Conexão Floripa-Espanha via MinC
"Margem Esquerda é um mergulho no universo da música e da poesia brasileiras. No show, com uma hora e meia de duração, apresentamos composições próprias, e versões de músicas e poesias de valorosos artistas brasileiros. Buscamos realizar um trabalho que valorize nossa música e nossa poesia sem privilegiar uma nem outra, de tal forma que o público identifique toda música de uma poesia e toda poesia de uma música"
Osvaldo Pomar
________________________________________________________
O Grupo Margem Esquerda, nadando contra a corrente que diz que nada pode dar certo, está em turnê na Espanha. Começaram em Granada, na quinta-feira 3 de abril às 20h, no Salón de Actos – Escuela Universitaria de Arquitectura Técnica - Campus Universitario Fuentenueva. Continuaram com uma apresentação no sábado em um Pub chamado Magia y música e logo, no domingo, fizeram espetáculo à beira mar, no Balneário de Chiclana, em Jerez de la Frontera. No dia 7 seguem para Cádiz e, no dia 11, Madrid, onde fazem mais quatro apresentações.
Meu contato com o grupo parte da relação de amizade com Osvaldo Pomar, percussionista, produtor e pesquisador musical. Além dele, conheço de antes outros membros do grupo, mas a junção deles todos tem um resultado que transcende as individualidades, como costuma acontecer.
Há alguns meses, o Osvaldo me perguntou se eu poderia traduzir convites que chegaram da Espanha (Sevilha, Madrid e Barcelona). Aceitei na hora. Feita a tradução, coloquei meu nome e cpf (pelo jeito não está tão sujo assim, já que funcionou) e os convites traduzidos foram enviados ao MinC. A intenção deles era conseguir apoio financeiro para bancar as passagens de ida e volta à Europa. Conseguiram.
O Grupo está na Espanha. As passagens foram financiadas pelo programa de concessão de passagens para intercâmbio cultural, do Ministério da Cultura.
A ponte com a Espanha foi feita por um produtor espanhol boa praça chamado Pepe Rivera, que aparece na fotografia ao lado, no Vatapá do Cesinha.
A arrecadação de recursos para bancar outros custos, como estadia, deslocamento e alimentação, partiu de eventos que promoveram nos meses anteriores à viagem. Houve o Vatapá do Cesinha, que presenciei, e outros eventos gatronômico-musicais como feijoada, além de uma maratona de apresentações, incluindo o teatro do SESC e bares da ilha.
A formação original contava com Osvaldo Pomar (vulgo Vavá), Marina Beraldo Bastos, Luciana Alves, Raphael Galcer, Paola Gibram, César Félix, Maria Beraldo Bastos e Laila Loddi. Laila acabou se desligando do grupo para dedicar-se ao mestrado em outra cidade. Assim, viajou no lugar dela o recém integrado Eduardo Vidili, membro também da Felixfônica, que já publicou algumas músicas aqui no Overmundo.
Na verdade, todos os músicos são multifuncionais, dedicando-se a vários projetos concomitantemente. O último show antes da partida, no Café dos Araçás, terminou com uma roda de choro bastante animada, como costumam terminar os espetáculos do Margem Esquerda. Aliás, choro é uma das marcas do pessoal que, paradoxalmente, toca com muita alegria.
É de deixar qualquer um contente esse nado a favor da arte. A linguagem do grupo mistura poesia, música e teatralidade. Samba, choro, baião e outros ritmos são explorados musicalmente pelos músicos talentosos, e poetas brasileiros como Paulo Leminski, ou o português eterno Fernando Pessoa se juntam a Cesar Félix para tornar o trabalho único, pelo menos no meio artÃstico de Floripa, Ilha de Santa Catarina.
Lembro agora que o nome da cidade era Desterro, antes da proclamação da República. Pensei nisso apenas porque a viagem coletiva até a Europa é análoga a um desterro, mas voluntário, o que muda tudo. A travessia prazenteira de uma margem a outra do Atlântico sem dúvida fez pessoas mais vivas e inteiras.
_______________________________________________________________
Por último, transcrevo a partir do blog do grupo:
"Moramos em Florianópolis, porém nossos integrantes são oriundos de diversas regiões do Brasil, basta ver os estados em que nascemos: Acre, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Isso nos enriqueceu culturalmente, cada um trouxe uma singularidade cultural de sua região, foi ótimo para o nosso trabalho".
Luciana Alves
"Nosso instrumental é rico e traduz a pluralidade de manifestações que permeiam nossa cultura. Samba, chorinho, baiões,samba canção, frevo e cirandas afinam-se numa heterogeneidade poética, tÃpica do nosso povo. Vozes, violão, flauta transversal, clarineta, acordeon, bombos, pandeiro, caixa, ganzá, violoncelo, viola caipira, cavaquinho, unem-se à palavra, a qual também expressa a diversidade da literatura poética nacional. Por trazer todos esses elementos à cena, acreditamos que o Margem Esquerda traduz um pouco o multicuturalismo que é a grande caracterÃstica da identidade brasileira".
Marina Beraldo Bastos
"Nos unimos em torno da perspectiva de divulgar um trabalho comprometido com a cultura brasileira em suas manifestações tradicionais e contemporâneas, afirmando elementos estéticos marcadamente brasileiros"
Maria Beraldo Bastos
"Uma das principais caracteristicas de nosso grupo é o nosso jeito de tomar decisão. Tudo é apresentado e aprovado pelo grupo: Nosso repertório, a ordem das músicas, dos poemas, nossos shows e nossas atitudes como grupo. Isso tem nos fortalecido muito, tem nos unido e tem feito a gente crescer muito artisticamente, como coletivo e como pessoa".
César Félix
_______________________________________________________________
O que cada um faz no Margem Esquerda:
Paola Gibram - acordeonista
Maria Beraldo Bastos - clarinetista
Raphael Galcer - violonista
Osvaldo Pomar - percussionista
Marina Beraldo Bastos - flautista e dançarina
Luciana Alves - cantora
César Félix - poeta
Eduardo Vidili - baterista e percussionista
_______________________________________________________________
Remissões:
Para saber notÃcias e ver fotografias das apresentações na Espanha.
Para assistir vÃdeo do Margem Esquerda
Outro blog do grupo, com ótimo acervo de fotografias.
__________________________________
Agradecimentos
pelas fotografias:
Nira Pomar
pela colaboração na edição:
Ilhandarilha (Claudia Rangel)
e
Sarah Falcão
__________________________________
Margem Esquerda
Contatos:
(48) 96238730
(48) 84115913
(48) 33347612
sacicesinha@yahoo.com.br
osvpomar@gmail.com
phgalcer@hotmail.com
marinaberaldo@hotmail.com
luaeternum@yahoo.com.br
lailaloddi@gmail.com
paolagibram@hotmail.com
mbb_@hotmail.com
bem bacana a matéria contando como foi essa ida do margem esquerda pra espanha. não sabia de nada disso.
concordo com a tua impressão do grupo. eles são muuuito bons.
ab
milu
Muito boa é essa matéria.
Precisamos rever alguns critérios aqui no overmundo.Flata interesse por blogs,agenda...
Meu carinhoso voto.
Oi Clara. Obrigado pelo comentário. Só aproveito pra reiterar o pedido que fiz em colaboração anterior:
POR FAVOR, NÃO É NECESSÃRIO DECLARAR VOTO. ME INTERESSAM MAIS IMPRESSÕES SOBRE A COLABORAÇÃO, CRÃTICAS E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO QUE SABER QUEM VOTOU OU DEIXOU DE VOTAR.
Sem querer ser indelicado, mas não consigo deixar de expor meu desconforto com as declarações de voto.
Abraço
Milu, concordamos então: eles são muito bons no que fazem!
Lembro que você já tinha me mandado um link com um som deles no You Tube. Na minha pobre conexão discada, demorou mas valeu a pena. Mas o que está faltando para colocarem algumas músicas aqui no Overmundo?
Léo Lago · Rio de Janeiro, RJ 9/4/2008 17:49
Pois é, Léo.
Assim que retornarem da Espanha, vou "cantar" o pessoal pra ver se começam a colaborar aqui no Overmundo. Seria uma boa presença "florianopolitana" no banco de cultura do site.
Abração e até já
Que coisa mais linda! Parabéns pelas riquezas que transportam. Me envaidece saber que o nosso paÃs conta com espÃritos como o de vcs. Nota 10!!!!!
Náthima Danel · Boa Vista, RR 10/4/2008 14:01Muito bom! Parabéns à banda e ao autor do artigo =)
Babe Bastos · BrasÃlia, DF 10/4/2008 15:52
Não conhecia o grupo. Tem músicas? Bem bacana, votado!
abraços
Téo, desculpa a demora na resposta.
Até onde sei eles, antes da viagem à Espanha, estavam gravando um álbum. Vou conversar sobre a possibilidade de publicação aqui, no banco de cultura do site.
Por enquanto, vale conferir o vÃdeo do grupo, para o qual há link na colaboração acima.
Abraços,
Felipe
Felipe, sou fãzÃssima do Margem, que aliás, conheci no café dos araçás com a milu ali em cima, café onde aliás, te conheci outro dia...
Bom saber essa panorâmica européia deles.
Bela matéria!
Abç. Flávia
...
...
Para que se saiba: o Margem Esquerda, pelo menos por enquanto, está em suspenso. O grupo, em princÃpio, entrou em recesso por tempo indetermindado. Vale sempre ressaltar, no entanto, que todos os integrantes seguem a vida, com projetos alternativos.
Abraços,
Felipe
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!