Los Hermanos, uma cópia de Chico Buarque? Parte 2

Los Hermanos, a idéia alternativa em uma banda de uma grande gravadora
1
Dewis Caldas · Cuiabá, MT
23/3/2007 · 109 · 8
 

Muito se especulou do que seria (e como seria), o quarto Cd da banda, que recebeu o singelo nome de 4. Quando saiu, foi um espanto, uma velha madrugada sonora rotulada de MPB tomou à frente, e todo mundo se perguntou? É rock, é MPB, é samba?
Na verdade, a influência dos grandes mestres brasileiros sobre a banda, que agora todo mundo percebia, vinha desde muito cedo, cedo até de quando eles ainda nem eram os hermanos, o negócio é que ninguém percebia. O máximo que chegava era vez ou outra uma revistinha qualquer colocava a foto na capa dos 4 desengonçados, com um título bem grande em cima: O rock intelectual brasileiro, ou coisa assim. Mas no 4, todo esse modo de fazer música saltou, lento e conciso. Visceral, porém, doce. Tudo veio à tona, para a mídia especializada, e para os “cri-cri” (mais conhecidos como joselitos, caxias, pirracentos, picuinista, dependendo de sua região) que ali moram, num certo canto da música brasileira. O resultado disso? Isso mesmo, como disse, espanto. Aí sim, depois que “caiu a ficha” de todo mundo, alguns se viram e se debatem:
- Cara, Los Hermanos é só um cópia frustrada do Chico Buarque, você não percebe? Quer ver um som melhor, então escuta logo o Chico. (já ouvi isso uma centena de vezes)

Em certos pontos eu concordo. Acho que a banda busca, na verdade, uma sonoridade semelhante a aquela usada nos tempos dos festivais, porque isso os influenciou na época. Igualmente um jovem na década de 80’, que escutava Pet Shop Boys, Duran Duran e Cindy Lauper. Mas a proposta se faz com um jeito de produzir essa sonoridade com declives mais modernos. Não entendo o mal de se juntar uma grande influência, como os elementos do seu cotidiano, ou equipamentos (digo equipamentos musicais mesmo), para se construir um som que se gosta, e isso não quer dizer, necessariamente, que quer construir algo novo, nem tão pouco, mudar a historia da musica brasileira, como alguns insistem dizer que é o objetivo. Que besteira. É como gostar de Pink Floyd e Cansei de Ser Sexy, e querer fazer uma música que junta as duas bandas, que mal há se são duas grandes influências?)

Lembro agora do início da carreira do cantor folk norte americano, Bob Dylan. Ele nasceu em Duluth, numa cidadezinha que talvez nem no mapa existia, logo, sua influência maior foi a folk music, semelhante a um jovem que nasce no interior de Goiás, e se apaixona pelas violas sertanejas. Aos 20 anos, ainda no início, foi morar em Nova York, que já era uma cidade grande, nisso escutou o rock ‘n’ roll, e se apaixonou novamente. Mais tarde, ele juntou sua paixão, sua influência maior (folk), com o seu cotidiano, com seus elementos atuais (Rock). Assim, já se imagina o que aconteceu, quando juntaram a musica folk com uma guitarra elétrica. O resultado disso: Duas turnês com vaias em todos os shows!! E foi isso mesmo.

Hoje, depois de 40 anos, temos a pequena noção, de dizer que ele mudou a historia, e foi um grande futurista, dinâmico, inovador. Mas o que importa? Na época, ele foi chamado de louco, hipócrita, mercenário e, claro, uma cópia frustrada de algum grande nome do rock ‘n’ roll da época. (mais detalhes, você pode ver no documentário No Direction Home, dirigido por Martin Scorsese)

Na terceira parte, falo sobre outras bandas que também trouxeram uma nova sonoridade, sem buscar uma originalidade. Mas que de alguma forma trouxe ciumeira no meio musical. E ainda, e as influências de Chico Buarque? Será que ele também um dia não foi chamado de cópia?

Primeira parte:

http://www.overmundo.com.br/overblog/los-hermanos-uma-copia-de-chico-buarque-parte-1

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Ney Hugo
 

opa..
coloca ai o link da parte 1, gurizao

e aproveita e olha na fila de edição do overblog.. tem a segunda parte daquele texto meu. fiz algumas alterações no original que foi la pra dynamite.

Ney Hugo · Porto Alegre, RS 20/3/2007 14:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Flávio Herculano
 

Sou mpbista de carteirinha. De música Pop, talvez só ouça o Nando Reis, Skank e Los Hermanos (além do último CD de Vanessa da Mata).

Gracias àqueles que bebem na fonte do Buarque de Holanda, para construir algo próprio. Enxergo o Los Hermanos como uma das raras bandas do pós 80 que conseguiu uma identidade sonora muito marcante. Além disso, os caras são ótimos compositores.

Salve salve Chico Buarque, salve Los Hermanos.

Flávio Herculano · Palmas, TO 26/3/2007 13:09
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ulisses Ba Calhao
 

Daki a pouco vao escrever q ELVIS PRESLEY é cópia de musica Gospel, pelo fato de o mesmo ter suas raizes musicais nas igrejas de seu estado natal!

Ulisses Ba Calhao · Campo Grande, MS 28/3/2007 10:22
sua opinião: subir
Dewis Caldas
 

Essa é a idéia do texto.
Valeu,

Dewis Caldas · Cuiabá, MT 28/3/2007 12:46
sua opinião: subir
eric renan ramalho
 

Acredito que as novas caras da mucica brasileira têm se empenhado pra superar os caras do passdo, sobre tudo as bandas pops que vivem sobre a sombra da turma da decada de oitenta. vejo que na nossa epoca poucos tomam atitudes como a dos Hermanos, e os que tomam nao são igualmente bons, e as musicas deles tornam uma mistureba quase dissonante, mas os hermanos eles sao bons, criaram sua propria concepçao de musica e uniu o o vigor do pop adolescente com a experiencia e a maturidade da mpb, so caras bons fazem isso com tanta qualidade....

eric renan ramalho · Belo Horizonte, MG 10/4/2007 18:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Clara Santos
 

é um saco essa mania de impor rótulos aos artistas!
pô..
"ou vc é assim ou assado!" que é isso? ninguém é obrigado a seguir um único estilo/padrão a vida toda, a gostar de um rítmo só o tempo todo, 'a usar a mesma calça jeans (preferida e sucesso) de dez anos atrás..tá macia, é linda, mas não cabe mais..algumas coisinhas foram acrescentadas, talvez não só excesso de gordura, mas músculos, experiências, novos conceitos, releituras desses..
o que alguns 'desentendedores' chamam de plagio, cópia, imitação barata ou cara, rsrs..
eu (sem querer ser dono da verdade) venho observando e principalmente aprendendo a escutar um som, sem tentar enquadrá-lo nesse ou naquele estilo.

para o artista é necessário conhecimento e espaço para a liberdade criativa. daí se fulano escutou muito sicrano..e gostou, é possível que haja uma influências e até confluências para os beltranos.
se joão cansou de rock e quer cantar/tocar samba...vejo isso com a maior normalidade. o grande Cazuza, Raul Seixas são exemplos de que a boa miscelânea, no final é bem vinda.

p.s.: outra coisa, precisamos de críticos decentes, que saibam o que estão falando, que estudem a história da música, suas manifestações populares para que entendam o sentido da obra. diga aí... esses que dão estrelinhas, ok..pode comprar que eu recomendo...ah é de matar!

abraço a todos!

Clara Santos · São Paulo, SP 30/5/2007 03:34
5 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
insigne
 

Apesar desse post ter sido escrito a tempinhos atrás, gostaria de manifestar minha opinião, pois o assunto ainda continua atualizadíssimo.

Pra mim, a maior semelhança entre Chico Buarque e Los Hermanos o tempo que eles escolhem para ficar longe da mídia. Chico Buarque ficou 8 anos sem lançar um cd, 8 sem fazer shows. Los Hermanos lançam um cd a cada 3 anos (aproximadamente) e esse ano resolveram parar com as atividades da banda para se dedicarem a outras atividades (sim, os moços dizem ser ocupados com outras atividades externas, assim como Chico Buarque, leia-se pelada de futebol, composições, etc, etc e etc )... com certeza irão voltar quando a grana apertar... mesmo caso que o Chico Buarque.
Bom, não estou aqui para criticar as atitudes desses artistas, mas na minha opinião o som da banda difere do som de Chico Buarque, principalmente porque Los Hermanos souberam aproveitar a essência da MPB (que não é somente o Chico Buarque que faz bem nesse país) e mesclaram com outros ritmos, na maiora das vezescom um som mais rock e alternativo que esse país não via a muito tempo (desde os anos 80).
Resta imaginar quando será a volta dos Hermanos e ir escutando o último cd do Chico até ele lançar um inédido (quem sabe daqui a 8 anos).

insigne · Canoas, RS 31/5/2007 14:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
João Bosquo
 

Por favor esquece. Não tem essa deste ou aquele parecer... Chico é Chico e Hermanos são Hermanos. Tudo vale... convido-o a visitar http://www.overmundo.com.br/banco/sonho-de-menino-e-piraputanga-no-anzol e votar se gostar.
Bosquo

João Bosquo · Cuiabá, MT 24/11/2007 16:41
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados