado” com recursos para: publicar editoriais e artigos sobre a cultura imaterial; formar comunidades virtuais por categorias de interesses, através de fóruns e Calendário de Eventos; publicar uma revista eletrônica, que apresentará um apanhado mensal sobre os novos conteúdos do portal; publicar o “Radar Imaterial” como uma pequena enciclopédia usando wikimedia, através de construção distribuída, colaborada, compartilhada e moderada pelo Conselho Imaterial.Org. A busca no banco de conteúdos imateriais pode ser feita por palavras-chave, por nuvem de tags, por imagens ou de forma georeferenciada, através do ”Google Maps”, que mostra o conteúdo e sua localização geográfica.

Qualquer usuário tem acesso livre e, para contribuir com conteúdo, basta se cadastrar no próprio portal. Os autores de contribuições são incentivados a adotarem posturas generosas quanto aos seus direitos autorais, seguindo as modalidades sugeridas pelo Creative Commons. Para possibilitar a visibilidade global e a acessibilidade, o IMATERIAL.ORG é multilíngüe (português, inglês e francês) e desenhado com um padrão de HTML que facilita a navegação.

Elias Rodrigues de Oliveira, diretor-presidente do Aviva, afirma que, por ser uma área relativamente nova nas políticas públicas culturais, o acervo “imaterial” formalmente registrado é até hoje apenas embrionário, se comparado à imensa potencialidade deste patrimônio brasileiro. “Positivamente, o Registro do patrimônio de natureza imaterial pelas instituições do governo significa o reconhecimento deste valor na cultura popular. Este gesto promove o sentido de pertencimento nas comunidades, grupos e indivíduos detentores inatos deste patrimônio e renova o sentido de identidade, valorizando a diversidade cultural dos povos”, afirma Oliveira, que é Arquiteto, Artista Plástico, Arte-Educador e Empreendedor Cultural.

O IMATERIAL.ORG tem sua origem nas conexões entre os projetos culturais do Instituto Aviva, que tem em seu estatuto os objetivos de preservar o patrimônio histórico, artístico, material e imaterial, bem como promover a educação informal nas áreas de informática e inclusão digital. Assim, há uma conexão entre os projetos que o Aviva desenvolve desde a sua fundação: “Percebemos como o projeto ‘Arte na Infância’, desenvolvido desde 1999, ao ser realizado no interior, levou-nos ao projeto ‘Estética Interiorana’, cujos registros fotográficos resultaram no livro ‘Estéticas do Interior – Imagens’, lançado em 2005, que traz leituras poéticas e espelham a maneira-mineira da infância rural do autor. São imagens-imaginação, imagens-lembrança, memórias que formam identidade sócio-cultural: patrimônio imaterial da cultura interiorana mineira. Hoje, o projeto IMATERIAL.ORG é o nosso jeito-mineiro de achegar ao povo brasileiro”, considera Elias Rodrigues de Oliveira.


Mais informações:

Sobre portal IMATERIAL.ORG: www.imaterial.org
Sobre atuação do Instituto Aviva e de Elias Rodrigues de Oliveira: www.aviva.com.br

Para agendamento de entrevistas e solicitação de imagens:

Luciana Amormino
Assessora de Imprensa – Ciranda Comunicação e Cultura
(31) 96020439
E-mail: luamormino@gmail.com






compartilhe

comentários feed

+ comentar
celina vasques
 

Inicio com muito prazer sua votação!

beijo no coração

celina vasques · Manaus, AM 18/7/2008 19:50
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Luciana,
Bela e importante iniciativa.
Vou conferir e recomendar.
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 18/7/2008 21:04
sua opinião: subir
Alexandre Milagres
 

Parabéns ao AVIVA pela iniciativa!!

Alexandre Milagres · Belo Horizonte, MG 19/7/2008 19:04
sua opinião: subir
milu leite
 

já vejo o overmundo rendendo frutos!
achei a iniciativa ótima. que venham outras.
ab

milu leite · Florianópolis, SC 20/7/2008 11:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Anna Jailma
 

Votei, claro. O imaterial, o abstrato é tão mais forte e pulsante que o concreto...

Anna Jailma · São João do Sabugi, RN 20/7/2008 23:07
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

já vejo o overmundo rendendo frutos!
achei a iniciativa ótima. que venham outras.
Cliquei em cima do útil e não entrou, por isso repito e endosso o comentário acima.
Abraços,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 21/7/2008 10:35
sua opinião: subir
Roberto Girard
 

Excelente!
Obs: que não cometam os mesmos erros do Overmundo, pretender ser aquilo que não é.
Abs
Beto

Roberto Girard · Rio de Janeiro, RJ 21/7/2008 11:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados