Montalvânia se encanta com a magia do cinema

1
Fernando Lima Abreu · Montalvânia, MG
1/9/2008 · 101 · 3
 

Dia 26 de agosto, terça-feira. Um caminhão diferente, com a logomarca do Revelando os Brasis, passa pelas ruas da cidade e o povo fica curioso. Muitos ainda sem entender o que está acontecendo. Dá uma volta por algumas ruas anunciando que “vai ter cinema na praça. De graça”. O povo começa a comentar. O caminhão pára e homens descem equipamentos e cadeiras na praça Cristo Rei. Agora quase todos já sabem do que se trata. É a visita do caminhão itinerante do projeto Revelando os Brasis que está na cidade com exibição gratuita de vídeos.

O Circuito passa por 40 municípios com até 20 mil habitantes e por 21 capitais. Todas as sessões têm entrada franca, e contarão com uma tela de cinema medindo cinco metros de altura por oito metros de largura. Duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a platéia. As cidades assistirão a uma programação com o vídeo realizado no município e mais três produções do projeto. Cada vídeo tem cerca de 15 minutos.

Revelando os Brasis é um projeto do Governo Federal/Ministério da Cultura e tem por objetivo promover a inclusão e a formação audiovisuais por meio do estímulo à produção de vídeos digitais. Dirigido a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, o projeto contribui para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do País, revelando novos olhares sobre o Brasil.

Em sua segunda edição, no ano de 2006, Montalvânia participou do projeto com o conto ... E agora Deixa-Vim, de Antônio Horácio Salles, que, selecionado entre os 40 melhores do país, foi transformado em filme, realizado na própria cidade, com atores locais. O curta metragem de 15 minutos foi um dos quatro representantes do estado de Minas Gerais e foi exibido em rede nacional através do canal Futura. Agora, toda a população tem a oportunidade de apreciar o filme representante do município em uma tela de cinema e de graça.

E a cidade parou para assistir a história do cavalinho que virou lenda. Timidamente as pessoas começam a chegar. Logo as cadeiras estão todas lotadas. Mais de mil pessoas. Começam apresentações culturais que representam a identidade do município. Muitos aplausos. Os atores e o diretor do filme são convidados a se posicionarem à frente da tela. Mais aplausos. Chega a hora mais esperada. O telão desperta os mais inusitados olhares. Começa a ser projetado o primeiro filme realizado em Montalvânia. Um momento histórico. Todos se emocionam.

A aposentada Helena Pereira de Souza, que nunca foi a um cinema, disse que achou uma das coisas mais lindas que já viu na vida. Maria Beatriz Mota, de 10 anos, atriz do filme, disse que toda vez que assiste ao filme ainda se emociona e que tem vontade de participar de outras produções. A professora Rosemeyre Fraga, também encantada com a exibição, disse que a cidade ganhou muito com a vinda do Circuito, que é cultura pura, e que eventos deste porte deveriam vir mais à cidade.

Ao final muitos aplausos e gritos de bis. Outros filmes são exibidos e todos ficam de olhos arregalados diante da imensa tela. É a magia do cinema que encanta a todos.

Montalvânia sai mais rica depois dessa exibição. Muitos que nunca entraram em um cinema tiveram a oportunidade do contato com a sétima arte. E o município ficará marcado para sempre. Dia 26 de agosto foi o dia que o cinema veio até a cidade, oferecer aos moradores cultura, diversão, beleza e encantamento. Tudo de graça. E o melhor, numa produção da própria cidade, escrita por um morador e realizada pela comunidade. Um dia que jamais será esquecido pela população.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Sergio Rosa
 

Que bacana!

Será que dá pra saber quando vai passar no Futura de novo?

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 28/8/2008 17:09
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Faltou só a foto hein fernando..

Higor Assis · São Paulo, SP 1/9/2008 16:55
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Oi, Higor.

Achei umas fotos da passagem do projeto por Montalvânia.

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 12/9/2008 08:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados