Conversando ontem com o Valdir Batone e com a Gabi Andrade, participantes da conversa sobre o Manual de Auto-Publicação na Rede para Músicos Independentes que está rolando no Fórum de Conversas do Overmundo, integrantes do excelente projeto musical independente Lixo Extraordinário e, como prefiro chamá-los, meus novos amigos, senti que a idéia de escrever um Manual de Auto-Publicação para Músicos e Músicas Independentes é não apenas possÃvel, mas também uma necessidade deste momento. Sim, este é o momento! Várias bandas e musicistas, assim como vários artistas de várias mÃdias, já estão descobrindo não apenas que as mÃdias tradicionais não mais representam a realidade da cena artÃstica em que estão inseridos ("cenas artÃsticas se criam, se inventam", diria o Valdir) como também que é possÃver criar vias alternativas, mais verdadeiras e democráticas, para a difusão e discussão de seu trabalho.
É neste cenário (ou nesta cena) que surge a conversa sobre a auto-publicação de conteúdos na rede. É neste cenário que se intensificam estas conversas, que se tornam fundamentais as constribuições dadas por tantos artistas que estão descobrindo os caminhos da auto-publicação (e que tem muito a nos ensinar a este respeito) e, sobretudo, é neste cenário que se fazem necessários manuais práticos e diretos de como fazê-lo, coligidos em cima das experiências bem sucedidas de tantos colegas e adicionados dos conhecimentos de internet e "do-it-yourself" já tão difundidos em outros meios criativos, como o do pessoal do Software Livre.
Aliás, já era tempo de que os dois "grupos" (os artistas independentes e a galera do software livre) se apercebessem de que existem muitas semelhanças entre seus trabalhos e entre as dificuldades que encontram e, portanto, que soluções podem ser trocadas entre as duas galeras. Um manual, um "ráu-tu", é uma das bases de conhecimento que potencializa a produção e a difusão de mais conhecimento, métodos e práticas, que são fundamentais aos novos tempos de produção e difusão de conteúdo (seja código ou arte, se é que o código não é também arte, afinal "code is poetry").
Aproveito então este momento para chamar a todos os interessados, todos os que acreditam na importância e na possibilidade de se escrever um manual como estes, para que se juntem a nós no papo que está rolando a este respeito no Fórum de Conversas do Overmundo. Nestes novos tempos em que "você" é a personalidade do ano da revista Time (mesmo que no fundo isso tenha sido só uma jogada de marketing para disfarçar a vitória de Hugo Chávez na votação), somos nós que temos que fazer acontecer o presente e o futuro que almejamos para nossas vidas e nosso mundo. Que tal dar uma mãozinha para os novos tempos, tempos melhores, que buscamos alcançar?
Otimista demais? Não tem problema. Para aqueles que concordam que a gente deve fazer a nossa parte na busca por melhores meios de se produzir e viver, acho que estas palavras farão sentido.
Abraços do Verde.
sem dúvida, verde...
Bia Marques · Campo Grande, MS 4/3/2007 04:03
Muito bom, Verde!
Já disse que ajudo no que puder!
(apesar de não ser muito a minha praia, fiquei muito interessado no tema)
Abraço!
Hey.. que bom que concordam e gostaram. :)
Espero que esta matéria chame um pouco mais de atenção para a nossa proposta. Colaboradores e idéias são muito bem vindos, e gostaria de encorpar um pouco mais nossa equipe antes de começarmos efetivamente os trabalhos editoriais.
Aos interessados, basta visitar o tópico de discussão no Fórum e se manifestar.
Abraços do Verde.
Vamos lá gente! Todos ao Manual!
Gabriela de Andrade · Rio de Janeiro, RJ 6/3/2007 10:01ok, to indo, to indo...
André Gonçalves · Teresina, PI 6/3/2007 14:56
Verde e pessoal,
Um dos assuntos em que a produção artÃstica independente, de modo geral, pouco investe, é no planejamento (o que, por que, quando, quem e por que deu certo (ou não). Existem diversos métodos de project management, sendo o mais famoso deles o do PMI.
Acho que Planejamento poderia ser um do tópicos desse Manual.
Abraços!
Concordo plenamente, Egeu.
Não quer se juntar a nós lá na discussão?
Abraços do Verde.
Legal, legal, legal... Vou dar uma olhada no forum... Bem bacana mesmo...
Tranquera · São Paulo, SP 6/3/2007 20:44
Eu tenho muita vontade de participar sim,só apenas preciso de um tempo para me entrosar.Afinal de contas, é uma grande oportunidade para aqueles que não conseguem espaço na mÃdia.
Obrigado pelo convite.
Carlos Magno
é este o caminho... nós mesmos faze-lo!
Zéduardo Calegari Paulino · Campo Grande, MS 7/3/2007 03:12...vamo que vamo...
Helder Dutra · Rio de Janeiro, RJ 7/3/2007 10:13
Então vamo que vamo lá pra discussão que está rolando no Fórum, pois em poucos dias vamos começar efetivamente os trabalhos.
Abraços do Verde.
Muito bacana! Embora (plagiando o Carlos) não seja muito a minha praia tb, fiquei interessada...
Quem sabe posso ajudar com coisas práticas tipo revisão e/ou formatação?
Vou lá pro fórum tb.
Abraços!
Seja muito bem vinda, minha queridÃssima Aninha. Tenho certeza que você está mais do que qualificada para nos ajudar em vários aspectos, desde a redação e revisão dos textos do manual até (e principalmente) a discussão a respeito de sua relevância e utilidade.
Vai lá no Fórum e entra na conversa. Estamos começando a organizar a taxonomia e a divisão dos trabalhos. O plano até agora é começar a colocar a mão na massa por volta do dia 20 deste mês. Até lá, estamos organizando como será feito, as metas e os métodos.
Abraços do Verde.
Muito Bem, estender o corpo, a co-existência, automedia, um movimento expressionista punk com a consciência do discurso da consistência, vamos dar as mãos.
marimbondo_rnw · São Paulo, SP 7/3/2007 14:23vou visitar o forum e opinar... gostei muito do texto, Daniel...
Fabio Campos · Rio de Janeiro, RJ 7/3/2007 16:04
Bom o texto, convidativo... É necessário que haja essa parceria entre a galera do software livre com o pessoal da produção independente. Aqui em Fortaleza é o que falta, muita gente produzindo coisa bacana sem ter conhecimento e/ou apadrinhamento no universo midiático.
Abs..
Vou lá tb depois bater esse papo, mas olha só, aqui em Recife apesar do sucesso da nossa música, as rádios não tocam se não houver jabá, o tema tá na berlinda do momento, e aà tô reunindo num blog o que tá espalhado no youtube e na rede geral em termos música pernambucana, deêm um sacada e comentem depois.
clicando aqui Ouça Pernambuco
Olá Fabio. Que bom que gostou. Vi sua participação lá no forum. Bem vindo ao grupo, caro cara!
Olá Alexandre. A cultura livre se faz (ou se deve fazer) com agregação e trocas. Trocar idéias, trocar recursos, trocar favores, sair do comércio puro e entrar numa proposta de compartilhamento em prol da realização dos projetos de todos. A proposta é de agregação, e se existem forças que não se agregam... bem... fazer o quê? Segue-se em frente sem elas, até que elas resolvam colaborar, ou se tornem irrelevantes ao se descobrir outros caminhos...
E aÃ, Alexmono! Botei fé na sua iniciativa. Se as rádios ainda estão todas presas nos tempos do jabá por aÃ, sem coragem de buscar propostas novas, pior para eles. É hora então de buscar caminhos alternativos, como este que você está fazendo, para difundir e publicizar o trabalho do pessoal daÃ. Entra lá no papo sobre o Manual de Auto-Publicação, pois é disso mesmo que estamos falando...
Abraços do Verde a todos.
Olá novamente Alexmono... entrei lá no seu blog. Ele parece ser bem interessante, mas meu firefox se implicou um pouco com ele (o browser caiu nas 3 vezes que tentei entrar...). De qualquer forma, valeu a iniciativa. Não acha bacana cadastrar ele no Overfeeds?
Daniel Duende · BrasÃlia, DF 8/3/2007 13:37Ao invez de editar um manual deveria ser criado meios pelo overmundo, para facilitar a divulgação. Não foram apresentados dados, ou sugetões para levar o assunto a respeito de meios para facilitar, em qualquer direção. Por exemplo qual seriam estas facilidades técnicas? O direito intelectual, o direito pleno da sua obra seria um instrumento facilitador, para o músico, artista. A creative Commons License, é uma adaptação, uma forma de oferecer uma intermediação. Por um lado parecem doações. Por outro, quando é cobrado pela obra, é exatamente a mesma forma praticada, por outras entidades. Para simplificar o direito intelectual, na rede de computadores, o autor deverá ter o direito exclusivo e assim intransponivel, para decidir como e até quando, a sua obra poderá ser exposta na internete. As entidades existentes deverão, apenas cumprir as condições do autor. E creio que no momento, embora a maioria tenha ideias capitalistas, adapitadas para a rede de computadores. Ainda é possitivo, pelo fato e por conseqência de ser a rede de computadores, o local mais democrático desta sociedade. Ainda não pode ser dirigida em função do poder econômico! Como o overmundo poderia dar o direito pleno ao autor sobre a sua obra? E quais instrumentos facilitaria a divulgação?
Carlos Sturzeneker · Rio de Janeiro, RJ 18/3/2007 18:36Carlos, o direito intelectual ao qual vc se refere é justamente uma alternativa ao copyright que reserva ao autor todos os direitos da obra, isto é, propriedade intelectual é um reconhecimento diferente da propriedade comercial. Enquanto esta restringe usos, a primeira reinvindica apenas a fonte autoral donde a partir dela se desdobraram novos usos. A regulamentação do direito autoral face aos usos da internet é no sentido de um selo copyleft, ou seja, mais permissivo e democrático, dado que os caminhos de divulgação na rede são plurais e diversos e não se concentram só na iniciativa do Overmundo.
valdir batone · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2007 09:35É por isso tudo que estamos empenhados em desenvolver um Manual de Auto-publicação para Músicos Independentes , pois o assunto é abrangente e as estratégias são potencialmente numerosas.
valdir batone · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2007 09:39
Olá Carlos. Suas colocações são interessantes, mas não vejo porquê elas obstariam na produção deste manual. A iniciativa do Manual de Auto-Publicação na Rede para Musicistas Independentes não é uma iniciativa do Overmundo. É antes uma iniciativa de colaboradores do Overmundo que se passa no Overmundo.
Aconselho inclusive que você dê uma olhada na discussão que rolou sobre este assunto no forum. Vários destes temas foram discutidos por lá.
De resto, acredito que estes questionamentos teriam muito maior visibilidade, e uma discussão mais ampla, se fossem transformados também em um tópico no Forum de Conversas sobre Cultura. O que vc acha?
Abraços do Verde.
Manual para a produção musical
Caros membros da comunidade overmundense.
O roteiro, o esqueleto que foi sugerido pelo Verde Daniel, para o Manual será um bom ponto de partida.
1-Introdução
2-Produção
3-Divulgação
Para atender a todos, o manual deverá ser de maneira mais sucinta e simples que for possÃvel! Estou sugerindo que cada membro, de acordo com o seu grau de conhecimento, reativo ao assunto, venha contribuir, para que sejam delineados os tópicos apresentados acima. E partindo do princÃpio, que a divulgação será através do Overmundo. È preciso um esqueleto para se chegar a um Manual. Caso contrário o assunto parecerá um tiroteio entre a polÃcia e bandidos, na subida de um morro no Rio de Janeiro
Caros membros,
Estou sugerindo que as contribuições seja realizadas, por tópico. A seguir estarei apresentando, as minhas contribuições, baseado no escpo apresentado:
1. Introdução
1,1- Este manual tem o objetivo de facilitar a divulgação de qualquer produção artÃstica, através da rede de computadores. Aqui neste manual, será referenciada a Produção musical.
1.2- O overmundo deverá fornecer meios, para que o autor da obra e somente Ele tenha o poder de decisão, sobre a obra e a maneira será disponibilizada. Ao overmundo caberá apenas o fornecimento dos meios, dos instrumentos para haver a disponibilização e a retirada da obra, de forma inalienável.
2. Produção
2.1- A formatação mp3, na produção musical digital, é utilizado pela maior parte da mÃdia internêtica existente. E há facilidade de conversão de mp3, para áudio e vice-versa.
2.2- Se alguém souber outra maneira, outro link, dizei a sua colaboração.
3-Divulgação
3.1- A partir de um lugar, de um sitio digital e através do endereço URL. Podemos ter a produção para a divulgação da produção musical, ou de qualquer tipo de produção de arte.
Exemplo clique no endereço descrito, para ouvir a música Hei Gal :
http://www.overmundo.com.br/banco/hei-gal
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=28658
3.2- Se alguém souber de outra maneira, outro link, dizei a sua colaboração.
3.3- Quais são os meios técnicos, para facilitar a construção de um link. E como fazê-lo funcionar, através do acesso de qualquer usuário, da rede de computadores.
Olá Carlos.
A conversa sobre a estrutura do Manual está rolando lá no Forum. Já dei a dica para que o pessoal venha ver as suas colocações aqui, mas seria bacana se você se juntasse a nós na conversa que rola por lá. O link é este aqui.
Abraços do Verde.
Publiquemos então, tenho mta coisa para dizer
http://www.overmundo.com.br/overblog/a-capoeira-e-tudo-que-a-boca-come
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!