Lá vem o Trem do Pantanal !!!!

Prefeitura Chapadão do Sul
Trem do Pantanal
1
Profeta Teatro · Campo Grande, MS
18/10/2007 · 202 · 6
 

- Pai olha aqui !!! Agora vamos poder viajar também.
(minha filha em 09/05/2005)


LÁ VEM O TREM DO PANTANAL...

O que poucos acreditavam aconteceu. O Presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou a liberação de mais de 1 bilhão de reais para serem aplicados na revitalização de algumas ferrovias brasileiras e dentre elas, a nossa Antiga Noroeste. A solenidade ocorreu em Campinas- SP após sair de uma composição A Ferroviva está em festa. Duas grandes propostas defendidas pela entidade nos últimos 3 anos começam a sair do papel e podem se transformar em realidade mais rápido que pensávamos. A Prefeitura de Campo Grande convocou a sociedade organizada para estudar a utilização das áreas ferroviárias em Campo Grande, incluindo a Esplanada Central e os quase 30 km de trilhos que cortam a cidade; o governo do Estado baixou um Decreto e criou um grupo de trabalho composto de 6 Secretarias de Estado e incluiu a Ferroviva neste grupo, num enorme reconhecimento do nosso papel na questão Trem do Pantanal.

Dois atos aparentemente isolados mas que tem a força da sociedade e que tem por trás a força da história de Mato Grosso do Sul. Agora, ou vai ou racha. Quero dizer que vejo que estão sendo criadas as condições para que a antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, reconhecida por todos como a grande alavanca e mola propulsora do nosso desenvolvimento, saia do caminho do descaso e da falta de preservação e entre na ante-sala da cultura e do turismo com orgulho pois ela é a responsável, em grande parte, pela alma de Mato Grosso do Sul.

O sinal dado pela administração de Puccinelli e pela administração de Zeca do PT é claro e visível: reconhece a importância do assunto e convoca o staff governamental e a sociedade para ajudar a desenvolver as melhores idéias. A ONG Ferroviva cumpre seu papel quando ajuda o Estado a pensar na oportunidade de preservar gerando empregos e renda e mais do que isso, cumpre seu dever de entidade não-governamental de apoiar e ajudar nas iniciativas que tenham a marca da sua preocupação. É assim com a ferrovia Noroeste do Brasil. Patrimônio cultural e econômico que está largado de Mato Grosso do Sul e sucateado pela ação equivocada do governo federal em privatizar sem regras e sem fiscalização. Perdemos há mais de 10 anos a oportunidade de gerar mais empregos e renda e hoje temos que resgatar a auto-estima e os empregos que dependem da revitalização de mais de 15 estações urbanas e outras tantas rurais mas que não podemos perder de vista a questão do ferroviário e da mulher ferroviária que conhecem de perto os problemas.

A nossa cidade e o nosso Estado ganham muito com essas duas decisões governamentais em poder reconstituir uma enorme lacuna deixada no passado por outros governantes mas que antes tarde do que nunca. As idéias começam a brotar de todos os lados e espero que toda a sociedade se manifeste: as universidades, as associações e sindicatos, as ONG’s, os clubes de serviço, os historiadores, os profissionais do turismo e da cultura e as Prefeituras municipais. A adesão dever ser espontânea para que o sucesso seja garantido. As propostas devem ser corajosas, vestidas de imaginação e de estratégias.

As idéias de revitalização, baseadas na nossa realidade e nos nossos usos e costumes, afinal estamos agindo no nosso mais importante patrimônio cultural edificado. Do lado da Ferroviva, a sociedade já conhece nossas posições e nossas propostas pois estamos defendendo-as há muito tempo. Nossa entidade quer se manter engajada no processo e entra nas duas Comissões, tanto a estadual quanto a de Campo Grande, para somar, trabalhar e contribuir com o melhor.

Em 2005, 100 anos se completam do início das obras de construção da NOB em Bauru. Quem sabe podemos sonhar em comemorar o centenário da ferrovia, viajando no Trem do Pantanal ou passeando nas ruas ferroviárias de Campo Grande? Não custa nada sonhar quando o sonho está tão próximo da gente.

Texto: Ângelo Arruda
Arquiteto e Urbanista, professor da UFMS e Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA.

Enquanto este velho trem atravessa o pantanal

Só meu coração esta batendo desigual

Ele agora sabe que o medo viaja também

Sobre todos os trilhos da terra

(Paulo Simões e Geraldo Roca)


Cadê o Trem ????

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Higor Assis
 

Uau que painel...

Parece os graffites que fazemos por aqui rs.. Claro os daqui são ilegais.

Higor Assis · São Paulo, SP 19/10/2007 16:02
sua opinião: subir
acgt
 

Pois é Higor ...é o nosso "Trem do Pantanal"... pena que deve estar acabando como muitos, em algum depósito neste Brasil de meu Deus !!!
Como disse: Paulinho e Geraldo
"Ele agora sabe que o medo viaja também"
Abraço Amigão

acgt · Campo Grande, MS 19/10/2007 20:29
sua opinião: subir
 Profeta  Teatro
 

Onde está "1 bilhão de reais" que o Lula liberou ?
Alguém pode nos dizer ?
Cadê o trem....
"Só meu coração esta batendo desigual"
Vamos ter que ficar na canção !!!

Profeta Teatro · Campo Grande, MS 19/10/2007 20:37
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Profeta,

Votei porque achei louvável seu voto de confiança no Estado, este monstro corrupto que suja todo pal em que senta.

Volte daqui a algum tempo para nos contar como estará andando este importante projeto!

Abraços!!!

Marcos Paulo Carlito · , MS 19/10/2007 22:27
sua opinião: subir
 Profeta  Teatro
 

Marcos, aqui é o espaço...se 10% do nosso povo...si manifestasse o seu repudio, não só o nosso estado e sim, o "Brasil" mudaria sua cara....Vamos continua gritando, quem sabe os nossos netos venha colher...

Abraços Amigão !!!

Profeta Teatro · Campo Grande, MS 19/10/2007 22:52
sua opinião: subir
Frazão Brother
 

Apito que vem da Ferrovia, do trem, da gente, para colocar o poder local nos trilhos.
Valeu, profeta.

Frazão Brother · Anastácio, MS 25/10/2007 19:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados