Minha quarta Noite dos Tambores Silenciosos. A primeira sob chuva. E a mais mágica.
Os deuses não tiveram dó e mandaram um temporal para testar o ânimo e a disposição de foliões, folionas e protagonistas de um dos atos mais singulares da cultura brasileira.
O ritual é uma evocação da memória negra pernambucana. Homenagem aos escravos vendidos, desterrados ou cativos a espera de seguirem para o trabalho nos canaviais, tudo no mesmo local hoje conhecido como Pátio do Terço, no tradicional bairro de São José.
Desde 1968, a Noite dos Tambores Silenciosos - criação do jornalista, sociólogo e poeta Paulo Viana - ocorre na segunda-feira do carnaval do Recife.
Como afirma a historiadora Carmem Lélis, num folheto distribuÃdo pela Prefeitura:
"Tambores de baque virado dobram a noite, sons que entram pelos ouvidos tomam o corpo e envolvem a todos num misto de magia e emoção. São elas, as nações renascidas do povo que nestas terras plantou tão profundas raÃzes! (...) O registro vivo e a apropriação justa da comunidade que reverencia, homenageia, festeja e acima de tudo compreende que somos os legÃtimos herdeiros dos eternos tambores que ecoam dentro de cada um de nós".
Mais de quinhentos batuqueiros de vinte e três nações de maracatu fizeram tremer as ruas e vibrar o coração dos presentes à edição de 2009.
A forte chuva espantou alguns e conteve outros, mas o sangue fervente - pelo rufar forte e surdo dos tambores e pela energia emanada e partilhada - da grande maioria dos participantes e espectadores garantiu a confirmação da magia da Noite.
Poucos instantes antes do inÃcio da cerimônia principal, exatamente em frente à Igreja do Terço, o céu se abriu e a chuva deu trégua, para voltar imediatamente em seguida ao fim do ato.
Quem presenciou, jamais esquecerá.
ADORO ESSAS COISAS RELACIONADAS AO MISTICISMO, AO EXOTERICO,
MAS NÃO ENTENDI DIREITO AONDE FOI O LOCAL DO OCORRIDO E SERIA LEGAL VOÇÊ RELATAR ESSA TAL MAGIA QUE VC FALOU NA NOITE DOS TAMBORES
renata, a Noite acontece durante o carnaval do recife, no pátio do terço, no bairro são josé, no centro da cidade...
a magia é tudo que ocorre lá, a energia, o som, as cores, o calor das pessoas, o céu abrindo pra cerimônia começar...
Lindo testemunho, querido.
Também escrevi sobre a noite.
Tá aqui:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/24/materia.2009-02-24.6776524500/view
bjos,
Ju
Bela festança. Deus vive no coração desta genteheróica. Que esta manifestação esteja sempre incorporada na memória deste povo.
Abraços ayrumânicos. jbconrado.
Rogério,
Emocionante lembrança deste evento cheio de significados. Ainda mais com o complemento não menos tocante da Juliana.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!