Lavadeiras de Almenara cantam pelas águas

Neire Leal
lavadeiras abençoam águas
1
Maxakali · Belo Horizonte, MG
8/1/2008 · 123 · 4
 

As apresentações do Coral das Lavadeiras e de Carlos Farias em Teófilo Otoni, durante as comemorações do Bicentenário de nascimento do fundador da cidade, foram coroadas de êxito. O grupo arrastou multidões por onde passou. Na noite de abertura do festival da canção, 30 de novembro, milhares de pessoas compareceram diante do palco, na Praça Tiradentes, e dançaram, cantaram, brincaram de roda e se emocionaram diante da autenticidade, força e beleza do espetáculo “batendo roupa, cantando a vida”. Até o cantor Tadeu Franco, que se apresentou depois, não se conteve: _ “Carlos, eu não fazia idéia da importância do trabalho de vocês... Agora eu compreendo”.

No domingo, 2 dezembro, duas centenas de pessoas foram ao auditório do SESC para a “conversa de lavadeira”. Momento de compartilhar experiências.

Às 10 horas da manhã, com o sol ardendo na pele, todos saíram em cortejo pela Av. Luiz Boali, para a “bênção das águas” na Praça Tiradentes. As Pastorinhas da Paz e o Grupo de Folia de Reis Imaculada Conceição revezavam com as lavadeiras na condução das cantigas. Tambores, cavaquinho, violão, sanfona , palmas, vozes... Novas pessoas fizeram crescer o cortejo. Na Praça Tiradentes, principal espaço de convivência da cidade, uma multidão aguardava as lavadeiras. Em seguida, todos se dirigiram para o espelho dágua situado perto da velha locomotiva Maria Fumaça, lembrança da antiga Bahia e Minas. Enquanto as lavadeiras, as pastorinhas e os foliões se postaram sobre a ponte, a multidão circundou o lago. Crianças, jovens, idosos e até os bicho-preguiça, do alto das árvores centenárias, ficaram em silêncio para acompanhar a cerimônia ecológica. Após a saudação da prefeita Maria José Haueisen e das palavras do compositor Carlos Farias, explicando a importância simbólica do evento, todos cantaram com Valdênia Lavadeira a extraordinária canção “Senhora Santana”. Flores e pétalas foram atiradas na água. Aplausos calorosos sinalizaram o fim do ato público. A alegria tomou conta de todos, revelando, dentre inúmeras interpretações, o poder de transformação proporcionado pela cultura popular. Senhor, abençoe as águas e as lavadeiras do mundo!

PS: saiba mais sobre as lavadeiras nos seguintes endereços:

http://www.coraldaslavadeiras.com.br
http://www.myspace.com/lavadeirasdealmenara
http://www.myspace.com/carlosfariasmaxakali

compartilhe

comentários feed

+ comentar
apple
 

Olá, Maxakali!

Que preciosidade de trabalho, hein?!

São músicas variadas (em estilo e tema) que as lavadeiras de Almenara cantam com base naquilo que foi sendo passado de geração em geração, tendo chegado a elas, né?

Se estivesse sabendo, com certeza, teria ido assistir ‘as apresentações.

Veja um trecho que escutei. Se meus ouvidos não me traem, é assim:

“Mas cadê meu lenço branco, lavadeira?
Que eu lhe dei para lavar. Oh, lavadeira!

Madrugada madrugou. Oh, lavadeira!
E o sereno serenou. Oh, lavadeira!

Não tenho culpa do que se passou.
Veio uma chuva muito forte e o lenço carregou.”


Adorei! Achei ótimo você ter trazido esse trabalho tão especial até o Overmundo.

Abraço

apple · Juiz de Fora, MG 6/1/2008 21:46
sua opinião: subir
Maxakali
 

Olá Apple!

Gostei muito das suas palavras e sugestões. Fiz algumas mudanças propostas por você. O texto ficou bem melhor. Muito obrigado! Levarei suas mensagens para as lavadeiras. Estarei com elas na próxima quarta-feira. Um grande abraço!

Maxakali · Belo Horizonte, MG 6/1/2008 23:42
sua opinião: subir
Higor Assis
 

É tudo tão lindo. Obrigado por trazer algo tão especial.

Higor Assis · São Paulo, SP 8/1/2008 08:23
sua opinião: subir
Marcos Goulart
 

Gostei muito de ter divulgado isso aqui no Overmundo. Eu sou de Porto Alegre/RS, e faço parte de uma rádio comunitária chamada "Rádio Quilombo FM", se tiver materiais de áudio para colaborar com a nossa rádio, me indicia os links para download. Abraço

Marcos Goulart · Porto Alegre, RS 8/1/2008 20:05
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

áudio

O canto das lavadeiras

Instale o Flash Player para ver o player.

Adeus ferro de engomar

Instale o Flash Player para ver o player.

Senhora Santana

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados