A história musical do Brasil está repleto de boas cantoras. E Maria Bethânia é uma das intérpretes mais aclamadas de sua geração. Considerada por muitos como a própria Diva da MPB.
Maria Bethânia Vianna Telles Veloso nasceu em 1946 na Bahia em Santo Amaro da Purificação. Foi para o Rio de Janeiro ainda moça com o sonho de se tornar artista. Durante muitos anos se apresentou em boates de Copacabana de onde ainda guarda boas recordações: “Foi ali que aprendi o meu ofÃcio... o público de boate é molinho, vão ali para conversar, namorar e deixam a cantora quieta no canto delaâ€.
Sua estréia nos teatros cariocas foi em 1965 no Show Opinião ao ser convidada para substituir Nara Leão. Dali saiu sua interpretação da música “Carcará†de João do Vale que a tornaria famosa por todo o Brasil.
Na década de setenta, junto com seu irmão Caetano Veloso e os amigos Gal Costa e Gilberto Gil, realizou no Canecão, no Rio de Janeiro, o Show “Doces Bárbaros†lançado em LP com grande sucesso de crÃtica e público.
Maria Bethânia nunca abraçou a Bossa Nova, um gênero musical considerado mais tranqüilo para o seu estilo com forte carga dramática, por isso, seu repertório é calcado em sambas canções, serestas e canções românticas.
Ao completar 35 anos de carreira em 2001, Maria Bethânia nos brindou com o show “Maricotinha†lançado também em DVD e CD duplo. No repertório a cantora passeia pelos sucessos que marcaram sua carreira e declama poemas de Fernando Pessoa. Seu último show intitulado “Brasileirinho†gravado no Canecão do Rio de Janeiro é uma homenagem ao Brasil e sua tradição musical mais remota. Maria Bethânia interpreta canções regionais do folclore popular e peças do compositor clássico Heitor Villa Lobos.
Recentemente foi lançado em DVD, um filme que retrata o perfil da cantora e um pouco de sua trajetória artÃstica. O filme Música é Perfume de Georges Gachot é de uma sensibilidade peculiar e convida o espectador a entrar no universo mágico e extremamente músico-teatral de Maria Bethânia.
Maria Bethânia - Música é Perfume é realmente um filme interessante. Ele faz um registro das turnês mais recentes de Bethânia e consegue desvendar quem é a cantora e a força dela no cancioneiro popular contemporâneo. A obra apresenta um painel rico, a partir de uma narrativa dinâmica. Mas o melhor DVD sobre e com Maria Bethânia é Tenpo, Tenpo Tenpo. Vale a pena conferir.
Tacilda Aquino · Goiânia, GO 8/1/2007 22:29Um pouco mais de informação sobre Maria Bethânia nunca é demais. Sou devoto dessa cantora. Todos os dias, a ouço.
Flávio Herculano · Palmas, TO 9/1/2007 09:29Obrigado pelos comentários e pelas dicas!
Marcelo Candido Madeira · Rio de Janeiro, RJ 10/1/2007 15:22Marcelo Madeira nós é que agradecemos por todas estas informações. Vou alugar o vÃdeo.
asinha · Salvador, BA 10/1/2007 21:26
Vi o filme quando foi lançado em Salvador. O texto dá em poucas palavras uma bela idéia do que é o filme.
Agora que saiu o DVD vou procurar nas locadoras pois vale a pena ver de novo...
Gostei demais de Música é Perfume e também de Tempo, Tempo, Tempo, Tempo. Em Tempo podemos fazer uma viagem profunda pelo universo da cantora, que traz também toda a emoção de suas memórias afetivas e musicais. Parabéns, Marcelo.
Cida Almeida · Goiânia, GO 11/1/2007 15:11Maria Bethânia é única.
Verônica R. · Fortaleza, CE 11/1/2007 16:09
Não é apenas uma cantante, é uma gigante intérprete!
Ótima matéria!
Parabéns marcelo, Maria bethânia é sempre muito bom ouvir e falar.
A Maria Bethânia para mim é uma grande artista! Gosto dos textos que ela interpreta, da dramaticidade e da veracidade do seu jeito de cantar e de passar as emoções para o público. A música vira... perfume.
Jolanda · Salvador, BA 14/1/2007 17:45
Dona Maria Bethânia, sou fã...
Voz imponente e força na interpretação... quem já ouviu Quirimurê?
pois é... dia 31 de janeiro tem ela e Caetano na praça em Sto Amaro, eu vou estar lá...colada!!!!
abraços
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!