SÃmbolo de resistência - por ter um casco grosso e viver em média 80 anos - o jabuti tem como inimigo declarado os destruidores da floresta. Por sua lentidão em se locomover é, junto como o bicho preguiça, uma das maiores vÃtimas das queimadas. No imaginário popular, povoa histórias como personagem vitorioso nos embates com a onça.
Nascido em meio a um encontro de cultura popular, e tendo como referência o Boi-bumbá do Maranhão, o grupo Jabuti-bumbá vem com toda essa vivência. Misto de sagrado e profano, o Jabuti-Bumbá se apresenta como crÃtica à devastação da floresta e como apanhado das manifestações culturais brasileiras e amazônicas, como a catira, cacuriá e a religião popular do Acre - o Santo Daime. Dos instrumentos musicais utilizados pelo Jabuti-Bumbá destacam-se a sanfona, zabumba, tambor e os maracás – instrumentos feitos de lata parecidos com choqualhos utilizadas nos hinários.
As coreografias e as músicas do Jabuti-Bumbá, que se baseiam em passos do bailado do Daime, são criadas e recriadas pelos próprios brincantes do jabuti a cada encontro. O grupo conta com quatro puxadores e trinta brincantes permanentes.
Organizado pelos Farias, tradicional famÃlia acreana de artistas, o Grupo Jabuti-Bumbá já se apresentou em diversos encontros de cultura popular pelo Brasil a fora e se prepara para se apresentar em outras feiras e festivais em 2007.
O jabuti bailou com o boi
Boi Bumba do Maranhão
Lá de onde o mestre veio
Pra uma divina missão
Jabuti pegou o boi
Amarrou e deu um nó
Com medo de tanto pasto
E da mata virar pó
(...)
Jabuti olhou pro boi
E antes do boi perguntar
Jabuti foi respondendo
Eu também sou um bumba
(...)
E no meu casco ninguém vai fazer farofa
Tá dado o recado jabuti e jabota
(letra de uma música do Jabuti-bumbá)
Caramba, WalquÃria, que coisa louca! :) Parece interessantÃssimo. Mas fiquei querendo saber mais... E também fiquei na dúvida se o ideal para esse post é o Overblog ou o Guia. Acho que pode continuar no Overblog sem problemas, mas aà você vai ter que saciar a curiosidade de quem leu essa versão: o grupo é de Rio Branco mesmo? Eles ensaiam o ano todo (e é possÃvel assistir aos ensaios?) Mesmo que eles não tenham agenda fechada ainda, dá para saber alguns lugares onde eles devem ser apresentar? (Se vierem pro Rio quero ver!) E essa famÃlia Farias?? Pelo visto eles são bem conhecidos aÃ, o que mais eles fazem? Bem que podia rolar uma conversa com alguém da famÃlia também pra gente entender como surgem essas coisas...
Bom, me empolguei, hehe, sinal de que seu post gerou mto interesse do lado de cá. Abraço!
Helena, o Grupo Jabuti-Bumbá é de Rio Branco sim.
Acontece uma coisa muito bacana: como a idéia surgiu em uma viagem/encontro de cultura popular, onde uma delegação de artistas do Acre foi de onibus (fretado) para Brasilia, houve uma aceitação imediata por um publico que hoje não se sente público e sim integrantes do Jabuti. (Vide o meu exemplo) rsrs
Sabe aquelas rodas crioulas, que as pessoas vão chegando e entrando na roda? É parecido. Uma saia rodada e pronto: dançarina do Jabuti! rsrsrs
Em um documentário sobre o Acre, que será exibido pelo canal Futura, em março, foi filmado uma apresentação do Jabuti-Bumbá no calçadão da Gameleira (calçadão em torno do Rio Acre)
Assim que o Diretor do documentário me informar da data exata da exibição, venho aqui avisar pra você assistir um pouquinho desse Acre que tanto falo...rsrs
Abraços,
WalquÃria Raizer
WalquÃria, isso daria uma matéria bacana para o programa de rádio do Overmundo, vc se habilita? Se quiser mais dicas de como fazer, entra em contato.
Abraços!
Muito legal! massa mesmo WalquÃria, a iniciativa de falar sobre o Jabuti, e mais, ele supreender as pessoas que massaaaaaaaa!!!!!
Alexandre Nunes Nobre · Rio Branco, AC 2/2/2007 18:08
Marcelo, quero sim!!!!! Adoraria fazer!!!
Alguém me ajuda?
..............
Alexandre, nunca procurei no orkut, nem sei se há, mas penso que sou daquela comunidade EU AMO CULTURA POPULAR
...E QUERO SER DANÇARINA DO JABUTI-BUMBA...rsrsrs
Sou uma Overmina nada imparcial. Só publico o que realmente acho bacana..
Será que é feio isso?? rsrs
WalquÃria, que foto bonita essa do cascudão na Gameleira. Parabéns também pelo o artigo, nós do Jabuti- Bumbá gostamos muito.Informamos que em breve, muito breve, estaremos realizando uma oficina , Construindo a Brincadeira , em Assis Brasil, fronteira com o Peru e BolÃvia, lá foi encontrado o fóssil gigante do Purus, o Purussaurus,um jacaré que mede 15 metros de comprimento.Vem aà mais um defensor da Amazônia, desta vez a bandeira é a preservação da Bacia do Acre. UM abraço,Silene Farias ( Jabuti-Bumbá).
Silene Farais · Rio Branco, AC 3/2/2007 17:38Walquiria, não é nada feio falar do que gosta por aqui. Aliás, o Overmundo tá aqui pra isso mesmo, para que pessoas apresentem a outras coisas bacanas de suas cidades. Mas continuo querendo saber mais sobre o jabuti e, já que a Silene comentou, deixo minha sugestão para que ela conte mais sobre o projeto, poste os eventos do grupo na Agenda, etc!
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 5/2/2007 10:21
Helena, vou pedir ao Grupo a programação e publicarei aqui. pensei também em publicar mais fotos das apresentações. Qual seria o local adequado para isso? Para mais fotos?
Aguardo sua ajuda.
Abraços,
WalquÃria Raizer
Overmina em Construção
WalquÃria, que massa essa história. A Silene comentou em um texto meu aqui no Overmundo (sobre o Bull Dancing) que talvez o Jabuti Bumbá venha participar do Festival de Folguedos do PiauÃ, tomara que venha mesmo!
beijo
Natacha e todos os Overnamos e Overminas:
Nos ultimos capÃtulos da minisserie Amazônia, na verdade já estamos nos ultimos capÃtulos...
gravamos com o Jabuti Bumbá!!!
Lima Duarte veio aqui pro Acre pra gravar cena com o Jabuti. Foi lindo!!!! Assistam !!! Ficou muito bacana...
Jabuti- Bumbá eu nunca tinha ouvido falar. Ô mundo "over" e suas mil e uma descobertas! Muito bom, WalquÃria.
Restou uma dúvida: em lugar de "choqualho" não seria "chocalho"?
Beijinhos carinhosos.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!