'Jogo de Cena' é homenagem às mulheres

divulgação
Eduardo Coutinho e Fernanda Torres
1
Márcio Garoni · Santos, SP
20/11/2007 · 183 · 4
 

Um anúncio no jornal, convidando mulheres a contarem suas histórias de vida para a gravação de um filme; atrizes convidadas para interpretar essas declarações reais; Eduardo Coutinho na direção. O resultado é Jogo de Cena, documentário sensível sobre a vida. Que imita a arte, que imita a vida.

O filme prova que uma idéia simples pode se transformar em obra-prima. Nada é muito fora do comum. Coutinho extrai das personagens fortes declarações, como sempre faz. As entrevistadas são sinceras, não fazem pose para a câmera, como se espera. As atrizes - entre elas Andréa Beltrão, Marília Pêra e Fernanda Torres - dão uma aula de atuação, o que também não é novidade. Tudo isso filmado no palco de um teatro, com apenas uma câmera e duas cadeiras.

As atuações são tão verossímeis que, excluindo as atrizes conhecidas, é difícil perceber se é uma atriz ou uma pessoa "real" que está falando. O diretor brinca com isso na edição, às vezes mostrando a atriz antes da entrevistada.

Jogo de Cena confirma a tese de que a realidade é tão cativante quanto a ficção. Não será exagero derramar algumas lágrimas durante o filme. É uma sincera homenagem às mulheres entrevistadas, às atrizes, à mulher brasileira.

Outra brincadeira de Eduardo Coutinho: no filme aparecem 12 mulheres, seis atrizes e seis entrevistadas. No entanto, são cinco as mulheres que têm uma correspondente atuando. As duas que sobram contam cada uma sua história. É uma grande surpresa quando, no final de um depoimento carregado de emoção, a mulher vem à câmera e diz: "Foi assim que ela disse".

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Mah Caldeira
 

Parece muito bom! Seu texto está hiper convidativo!

Mah Caldeira · Belo Horizonte, MG 17/11/2007 10:06
sua opinio: subir
joao xavi
 

acho que o ponto fundamental do filme é a tenção entre ficção e documentário. é bacana ver o coutinho conduzindo esse "debate"...

recomendo a todos, principalmente a atores e pessoas que mexam com cinema.

joao xavi · São João de Meriti, RJ 20/11/2007 14:09
sua opinio: subir
Andréa Albuquerque
 

Difícil comentar aqui, não? Quanta burocracia para a gente chegar até vc, hein Márcio! rs
Bom, quando li a sinopse já me interessei. Agora então, ainda mais. E é um tema que se reafirma depois do Tropa de Elite: o quê é ficção?
Beijos e até a próxima!

Andréa Albuquerque · São Paulo, SP 22/11/2007 16:42
sua opinio: subir
Lu&Arte
 

Olá, Márcio

Vi o filme só agora, aqui em Porto Alegre. Uma verdadeira obra-prima. Em uma sessão lotada na Casa de Cultura Mário Quintana, o filme foi aplaudido no final.

Um abraço, Luciana

Lu&Arte · Porto Alegre, RS 3/3/2008 13:40
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados