Morre em Juazeiro o cinéfilo do sertão: Zé Sozinho

1
José Cycero · Aurora, CE
30/1/2009 · 398 · 67
 

Com enorme pesar registro o falecimento de José Raimundo Cavalcante, aos 67 anos, mais conhecido pela alcunha de “Zé Sozinho” ocorrido nesta segunda-feira, 26 em Juazeiro do Norte no Cariri cearense. Assim de cara, poucos saberiam de quem se trata tal nota de falecimento. Coisas do Brasil, do Ceará e do Cariri onde só se destacam os potentados do vil metal.
Zé Sozinho não poderia receber outro nome que não fosse este de uma sociedade excludente, míope, cruel e indiferente a arte dos pequenos, sobretudo aqueles que fizeram a opção pela maioria(os pobres e miseráveis). Os que transformaram a própria vida num sacerdócio em favor do bem e de uma causa nobre, mesmo no anonimato da mídia e longe dos banquetes das elites, assim como dos holofotes de uma imprensa que só tem olhos para a mesmice e para os castelos dos poderosos.
Zé Sozinho era tão humilde, consciente e espirituoso que logo absorveu com naturalidade e senso de humor este epíteto. Aliás, algo que lhe caíra como uma luva, em parte, pelo fato de aumentar a sua “fama” entre os raros aparelhos midiáticos do Sul. O que não foi lá muita coisa, nem para o trabalho que fazia e, tampouco para si mesmo. Foi por assim dizer, um transgressor em potencial. Um homem de exceção como bem dissera certa feita o filósofo Nietzsche.
Oriundo da agricultura granjeou, contra tudo e contra todos, relativo sucesso ao popularizar a sétima arte entre os excluídos dos sertões. Muitos dos quais a própria sobrevivência já é um milagre.
Tantas foram as cidadezinhas, muitas delas até hoje, nunca tinha conhecido de perto uma projeção cinematográfica, que Zé Sozinho, só ele e Deus conseguiu realizar a troco de nada. Tudo em nome da paixão que mantinha pelo cinema.
Zé respirava cultura e sofria de diabetes. Doença que durante anos tentou curar talvez por meio do amor e a determinação que dedicou às projeções pelas bibocas do nosso interior. Não teve jeito. Seu pobre coração de homem bom resolveu parar nesta segunda-feira.
Zé Sozinho não curou o diabetes, mas deu um grande exemplo de cidadania e solidariedade cultural para o Ceará e o Brasil: fez a sua parte da melhor forma possível como protagonista e ‘diretor do filme maior que foi a sua vida’. O cinema para ele, era uma arma para a feitura do bem. Um instrumento pelo qual se poderia mudar a face do país, assim como a cabeça e o coração dos homens.
Considerava-se filho do Caririaçu-CE; onde chegou ainda em tenra idade como retirante pernambucano de Pajeú das Flores. Mas Caririaçu era o rincão que ele carregava de bicicleta junto com o seu projetor de 16 mm e latas de películas para onde quer que fosse. Seu apelido se deu em função desse seu ofício. Porém há quem diga que foi por conta da sua mãe que sozinha conseguira criar seus cinco filhos.
Sozinho, no decurso de 36 anos viveu da sua paixão pelo cinema. Qualquer lugar para ele, era ideal para uma projeção cinemática. No meio da praça, debaixo da ponte, na rua deserta, no tabuleiro da caatinga, no galpão abandonado, no adro da igreja, tudo era possível... Podia até ser sozinho, mas não era um homem solitário nem triste, posto que seus filmes constituíram um mundo à parte com o qual ele dialogava era feliz por isso.
Ágil, disposto e inteligente subia ele mesmo na árvore, montava o alto-falante. Debaixo dela instalava o seu velho projetor e logo, a alegria estava construída. Seus filmes eram a um só tempo: entretenimento e lenitivo para quase todas as agruras e as dores daquele mundão esquecido de meu Deus. Filmes antigos, às vezes emendados, mas bons, consagrados e fascinantes para uma gente que nunca na vida conhecera um cinema de verdade. Tudo ali era novo. Até Coração de Luto, O ébrio, imagens esportivas de Pelé, Garrinha do Flamengo antigo no canal 100, O dólar furado, Casa Blanca, Romeu e Julieta, Mazzaropi, Chaplin, Oscarito e outras pérolas raras da Vera Cruz, Atlântida e Cinédia que a partir de Zé Sozinho pareciam novinhas em folha... Não fossem o riscado da fita e o preto e branco das cores. Muitos até choravam durante suas projeções romanescas como nos velhos tempos.
Seu enterro aconteceu nesta terça-feira, 27 na sua Caririaçu, na serra de São Pedro. Onde certamente ficará mais perto de Deus, eternamente, assim como os filmes que apresentava pelos grotões adentro. Hollyood não sabe, mesmo assim me arisco a dizer que o cinema verdadeiro perdeu muito. Está de luto com o desencarne de Zé Sozinho. Mesmo aqui, neste canto escondido do Brasil onde quem sabe, por Zé Sozinho, todos haveremos de viver e levar a utopia da vida até as suas últimas conseqüências...
Outro dia, por absoluta força do acaso, tive o prazer de conhecê-lo, não de carne e osso(como deveria), mas pela telinha mesmo estando tão próximos. Foi numa noite por meio do programa do Jô Soares da TV Globo, quando Zé Sozinho foi entrevistado. Estava radiante de felicidade. Falava da sua história e dos filmes como se estivesse no estrelado, dentro deles. Achei bárbaro aquele homem simples, diferente e determinado. Depois do programa fiquei matutando: como eu um pesquisador sempre atento às coisas do mundo nunca tinha ouvido falar daquela figura da cidadezinha vizinha de nós?! E disse para mim mesmo. - Algo está errado. Nossos talentos não merecem tanto desprezo. A quem podia interessar tanto ostracismo?! No fundo todos nós sabemos a resposta...
Zé Sozinho falava do Cariri e do seu Caririaçu com doçura. Era um abnegado, incompreendido pelos que se acham iluminados, mas que só enxergam os caminhos do poder. Os verdadeiros coitados e ignorantes. Porque a arte e a cultura não dependem e nem precisam tanto deles.
Zé Sozinho foi um “inteirado” fazedor de sonhos, justamente para tantos que perderam a capacidade de sonhar.
Por isso agora Deus haverá de vê-lo lá em cima com bons olhos. Fellini, Mazzaropi e tantos outros amantes inveterados da sétima arte não o permitirão sequer que continue sendo chamado como entre nós. Porque no céu nosso Zé, nunca mais estará sozinho. Quem sabe os imortais passem a chamá-lo simplesmente de Zé do Povo.
Adeus grande Zé! Agora você nunca mais ficará Sozinho. A solidão, ao contrário do que pensamos é coisa da vida. Porque sozinhos ficamos nós, os sertanejos do Cariri e do Nordeste inteiro, sem as suas mirabolantes e sensacionais projeções de bondade, educação, saudade, cultura e alegria.
Zé Sozinho deve está agora se divertindo pra valer ao lado do mestre com as suas sempre novas projeções cinematográficas.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Carlos Mota
 

José Cycero,
no filme 'Bye bye Brasil' de Cacá Diegues aparece um personagem, vivido pelo saudoso Jofre Soares, com todas as características do seu homenageado, não será a mesma pessoa?
belo texto! certamente Zé Sozinho agradece sua atitude...

Carlos Mota · Goiânia, GO 29/1/2009 13:15
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Bela homenagem meu amigo José.
Ainda bem que existem pessoas que como você perpetua boas memórias de pessoas que de fato, são merecedoras.
Abraços

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 30/1/2009 01:35
sua opinião: subir
Arnaldo Almeida
 

Oi José
A Cultura agradece pela iniciativa, sem dúvida.

Arnaldo Almeida · Salvador, BA 30/1/2009 01:36
sua opinião: subir
José Carlos Brandão
 

Zé Sozinho não está mais só.

José Carlos Brandão · Bauru, SP 30/1/2009 02:21
sua opinião: subir
meus traços e linhas
 

José Cícero!
Grande contribuição literária. Uma linda e comovente homenagem ao Zé Sozinho!
Parabéns pelo teu notável trabalho!

bjssss
diná

meus traços e linhas · Cabedelo, PB 30/1/2009 04:34
sua opinião: subir
Jair Jnusi
 

Bela homenagem, votado e aplausos pela boa iniciativa!!!
valeu...

Jair Jnusi · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 07:26
sua opinião: subir
lady sophie
 

Grandiosa homenagem!

lady sophie · Porto Alegre, RS 30/1/2009 08:07
sua opinião: subir
Ivette G.M.
 

Sozinhos estamos nós. Órfãos de artistas anônimos que perpetuam as coisas simples e significativas da vida.
Belo texto, merecida homenagem ao Zé, Sozinho por apelido mas sempre acompanhado de seus sonhos.
Votadíssimo. Ivette G M

Ivette G.M. · Cotia, SP 30/1/2009 08:09
sua opinião: subir
Isabel Furini
 

Quem dedica sua vida a causa nobre, brilha pela nobreza. Linda homenagem!

Isabel Furini · Curitiba, PR 30/1/2009 08:09
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Cycero.

Bela homenagem!Voto com aplausos ao Zé sozinho que agora está
com Deus.Abração!!!

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 30/1/2009 08:17
sua opinião: subir
Julio Rodrigues Correia
 

Bela homenagem.Votado.

Julio Rodrigues Correia · Manaus, AM 30/1/2009 08:29
sua opinião: subir
peninha
 

Ser imortal é continuar a viver no outro.
Não é o que nós todos queremos?
Parabéns ao "Zé Sózinho" que vive em muitos, vc no meio...

peninha · Butão , WW 30/1/2009 08:39
sua opinião: subir
O POETA DOS VERSOS.
 

Meus aplausos. José. Muito bom.
Abraços fraternos.

O POETA DOS VERSOS. · Manaus, AM 30/1/2009 09:20
sua opinião: subir
TÂNIA MARA CAMARGO
 

Belo conteúdo e uma linda homenagem a Zé Sózinho!
votado!

TÂNIA MARA CAMARGO · Jundiaí, SP 30/1/2009 09:23
sua opinião: subir
victorvapf
 

Parabens pelo texto. Geralmente estas pessoas sao polos de uniao. votado!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 30/1/2009 09:29
sua opinião: subir
José Cycero
 

Não estou(não estamos) sozinho. Obrigado a todos!!!

José Cycero · Aurora, CE 30/1/2009 09:33
sua opinião: subir
AnaLu Fernandes
 

Zé Sózinho, só nunca esteve e jamais estará. A companhia mais importante não é a física, da qual tanto sentimos falta e sim a espiritual, e essa sempre teremos, basta saber sentir...
Bjsssss Milllll

AnaLu Fernandes · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 09:41
sua opinião: subir
Bebel Fragoso
 

No Cariri o Paradiso

Bebel Fragoso · Prado, BA 30/1/2009 10:03
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Que os aplausos continuem e assim será!
bjus

Cintia Thome · São Paulo, SP 30/1/2009 10:20
sua opinião: subir
valdezz
 

que possamos abrir os nossos olhos e não deixarmos mais nenhum zé sozinho,

valdezz · Arraial do Cabo, RJ 30/1/2009 10:35
sua opinião: subir
Rosane Mergener
 

Aplausos!!
Linda homenagem ao Zé!

Rosane Mergener · Mauá, SP 30/1/2009 10:57
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

Carlos Mota · Goiânia, GO 30/1/2009 11:00
sua opinião: subir
  Gorete
 

José Cycero!
Nosso amigo ñ será mais, nem sozinho, nem desconhecido!
Seu coração registrou-o para sempre!
Parabéns!!!!
Aplaudo-o pela belíssima iniciativa e prazerosmente, deixo meu voto!

Gorete · Ipatinga, MG 30/1/2009 11:01
sua opinião: subir
Angela Lara
 

José, parabéns pela homenagem ao teu amigo!
Além de um belo texto, é singular e repleto de interessantes peculiaridades. Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Angela Lara · Porto Alegre, RS 30/1/2009 11:24
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Sem comentários...Sobre o queridíssimo "Zé Sozinho" ( que não era e ainda mais agora, mostrou-nos a todos...) e sobre seu exímio texto, Cycero !
Só eternizo aqui, "um minuto de silêncio", à sua reverência...
abraço cordial, Escritor !

joe_brazuca · São Paulo, SP 30/1/2009 11:40
sua opinião: subir
Caranguejúnior
 

MAIS UM ''ZÉ SOZINHO'', QUE FEZ UM POUCO PELA ARTE DO BRASIL, MERECE NOSSOS APLAUSOS!!
PARABÉNS...

Caranguejúnior · Barueri, SP 30/1/2009 11:50
sua opinião: subir
Betânia Uchôa
 

Gostei! parabéns!!!

Betânia Uchôa · Salvador, BA 30/1/2009 11:54
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

um texto maravilhoso, parabéns.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 30/1/2009 12:14
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Estimado José Cícero, Cheguei, li, arrepiei, votei e quase chorei.
Você não imagina como me emociono ao ler histórias que se não fosse voce, Azuir, Nina com a música, e muitos outros aqui no Overmundo, muita gente , inclusive eu, não teria conhecimento de coisas tão importantes de nosso povo, nossa gente, do verdadeiro Brasil. É a formiguinha incansável, é esse brasileiro anónimo que é feliz em levar o conhecimento e a alegria para os que não tem chance de conhecer. Lindo. Infelizmente não vi a entrevista, mas vou procurar para ver. Parabéns. Tranquilamente ele estará te "filmando" lá de cima. Bjs, Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 12:27
sua opinião: subir
cibele salma
 

Justíssima homenagem, Cycero!
Quanto "Zé Sozinho" por este País, no total anonimato!!!
Beijos e votadíssimo!

cibele salma · Brasília, DF 30/1/2009 13:08
sua opinião: subir
Fernando Oliveira
 

Tudo que posso dizer, é aplusos, prarabéns, belo texto, bela história.

Fernando Oliveira · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 13:12
sua opinião: subir
Andre Luiz Mazzaropi
 

Obrigado José Cycero por me fazer conhecer ZÉ SOZINHO !

Li, entendi e chorei.

Eu, tão sabichão em tudo que é coisa de cinema, filho do Jeca do cinema, mais famoso do Brasil, não conhecia Zé Sozinho.
Mais como ele, vivo a mesma saga, de levar o cinema, hoje de rua, aos 4 cantos do Brasil, talves em causa propria pois sempre acabo exibindo um filme do Mazzaropi, onde eu tenha participado. São Praças, coretos, velhos cinemas, bares, conchas acusticas, teatros, em plena rua, roça, comunidades rurais,ao lado das igrejinhas e tudo o mais, até dentro dum retiro de leite, numa festa de roça.
De 1.983 até dezembro de 2.008 foram 1.518 apresentações dos filmes e minha do André Luiz Mazzaropi - O Filho do Jeca.
O Ze Sozinho andava pelo sertão, eu pelas cidades; como este Brasil judia de seus artistas, da sua cultura, da sua historia.
Como se diz hoje tudo é Projeto, e eu tenho o Projeto TEM UM JECA NA CIDADE, ITINERANTE aprovado pela famigerada Lei Roaunet (eta nome dificil) do Ministerio da Cultura em Brasilia de n 067590 já tem uns 10 anos a ultima aprovação foi em 2.006, O Projeto é exibir filmes do Mazzaropi em Praça publica e finaliza o evento com show do André Luiz Mazzarop - O Filho do Jeca no ultimo dia, nunca conseguir sequer um patrociniozinho. Em 2.008 apresenteI o Projeto a 1.000 (isto mesmo, mil) empresas, DEVIDAMENTE SELECIONADAS, 400 não responderão, 596 exastas, com carta e tudo, disserão que o projeto não tem o perfil cultural da empresa, 04 vão estudar em meados de 2.009 se é possivel ( se sobrar) patrocinar, inclusive o Banco do Brasil (Banco do Povo Rural) e a Petrobras (que me mandou um email pra mim nunca disistir).
Só consigo levar a exibição de filmes adiante porque Mazzaropi deixou muitos fãns e algums deles foram para nas Prefeituras, e os Prefeitos, Secretarios, Diretores, Gerentes, Coordenadores de Cultura sempre de alguma forma me ajudam.
Só não sou sozinho porque acredito e sirvo a um DEUS que sempre me acompanha,alem d"ele minha esposa, meus filhos.
Mais o meu amor pelo jeca e o cinema é maior que todas as coisas e como o ZÉ SOZINHO, VAMOS EM FRENTE.
Com certeza ZÉ SOZINHO não é mais SOZINHO, SOZINHO ficou o povo do sertão que não tem mais ele e aonde se divertir.
obrigado José Cycero, obrigado ZE.

André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca
www.andreluizmazzaropi.com.br

Andre Luiz Mazzaropi · Taubaté, SP 30/1/2009 13:38
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

O Brasil talvez não te agradeça, mas nós os que realmente fazem a cultura deste país...Agradecem a grande homenagem!
Parabéns com louvor ao texto tão interessante.
Rela uma vida cheia que traz legados. Bjs

MaluFreitas · Salvador, BA 30/1/2009 13:39
sua opinião: subir
MaluFreitas
 

Errata: O Brasil talvez não te agradeça, mas nós os que realmente fazemos a cultura deste país...Agradecemos a grande homenagem!
Parabéns com louvor ao texto tão interessante.
Relata uma vida cheia de importância que traz legados. Bjs

MaluFreitas · Salvador, BA 30/1/2009 13:40
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Zé Sozinho, certamente agora habita as moradas celestiais, onde só os humildes e limpos de coração. possuem entrada franca.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 14:15
sua opinião: subir
Chico Piancó
 

Belo tributo. Parabéns amigo, saudamos sua passagem pela terra como uma benção! Sucesso.

Chico Piancó · Fortaleza, CE 30/1/2009 15:00
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Aproveitando para conhecer, na brevidade possível, tão importante brasileiro
abraço
andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 30/1/2009 15:35
sua opinião: subir
clara arruda
 

Comparecendo e agradecendo sua contribuição.Um beijo meu amigo.Saudades de todos

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 15:48
sua opinião: subir
Sinvaline
 

Ze Sozinho nao morrerá jamais. Votado Cicero, aplausos e aplausos pra vc e pra ele.
Sinva

Sinvaline · Uruaçu, GO 30/1/2009 16:32
sua opinião: subir
Inês de Sampaio Pacheco
 

Cycero, estou profundamente comovida com esta sua pérola. Tu me inspiraste a postar um texto sobre essa relação estrelista com a arte.
Abração e parabéns, poeta.

Inês de Sampaio Pacheco · Brasília, DF 30/1/2009 17:09
sua opinião: subir
azuirfilho
 

José Cycero · Aurora (CE) ·
Morre em Juazeiro o cinéfilo do sertão: Zé Sozinho
Até emociona a gente.
Seu Trabalho esta maravilhoso.
Amei o Zé Sozinho.
Zé Sozinho com seu povo.
Zé sozinho com seu Povo, o Povo de Deus
Zé sozinho com o povo de deus
Zé sozinho com Deus.
Zé de deus levando amor pelo Cariri e por todo o sertáo.
Zé de Deus orgulhando todos nós por sua Luz.
Pessoas como ele é que garantiram do mundo e da Vida valerem a Pena.
parabén pelo Trabalho Magnífico
Queremos estar é com Zé de Deus.

azuirfilho · Campinas, SP 30/1/2009 17:34
sua opinião: subir
Aldy Carvalho
 

Aldy Carvalho · São Paulo, SP 30/1/2009 18:28
sua opinião: subir
Lila Su
 

José Cycero, seu texto é realmente emocionante. Que rico seu amigo era, e milionários os que com ele conviveram Poucos, neste mundinho, deixarão tanto bem feito e tanta saudades. Concordo com Mirtes Carvalho, graças a você tomamos conhecimento das jóias do norte e nordeste. Fale nos mais sobre "seu" povo, pois por aqui pouco nos chega. Um abraço. Lila Su

Lila Su · São Paulo, SP 30/1/2009 18:47
sua opinião: subir
Yusseff Abrahim
 

Um imortal da Academia Brasileira da Legítima Cultura Popular Brasileira

Yusseff Abrahim · Manaus, AM 30/1/2009 18:53
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

é isso aí josé...
abraços.

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 30/1/2009 20:02
sua opinião: subir
herculano alencar
 

Ao mesmo tempo consternado e decepicionada pela minha incultura de não conhecer o Zé Sozinho, apesar de ser nordestino, do Piauí.
Deixo aqui o meu aplauso pela sua iniciativa, Cycero.
Abraço fraterno,

herculano

herculano alencar · São Paulo, SP 30/1/2009 21:06
sua opinião: subir
Raiblue
 

Grande e justa homenagem,Cycero!!!

bjks azuis
Blue

Raiblue · Salvador, BA 30/1/2009 21:30
sua opinião: subir
Ivan Cezar
 

Clap - clap , clap !!!!

Ivan Cezar · São Sepé, RS 30/1/2009 21:40
sua opinião: subir
Stella Tuttolomondo
 

Stella Tuttolomondo · Rio de Janeiro, RJ 30/1/2009 23:36
sua opinião: subir
Almirante Águia
 

Cycero
Não devemos nos abater por não ter conhecido, a grande dádiva é fazer valer o que foi aprendido.
A Familia Sozinho é enorme, com irmãos espalhados por este mundão, criando e recriando a todo custo a boa ação e o estender das mãos.

Abaços

Almirante Águia · Itaberaba, BA 30/1/2009 23:46
sua opinião: subir
Faraó
 

Emocionante o texto. Que a nossa memória não esqueça de pessoas como a que vc destacou no texto. Parabéns pela forma como dialogou com a leitura.
Um abraço afetuoso, Faraó

Faraó · Fortaleza, CE 31/1/2009 00:06
sua opinião: subir
José Cycero
 

Obrigado Amigos e Amigas do Over. Nunca estaremos mais sozinhos, decerto. Abraços!!

José Cycero · Aurora, CE 31/1/2009 00:39
sua opinião: subir
nina araújo
 

Só deixo o meu Cariri...no último sonho...Salve Zé Sozinho e todos os fabricantes de sonhos deste país tão excludente e rico!! Maravilhoso texto! Maravilhoso Zé Sozinho!!
beijos poéticos,

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 31/1/2009 09:25
sua opinião: subir
samuca santos
 

ainda bem que pessoas como você, sensíveis e justas,
não deixam os zés tão sozinhos...
valeu a homenagem, zé (ops)!

samuca santos · Olinda, PE 31/1/2009 11:11
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Parabéns pela bela homenagem a esse Zé que levava a alegria para tanta gente.
bjs

Sônia Brandão · Bauru, SP 31/1/2009 12:06
sua opinião: subir
Ana Neri Andrade
 

Com certeza ele está bm acompanahdo agora!!!
Zé fica bem onde vc estiver
beijo doce e votadooo

Ana Neri Andrade · Porto Alegre, RS 31/1/2009 23:35
sua opinião: subir
Ana Neri Andrade
 

***acompanhado***

Ana Neri Andrade · Porto Alegre, RS 31/1/2009 23:39
sua opinião: subir
Lola...
 

José Cycero, parabéns pela homenagem e obrigada por compartilhar conosco Zé Sozinho e seus sonhos... Beijo

Lola... · Curitiba, PR 1/2/2009 17:49
sua opinião: subir
Jotaoliveiraa
 

Obrigado por apresentar ao Brasil uma pessoa tão carismática como Zé Sozinho. Com certeza sua vida é exemplo para todos nós brasileiros. Parabéns. Belo texto e linda homenagem. Abç do J.

Jotaoliveiraa · Brasília, DF 1/2/2009 20:22
sua opinião: subir
rosa melo
 

Bravo, bravo!
Também quero agradecer por apresentar-me tão belamente, o personagem e a sua história.
A família 'sozinho' é grande, e nunca nos damos o prazer de conhecê-la.

Abraço irmão!

rosa melo · Pio IX, PI 1/2/2009 21:09
sua opinião: subir
Helio Schiavo
 

Voto confirmado!!

Helio Schiavo · João Monlevade, MG 2/2/2009 17:13
sua opinião: subir
Dalila Aroca
 

Oi José Cycero!
Tudo bem!
Adorei esta frase:
"Adeus grande Zé! Agora você nunca mais ficará Sozinho. A solidão, ao contrário do que pensamos é coisa da vida. Porque sozinhos ficamos nós, os sertanejos do Cariri e do Nordeste inteiro, sem as suas mirabolantes e sensacionais projeções de bondade, educação, saudade, cultura e alegria.
Zé Sozinho deve está agora se divertindo pra valer ao lado do mestre com as suas sempre novas projeções cinematográficas."
Os rastros, as pegadas, a essência do artista,
a bagagem imaginária são marcas registradas
que deixamos antes da grande viagem rumo
aos portais da eternidade!!!
Linda homenagem parabéns.Voltei e votei!
Um abraço!
Dalila

Dalila Aroca · Osasco, SP 3/2/2009 10:36
sua opinião: subir
Karla Gohr
 

Chegando com atraso, mas votado, ok? Bela homenagem!

Karla Gohr · Curitiba, PR 4/2/2009 10:59
sua opinião: subir
ayruman
 

Olá. Apreciando bela contribuição. Luz e Paz .jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 5/2/2009 16:08
sua opinião: subir
Ari Lopes
 

merecida homenagam.

Ari Lopes · Santana de Parnaíba, SP 27/2/2009 00:59
sua opinião: subir
samuca santos
 

bela e justa homenagem, zé (cycero)!

samuca santos · Olinda, PE 27/2/2009 11:39
sua opinião: subir
alcanu
 

Que nunca mais o Zé fique sozinho...
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 7/6/2009 13:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados