Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Mães e modernas

Patrícia Caetano
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
6/5/2006 · 239 · 19
 

No ar há quatro anos, o blog Mothern fez a cabeça das "modernas mães" brasileiras e rende frutos como livro e programa de TV.

Elas estão juntas há mais de quatro anos, compartilhando momentos tristes e felizes. Eram duas, agora são milhares. O blog “Mothern” surgiu como várias experiências bem-sucedidas da internet: uma idéia despretensiosa, mas que não tarda a descobrir que existe um grande público que se identifica com ela.

Juliana Sampaio e Laura Guimarães são as motherns fundadoras do blog/movimento das mulheres mães (mothers) e modernas (modern). O primeiro rebento dessa parceria foi o blog. O “filho”, que completou quatro anos em janeiro desse ano, virou um estilo de vida.

O que teve início como um diário on-line descontraído, logo virou fotolog, comunidade no orkut e uma coluna na revista TPM. “Sim, com certeza o Mothern extrapolou o formato de blog. Não sei se chega a ser um movimento, mas foi uma idéia que cresceu e ganhou braços e pernas, irmãos, irmãs e filhotes. Muita gente gosta do jeito que vemos a maternidade e se identifica com isso”, explica Laura.

O livro de visitas do blog é uma comunidade à parte. Ele se mantém ativo pelas leitoras e, mesmo que as duas autoras fiquem sem postar nada de novo por um tempo, já criou vida própria. Já são quase 50 mil posts e mais de 750 mil acessos desde a criação. “Umas leitoras aparecem, outras somem, outras estão lá desde o começo, mas é sempre um espaço vivo e de muita troca de informações, até emocionante às vezes”, completa Laura. Essa mobilização e interatividade não aconteceria se a internet não fosse o suporte.

No ano passado, o blog virou livro (algo que tem se tornado cada vez mais comum): Mothern - Manual da Mãe Moderna. Nele estão reunidas dicas, desabafos, risadas e choros das duas mães: as primeiras experiências com crianças em supermercados, como distraí-las numa manhã de sábado de ressaca, como dividir as tarefas com o marido, enfim, um guia pessoal e sem firulas para marinheiras de primeira viagem ou mães já “escoladas”. A narrativa se torna interessante exatamente porque nenhuma delas é psicóloga ou fala sobre a maternidade com uma visão profissional, e provavelmente por isso outras diversas mães se identificaram com as suas palavras. Alguns “posts” foram retirados do blog, portanto para ter acesso à filosofia completa, é preciso comprar o livro. O próximo passo do Mothern é um programa para a TV por assinatura.

As duas motherns explicam que a separação entre uma mãe moderna e tradicional não é tão simples. Já tem um tempo que as mulheres não são (ou não são somente) “a mãe perfeita e dedicada vestida de bata cor-de-rosa”. De acordo com elas, pode ser uma opção muito “moderna” abrir mão da carreira profissional para cuidar dos filhos. O que difere uma mãe moderna, então? A resposta pode ser um paradoxo, mas, na opinião de Juliana, o diferencial é ter ao seu lado um “fathern”, ou seja, um marido que divida com ela a tarefa de ser mãe, um companheiro “moderno”. “Sinto que os homens também estão correndo atrás, estão percebendo que ao deixar de lado uma participação mais ativa no dia-a-dia de seus filhos, eles também perdem uma vivência que é única e super rica, essa de acompanhar em close-up o desenvolvimento de um serzinho humano”, afirma.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Natacha Maranhão
 

Ficou linda a matéria, Sérgio! A ilustração da Patty é linda, eu amo amo amo!!
Nós, motherns do Brasil (e do mundo) agradecemos!
beijos

Natacha Maranhão · Teresina, PI 3/5/2006 13:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Natacha Maranhão
 

só uma coisa, o link pro Livro de visitas não tá abrindo, viu?

Natacha Maranhão · Teresina, PI 3/5/2006 13:16
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Monix
 

Eu também sou mothern :-) e adorei o texto! O "clima" ficou bem fiel ao espírito da mothernidade. Nossa comunidade agradece, pois, é claro, o plano maior das motherns é basicamente dominar o mundo. :D

Monix · Rio de Janeiro, RJ 3/5/2006 13:30
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
vera
 

adoro o mothern e as motherns. com elas, vejo onde acertei e onde errei. (vale jabá de grandmothern?) vera, mãe da laura

vera · Brasília, DF 3/5/2006 13:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Isabella Hamdan
 

Eu também amo o mothern!!! Isabella.

Isabella Hamdan · Belo Horizonte, MG 3/5/2006 14:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Leticia Villas
 

O livro é ótimo, o blog é ótimo e o Livro de Visitas é melhor ainda. E muitas das que frequentam já viraram amigas físicas mesmo, de se encontrar sempre para trocar experiências.

Leticia Villas · Belo Horizonte, MG 3/5/2006 14:33
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
kalickel
 

Ótima matéria!!!!
Adoro o Mothern, livro, blog, tudo!!!!!

kalickel · Campinas, SP 3/5/2006 15:06
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Fernandac
 

Bacana demais. O Mothern é o nosso "oráculo", como diz a Naty.

Fernandac · Belo Vale, MG 3/5/2006 15:19
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Edson Wander
 

Legal esse trem hein ?! Não conhecia, acho que vai ficar dez se mantido no site na semana das mamães.
Abs,
EW

Edson Wander · Goiânia, GO 3/5/2006 20:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ana Murta
 

maneríssima a matéria !

Ana Murta · Vitória, ES 3/5/2006 23:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Natacha, o link aqui tá abrindo normalmente. Alguém mais teve problema em abrir o link do livro de visitas do mothern?

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 4/5/2006 16:34
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Sil Falqueto
 

Legal a matéria, mas acho que esse lance dos fatherns ficou meio mal explicado... Nem toda mothern tem um fathern do seu lado, mas com certeza todas abrem mao de ter um ogro que nao troca fralda nem encara o neném como responsabilidade sua também... O resto está super, e a ilustra da Pati tá ótima, adorei!

Sil Falqueto · Venda Nova do Imigrante, ES 4/5/2006 18:57
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Ainda vai demorar uns aninhos para eu ser mãe, mas quando for, quero ser mothern!

Tati Magalhães · Maceió, AL 8/5/2006 09:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Luiz Rocha
 

oi sergio, gostaria q

Luiz Rocha · Belo Horizonte, MG 12/5/2006 12:20
sua opinião: subir
Luiz Rocha
 

vc conhecesse meu grupo de música o P.L.A.N.
entra no site e depois me diga o que achou.
www.planbh.blogspot.com
a gente se v.

Luiz Rocha · Belo Horizonte, MG 12/5/2006 12:21
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

oi Luiz. bacana, to dando uma olhada no site do seu grupo. por que voce nao disponibiliza uma musica no banco de cultura do overmundo? :)

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 12/5/2006 13:07
sua opinião: subir
Renata Cunha Alves
 

Mais uma mothern de carteirinha se apresentando. Acabei de ter o meu segundo filho, e ser mãe depois de ter "incorporado o espírito da mothernidade" tá tornando essa experiência muuuito diferente da primeira( e tão deliciosa quanto)!

Renata Cunha Alves · Rio de Janeiro, RJ 12/5/2006 16:30
sua opinião: subir
fatorell
 

O blog é sensacional, tem uma comunidade que de fato se mobiliza com as discussões, o livro é ótimo e divertido, o programa tá ficando no ponto, e elas duas, aaaaah, elas duas :D

fatorell · Rio de Janeiro, RJ 19/10/2006 14:47
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

e como o Overmundo antecipou, o Mothern virou programa de TV :)

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 19/10/2006 14:51
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados