Luana, a Igreja e o Estado

reprodução Revista TRIP
Nua, mas nua mesmo, não tem
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Deak · Brasília, DF
28/6/2007 · 210 · 18
 

Imagine o seguinte: você conhece uma garota linda, e no primeiro encontro consegue levar ela para um motel. Chega lá, todo empolgado, ela começa a tirar a roupa, bem devagar. Parece um sonho. De repente, sai um cara do armário:

- Essa merece Bis, hein!

Ele te mostra a caixinha do biscoito de chocolate e vai embora. Você leva um susto, se recupera, e continua. Mais adiante, atenção total na garota, ela vai tirando o sutiã, super sensual, vai mostrando as partes devagarinho, você não se agüentando, querendo ver mais, ela faz que vai mostrar e… Te mostra uma Coca-Cola! Aí aparece outro cara:

- Por essa você não esperava, hein! Coca-Cola Zero, gostosa de verdade! E vai embora.

O ensaio da Luana Piovani para a Trip de junho me fez sentir mais ou menos assim. No meio das fotos – e até nas próprias fotos –, produtos. O único conteúdo anunciado na capa da revista é “Luana Piovani nua aos 30! Clicada por J. R. Duranâ€. Quem conhece os dois sabe que só pode ser coisa boa. O editor da capa escolheu, arriscada e talvez sabiamente, não dar pistas sobre todo o resto do conteúdo oferecido para não manchar com letras a imagem da Luana na capa. Basta dizer que tem Luana. Nua. Quem quiser que compre. Eu comprei. Só que, chegando lá, primeiro, nua nua, mesmo, não tem. Mas isso não é o pior: a publicidade invadiu o conteúdo. Sem avisar, se intrometeu em tudo. Aparentemente, não há mais limite. Ou, quem sabe, a próxima vítima será a capa (que para os jornais diários já virou oferta comercial há muito tempo).

Há algum tempo eu não comprava a revista, não sei desde quando isso vem acontecendo. Havia, antes, no jornalismo em geral, algumas regras sobre a separação clara entre o que se convencionou chamar de Igreja e Estado: de um lado, publicidade, do outro, jornalismo. Um não entra onde o outro está. Nem se falam. Nem se conhecem.

Parece que os muros construídos para separar esses limites foram virando pontes. Onde começa e onde termina? Imagino que um anúncio bem no meio do ensaio deve render um bom dinheiro. Mas e o leitor? Compra gata e é obrigado a olhar lebre. O máximo do sadismo é o pôster central da Trip. Uma daquelas fotos de três páginas, dobradas, que quando você abre para ver… é a Luana segurando uma Coca-Cola! E atrás, um calendário da Coca-Cola! Sacrilégio.

Fico imaginando como são negociadas essas coisas.

- Vamos fazer um ensaio com a Luana!
- Sensacional! Mas tem que ser um ensaio animal! Vamos chamar um pusta fotógrafo!
- O Duran!
- Isso!

Aí levam a idéia para o publisher. (Será que ele é a ponte entre a Igreja e o Estado?)

- Hum, podemos ganhar um bom dinheiro com isso…

Ele procura o setor comercial.

- Olha, vamos fazer um ensaio com a Luana. Que que podemos fazer?
- Tem um esquema novo aí, vamos vender o anúncio dentro do ensaio.
- Mas não vai atrapalhar o conteúdo?
- Nada, e com esse dinheiro a gente faz uma edição de luxo, com papel especial.
- Legal, legal.

Aí tem o ensaio.

- Isso Luana. Tira a parte de cima agora. Linda, isso. Faz biquinho. Agora segura a Coca-Cola.

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Juliaura
 

Tá magrelinha ela, não?
Tadinha, deve estar anoréxica de tanto que... posa.
Inveja, eu?
Ora, ora...
É sim, e daí?
Nem por isso ela deixa de estar magrela.
Sei, sei tem gente que gosta assim, que baba e nem se dá por conta.
Eu nem entendo muito de mulher além de mim e da minha vovozinha.
Então por que estou aqui?
Bem, isso não é um clube do bolinha, então, tô.
Não faltou nem o nome da revista.
O pobrezinho do Duran, pouco festejado por essas rodas, então, levou um beiço e tanto de prosa.
Talvez o preço, quem sabe uns pontos quentes de venda?
Não não deve ser isso, a Trip merchandizando no Overmundo. Que nada, que nada.
Aqui nem tem público pra mulher pelada sem consistência ou conteúdo de informação outra.
Aqui é...
Ãh! Ah! Tem?
E não é que tem, gente!
E eu, pateta, é que não me dava por conta.
Agora, que essa foto e essa cultura da mulher nua pela mulher nua pra levar pra borracharia tem mídia em outros blogs, outros mundos e deve ser assunto principal de outras rodas, ah!, tenho certeza.
As bonequinhas de porcelana da Ize ficaram muito mais, mas muito mais mesmo, lindas que a magrela essa aí (que inveja tu tens da moça, Juli!).

Fui-me já que tá pingando.
beijin, pequinin

Juliaura · Porto Alegre, RS 27/6/2007 11:56
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Higor Assis
 

Deak.

Tive a mesma sensação quando comprei a revista Bravo deste mês (junho).

Na capa Nelson Rodrigues, imponente e dando marcha para uma grande reportagem. Percebi que tinha algo errado quando vejo a revista embalada em saco plástico transparente, antes também não era assim.
Me preparo para folear a revista e vejo uma reportagem de 2 páginas. Nenhuma novidade!

As outras reportagens bem mais montada, enfim... queria vender e eu cai no golpe!

Higor Assis · São Paulo, SP 27/6/2007 17:27
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Deak
 

Putz Higor, você nem sabe: tenho também a Bravo do Nelson Rodrigues, mas ainda não tive tempo nem de abrir... Tenho que confessar que sou um alvo fácil para a publicidade...

Deak · Brasília, DF 27/6/2007 17:32
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Deak
 

Jualiaura, não conhecia as bonecas da Ize - são lindas. Mas admito: além de admirar a diversidade e a cultura popular pra caramba, sou um maldito consumidor da cultura de massa.

Deak · Brasília, DF 27/6/2007 17:36
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Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Deak

Achei muito doido. Uma viagem! Rapaz, você tem alma de redator de publicidade. Se eu fosse a Lacta tavas contratado. Já pensou? O cara saindo do armário com a caixa de bis na mão? Surrealista!
Adorei!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS Tenho alma de artista, e tremores nas mãos

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 27/6/2007 23:02
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Guilherme Mattoso
 

esse problema não é exclusividade da trip... há séculos não compro a revista da mtv, mas na época (há uns três anos) as sete primeras páginas eram só anúncio! aí vinha o editorial e mais umas cinco de anúncio... depois o índice e mais umas três de anúncio.... foda...

a última revista que comprei foi a bizz de junho (capa em homenagem ao sgt. peppers) e não sabia ao certo quando uma matéria acabava ou quando entrava anúncio... tudo coloridão, confuso...

agora, uam publicação que tem me surpreendido bastante é a rolling stone brasil. as edições estão muito bacanas e o projeto editorial é bom! às vezes o tamanho das matérias me incomoda, mas talvez sejam apenas reflexos desses tempos de internet onde a informação é mais curtinha...

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 28/6/2007 08:42
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André Gonçalves
 

mas a luana e o merchandising da coca cola tem mesmo tudo a ver, não?

André Gonçalves · Teresina, PI 28/6/2007 13:37
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Deak
 

Guilherme, outra confissão: estou gostando bastante da Rolling Stone Brasil - e inclusive escrevi já duas matérias como freela pra eles... saiu na edição da Marisa Monte e na do Darth Vader

Joca, valeu os elogios

abração pra todo mundo.

Deak · Brasília, DF 28/6/2007 14:26
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julioneto
 

pode ser ainda pior. depois de passar pelas chocantes barreiras do bis e da coca zero, com a cena já um tanto quanto mais avançada, a linda moça manda parar tudo, tira um maço de carlton crema de baixo do travesseiro e diz: "esse é pra depois, gato"...
boa comparação, deak

julioneto · Brasília, DF 28/6/2007 15:40
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FILIPE MAMEDE
 

Que esse Luana é uma gostosona, disso, não tenho dúvida. Da última vez que a vi, foi vestida de pequeno príncipe na peça homônima. Mas depois ela apareceu para o público vestida de mulher mesmo. Espetáculo de mulher distribuídos em pouco mais de metro e oitenta talvez... quanto a publicidade, realmente é ela a responsável pela receita dos jornais e, principalmente das revistas. Mas atualmente, tem havido muito exagero. Realmente não existe um limite, enfim,... texto muito inventivo., parabéns.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 28/6/2007 16:39
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Marcelo V.
 

O dia em que soube que ela e eu nascemos no mesmo dia, me senti gostosíssimo.

Marcelo V. · São Paulo, SP 28/6/2007 23:37
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Juliaura
 

Eu sabia que ia dar isso.
Que fazer?
Faz parte.
É arte.
E libera os costumes, além da libido.
Inveja, inveja, inveja pura.
E dele mídia pra quem já tem
Mais midia pra quem tem muita.
E muita midia mais pra tem mais ainda.
E acumula tanta midia que fica a gente chupando o dedão do pé.
E quem vende é muié,
Quem não vende é muié do padre.
Inté a próxima que vou procurar um espelho pra me enxergar.

Juliaura · Porto Alegre, RS 28/6/2007 23:53
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Eva
 

Deak, parabéns pelo texto.
Recado dado de maneira muito divertida.

Pessoal que comprou a Bravo! ... no site da revista é possível folhear a edição do mês. Aproveitem para ver se vale ou não a pena comprar as edições. Não sei até quando esse recurso estará disponível, pois foi ele quem me salvou do golpe do mês e me fez resistir aos apelos de Nelson na capa de junho.

Eva · Santo André, SP 29/6/2007 11:16
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Deak
 

Legal, Eva, não sabia disso não. Obrigado pelo toque e pelo elogio

Deak · Brasília, DF 29/6/2007 11:20
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Rodrigo Teixeira
 

Jabuticaba branca? Ou folha folhuda?
Deak bela reflexão! abs

Rodrigo Teixeira · Campo Grande, MS 29/6/2007 13:13
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Hélio Filho
 

É, cada dia fica pior a sede por dinheiro que acaba com o conteúdo que nós jornalistas tão dificilmente pensamos, escolhemos e executamos. Sei bem como é ter que cortar metade de um texto que estava todo entrelaçado por causa de um enorme anúncio de meia página da empresa do amigo do dono do jornal. Igreja e Estado estão de mãos dadas contra o bom gosto e intelectualização do nosso povo. O dinheiro vence mais uma vez o conhecimento. Gostava da Trip, foi uma das primeiras revistas que comprei na vida. Era uma época de ouro da publicação, levando até o à época transgressor Marcelo D2 para sua capa. É uma pena essa estatização da Igreja e a Doutrinação do Estado. Belo texto, parabéns.

Hélio Filho · São Paulo, SP 15/7/2007 15:09
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Jornalista81
 

É a Coca Cola que paga a Luana.
E sobre o J.R. Duran. É um arrogante de marca maior. Tem muito nome, fotografa bem, mas como sujeito, é um babaca.

Jornalista81 · Brasília, DF 2/11/2007 11:32
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Jornalista81
 

É a Coca Cola que paga a Luana.
E sobre o J.R. Duran. É um arrogante de marca maior. Tem muito nome, fotografa bem, mas como sujeito, é um babaca.

Leia quando puder:
http://www.overmundo.com.br/_overblog/noticia.php?titulo=um-pequeno-exemplo-cosmico-do-caos

Jornalista81 · Brasília, DF 2/11/2007 11:32
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