MARGEM ESQUERDA - Europa a nado poético-musical

Divulgação - fonte: www.margeandopoesia.blogspot.com
Travessia feita, o grupo se apresenta na Espanha
1
Felipe Obrer · Florianópolis, SC
10/4/2008 · 157 · 12
 


Conexão Floripa-Espanha via MinC

"Margem Esquerda é um mergulho no universo da música e da poesia brasileiras. No show, com uma hora e meia de duração, apresentamos composições próprias, e versões de músicas e poesias de valorosos artistas brasileiros. Buscamos realizar um trabalho que valorize nossa música e nossa poesia sem privilegiar uma nem outra, de tal forma que o público identifique toda música de uma poesia e toda poesia de uma música"

Osvaldo Pomar



________________________________________________________

O Grupo Margem Esquerda, nadando contra a corrente que diz que nada pode dar certo, está em turnê na Espanha. Começaram em Granada, na quinta-feira 3 de abril às 20h, no Salón de Actos – Escuela Universitaria de Arquitectura Técnica - Campus Universitario Fuentenueva. Continuaram com uma apresentação no sábado em um Pub chamado Magia y música e logo, no domingo, fizeram espetáculo à beira mar, no Balneário de Chiclana, em Jerez de la Frontera. No dia 7 seguem para Cádiz e, no dia 11, Madrid, onde fazem mais quatro apresentações.

Meu contato com o grupo parte da relação de amizade com Osvaldo Pomar, percussionista, produtor e pesquisador musical. Além dele, conheço de antes outros membros do grupo, mas a junção deles todos tem um resultado que transcende as individualidades, como costuma acontecer.

Há alguns meses, o Osvaldo me perguntou se eu poderia traduzir convites que chegaram da Espanha (Sevilha, Madrid e Barcelona). Aceitei na hora. Feita a tradução, coloquei meu nome e cpf (pelo jeito não está tão sujo assim, já que funcionou) e os convites traduzidos foram enviados ao MinC. A intenção deles era conseguir apoio financeiro para bancar as passagens de ida e volta à Europa. Conseguiram.

O Grupo está na Espanha. As passagens foram financiadas pelo programa de concessão de passagens para intercâmbio cultural, do Ministério da Cultura.


A ponte com a Espanha foi feita por um produtor espanhol boa praça chamado Pepe Rivera, que aparece na fotografia ao lado, no Vatapá do Cesinha.

A arrecadação de recursos para bancar outros custos, como estadia, deslocamento e alimentação, partiu de eventos que promoveram nos meses anteriores à viagem. Houve o Vatapá do Cesinha, que presenciei, e outros eventos gatronômico-musicais como feijoada, além de uma maratona de apresentações, incluindo o teatro do SESC e bares da ilha.

A formação original contava com Osvaldo Pomar (vulgo Vavá), Marina Beraldo Bastos, Luciana Alves, Raphael Galcer, Paola Gibram, César Félix, Maria Beraldo Bastos e Laila Loddi. Laila acabou se desligando do grupo para dedicar-se ao mestrado em outra cidade. Assim, viajou no lugar dela o recém integrado Eduardo Vidili, membro também da Felixfônica, que já publicou algumas músicas aqui no Overmundo.

Na verdade, todos os músicos são multifuncionais, dedicando-se a vários projetos concomitantemente. O último show antes da partida, no Café dos Araçás, terminou com uma roda de choro bastante animada, como costumam terminar os espetáculos do Margem Esquerda. Aliás, choro é uma das marcas do pessoal que, paradoxalmente, toca com muita alegria.

É de deixar qualquer um contente esse nado a favor da arte. A linguagem do grupo mistura poesia, música e teatralidade. Samba, choro, baião e outros ritmos são explorados musicalmente pelos músicos talentosos, e poetas brasileiros como Paulo Leminski, ou o português eterno Fernando Pessoa se juntam a Cesar Félix para tornar o trabalho único, pelo menos no meio artístico de Floripa, Ilha de Santa Catarina.

Lembro agora que o nome da cidade era Desterro, antes da proclamação da República. Pensei nisso apenas porque a viagem coletiva até a Europa é análoga a um desterro, mas voluntário, o que muda tudo. A travessia prazenteira de uma margem a outra do Atlântico sem dúvida fez pessoas mais vivas e inteiras.



_______________________________________________________________

Por último, transcrevo a partir do blog do grupo:

"Moramos em Florianópolis, porém nossos integrantes são oriundos de diversas regiões do Brasil, basta ver os estados em que nascemos: Acre, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Isso nos enriqueceu culturalmente, cada um trouxe uma singularidade cultural de sua região, foi ótimo para o nosso trabalho".

Luciana Alves





"Nosso instrumental é rico e traduz a pluralidade de manifestações que permeiam nossa cultura. Samba, chorinho, baiões,samba canção, frevo e cirandas afinam-se numa heterogeneidade poética, típica do nosso povo. Vozes, violão, flauta transversal, clarineta, acordeon, bombos, pandeiro, caixa, ganzá, violoncelo, viola caipira, cavaquinho, unem-se à palavra, a qual também expressa a diversidade da literatura poética nacional. Por trazer todos esses elementos à cena, acreditamos que o Margem Esquerda traduz um pouco o multicuturalismo que é a grande característica da identidade brasileira".

Marina Beraldo Bastos



"Nos unimos em torno da perspectiva de divulgar um trabalho comprometido com a cultura brasileira em suas manifestações tradicionais e contemporâneas, afirmando elementos estéticos marcadamente brasileiros"

Maria Beraldo Bastos




"Uma das principais caracteristicas de nosso grupo é o nosso jeito de tomar decisão. Tudo é apresentado e aprovado pelo grupo: Nosso repertório, a ordem das músicas, dos poemas, nossos shows e nossas atitudes como grupo. Isso tem nos fortalecido muito, tem nos unido e tem feito a gente crescer muito artisticamente, como coletivo e como pessoa".

César Félix





_______________________________________________________________

O que cada um faz no Margem Esquerda:

Paola Gibram - acordeonista

Maria Beraldo Bastos - clarinetista

Raphael Galcer - violonista

Osvaldo Pomar - percussionista

Marina Beraldo Bastos - flautista e dançarina

Luciana Alves - cantora

César Félix - poeta

Eduardo Vidili - baterista e percussionista





_______________________________________________________________

Remissões:

Para saber notícias e ver fotografias das apresentações na Espanha.

Para assistir vídeo do Margem Esquerda

Outro blog do grupo, com ótimo acervo de fotografias.

__________________________________

Agradecimentos

pelas fotografias:

Nira Pomar



pela colaboração na edição:

Ilhandarilha (Claudia Rangel)

e

Sarah Falcão
__________________________________

Margem Esquerda
Contatos:

(48) 96238730
(48) 84115913
(48) 33347612

sacicesinha@yahoo.com.br
osvpomar@gmail.com
phgalcer@hotmail.com
marinaberaldo@hotmail.com
luaeternum@yahoo.com.br
lailaloddi@gmail.com
paolagibram@hotmail.com
mbb_@hotmail.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
milu leite
 

bem bacana a matéria contando como foi essa ida do margem esquerda pra espanha. não sabia de nada disso.
concordo com a tua impressão do grupo. eles são muuuito bons.

ab
milu

milu leite · Florianópolis, SC 8/4/2008 15:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
clara arruda
 

Muito boa é essa matéria.
Precisamos rever alguns critérios aqui no overmundo.Flata interesse por blogs,agenda...
Meu carinhoso voto.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 9/4/2008 12:39
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Oi Clara. Obrigado pelo comentário. Só aproveito pra reiterar o pedido que fiz em colaboração anterior:

POR FAVOR, NÃO É NECESSÁRIO DECLARAR VOTO. ME INTERESSAM MAIS IMPRESSÕES SOBRE A COLABORAÇÃO, CRÍTICAS E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO QUE SABER QUEM VOTOU OU DEIXOU DE VOTAR.

Sem querer ser indelicado, mas não consigo deixar de expor meu desconforto com as declarações de voto.

Abraço

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/4/2008 12:42
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Milu, concordamos então: eles são muito bons no que fazem!

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/4/2008 15:23
sua opinião: subir
Léo Lago
 

Lembro que você já tinha me mandado um link com um som deles no You Tube. Na minha pobre conexão discada, demorou mas valeu a pena. Mas o que está faltando para colocarem algumas músicas aqui no Overmundo?

Léo Lago · Rio de Janeiro, RJ 9/4/2008 17:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Pois é, Léo.
Assim que retornarem da Espanha, vou "cantar" o pessoal pra ver se começam a colaborar aqui no Overmundo. Seria uma boa presença "florianopolitana" no banco de cultura do site.

Abração e até já

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/4/2008 17:57
sua opinião: subir
Náthima Danel
 

Que coisa mais linda! Parabéns pelas riquezas que transportam. Me envaidece saber que o nosso país conta com espíritos como o de vcs. Nota 10!!!!!

Náthima Danel · Boa Vista, RR 10/4/2008 14:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Babe Bastos
 

Muito bom! Parabéns à banda e ao autor do artigo =)

Babe Bastos · Brasília, DF 10/4/2008 15:52
sua opinião: subir
Téo Ruiz
 

Não conhecia o grupo. Tem músicas? Bem bacana, votado!
abraços

Téo Ruiz · Curitiba, PR 10/4/2008 17:28
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Téo, desculpa a demora na resposta.
Até onde sei eles, antes da viagem à Espanha, estavam gravando um álbum. Vou conversar sobre a possibilidade de publicação aqui, no banco de cultura do site.

Por enquanto, vale conferir o vídeo do grupo, para o qual há link na colaboração acima.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 18/4/2008 22:31
sua opinião: subir
FlaM
 

Felipe, sou fãzíssima do Margem, que aliás, conheci no café dos araçás com a milu ali em cima, café onde aliás, te conheci outro dia...
Bom saber essa panorâmica européia deles.
Bela matéria!
Abç. Flávia

FlaM · Florianópolis, SC 20/6/2008 18:17
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

...
...

Para que se saiba: o Margem Esquerda, pelo menos por enquanto, está em suspenso. O grupo, em princípio, entrou em recesso por tempo indetermindado. Vale sempre ressaltar, no entanto, que todos os integrantes seguem a vida, com projetos alternativos.

Abraços,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 4/1/2009 02:16
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Show no SESC zoom
Show no SESC
No Vatapá do Cesinha - evento gastro-cultural - bem à direita, o produtor Pepe zoom
No Vatapá do Cesinha - evento gastro-cultural - bem à direita, o produtor Pepe
Em show na Espanha, no aeroporto antes da partida, nas ruas de Lisboa zoom
Em show na Espanha, no aeroporto antes da partida, nas ruas de Lisboa
Margem Esquerda em apresentação no SESC zoom
Margem Esquerda em apresentação no SESC
Divulgação na Espanha, abril de 2008 -- Primeiro show em Floripa - março de 2007 zoom
Divulgação na Espanha, abril de 2008 -- Primeiro show em Floripa - março de 2007
Os integrantes do grupo em fotomontagem zoom
Os integrantes do grupo em fotomontagem

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados