Toda vez qu’eu vou ao Brasil uma das coisas que mais me cham’atenção, principalmente em São Paulo, e a quantidade de marcas e anuncios publicitarios que poluem a cidade. Cada metro quadrado foi sequestrados pelos publicitarios e todo mundo acha lindo.
A invasão do espaço publico pela publicidade parece pouco criticada. Ninguem se importar com essa invasão, com esse sequestro. Uma total falta de critica por parte dos cidadãos e dos profissionais da area levaram a saturação total do panaroma urbano. Onde se coloca o olho se se ve marcas.
Teve um amigo meu publicitario que pra se defender disse: "isso serve para preencher a necessidade de consumir do cidadão"
Talvez voce não saiba, mas voce eu e seu vizinhos temos algo em comum: a necessidade de consumir, consumir consumir, ate acabar. Imaginem 5 bilhões de pessoas com esse mesmo intuito? Agora eu entendo porque as reservas naturais estão indo para o beleleu!
Eu não posso deixar de ficar decepcionado com a falta de reação dos meus compatriotas. Por toda a Europa e USA existem pessoas que preocupada com a invasão do nosso espaço publico e privado pelas publicidades e tambem pela influencia nefasta que as marcas exercem sobre o espirito e sobre o inconsciente do cidadão resolveram agir. Um bom exemplo e a Brigada anti-pub na França, a The anti-advertising agency nos US e o internacional adbuster.
O otimo video Kapitaal feito pelos designers The m5 mostra bem o que seria uma cidade bela como Amsterdam privada de sua paisagem e substituida por marcas, nada mais que marcas.
oi israel,
você não tem como acertar os acentos? acho ruim ler assim...
seria legal você pesquisar sobre uma lei recente do prefeito de são paulo proibindo a publicidade em banners da cidade. daria um tom mais atual ao seu texto e mostra que há muita gente incomodada com isso, sim. outra sugestão: por que você não descreve melhor o vÃdeo kapitaal? fortaleceria o texto e aguçaria mais a curiosidade dos leitores.
júlia.
Oi Julia,
Obrigado pelas dicas.
Eu escrevo sem acentos porque meu teclado não tem todos os acentos da lingua portuguesa. Como eu pego esse texto do meu blog eu gostaria de deixar do jeito qu'esta.
Sobre a lei do prefeito eu gostaria de mostrar minha posição que e a mesma do texto. Preferiria falar de iniciativas das pessoas não dos politicos. Acho que uma das grandes miserias dos brasileiros e deixarem todos os aspectos da vida na mãos dos politicos. Se voce tiver alguma associação ou coletivo como os citados no artigo, por favor, me de um toque.
Sobre o video eu prefiro deixar voce descobrir por voce mesmo, muita explicação tambem não da ne! Point and click nega, point and click!
Oi Israel, bárbaro você de volta! Concordo com tua irritação, que me matam tantos bunners, outdoors e que tais cobrindo edificações e paisagem urbana que contam tanto da história do lugar. A briga é boa, aqui em Campão já temos uma sinalização de que pode acontecer uma virada, projetos pra retirar os excessos no centro comercial e limitar a colocação em outras áreas... Ainda são projetos, mas já se toca no assunto
Bia Marques · Campo Grande, MS 7/11/2006 14:26
Quanto aos acentos, se for afins, manda os arquivos pra mim que reviso pra ti. Carinhão
Eu nunca saquei a mentalidade dos comerciantes de Campo Grande. Tem coisas muito absurdas em materia de sinalização. Espero qu'essa esperada virada venha com uma implicação total das pessoas, principalmente dos designers e dos publicitarios. Eu insisto em dizer "se voce não faz nada pelo qu'é seu, o politico vai fazer"
Israel Barros · Campo Grande, MS 7/11/2006 14:46Israel, seu texto é interessante, mas não sei se você está sabendo que o prefeito de Sâo Paulo acabou de baixar uma lei mandando retirar os outdoors da cidade INTEIRA - e já está começando a ser cumprida.
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 8/11/2006 07:48
Louvavel a atitude do prefeito. Mas pra mim essa lei ja existia, não?
Eu estaria interessado a iniciativas vindas dos cidadãos, algum exemplo?
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!