Dam Camargo entrou em contato comigo através do email do Overmundo por causa do texto que escrevi sobre a festa do Anime Center. Sua mensagem dizia assim:
ola hermano...eu sou o inventor da cyber-umbanda que baixa entidade de yugi oh..huahuahau...gostei bastante do texto..alias gostaria da sua permissao pra divulgar ele no fotolog do anime daiko...descobri o blog por acaso...eu estava fazendo uma pesquisa sobre teatro e anime...para minha tese de conclusão da graduação..aà vi o nome do grupo..e tive essa agradável surpresa...qqer informação q vc quiser sobre o grupo..
Claro que estava querendo todas as informações sobre o seu grupo, o Anime Daiko - cada dia fico mais impressionado com a cultura japonesa-pop brasileira (e agora descubro que a maioria dos animês são proibidos de passar na TV aberta brasileira antes das 20hs sob a alegação de que são muito violentos... Aà o pessoal vai baixar vÃdeo pirata na internet... É o Estado contribuindo para a pirataria...) Mas fiquei ainda mais surpreso com o que o Dam ia me contando: como assim, o inventor?!!!
Achei que o Anime Daiko era uma entre centenas de outras bandas semelhantes... Nada disso: é a única. Se eu fosse mesmo ligado em grana, viraria um Brian Epstein nipo-tropical agora. Não tenho nem sombra de dúvida: o fã-clube vai crescer pelo mundo afora rapidinho. A combinação entre música de animê e dança tribal é comercialmente explosiva, ideal para fundamentar uma nova moda adolescente global. E o Dam, que hoje tem 24 anos, vai ser o pai da nova onda, o Elvis do novo culto (e Londrina nossa Memphis, hehehehe). Boas idéias não faltam para o rapaz, como esta conversa por email (reveladora de uma biografia tão brasileira...) comprova:
Como você começou a se interessar por animes e taikôs? Com que idade? Você tem parentes japoneses? Já em Araçatuba você gostava de cultura japonesa?
Bom... Meu primeiro anime foi o Macross, meu pai alugou um VHS pra assistir e fui no embalo, eu devia ter uns 4 anos de idade. A primeira vez que eu vi um taikô foi numa festa de Bon Odori - eu tinha 10 anos. Não tenho nenhum parente japonês, mas sempre tive um monte de amigos descendentes. Assisti Macross e depois Jaspion, fiz uns 11 anos de karatê, freqüentava festivais de cultura japonesa lá em Araçatuba.
Como foi criado o Anime Daiko? A idéia de juntar os taikôs com a música dos animês surgiu como?
O grupo se formou em 2004, mas a dança começou a nascer quando eu tinha uns 8, 9 anos. Eu tinha ganhado o LP do Jaspion, aà eu ficava pulando no sofá da minha mãe, fazendo as poses dele junto com o clÃmax das músicas...
Mais tarde, comecei a ir a eventos de cultura japonesa na minha cidade, Araçatuba. Fiquei fascinado com uma dança que todo mundo podia participar, que se chama Bon Odori... Uma dança tradicional japonesa, uma festa que se faz para os antepassados já falecidos, pra agradecer pela colheita. Aà chega eu e 3 amigos, no meio do povo dançando certinho... E fazÃamos coreografias do tipo "macarena"!
Quando cheguei em Londrina fiquei sabendo que o Bon Odori era muito forte aqui, só que era diferente.... Eles faziam macarena... E era da coreografia oficial mesmo! Eles chamam de Matsuri, ou Bon Odori moderno, que é voltado para jovens e é um pouco mais rápido.
Um dia no meu apê comecei a brincar com as músicas de anime e Super Sentai especificamente, mas ninguém sabia disso. Eu ia pra esses Bon Odoris, e junto com um amigo meu, começamos a fazer os passos da fusão... Então uma amiga minha (a Kátia Horita, que era a dona da K2, loja de mangá de Londrina) falou que bem que a gente podia montar um grupo de Bon Odori com música de anime... E apresentar no evento daqui. Falei que já fazia algo assim sozinho, e ela contou que tinha um irmão que tocava taikô... Combinamos de ensaiar nos domingos.... E até hoje é nos domingos que o Daiko ensaia.
Eu fiquei com o primeiro ano da presidência do grupo e levei o Daiko pra Anime Friends, graças a ajuda do Elton Azuma e a Kaká Horita, do zine ETHORA, amigos a quem acho muito legal ter a oportunidade de agradecer publicamente. E teve pessoas que me deram o maior apoio no nosso evento de estréia, como a Petra Leão, a Érica Awano e o Marcelo Cassaro.
Daà pra frente o grupo só cresceu, indo pro Rio, Maringá, Presidente Prudente. A gente ia pra eventos de cultura japonesa em geral, mas acabamos nos especializando em eventos de anime. Mas apesar disso em alguns raros casos a gente vai a eventos de cultura japonesa.... Mas isso tem que ser negociado com a atual presidente.
Qual a sua função no Anime Daiko? Como o grupo funciona? Tem quantas pessoas?
Atualmente eu sou responsável pela parte de espetáculos (negócio, horário e espaço). Sou também apresentador do grupo, danço no palco. Também cuido da parte de coreografia!
Vocês ensaiam sempre? Quantas músicas vocês tocam em cada show? Quais são os maiores sucessos dos shows?
Religiosamente aos domingos, independente de ter evento ou não. Atualmente estamos com 8 músicas no repertório. As que o pessoal mais dançam são a música do YuYu Hakusho, Hey Jimmy. No último Anime Center fizemos a pré-estréia da música nova (Tenchi Muyo) que o pessoal adorou...
Há outras bandas parecidas no Brasil? E no mundo?
Olha, que junte anime e taikô, não existe mais nenhuma no Brasil, e no exterior até onde eu sei ninguém resolveu fazer isso ainda.
Vocês já se apresentaram aonde? Em que lugares vocês têm mais público?
Londrina, São Paulo, Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Maringá. Curiosamente nós temos mais público no Rio do que na própria Londrina.
Como são criadas as coreografias?
Antes de pensar na coreografia, a gente escolhe a música... Assiste ao anime pra ver que poses da pra tirar dele... Mesmo que tenha muitas... É preciso ver se ficam legais na dança... Daà a gente cria passos pra essas poses... E vê se a melodia da música repete legal e encaixa com os movimentos. Caso não encaixe a gente parte pra outra.
Como o público aprende as coreografias?
Normalmente eu faço um workshop na hora com as coreografias novas... Eu fico dançando lá no palco o tempo todo... Aà o povo pode pegar de fora... E entrar lá pro meio, onde há membros do grupo orientando a galera.
Você imaginava que a sua invenção iria fazer tanto sucesso? Acho que pode fazer mais, pode virar uma febre até mundial! Você está preparado para ser o criador de uma nova tradição pop?
Hahaha... Olha, eu até esperava que o público curtisse muito, porque acho que todo fã sonha em dançar fazendo poses... Eu só não tava preparado pra velocidade com a qual as coisas aconteceram... E como se propagou... Ainda hoje eu não consigo saber a dimensão que tomou...
Ahnn bom... Espero que vire uma febre mundial mesmoo... Quero dominar o mundo! MUAHAHAHA... Taa... Falando sério: acredito que eu tô preparado pro que vier... Graças à minha famÃlia... Sempre fui orientado a manter a humildade e a escutar os outros... Acho que enquanto eu mantiver isso estarei preparado pra tudo!
Você está fazendo universidade de artes cênicas. Por que escolheu artes cênicas? Explica pra gente o que você está estudando para sua monografia de graduação? Há outras pessoas estudando a mesma coisa?
Então: eu escolhi fazer artes cênicas porque eu quero ser dublador, e pra ser dublador tem que ser ator, e quero fazer o melhor que eu puder. Por isso resolvi fazer um curso superior e nesse caminho até meu sonho surgiu o Anime Daiko.
Minha monografia consiste em fazer as pontes de ligação existentes entre o anime/mangá e o teatro. Na verdade, são alguns experimentos com isso... Tem uma cena pra demonstração das teorias que estou levantando. Olha, se existe semelhante não é divulgado, porque raramente alguém do teatro se interessa por anime. No japão existem alguns experimentos, performances, e provavelmente há algum material escrito, mas eu mesmo nunca vi ou soube que exista.
O Dam vai se tornar Ãcone pop em breve mesmo. Essa criação dele é incrÃvel, tive a oportunidade de ver ao vivo. Aliás, quando for acontecer apresentação do Anime Daiko de novo no Rio tem de colocar na agenda qui do Overmudo. É melhor ir ver logo, antes que fique difÃcil...
ronaldo lemos · Rio de Janeiro, RJ 9/9/2006 03:44Que entrevista bacana, Hermano, boas notÃcias de minha terra natal... Vamo instigar uma viagem do Dam pro Recife??
André Dib · Recife, PE 9/9/2006 21:43Hermano parabéns! Não tem um vÃdeo ou mais fotos pra ver o grupo TODO em ação? abs
Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 10/9/2006 12:02
achei um vÃdeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=uLJjivPXefo
Antes de mais nada... a matéria tá fantástica, Mano Hermano. Este tal Dam é um "personagem" por si só, e é um personagem de peso! :D
Dando uma sacada no vÃdeo que o Sudou achou para nós, dá pra ver que o trabalho deles não é apenas muito legal, mas é também muito bem feito.
Tem tudo pra virar febre, mas o mais importante é sacar que uma idéia simples e muito boa surge assim -- de repente -- e pode ir muito longe. O que não falta pra nossa gente são idéias. Basta acreditar e fazer, e ver o que acontece! :)
Hoje é dia do Encontro dos Overmanos de BrasÃlia... vamos ver também o que vai acontecer. :D
Abraços do Verde, e parabéns pro Hermano, pro Sudou e, principalmente, pro Dam! :)
p.s. ia ser legal se o pessoal jogasse as datas das apresentações dos caras na agenda...
mas o video mostra só uma parte do trabalho: o bacana mesmo e' quando o publico entra para dançar! tem no youtube tambem, sudou?
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2006 10:56
IncrÃvel! Realmente inovador.
O mais próximo que vi disso foi um amigo meu, que fez anos de karatê, e ficava fazendo os katas ao som de rock nas festas que a gente ia. Era muito engraçado.
Agora ele perdeu a chance de ser o novo Elvis pro Dam.
Abs!
Hahahahaaha... você também tinha um amigo que fazia isso, Xará? :D
Eu também tinha um, só que ele havia feito anos de Kung Fu. Era divertido ver ele dançando nas festas com todos aqueles braços e pernas voando pra todo lado e, milagrosamente, não acertando ninguém.... :)
Abraços do Verde.
É muito legal essa fusão Pop, da tradição com as tend-encias do consumo. Essas escapadas da indústria e do siso conservacionista dos velhos realmente são de enlouquecer e causam aquele gostoso tumulto, rebuliço nas pessoas. toda sorte na sua carreira , cara! Espero u dia vê-lo aqui em Curitiba
Miyashiro · São Paulo, SP 13/9/2006 10:33
Advinhem o que o Dam vai dublar quando acabar a tese!
Eu bem vi que ele estava puxando a coisa toda no Anime Center.
Vivian Caccuri · São Paulo, SP 15/9/2006 14:39
Olha eu aquiii...hahah...demorei pq eu entreguei meu tcc ontem...aà já viu a correria né!!! hermanoo..gostei bastante da entrevista..e obrigado a todos pelas opiniões!!! \o/\o/\o/
vai colocar o TCC aqui no Overmundo?
Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 19/9/2006 14:17Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!