Manos ... ou melhor, hermanos ...
É possÃvel um outro olhar sobre esta América nossa, latina, andina.
Como já abordado aqui em outras ocasiões, o tema volta à baila, pois se de um modo geral as relações entre nós está para crescer e se afinar, cada vez mais e sempre, inclusive politicamente, por qual razão também não expandirmos fronteiras musicais?
Num tempo em que decantamos a globalização como ferramenta imperiosa em mercados de toda ordem, por que não nesse onde plantamos pés de feijão e coca e guaraná? Oilá!
Vem a público agora em novembro (em São Paulo) e em dezembro no Mercado Cultural da Bahia o show América Contemporânea, mesmo nome do disco recém gravado e lançado pelo selo Núcleo Contemporâneo.
O projeto nasceu da inquietação de Benjamin Taubkin, que com a responsa da curadoria de vários eventos musicais e ativa participação em festivais internacionais, pôde desenvolver com outros paÃses uma linguagem de aproximação que culminou na realização de um encontro reunindo bons nomes da fauna musical brasileira e de alguns paÃses vizinhos para tocar por aqui, em iniciativa que acabou rendendo o cedê.
Em turnê que nos dias 12 e 14 agora estará passando por Nova Iorque e Montreal respectivamente – em Sampa a data é 27, no teatro Frei Caneca – , no palco cada um deles apresenta ritmo(s) de seu paÃs de origem, acompanhado por todos os outros, o que deve se transformar numa interessante usina sonora.
Recebi uma lista das músicas presentes na coletânea, com sucintas descrições que transcrevo abaixo, além de lincar cada um dos participantes, para que assim eles possam ser melhor conhecidos por todos nós.
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA – UM OUTRO CENTRO
Carmelita, adiós (domÃnio público)
Um bullerengue. Canto de origem ritual de mulheres da Costa Atlântica da Colômbia.
Panguito Lando (domÃnio público)
Canto tradicional da Costa PacÃfica da Colômbia.
LUCIA PULIDO (Colômbia)
La musica y la palabra
Uma chacarera, ritmo do norte da Argentina
CARLOS AGUIRRE (Argentina)
Misterios de mayo
Uma peça baseada no ritmo de saya-caporal, derivado dos ritmos do mundo afro-andino que gradualmente tem influenciado a música popular boliviana.
ÃLVARO MONTENEGRO (BolÃvia)
A mis hermanos
Um merengue venezuelano dedicado aos irmãos de Aquiles, Julio e Gustavo.
AQUILES BAES (Venezuela)
Cantos de vaqueria (domÃnio público)
El gavilán (domÃnio público)
Cantos tradicionais dos vaqueiros colombianos
ANGEL CUSTODIO LOYOLA (Venezuela)
Vale do Jucá
Poema em ritmo de ciranda, dança de roda tradicional de Pernambuco, que fala sobre ancestralidade e a busca pelas origens.
SIBA (Brasil)
Cajoneando
Um solo de cajon com ritmos afroperuanos inspirado nos escravos que vieram da Ãfrica para o Peru. O cajon é um instrumento originariamente peruano que depois foi absorvido pelo Flamenco (há apenas 30 anos). Atualmente é utilizado em todo o mundo.
LUIS SOLAR NARCISO (Lucho Solar) – Peru
Tonada para mi niña
Baseada no ritmo da “tonada chilenaâ€, uma sofisticação rÃtmica e harmônica da cueca, ritmo e dança nacional, herança da mistura dos Ãndios com os colonizadores espanhóis.
CHRISTIAN GALVEZ (Chile)
Primavera
‘A primavera é quando ninguém mais espera’
ZÉ MIGUEL WISNIK (Brasil)
... .. . .:iIXIi:. . .. ...
visite a página do autor:
www.sitiodoesso.com
Puxa, muito bacana. Pelo visto não passa pelo Rio, né :( O disco tá sendo vendido por aÃ, no paÃs todo, vc sabe? Abraço
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 7/11/2006 14:35
até onde sei o Núcleo Contemporâneo se pauta por uma polÃtica de distribuição independente, para lojas mais especializadas na boa música brasileira (instrumental principalmente); e além das vendas em show há o acervo mantido na sede do selo, disponibilizado também para interessados na compra através da página eletrônica.
Passam pelo Rio sim!!!
No Fórum Cultural Mundial.
Não temos as informações completas ainda mas, entre no www.nucleo.art.br. Logo que haja informações elas estarão lá com certeza.
O CD pode ser encotnrado tb nesse site e em lojas em todo o paÃs. Para saber as lojas, lá tem tb um link.
Esso, obirgada pelo carinho de sempre!!!
sim, foi isso o que vim dizer, também.
Haverá show no Rio.
Vão lá!! Vai valer a 'pena' (rs).
------------------------------------------------
sabe no que acabo de pensar?
numa ferramenta que nos permitisse
enviar os coment também para quem não
se 'instalou' por aqui ...
isso seria ótimo para divulgarmos o portal
entre nossos amigos mais próximos, ajudando-nos
a ter mais interessados interessantes por aqui.
q acham?
Esso, não sei se entendi muito bem a sugestão, de qquer maneira acho que a melhor coisa seria postá-la com mais detalhes no fórum. A gente discute lá! Abraço
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 10/11/2006 17:54Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!