“E quando o mar cirandeia/ Eu cirandeio na areia/ Eu cirandeio no mar†(aos trus).
As 11 faixas do novo cd do compositor pernambucano Lenine são mais uma página de sua obra, carregadas de sonoridade do mais alto nÃvel sob belÃssimas letras de canções que, por sua qualidade, não deixam a desejar em nada quando o assunto é poesia. Labiata, lançado no mês passado pela Universal, contém tudo que é sua marca: a mistura de diversos estilos com seu lirismo peculiar, distribuÃdos por canções de cunho existencial, social e ambiental.
Algumas parcerias que já acompanham Lenine há muito tempo reaparecem. É o caso de O que me interessa, carro-chefe da novela das oito da Globo, A Favorita, em parceria com o compositor Dudu Falcão. É uma reflexão sobre a turbulência da sociedade de consumo contemporânea, temática também presente em Paciência, do cd Na Pressão. Carlos Rennó, outro parceiro de longa data, que tem uma crÃtica social rebuscada, bem elaborada, distribuÃda em poesias fortes, aparece na Fogo, que se conecta aos problemas ambientais cada vez mais na pauta do dia. Uma das novidades do cd é a parceria com Arnaldo Antunes, que imprimiu pegadas de rock’n roll no cd.
Com esse disco, Lenine deixa mais que claro que a MPB está aÃ, revigorada, se apropriando dos estilos atuais, como o caso do eletrônico, misturados com sua formação musical e cultural já conhecidas. É o rock, é o forró, é o samba, é o eletrônico. São elementos nordestinos, elementos cariocas, para falar de elementos e preocupações universais do homem.
A MPB sempre teve como marca a expressão musical conectada aos problemas gerais da sociedade (lembremos à época da ditadura militar, o tropicalismo). Por isso, falar de Nova MPB soaria redundante. Para se caracterizar como MPB a música deve reunir elementos dos mais diversos que reflitam as preocupações do dia-a-dia das pessoas. Lenine é MPB!
Misturando diversos elementos sonoros com indagações contemporâneas, filtrados por culturas das mais diversas, fica a maestria dos compassos das músicas. A mancha, segunda faixa, varia entre arranjos de guitarra peculiares, e vai acelerando, vira um samba, contagiante. Os metais que fizeram bastante sucesso no Acústico MTV estão de volta.
Ao falar de Lenine, sempre fica a sensação de transbordamento. O corpo, ao ouvi-lo, reage de tal sorte a se revigorar, se conectar às sensações que a vida nos traz. Como todo encontro, fusão, que nos deixa uma sensação inexplicável de completude, Labiata causa um "desejo martelo", uma "vontade birgorna".
Para quem gosta de uma sonoridade atual, mistura de vários gêneros e elementos culturais, letras inteligentes, que reflitam uma visão crÃtica do mundo no qual estamos inseridos, Lenine atenderá bem essas exigências.
eder.fonseca@ymail.com | www.ederfonseca.blog.br
Imagino que a explicação para o nome do CD do Lenine seja esta aqui.
abraços
Sou fã do Lenine, das suas parcerias, seu violão inconfundÃvel, sua parceria com Marcos Suzano e outros feras. Bela matéria. Gostei de saber que também é um admirador de orquÃdeas, Ilha.
crispinga · Nova Friburgo, RJ 29/10/2008 16:59Lenine é um artista que vim conhecer há poucos anos. Passou a ser uma das minhas referências. Tenho vontade de conhecer mais a fundo o seu processo de criação.
Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 29/10/2008 18:55o lenine é mesmo fantástico. um dos maiores nomes da mpb que surgiu na década de 2000, ladeado por zeca baleiro ;)
Donna Oliveira · Vitória, ES 30/10/2008 13:52Quer ler mais sobre Labiata de Lenine? Acesse o texto La Vem Cidade
Gyothobat · BrasÃlia, DF 5/1/2009 20:13
"Desejo martelo" e "vontade bigorna" traduziram muito muito bem seus sentimentos em relação ao som desse pernambucano antenado e sereno.
Parabéns pelo texto.
Me fez "sofrer" de transbordamento.
Olá Ana,
Obrigado pelo comentário. Lenine realmente nos transborda!
Um abraço
Eder,
Boa divulgação
Vale a pena ouvir Lenine,
bjs
Obrigado pela divulgação; já vou comprar o meu. Gosto muito do Lenine! É do que há de bom na bova geração de bons compositores da MPB!
Parabéns pela boa colaboração !
Olá Eder, parabéns pela matéria.
Quem quiser mais de Lenine, coloco o link de um video entrevista com o cantor pernambucano.
Clicar AQUI
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!