MOSTRA BRASIL – JUVENTUDE TRANSFORMANDO COM ARTE.

Divulgação -CEPP
Balé de Rua - MG
1
Zezito de Oliveira · Aracaju, SE
19/8/2010 · 37 · 8
 

Uma breve memória da edição anterior e um convite à “3ª Mostra Brasil – Juventude Transformando com Arte”

Nos próximos dias 23 a 26 de Agosto acontecerá a “3ª Mostra Brasil – Juventude Transformando com Arte”, no Teatro Carlos Gomes (mostra artistica)e Casa de Rui Barbosa (seminário), no Rio de Janeiro. Decidi, então, fazer um “convite- lembrança” para este evento.

Quando falamos que um alimento é concentrado, estamos a nos referir, em tese, que ele retém o melhor e mais intenso das substâncias essenciais existentes.

O mesmo podemos aplicar àquilo que foi apresentado em termos de produtos artísticos na “2ª Mostra Brasil – Juventude Transformando com Arte”, ao assistirmos à série de apresentações dos grupos culturais vinculados a organizações culturais por este país afora.

Estas organizações investem para integrar a arte a processos de aprendizagens/mobilização de adolescentes e jovens que buscam ocupar um lugar. E, através dessa ocupação, afirmar as suas potencialidades na construção de um país mais belo, justo e plural.

Dizer exatamente “como foi” não é possível. A razão não dá conta em captar e transmitir todo o brilho e criatividade das apresentações que pude assistir.

Deixo, entretanto, uma observação que me causou bastante satisfação: a maneira como foi articulada a entrada ao palco dos diferentes grupos. A despeito das singularidades de cada participante, as entradas foram tecidas de modo a comprovar como estamos unidos por laços, às vezes, nem tão aparentes; mas que apontam para diferentes combinações. Laços trançados e com enriquecimentos mútuos, os quais, diga-se de passagem, são encontrados em diversas manifestações culturais “sincréticas” por esse Brasil afora.

Dentre os diversos diálogos entre linguagens e/ou estilos diversos de música, circo e danças retive na memória o seguinte:
• A dança de rua sendo apresentada ao som de uma guarania tocada com harpa;
• A guitarra indiana fazendo parte de um conjunto que envolveu alfaias (tambores de maracatus) e berimbaus;
• A capoeira sendo executada ao som de um coral infantil que apresentou, dentre diversas músicas, o Xote das Meninas;
• Os curumins e cunhatãns guaranis, dançando e cantando de forma intercalada com outro grupo de crianças e adolescentes mestiças trazendo cânticos e ritmos populares ao misturar elementos das matrizes portuguesas e africanas;
• A apresentação dos vigorosos artistas “vovôs” do circo e a nova geração, juntos e misturados.

Outro ponto alto foi o seminário que reuniu um grupo de intelectuais, incluindo gestores públicos, professores universitários, artistas e lideranças juvenis. Todos estes, como na mostra artística, de diversos pontos de origem, apresentaram uma série de conceitos e experiências que formam elos para aproximar aspectos distintos das nossas vidas. Reflexão, experimentação, afeto, espiritualidade, ciência, tecnologia, arte e cidadania.

Uma tarefa urgente para os setores da educação, saúde, comunicação, segurança pública, meio ambiente etc.. que não poderão dar conta dos imensos desafios, caso não estejam atento a necessidade de caminhar de forma integrada e complementar.

Portanto, quem puder, não deixe de participar da 3ª Mostra Juventude Transformando com Arte!! Isso servirá para ver que é possível e necessário do ponto de vista estético criar as condições para que tradição e a contemporaneidade caminhem de mãos dadas. Somado a esse aspecto é essencial também conectar sempre mais áreas distintas do conhecimento e das políticas públicas, para diminuirmos o mal-estar de nosso tempo. Para dizer o mínimo!

E já que a possibilidade de acesso à diversidade cultural é uma das grandes conquistas da humanidade, em especial com as novas tecnologias, vamos afirmá-las! E através dessa atitude fazer uma contraposição a uma cultura única e global que insiste em reduzir o leque de ritmos, movimentos, estilos, sabores e formas estéticas presentes em nossos cotidianos.


P.S.: Parte desse texto foi produzido para ser publicado logo após o meu retorno da viagem ao Rio de Janeiro, onde participei em 03 de junho de 2008 como debatedor na roda de conversa “Juventude, Educação e Cultura” do 2º Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento, a convite do Centro de Estudos de Politicas Públicas.

Entretanto, somente no inicio deste ano, consegui localizar as anotações que fiz, as quais tinha dado como perdidas em função de alguns cadernos de anotações jogados fora de forma acidental.

E esta semana por ocasião da realização da 3ª Mostra Juventude Transformando com Arte, é bastante oportuno publicar a primeira parte. A segunda, com os apontamentos referentes ao seminário ficará para mais adiante.

Abaixo, a opinião que expressei a respeito da nossa participação na 2ª Mostra e que foi publicada na edição impressa do boletim da Ação Cultural de agosto de 2008.


“Um momento muito emocionante tanto por poder voltar ao Rio de Janeiro, depois de mais de uma década sem pisar os pés naquela cidade. Lugar onde fui iniciado na formação cultural e política que moldaram o meu jeito de ser/estar no mundo, bem como poder conhecer o talento artístico de centenas de adolescentes e jovens, residentes no interior e nas periferias do Brasil e que são referenciais de qualidade estética e compromisso ético/politico, alguns inclusive com reconhecimento internacional”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
ayruman
 

Excelente Zé. Gandhi já dizia:Toda verdadeira Arte é uma expressão da Alma. As formas externas se valorizam, apenas enquanto são as manifestações do Espírito interior do homem... As produções da Arte humana são valiosas apenas como meio para a auto-realização da Alma. ( Gandhi).
Luz e Paz. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 20/8/2010 09:39
sua opinião: subir
Flávia Gabriela
 

A arte não é privilégio de um só homem, é uma maneira de interagir com o vivido sem fórmulas pré-concebidas, e sua multiplicidade advém da diversidade de experiências que se ligam por todo canto. Parabéns pelo envolvimento com os setores em prol das políticas públicas, valorizando as ações de cidadania, arte e cultura com foco na juventude. Seja feliz

Flávia Gabriela · Itamogi, MG 21/8/2010 12:32
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Ayruman e Gabriela,
Grato por seus brilhantes comentários. Sem dúvida, enriquece o nosso texto.

Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 23/8/2010 09:26
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Para quem estiver em São Paulo, nesta terça (24/08)

Aquilo que Sergipe tem de melhor em matéria de música, dentre vários artistas.

http://www.overmundo.com.br/agenda/lancamento-do-disco-o-circo-singular#-agenda-11570

Vale a pena conferir!

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 23/8/2010 10:10
sua opinião: subir
Ygor - Fotôgrafo
 

Gostei muito do figurino da peça e da ilunimação.

Nesta fotografia ficou muito legal.

Ygor Sarkis
"Meu Blog - Curso de Fotografia Recife"

Ygor - Fotôgrafo · Recife, PE 24/8/2010 00:08
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Ygor,

A foto foi disponibilizada pela produção da mostra. Na 2º edição foi lançado um livro de fotografias muito bonito, cujo autor você pode conferir no site do evento e que merece ser disponibilizadas, pelo menos algumas, aqui no overmundo. Vou encaminhar essa proposta, como também a disponibilização de algumas imagens em video.
Caso dê certo, lhe aviso.

Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 24/8/2010 09:47
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

depoimento de quem esteve no show da artista sergipana Patricia Polayne no Sesc Pompéia em Sampa.
Conforme sugerido aqui em cima.

http://www.overmundo.com.br/agenda/a-noite-em-que-alcanu-ficou-louco

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 25/8/2010 17:07
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Noticias quentes sobre a 3º Mostra.

http://www.juventudearte.org.br/3mostra/seminario4.html

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 26/8/2010 10:06
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados