Mera cópia...

rede [aparelho]-:
visão geral da Aldeia Cabana
1
Bruna Suelen · Belém, PA
24/3/2009 · 176 · 37
 

Ser imprensa no carnaval de Belém 2009, coisas que a Rede[aparelho]-: faz por você.

Há três anos que escuto o Arthur Leandro (um dos articuladores da Rede[APR]-:) falar e cantar carnaval para a gente (articuladores da Rede também),suas histórias, seus enredos, sua harmonia, suas cores, dialogando conosco sobre suas experiências no Rio de janeiro, Icoaraci e Belém do Pará. A partir dos relatos dele, fui percebendo que o carnaval é muito mais do que a Rede Globo1, que pra mim não é rede, mostra e, que por trás de tanta alegoria havia um contexto artístico-social extremamente interessante, que merece mais atenção, digo egoístamente, da minha parte, e digo absolutamente, de todo mundo.
Dia desses depois de uma prova de três horas sobre as Mônadas2 do Leibniz3,um aluno de filosofia da Universidade Federal do Pará,me falou que não gostava do carnaval da capital do Pará, pois achava uma mera cópia dos carnavais carioca e paulista. Eu pensei : - Esse cara, não entendeu nada sobre as Mônadas… Estas são as substâncias primeiras no mundo, são as únicas coisas que existem em si, e o movimento delas é intrínseco, ou seja acontece dentro delas, é um movimento dentro do imóvel, tá; mas o mais importante de entender isso, é que depois de tanto blábláblá da Monadologia4, você percebe o mundo como uma máquina orgânica , ou seja,dotada de alma, anima, e que tudo faz parte de um todo vivo, que se movimenta mesmo que parado, e que o espaço e tempo não passam de sucessão de situações do que ocorrem no mundo, isto é, aqui e agora; logo, você me pergunta : - Mas que diabos isso tem haver com a relação de cópia que teu amigo da filosofia fez entre o carnaval de Belém e o do das grandes metrópoles do Brasil? Então, tenho que responder:
Depois, de através da Rede[APR]-:, eu ter ido para a Aldeia cabana, a avenida do samba de manga´s manga´s babilon city, não tive dúvidas que o carnaval da cidade é bem igual ao do Rio e Sampa, digo estruturalmente, na organização, mas estou partindo do pressuposto Monástico,não sei se esta palavra existe, mas quero dizer das Mônadas, ou pelo menos, do que eu disse sobre elas; onde, se temos uma estrutura imóvel, pois ela é igual à de lá, temos também um movimento original que ocorre dentro dela. O que eu senti correndo de um lado para o outro, tirando fotos, fazendo filmagens com um celularzinho, que tem uma ótima câmera diga-se de passagem, foi uma energia muito cativante, emocionante mesmo; quando vi a Tradição Guamaense, inovando na batida, misturando, samba de verdade com um tecnobrega de super sucesso, entrei em êxtase.
Claro, toda escola tem seu mérito, mas digo sinceramente, que me apaixonei mesmo pelas menores, as que tinham dois carrinhos alegóricos, cheios de sucatas. E a Quem são Eles, que depois de horas esperando um carro quebrado do Rancho, sair da avenida, entrou as 8 horas da manhã, com todos os seus foliões chorando e a bateria gritando, que me deixou toda arrepiada? Sabe por quê? Por que o movimento ali é intrinsecamente vivo, cheio de energia. Envolve muita gente, desde dono da escola, até os que empurram os carros, os que limpam a avenida aos que montam as fantasias; quando a escola passa, tem muita criança ali, que mesmo morrendo de sono, agüenta o tranco, pois é emoção, é o afeto pela história que estão construindo juntos, todos juntos, pensando, cantando, costurando, gritando e sambando. Entendem? Construção de uma história deles, por Eles mesmos? Digo até nossa, pois eu estava lá, correndo toda serelepe, com uma câmera na mão, a câmera do possível, fazendo a mídia para eles.
Portando eu pergunto agora : - qual é o problema deste nosso carnaval ser uma mera cópia? o que de fato não é realmente; mas qual o problema? Se o movimento causado por esta “cópia” é altamente producente? tenho certeza que este amigo , quase filósofo, não tem nenhum filho marginal, que nos dias de carnaval prefere pegar o tamborim a ter que pegar uma arma para assaltar. E afinal, copiamos coisas muitos piores da grande mídia, que nos vende do Rio de janeiro e de São Paulo seu lixo industrial todo dia, e nós nem reclamamos, achamos “normal”, comum.
Penso que a função social do carnaval é distribuir carnavalescos, assim como a da filosofia distribuir filósofos. E quanto mais gente tiver a oportunidade que alguns poucos tem de pensar, falar, mostrar-se, menos indigno este Brasil se torna.
Bruna Suelen [ ]-:
[Aparelhada]-:, quase-filósofa, não artísta que não é da imprenssa.
–
originalmente publicado em http://aparelho.comumlab.org/?p=13

fotos no link : http://picasaweb.google.com.br/redeaparelho

compartilhe

comentários feed

+ comentar
etetuba
 

tá ótimo Blovynha...

etetuba · Belém, PA 21/3/2009 12:32
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

boa conversa esta - esta curioso para ver o desfile da Tradição Guamaense com a mistura de tecnobrega - muito obrigado pelos links do YouTube - aquilo ali já está além da cópia - nada contra a cópia - muitas vezes a cópia (a mera cópia... que de mera não tem nada, pois dá muito trabalho e envolve muita VONTADE de copiar, que nem sempre é imposição de fora... ) pode ser a única saída, o único atalho para a diferença criadora...) - gostei também de encontrar Leibniz por aqui - muito apropriado e carnavalesco!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 21/3/2009 12:34
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

é isso ai, muito bom.
depois eu volto.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 21/3/2009 12:51
sua opinião: subir
etetuba
 

coloca o link d'eu no segundo carro da gloriosa, a campeã, Embaixada... e o da Deixa Falar...

etetuba · Belém, PA 21/3/2009 12:58
sua opinião: subir
victorvapf
 

Bruna Suelem, belo trabalho ! Parabens

victorvapf · Belo Horizonte, MG 21/3/2009 13:07
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Suas mônodas não são nada copiadas e nem copiaveis...
Se entrelaçam na sua própria inércia aparente, e intrinsecamente rebuliçosa, tal com qualquer "escola de samba", em qualquer lugar, capital ou interior, ou avenida d'aqui e d'acolá !
Voce escreve "quenem" joranlista sim !...Voce é boa tanto nas aulas sobre Leibniz, como nas "folhas em branco querendo ser lidas" !
E sobre o lixo vomitado todos os dias que temos que engulir, que são muitos e execráveis, se me permite o espaço, COPIO aqui um poema meu que está no meu blog ( joe_brazuca), ( que te convido a visitar, mó honra...) que fala justamente sobre isso :

Oração aos Excluídos, Marginalizados e que tais...(ou Ode à Mikhail Bakunin)

Senhor !

Livra-me destes tempos modernos
de gravatas e ternos
de caixas de bancos, tormentos eternos
de boletos, carnês,
esqueletos, “silviosantos”, tvs
do consumo mortal, que vem dos infernos !
seja bacana
mande-me um cacho de bananas...

Livra-me dos super-mercados,
dos departamentos infestados
das contas a pagar
e nada a declarar
dos sapatos apertados
seja bacana, me mande uma
sandália havaiana...

Não me importam automóveis
nem sequer coletar imóveis
cheios de salas, banheiros e seu móveis
quartos anestésicos , com pijama
seja bacana,
me deixe escolher uma cabana...

Exclua-me das listas de impostos
emolumentos diversos
enquadramentos perversos
taxas e ditames indigestos
entrelinhas e subversos
generais, ditadores submersos
seja bacana
me deite à cama, e me leve à fama...

Me isente dos líderes ordinários
junta-me aos ouvintes ausentes e solitários
bradai, uni-vos, aos todos, e proletários
Inspirai-me aos consuetudinários
afoga-lhe os paradigmas salafrários
seja bacana
deixa eu acender uma bagana...

Aderi-me aos irmãos anarquistas
faça-me, de mim, um maquinista
cancele-me da tirania d’um analista
d’um traiçoeiro e sarcástico dentista
quero somente ser um pianista,
menos calculista e mais intimista
seja bacana
me dê uma cigana...

Ceifa-me à cabeça, dos inescrupulosos
açoite-me se aderir aos caluniadores
expulsa-me dos ardis de mentirosos
execra-me dos dogmas dos vendedores
medíocres de governos opressores
não seja sacana
me tire ou me atire de vez, nessa lama !


grato pela esplêndida matéria !
um beijo

joe_brazuca · São Paulo, SP 21/3/2009 13:51
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Amiga Bruna.
É gratificante quando temos a oportunidade apresentar ou ser presenteado com algo que tenha consistência esclarecedora.
Parabéns pelo texto e pela pesquisa.

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 21/3/2009 14:58
sua opinião: subir
graça grauna
 

parabens pela visão crítica.Bjos.

graça grauna · Recife, PE 21/3/2009 15:50
sua opinião: subir
Rodrigo Barros
 

É nós....

Rodrigo Barros · Belém, PA 21/3/2009 18:25
sua opinião: subir
roquemedeiros
 

Bom trabalho...
http://www.overmundo.com.br/banco/minha-agua-minha-vida

roquemedeiros · Nazaré, BA 21/3/2009 18:38
sua opinião: subir
Benny Franklin
 

Concordo com você. Apurada visão crítica.

Benny Franklin · Belém, PA 22/3/2009 00:10
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Bruna,

Como bom carioca posso afirmar que nosso carnaval perdeu a identidade ao transformasse numa festa para inglês ver.

Os baluartes de minha querida Portela, não se renderam ao luxo , como a grandeza da escola é incontestável, visto ser 21 vezes campeã do carnaval, dessa dissidência gerou a fundação da escola de samba Tradição e outras, mas ao dividir houve o natural enfraquecimento de recursos e qualidade. Hoje ela se mantém fiel as suas tradições, embora nunca mais tenha tido o gosto de ser campeã.

Esse carnaval que vc. tão bem descreve, é aquele que aprendi a amar e respeitar, porque essa é a verdadeira festa da realidade de um povo sofrido e de baixa renda.

Bjs

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 22/3/2009 01:18
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Bruna Suelen · Belém (PA)
Mera cópia...

Um Trabalho Admirável que estamos aplaudindo e com orgulho apoiando e indicando pra todo mundo prestigiar, porque ~e um trabalho de cunho Social de elevar as Comunidades e seus participantes, de valorizar a Cultura Nacional, com sua prãtica benfeitora no dia a dia fazendo animare melhorar a vida.
Parabéns.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 22/3/2009 01:30
sua opinião: subir
Chico Piancó
 

Bruna, me encantei. Sou louco pra conhecer belém, já estive perto, em manaus, são luís e até em trombetas, mas nada de Belém, fogo né? De todo o caso, parabéns por vosso trabalho, belíssimo! Beijos e logo mais voto!

Chico Piancó · Fortaleza, CE 22/3/2009 03:10
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Beleza de postado minha cara! O carnaval é um oráculo de emoções!

raphaelreys · Montes Claros, MG 22/3/2009 09:56
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Cara Bruna, seu trabalho passa oticas muito positivas e valorização do homem independente da "maquina " que o envolve nestes eventos. Faço minhas as palavras do Azuir, Falcão e todos que veem por uma ótica humanista.
entrou as 8 horas da manhã, com todos os seus foliões chorando e a bateria gritando, que me deixou toda arrepiada? Sabe por quê? Por que o movimento ali é intrinsecamente vivo, cheio de energia. Envolve muita gente, desde dono da escola, até os que empurram os carros, os que limpam a avenida aos que montam as fantasias; quando a escola passa, tem muita criança ali, que mesmo morrendo de sono, agüenta o tranco, pois é emoção, é o afeto pela história que estão construindo juntos, todos juntos, pensando, cantando, costurando, gritando e sambando. Entendem? Construção de uma história deles, por Eles mesmos? Digo até nossa, pois eu estava lá, correndo toda serelepe, com uma câmera na mão, a câmera do possível, fazendo a mídia para eles.
E quanto mais gente tiver a oportunidade que alguns poucos tem de pensar, falar, mostrar-se, menos indigno este Brasil se torna.
Parabéns, Lindo. Bjs, Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 22/3/2009 10:49
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Bruna, moça bonita das águas do Norte,
Uma bela visão, boas explicações.
Acho que o seu texto ganha mesmo pela coragem (aliada à capacidade de narrar), mas pela coragem mesmo de ir além do
que ficou estabelecido com o convencional, a forma "convencional" como vem sendo tratado o carnaval no Brasil.
Falta mesmo (faltava) colocação assim, um tanto explicativa um tanto critica.
Me perdoa falta um "quê", (talvez por falta de espaço): A capacidade, o gosto da pessoa negra pelo belo, pelo bonito, pelo brilho. E carnaval e negro, se confundem, se misturam no real e no imaginário do universo. Este universo perverso.
Sem se esquecer que no norte juntou os melhores "tipos" humanos, o negro estardalhacento, brilhento e o INDIGENA, com a multiplicade de sons voltados para a terra, para o centro da vida.
Isto vem sendo negado, no esforço de achatar, o negro do Brasil, o negro do Mundo.
Não posso deixar saudar o JUDICIARIO BRASILEIRO, pela primeira acolhida, no âmbito do Estado - a decisão sobre o
RAPOSA TERRA DO SOL.
Depois volto.
abraço
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 22/3/2009 11:19
sua opinião: subir
Erode Lino Leite
 

Valeu! Gostei do assunto! Parabéns.

Erode Lino Leite · Campo Grande, MS 23/3/2009 09:35
sua opinião: subir
etetuba
 

votado e aprovado.

etetuba · Belém, PA 23/3/2009 11:27
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

joe_brazuca · São Paulo, SP 23/3/2009 11:47
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Voltei e votei Bjs

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2009 12:05
sua opinião: subir
Dalila Aroca
 

Oi Bruna!
Tudo bem!
Uma critica forte do pão e circo
que oculta uma parte da vida
da gente sem bula na mania de viver.
Parabéns!
Dalila

Dalila Aroca · Osasco, SP 23/3/2009 12:06
sua opinião: subir
victorvapf
 

victorvapf · Belo Horizonte, MG 23/3/2009 13:16
sua opinião: subir
mariozinho
 

mariozinho · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2009 13:32
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Bruna, voltando para votar e vice-versa,
abraços
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 23/3/2009 17:59
sua opinião: subir
etetuba
 

essas duas postagens são articuladas, visitem
http://www.overmundo.com.br/overblog/agentes-da-rede-aparelho
http://www.overmundo.com.br/overblog/relatosregistrosdesabafos

etetuba · Belém, PA 23/3/2009 22:49
sua opinião: subir
Cau Santana
 

Muito bom mesmo!
Votado

Cau Santana · Barreiras, BA 24/3/2009 16:02
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Bruna Suelen · Belém (PA)
Mera cópia...

Maior Orgulho de Bel~em e do seu Povo alegre e decidido construtor.
parab~ens tem todo merecimento.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 24/3/2009 16:24
sua opinião: subir
alcanu
 

Isso é Brasil !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 24/3/2009 16:43
sua opinião: subir
Juliaura
 

Bruna, tri!
Gostei de ver que tem samba e música e gente e balanço e gerinçonça quebrando e atrasando o processo, qui nem qui tem em qualquer lugar do mundo que faz festa para ser festa e não para ser faturamento da bailarina (que não tem remela, mas tem olho grande, que não é rede mas é sereia rabuda que engole bagrinhos feito barracuda).
Então, gostei de ver que tem vida no planeta fora da bola boba.
Deve ter outra cerveja por lá...
E outra cantora que não só aquela de sempre que parece a única do planeta bobo.
Gostei, então.
E disse, mesmo que tenha gente que não goste que se diga só que se gosta.
Sem rima rica, por gentileza!

Küsse.

Juliaura · Porto Alegre, RS 24/3/2009 17:03
sua opinião: subir
etetuba
 


fotos
http://picasaweb.google.com/redeaparelho
http://www.orkut.com.br/ExternalAlbum.aspx?uid=18300281976185095880&aid=1235685081&t=3070037182525018634&vid=07552590891978950407&ik=ACGyDXtpXv-zwXmpplM9D9kUUbAb1W1PSQ
http://www.orkut.com.br/ExternalAlbum.aspx?uid=18300281976185095880&aid=1235705275&t=16532472565771798835&vid=07552590891978950407&ik=ACGyDXvjOa893lrp8Jkupyee7AdAA8WMYg
http://www.orkut.com.br/ExternalAlbum.aspx?uid=18300281976185095880&aid=1235692271&t=10911654047297776583&vid=07552590891978950407&ik=ACGyDXusbijwnBEJZq90m42gWQT2vmvMbA

vídeos editados
http://www.youtube.com/watch?v=INUvt_ki6yQ
http://www.youtube.com/watch?v=s77kFg6TTYc
http://www.youtube.com/watch?v=5yCc8cGjzlE

registros/fragmentos dos desfiles em video
http://www.youtube.com/watch?v=A2VM-b2LaMA
http://www.youtube.com/watch?v=NyMV7RuwS4s
http://www.youtube.com/watch?v=ii0LGGLNuDU
http://www.youtube.com/watch?v=lLkCY2KbvZk
http://www.youtube.com/watch?v=hv8lrvVKl_g
http://www.youtube.com/watch?v=y6DOMVsKe8A
http://www.youtube.com/watch?v=gUhdbjt0ivA
http://www.youtube.com/watch?v=MmHQyFake2g
http://www.youtube.com/watch?v=MTOxIrGjF14
http://www.youtube.com/watch?v=iCjOh8CQoXA
http://www.youtube.com/watch?v=d011Yp2cALs
http://www.youtube.com/watch?v=gRy8UFrcu60
http://www.youtube.com/watch?v=hKb_JozHEME
http://www.youtube.com/watch?v=RcB59XfR5Dw
http://www.youtube.com/watch?v=tt6wvlZ4B0I
http://www.youtube.com/watch?v=ZQPmki_ZL88
http://www.youtube.com/watch?v=oJcCQBpn_Bc
http://www.youtube.com/watch?v=BeIVgwraK90
http://www.youtube.com/watch?v=5YTonsQty-Y

entrevistas com brincantes em video
http://www.youtube.com/watch?v=PChsyXDYVDI
http://www.youtube.com/watch?v=Rj3-p7VodnU
http://www.youtube.com/watch?v=ulFMdxiFx34
http://www.youtube.com/watch?v=3lWd2sXjIuk
http://www.youtube.com/watch?v=D2yHc6UIcz4
http://www.youtube.com/watch?v=9IhvFLSD7-0
http://www.youtube.com/watch?v=t2v1dIyZaco
http://www.youtube.com/watch?v=yCfRjnaKFtQ
http://www.youtube.com/watch?v=T4YlSSkqNQo
http://www.youtube.com/watch?v=aURj1s1bLM4
http://www.youtube.com/watch?v=cT5pFRnk9rs

e muitos outros vídeos aqui
http://www.youtube.com/profile?user=etetuba&view=videos


Antecedentes
http://www.overmundo.com.br/banco/samba-de-enredo-deixa-falar
http://www.overmundo.com.br/banco/samba-de-enredo-embaixada-de-samba-do-imperio-pedreirense
http://www.overmundo.com.br/banco/ervas-da-floresta-cheiros-do-para-sao-magias-da-deixa-falar-2009
http://www.overmundo.com.br/banco/as-crias-da-alegria-curro-velho-18-anos-de-arte-e-fantasia

postagens relacionadas, e vem mais...
http://www.overmundo.com.br/overblog/agentes-da-rede-aparelho
http://www.overmundo.com.br/overblog/mera-copia
http://www.overmundo.com.br/overblog/relatosregistrosdesabafos

etetuba · Belém, PA 24/3/2009 23:26
sua opinião: subir
delen
 

Lindo trabalho , as imagens ficaram perfeitas , apalusos Bruna pra vc e seu postado . Abraços ...

delen · Cotia, SP 25/3/2009 12:44
sua opinião: subir
Gilbson Alencar
 

Bruna, votadaço!

Gilbson Alencar · Brasília, DF 26/3/2009 11:26
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 12/4/2009 10:58
sua opinião: subir
Rapha Vaz
 

Gostei muito, Brunietzscha!!!

Rapha Vaz · Belém, PA 25/4/2009 14:50
sua opinião: subir
Rapha Vaz
 

estamos mesmo muito longe, ou pra alem ou pra aquém, do verdadeiro sentido da manifestacao popular - tanto mais se se trata de questoes de identidade. Vi os videos: tens razao sobre a veracidade do sentimento dos brincantes... Maravilha!

Rapha Vaz · Belém, PA 25/4/2009 14:57
sua opinião: subir
Rica P
 

Muito bom, e adorei a frase 'a função do carnaval é distribuir carnavalescos'!

Rica P · São Paulo, SP 7/5/2009 13:08
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Baianas da Embaixada zoom
Baianas da Embaixada
Alegoria da Acadêmicos da Pedreira zoom
Alegoria da Acadêmicos da Pedreira
Deixa falar, a magia das ervas. zoom
Deixa falar, a magia das ervas.
Mestre-sala e Porta-bandeira da Piratas da Batucada zoom
Mestre-sala e Porta-bandeira da Piratas da Batucada
Comissão de frente da Embaixada zoom
Comissão de frente da Embaixada
Passistas da Piratas da Batucada zoom
Passistas da Piratas da Batucada

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados