Este texto não é uma reportagem, vou logo avisando - embora tenha um certo teor jornalÃstico (deformação profissional, o que é que eu posso fazer?) e portanto tenha mais a ver com o Overblog do que com o Banco de Cultura ou do que com o meu blog, que é voltado para a literatura.
Acontece que eu ando muito musical por esses dias. E ontem, numa livraria, comprando meus Foucaults e Deleuzes (perdoem o modo doutorando - ando insuportável), achei uma pérola rara: um CD contendo os dois álbuns de Luiz Guedes e Thomas Roth, Jornal do Planeta e Extra, ambos do comecinho da década de 1980. Comprei correndo.
Agora estou ouvindo Longe Demais. Não é coincidência, nunca é: foi tempo demais, longe demais desses caras. O pessoal mais novo talvez conheça Thomas Roth de sua participação como jurado no programa Ãdolos, do SBT - mas perdoem. O Thomas Roth compositor e cantor merece uma chance.
São 21 músicas onde imperam a batida forte da batera e solos deliciosamente simples (e com aquele jeitão "Led Zeppelin" mais açucarado tÃpico dos neo-hippies dos anos 1980), sem contar com os corinhos das backing vocals. Mas isso não tem nada de depreciativo não, pelo contrário: quem se lembra (e gostava) de A Cor do Som, por exemplo, vai achar esse CD no mÃnimo interessante.
A minha favorita é Ela Sabe Demais. Música do álbum Extra, ela tem um sabor anos 80 indefectÃvel - e quantas recordações, overcolegas, quantas recordações.
Procurei fazer um trabalho básico de busca na Web antes de escrever este texto. O CD saiu em 2002 e está (aparentemente) esgotado - é o que diz o Submarino. Mas eu comprei ontem novinho, novinho, na Livraria Cortez, na esquina das ruas Monte Alegre e Bartira, ao lado da PUC-SP. Vale a pena correr atrás - até porque a renda da venda do CD (apenas 20 reais; pô, tá bem mais em conta que os salgados sessenta e tantos do último do Chico!) está sendo toda revertida para a famÃlia de Luiz Guedes, que infelizmente nos deixou já há uns bons anos, vÃtima de complicações no fÃgado. Vale muito a pena correr atrás. Mesmo para quem não viveu os anos 80, ou para quem só conhece dessa época o bom e velho rock.
E agora está tocando São Paulo (coração do tempo). Não é coincidência. Nunca é.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!