Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Lariô da Tartaruga

Banco de Imagens Tamar/Ibama
Dançando Lariô
1
Dayse Rocha - DonaDeusa · Pirambu, SE
6/7/2007 · 116 · 5
 

GRUPO LARIÔ DA TARTARUGA LANÇA CD EM PIRAMBU

Projeto contou com o patrocínio do Banco do
Nordeste, através do Programa BNB de Cultura

Pirambu, 02/07/2007 – O Grupo Folclórico Lariô da Tartaruga vai lançar o seu primeiro CD ao vivo no próximo dia 07 (sábado), no Clubinho da Tartaruga, município de Pirambu (SE). O evento está marcado para 18h e deverá contar com a participação especial do Batalhão de Bacamarteiros de Aguada - Carmópolis, que fará um cortejo pelas ruas da cidade junto com o Lariô da Tartaruga. A iniciativa faz parte do Projeto “Unhas, Dentes e Canções em Defesa da Cultura”, patrocinado pelo Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura, e que tem como objetivo divulgar o Grupo Folclórico, visando o seu desenvolvimento sustentável e criando oportunidades para apresentações em outras regiões. O patrocínio incluiu a produção de mil cópias do CD com repertório que reúne cantigas inéditas e tradicionais do grupo. Os recursos adquiridos com a venda dos CD´s serão revertidos diretamente para o Lariô da Tartaruga.
De acordo com a idealizadora do projeto, Dayse Aparecida dos Santos Rocha, além da produção e lançamento do álbum, o BNB também patrocinou a realização de cinco oficinas para estudantes e professores de Aracaju e das comunidades de Pirambu e Pacatuba, ministradas em dois momentos. Primeiro, foram repassadas informações teóricas sobre o histórico do Lariô, a formação e a origem. Na outra etapa, os alunos aprenderam a dançar: a entrada, o pesqueiro, a dança de par, o batuque e, para finalizar, o efervescente marimbondo, seguido da despedida. “O CD é a concretização desse trabalho. Finalmente, depois de muita luta, noites sem dormir, é como um filho que vejo nascer”, comemora Dayse. Além de Pirambu e Pacatuba, também foram beneficiadas com o projeto as cidades de Carmópolis, Santo Amaro das Brotas, Estância, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristóvão, Brejo Grande e Japaratuba.

O LARIÔ

Com características próprias da região, o Lariô da Tartaruga mistura um pouco do Batalhão, samba de coco, Batuque e Cantiga de Roda. Os integrantes, em número de 20 pares, dançam ao som do ganzar, afoxé, atabaque, agogô e porca, obedecendo ao som do apito do mestre para a troca de damas durante a dança de roda. Os ensaios são realizados no Clubinho da Tartaruga e chegam a durar cerca de quatro horas seguidas. O grupo é formado por pescadores, aposentados, beneficiadoras de camarão, crianças e adolescentes com idades que variam entre nove e 80 anos. “Quando as pessoas iam tapar casas de taipa, os amigos faziam mutirão. À noite, para garantir que a casa tivesse um piso compactado, todos se reuniam com seus instrumentos (pandeiro, um tronco oco com borracha de câmara de ar de pneu, e alguns improvisos) e pisavam firme, dançando o batuque, a brincadeira de roda e a brincadeira de par. Assim começou o Lariô”, explicou Dayse Rocha. Segundo ela, o grupo folclórico foi reorganizado a partir de 1995 com o apoio do Projeto Tamar/ Ibama e Petrobras e, desde então, tem sido uma referência no folclore de Pirambu. Em 2001, participou da I Mostra de Música Sergipana em São Paulo, com o show "Lembranças de Pirambu", quando gravou o primeiro CD ao vivo que será lançado agora com o patrocínio do BNB, TAMAR/IBAMA e Petrobras UN – SE/AL.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Priscila Silva
 

Parabéns, adorei, aliás adoro todo tipo de cultura. Ainda mais desse tipo que resgata totalmente o regionalismo.

Parabéns Donadeusa.

Li, gostei e votei ;)

Priscila Silva · Vila Velha, ES 5/7/2007 10:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

DonaDeusa, voce é uma deusa, deusa de Sergipe. No proximo ano convida a Priscila. um abraço, andré.

Andre Pessego · São Paulo, SP 6/7/2007 04:39
sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

A batucada do Lariô é possante.. dificil é ficar parado. Soube do laçamento e é com triteza no coração que não vou poder ir.. mas fica pra próxima... A encantadora Pirambu que me aguarde.. Parabéns a Dayse pelo projeto tão legal e a o Lariõ por continuar perpetuando sua brincadeira e arte..
Valeu também D. Deusa por trazer o colorido e som do Lariô aqui para o Overmundo! Você sabe como se faz para conseguir uma córpia do CD ?

Abraço.

Thiago Paulino · Aracaju, SE 6/7/2007 19:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
thy
 

Eu, desde pequeno adorei o lariô, apesar que ninguem da minha familia dançou..Mas eu adoro dançar, o pequeiro, o marimbondo, e entre outros....

thy · Pirambu, SE 6/7/2007 20:45
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Parabens!!!
Pela "intervenção" cultural e espero que a intervenção politica que vem por aí possa contribuir para que o potencial cultural de Pirambu possa brilhar como o sol de verão que doura a pele das sergipanas lindas que viajam para suas praias em domingos, feriados e nas férias escolares.
P.S.: A foto principal está linda.

Abraço

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 9/7/2007 19:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

O Pesqueiro zoom
O Pesqueiro

áudio

Marimbondo (Maracatu do Brejão dos Negros, Brejo Grande/SE)

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter