Literatura já foi palavra de gente grande.
Ainda que a palavra literatura não pareça tão familiar à garotada, a Nova Coletânea, com o advento das novas tecnologias e o surgimento das redes sociais, pensou no grande potencial que essa nova mÃdia tinha para fazer a inclusão literária de muitos autores, conforme idealizou-se desde o inÃcio do projeto.
Não demorou e, dentro de uma visão psico-pedagógica, o professor Bruno Resende Ramos viu a oportunidade de elevar a auto-estima de seus alunos da rede pública, bem como de incentivar a leitura e fomentar a produção escrita entre eles. Para esse fim, deu-se inÃcio a um projeto denominado "Infância que te quero ter".
O primeiro passo foi o debate sobre o tema INFÂNCIA. Os alunos refletiram sobre o tema e, sendo 25 escritores ao todo, apresentaram propostas, argumentos, acertando junto ao professor os caminhos do projeto.
A organização e a determinação das metas, além dos objetivos seriam alcançados com a participação ativa de todos. Então, veio o segundo passo: A produção escrita. Foram, assim, entregues uma média de dois poemas por aluno e depois selecionados aqueles que conviriam a uma publicação em impresso.
Após a segunda etapa, a seleção e a revisão dos trabalhos ficaram por conta do professor e dos parceiros do projeto sempre sensÃveis à necessidade dos organizadores e dos alunos. A professora EloÃsa Elena R. R. Silva, especialista em Literatura, dedicou-se ao projeto e fez a revisão final das OBRAS.
A terceira etapa foi a aquisição de recursos para o pagamento das despesas e custos de edição gráfica. Para tanto, os alunos contaram com o apoio do professor e confeccionaram uma cesta de chocolates, realizando uma rifa no colégio. Com o apoio da comunidade escolar, chegaram a culminância deste projeto que leva o nome "Infância que te quero ter".
Sem visar à lucratividade, os objetivos foram alcançados; a saber: Incentivar à leitura, fomentar a produção escrita e elevar a auto-estima dos alunos. Agora, é, como diz o ditado, esperar pelos frutos.
"Que todos vocês, novos autores do projeto, sigam o bom caminho, o caminho do bem, porque acreditamos muito no seu potencial .
O futuro os espera, estejam sempre preparados!"
Nova Coletânea
Projeto de Inclusão Literária
Meus parabens por trabalho tão sognificativo. Abraço.
Juscelino Mendes · Campinas, SP 13/8/2009 23:36
Obrigado, Juscelino. Vindo de um poeta, sobretudo, de um filósofo como o amigo, escritor engajado, só posso me dizer orgulhoso do feito. Contudo seria néscio em tomar para mim a glória desses alunos que acreditaram em seu talento e o confiou ao projeto. Graças a esses talentos maiores tornaram tudo possÃvel .
Grato por todo o seu incentivo.
Bruno Resende Ramos
Parabens pelo projeto de inclusão literária. Um trabalho assim merece e deve ser multiplicado. Saudações literárias, Graça Graúna
graça grauna · Recife, PE 14/8/2009 07:20Beleza e parabéns pelo trabalho de profundidade!
raphaelreys · Montes Claros, MG 14/8/2009 08:31Bruno:Mais um trabalho glorioso que mostra o seu compromisso com a divulgação da literatura nacional.Inclusão literária, já! As futuras gerações merecem e agradecem. Ah, se eu pudesse clonar uns mil Brunos e espalhá-los por este Brasilzão de meu Deus; aà sim as nossas letras serim escritas com L maiúsculo. Axé!
RUI LÔBO · Brumado, BA 14/8/2009 11:05um grandioso trabalho e que merece nosso respeito, abraçossss
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 14/8/2009 11:09
Belo trabalho, ajuda muito divulgar a literatura nacional,
parabens,
abraços
Uma ótima ideia. Esforços como esse merecem sempre
elogios. Parabéns. Abraço.
Bruno Resende Ramos · Teixeiras (MG)
Literatura já foi palavra para gente grande.
Mais Um Trabalho admirável.
Lindas e generosas sementes lançadas a um solo fértil que é o povo Brasileiro.
No Pais da Exclusão, fazer a inclusão Literária, uma boa Causa cheia de HeroÃsmo e beleza.
Como dizia Castro Akves, quem sai ganhando é o porvir.
Parabéns .
Abração Amigo
Isso é que é cultura...o resto é prosa em verso...rsrs
muito bom !
abs
Fico orguilhoso de ser brasileiro nesses momentos em que leio algo tão magnifico e de fácil execução (após o projeto ter sido feito).
Entendo que houve esforço herculeo por parte de todos, mas o amor, a união, o espirito de luta, a força de vontade, a coragem e a determinação em prol de um excelente projeto e de crianças e a comunidade de Teixeiras, valeram a pena.
Parabéns, PARABÉNS, mesmo e que entre muitos, alguns homens,
surgir e ver que podem fazer algo melhor no seu mandato pelo povo Brasileiro.
Parabéns Bruno a voce, a todos que participaram direto ou indeiretamento do projeto e aos nossos representantes -as CRIANÇAS- que mostram que pode e vão realizar muito.
k.
não respondi antes porque estava meio afastada por esses dias,mas eis aqui,estou de volta.
é importante lembrar que esses incetivos á cultura são sempre bons passos para fazer com que ela aconteça...
Agradeço a vocês, Gooks, Joe, Kfarias, Azuir, Vasqs, Rosa, Victor, Poeta, Rui, Raphael Reys e Graça. Sem o estÃmulo de vocês esse pequeno gesto não frutificaria em tanta alegria. Ver reconhecidos nossos passos na via literária é algo que motiva mais um passo, o seguir adiante.
Não queremos ludibriar, falar que fazemos pelo Brasil todo, porque sabemos de nossa modéstia contribuição, só não nos damos o direito de omitir diante da boa idéia, da fé pública e da necessidade dos que estão mais próximos a nós.
Se a Nova Coletânea publica e publicou autores da Argentina e de Portugal, se gloria, no entanto, muito mais de publicar as crianças do meio rural e da cidade de Teixeiras, onde livro é artigo último do orçamento familiar quanto mais com oportunidade de escrevê-lo.
Espero que esses sejam acolhidos com todo carinho pelo leitor, pois o trabalho foi feito com todo o carinho.
Bruno Resende Ramos
Bruno, estou orgulhosa de ver um mineiro agir em prol da cultura, principalmente no interior, e com essa meninada vivendo poesia.
Relevante, parabéns!
Um abraço mineiro
Grato pelo incentivo, Ana. Logo vi que estava em casa quando visitei o seu perfil. É isso aÃ. São coisas de mineiro. Ir sozinho não vale a pena... A estrada é sempre mais vistosa quando ganha caminheiros. Nesta via, em verso e em prosa, vamos todos os brasileiros. É só acreditar na nossa arte e na bela história dos nossos ancestrais, os poetas patriotas que instauraram aqui o ideal de liberdade e raça.
Ana, seja sempre bem-vinda por aqui.
Abraços
Nova Coletânea
Parabéns pelo trabalho! Faemos muito este tipo de atividade no Instituto de Arte TEAR ONG em que trabalho aqui no Rio de Janeiro, mas sei que na escola é bem mais difÃcl.
continue lutando! maria clara borges
beissimo post...A Cultura meece...
divulgar em outros sites sérios seria também bom
até melhor!
É de projetos assim que nossso paÃs precisa.
Abraços!
Parabéns, nada funciona sem um bom planejamento e sem uma base pedagógica! Gostei, tem o meu voto!
Poeta Malume do Brasil · Fortaleza, CE 18/8/2009 11:07
Caro escrito Bruno Resende Ramos. Boa tarde! Eu li novamente o teu artigo, e fiquei deveras encantado, eu quero te parabenizar pela grande iniciativa e pelo ousado projeto literário, que creio que vai fomentar entre os jovens do Brasil e de outras partes do mundo, onde nossa lÃngua portuguesa abrange, (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau na China, Moçambique, Portugal, São Tomé e PrÃncipe, Timor Leste, Guiné-Equatorial), através da WEB, este seu incentivo, vai atingir o mundo inteiro, na criação e produção de literatura! Esse projeto é um grande ponta pé, um lindo objetivo, o desenvolver das habilidades e potencialidades dos nossos jovens, que estão aà necessitando de apoio e orientação didático-pedagógica. Siga em frente professor Bruno, é um projeto maravilhoso e, sobretudo cultural! Sei que a semente hoje estará sendo lançada, mas amanhã, haverá frutos com abundancia! Meus parabéns! Malume, poeta e pedagogo.
http://www.overmundo.com.br/overblog/festa-do-glorioso-sao-roque-em-nazare
roquemedeiros · Nazaré, BA 18/8/2009 12:34
Toda e qualquer atitude (responsável) que vise a desenvoltura da leitura e produção de textos, certamente contribuirá para o aparecimento de pessoas capacitadas para lidar com as armadilhas de vida. É o uso do discernimento no combate a tudo que for dogmático e escravista.
Estamos fartos da escola, da lição, da chamada e das notas, que ao invés de enriquecer só tem produzido idiotas.
Aguardo ansioso pelo caos que nos traga uma nova ordem!
Só não me agrada muito, porém respeito, a idéia de selecionar as produções. Temo que isso possa desestimular o trabalho de alguns bons produtores de textos.
Jairo de Salinas · Salinas da Margarida, BA 18/8/2009 13:38
Muito bacana. Tudo que puder ser feito pela leitura vale a pena. É de pequeno que nascem os grandes escritores.
Parabéns pelo trabalho
Joao da Mata Costa
Bruno, seu artigo me remonta ao passado, onde vivi experiências similares quando cursando do Ensino Médio.Estimulado por professores sensÃveis à nobre causa da Literatura, desenvolvi o gosto pela leiutura e pela escrita, obtendo alguns resultados muito positivos.Fiquei emocionado enquanto lia seu artigo, revivendo mentalmente tão áureos tempo.Parabéns para você pelo texto e por todos os profissionais que impulsionam, com a alma, esse projeto.
Kasinsk · Embu, SP 18/8/2009 16:02
Agradeço a presença de todos na página do projeto. OS comentários como sempre são verdadeiro estÃmulo ao prosseguir. Não posso medir as distâncias que ainda tenho a percorrer, o projeto só pode garantir o próximo passo. É nesta grande aventura que torna-se válida toda a palavra, todo o conselho, toda a ajuda. Não busco nenhum crédito que não se aplique do mesmo modo aos que acreditaram e acreditam em mim, pois não sou "eu", "SOMOS". Estava à margem, esquecido como ainda estão muitos talentos deste paÃs. A inclusão é um sentimento de recuperação da identidade. Ser escritor é ter uma essência falante. Agradeço a todos pelo que nos tornamos neste portal, um todo "DIZENTE", vozes que se avolumam no mesmo prazer que das páginas de um livro, uma antologia virtual de sentenças ricas em estÃmulo e valorização à cultura. Daqui sempre volto abastecido por certezas, alimentado por ideais, reconhecendo limitações, desenvolvendo potencialidades.
Novo Poeta (W. Marques), João da Mata, Jairo de Salinas, Roque Medeiros, Poeta Malume, Matheus Salvan, Paulo Tabatinga, Cintia Thomé, M. Clara,
Registro aqui meu sentimento de gratidão pela importante presença de todos neste tempo de realização, porque, como disse bem o sábio mestre do budismo, "não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho"... E se no meio do caminho sempre haverá uma pedra, haverá também sempre aém dessa pedra um Overcaminho.
Bruno Resende Ramos
Projeto Nova Coletânea
Salve Bruno..
ótimo texto..
me fez ainda mais, acreditar numa mudança literária nesse mundão véi sem porteeeera!!!!
bjoo!!
Parabéns por mais um belo trabalho. Bjos Malu
MaluFreitas · Salvador, BA 20/8/2009 21:21Um bom projeto construtivista, recheado de responsabilidade social e de participação...Parabéns!
Zemh Teixeira · Belo Horizonte, MG 22/8/2009 02:03Em tempo: Aproveite e leia, vote e comente também o meu texto -Maximóia. Fecho ali algumas questões contemporâneas. E proponho um termo como definição. At. z.
Zemh Teixeira · Belo Horizonte, MG 22/8/2009 02:12demorei mas cheguei, gostei muito, incentivo é o que todos deveriam ter, em qualquer campo, faz bem para alma, palpita o coração, abraços.
lili mani · Itanhaém, SP 29/8/2009 17:44Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!