Macaco Bong encerra o ano com tour em Sampa

Renato Reis
o trio cuiabano
1
Marielle Ramires · Cuiabá, MT
11/12/2006 · 108 · 3
 

Depois de percorrer onze festivais independentes em todo o país, a banda aclamada pela critica especializada brasileira, desembarca em São Paulo onde realizará cinco shows

Que o circuito independente rocker está em franca ascensão, isso é fato, e algumas das forças motrizes são as redes interestaduais de trabalho que tornou possível a circulação de bandas, a distribuição de produtos culturais provindos desses cenários e ainda o estabelecimento de interconexões políticas que viabilizou a formação de instituições como a Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) ou movimentos legítimos como o circuito Fora do Eixo.

Tal configuração se reflete nas diversas tours que estão sendo promovidas por bandas Brasil afora. Poucas, no entanto, foram aquelas que circularam tantos festivais independentes num só ano, como é o caso do Macaco Bong.

Grito Rock Festival (MT), MADA (RN), o Campeonato Mineiro de Surf (MG), o PMW Festival (TO), Laboratório Pop (RJ), Festival Calango (MT), Vaca Amarela (GO), Varadouro (AC), Demosul (PR), Beradeiros (RO), Jambolada (MG). Foram onze os festivais transados pelos Bongs durante este 2006.

Agora, no encerramento das atividades do ano, será a vez de São Paulo conhecer o som do power trio, conceituado por Gustavo Mini, da banda Walverdes como "uma tritura um monte de influências cheias de climas, paradas e viradas, comprimindo funk, metal, noise, punk e jazz", ou como preferiu Flávio Seixlack, do site Trama Virtual, "um poderoso e inspirado trio instrumental mato-grossense que abusa de ritmos quebrados e mudanças rítmicas”.

Casas noturnas paulistanas serão palco das atrações que terão início nesta quinta, dia 07, no Milo Garage, em Higienópolis. Depois será a vez do Satva Bar, no dia 15, e o Oásis bar, no dia 16, onde farão show com as bandas paulistanas Ludovic e Somos.

No dia 21, será a vez da Outs, onde os meninos se apresentaram no último maio em evento produzido pelo jornalista Finatti, da Revista Dynamite. À ocasião conheceram a vocalista Pitty, que chegou a citá-los em entrevista concedida à Revista Época como uma das melhores bandas do país hoje. O derradeiro da temporada será celebrado na Belfiore, no dia 23 (vide agenda em destaque abaixo).

A expectativa é que os cinco shows até o momento agendados reúnam pelo mil e quinhentas pessoas. Além das apresentações, visitas a redações de veículos especializados, estúdios de gravações, e empresas de sonorização são atividades que compõem a agenda de trabalhos na terra da garoa.

Autodenominados como uma banda experimental, que tem como proposta desenvolver um trabalho laboratorial, o power trio é fruto da influência do Instituto Espaço Cubo, onde todos os integrantes empreendem as forças de trabalho nos núcleos de sonorização e comunicação. "A idéia é estimular o cenário independente da música na busca da auto-gestão dos agentes que ali se empreendem. Essa é uma das propostas do projeto e também do Macaco, que é um de seus laboratórios", pontua Bruno Kayapy, guitarrista.

Kayapy, o guitar hero a la Jimmy Hendrix , como classifica a imprensa especializada em todo o país, é um dos coordenadores do núcleo de sonorização do EC, junto a Ynayã Benthroldo, baterista. À Ney Hugo, baixista e colunista já reconhecido no circuito rocker, cabe o ofício de ser um dos principais nomes da Comunicação EC.

Além da agenda de festivais que ainda cumprirão até este dezembro, a banda promete lançar ainda seu primeiro CD pela Cubo Discos, "num formato inovador".

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Marielle Ramires
 

Marielle Ramires · Cuiabá, MT 8/12/2006 21:40
sua opinião: subir
Saulo Frauches
 

Oi Marielle! Pensei em uma coisa: como seu texto fala praticamente (e muito bem) da turnê da banda, não acha que é caso de publicar isso na agenda?

Penso que no overblog ficaria melhor outro enfoque, como uma entrevista com os integrantes do grupo, por exemplo.

Que acha?

abs!

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 9/12/2006 20:19
sua opinião: subir
Marielle Ramires
 

certeza! farei isso. valeu.

Marielle Ramires · Cuiabá, MT 10/12/2006 18:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados