MOSTRA ROCK CIDADÃO-MUSEU DO RIO CUIABÁ, NOV/2002

Fernando Rhallado
Museu do Rio Cuiabá ferveu no dia 23/11/02. O Rock parou o trânsito.
1
Roberto A · Cuiabá, MT
25/3/2007 · 20 · 1
 

O maior festival de rock em Cuiabá até aquele momento aconteceu no dia 23 de novembro de 2002. Até então não ocorrera nada com tais dimensões envolvendo bandas locais, afinal foram praticamente 4000 pessoas, e ainda mais num local atípico como o Museu do Rio Cuiabá, local pitoresco, mas que até então não havia recebido evento dessa natureza.

Era o tempo e, uma das melhores oportunidades que os músicos tiveram, pra fazer de sua arte, realmente arte, e isso foi possível com o festival, pelo seu alcance e dimensões. Havia muita gente excitada pelas possibilidades do evento, artistas e público. Os estúdios de ensaio e gravação da Cuia City estiveram bem movimentados naquele semestre, e tudo conspirava para que o evento fosse bem sucedido. Mas, as bandas, essas sim tiveram resultados da mostra. Era hora de sair das garagens e dos estúdios de ensaios, as bandas cuiabanas estavam prontinhas pra tomar o que era delas, e obter reconhecimento, processo esse que está em pleno apogeu atualmente. O festival mostrou que em Cuiabá havia Rock N´ Roll do bom, de qualidade, de prima.

São muitas as histórias envolvendo a mostra rock cidadão.

As seguintes bandas participaram da arriscada e audaciosa empreitada: Zorato, Strauss, Donalua, Noise Jam (atual FUZZLY), Lynhas de Montagem, Durangos, Dupla Face, Zagaia, Alicia Jones, Causa Nova, Rotação 45, Nação (atual LOPEZ), Tubo de Ensaio, Papo Amarelo, Higpnose, Deefor, e outras tantas como The Breeze (Please A Name, High School) e Contingente Imigrante.

A equipe que faria a sonorização e palco deu pra trás na última hora, nos obrigando a lutar contra o tempo pra agilizar todos os pontos. De cara um prejuízo: não haveria como obter a tempo dois palcos iguais, gerando assim um dos motivos de reclamação das bandas, pois ficou um palco enorme e outro médio. Mesmo as bandas que tocaram no palco menor tiveram grandes performances, tocando pra muito mais gente que o habitual.

Um aspecto bacana é que o som rolou ininterrupto por mais de 8 horas, mal terminava um show num palco, e já se iniciava outro show no outro palco.Bandas como o Contingente Imigrante até hoje se lembram e comentam que foi ótimo tocar no cidadão.

O evento teve caráter beneficente, e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis que foram destinados à doação pra carentes.

O rock cidadão inaugurou uma nova fase no mt rock, reformulando não só o layout, mas tornando o site dinâmico através da linguagem PHP. A sessão teleguiados (na semana seguinte ao cidadão) pipocou com opiniões diversas, de muita gente que havia gostado do evento, e de poucos insatisfeitos, que sempre existem. Isso sem mencionar a pioneiríssima rádio mtrock do portal, catapultando os sons das bandas cuiabanas para todo o planeta.

As bandas vestiram a camisa, fazendo de tudo pro sucesso do evento, e parceiros diversos também colaboraram bastante. Na equipe estavam, entre outros, Jeanbass Moraes, Dênis Figurante, Fernando Ralado, Klebem Ricardo Filsinger Kunze, e outros colaboradores diversos.

Agora, aos mitos pop!

Como já dito, são muitas as histórias desse dia, mas como é difícil lembrar de tudo, vamos à alguns aspectos, ou pérolas, se preferir:

- Show/Passagem de Som da Strauss.... Mal anoitecia e a Strauss já estava em cima do palco, com o auxílio luxuoso de Lopez, nas regulagens e afins, que sempre tem que rolar. Foi, além de ótima apresentação, elemento fundamental para o festival, pois foi o que fez as pessoas começarem a se aproximar, curtir, e isso foi se ampliando ainda mais. Pérolas do cancionário cuiabano como ´A Lua´ tiveram vez ao lado de sucessos próprios como 'Nada Não Ninguém' e 'Pão Seco', e porradas de Led Zeppelin e Rage Against The Machine. Facchini e Sardinha, parceiros e pau-pra-toda-obra, como sempre.
- Dossiê dos 80/Contingente... Apesar, de tocarem no palco menor, causaram um dos maiores estragos do festival, no bom sentido, um showzão, principalmente pra quem curte clássicos dos 80 como plebe rude e legião, e mais que isso: o contingente mostrou que já tinha público, e que esse público conhecia algumas de suas músicas, por exemplo: 'República do Adeus'.
- Possibilidade Grunge:Deefor e Noise Jam.... Foi no cidadão que essas bandas apresentaram seu grunge pras massas, e foi a partir daquilo que se cogitou a possibilidade das bandas apontarem pro futuro, pois tiveram boa recepção.
- Cátarse ou Loucura? Os dois: Donalua ao vivo.... Um grupo no apogeu de sua forma criativa ensaiada...rolos de papel higiênico pra limpar a alma,, e .. hits! Mundo Banal! Entrou pro imaginário pop. Esse foi um dos shows resultantes da parceria com o Cubo.
- Veteranas X Novatas?? Empate. Bandas veteranas como Rotação 45, Lynhas de Montagem e novatas (pero no mucho) como Causa Nova e Nação comprovaram serem grandes bandas ao vivo para shows com grandes platéias, causando impacto pelo entrosamento, e pela reação das pessoas. Naquele momento ficou claro que hits locais como 'Mulher de Brinde', 'Afeganistown', 'Gato Entre os Pombos', 'Esquecer' estavam cada vez mais conhecidos no cenário.
- Pop/Dance/Black.... Diversidades de estilos...Papo Amarelo apresentou sua mistura black dance pop, resultando num excelente ponto de destaque da mostra, os músicos estavam no auge da forma, e as músicas já tinham vida própria. Farinha (atualmente DJ Faras), Dudi , Lehr e Godoy tinham um espetáculo conciso e divertido, e talvez tenha sido um dos maiores públicos da banda. Ótimo.
- Estilos, Tendências... Bandas como Zorato, Alicia, Zagaia, Gabiroo e Durangos, por exemplo, confirmavam a superioridade das bandas daquele período, estilos distintos, apresentações bombásticas e profissionais, confirmando que a salada rock quando temperada com parcimônia, funciona.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
tancredo
 

Estamos sufocados, ilhados, cercados com este escasso cardápio que atualmente nos servem. Ficamos à mercê do descaso.
O que diz o texto é um saudosismo consequente dessa sede de crescimento.

tancredo · Cuiabá, MT 25/3/2007 23:18
1 pessoa achou til · sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Banda Strauss, fenômeno do rock cuiabano participou do cidadão zoom
Banda Strauss, fenômeno do rock cuiabano participou do cidadão
Lynhas de Montagem, da história do rock de MT, pro cidadão zoom
Lynhas de Montagem, da história do rock de MT, pro cidadão
Lehr, grande baixista, mandando ver o groove do Papo Amarelo zoom
Lehr, grande baixista, mandando ver o groove do Papo Amarelo
Rodrigo Lopez, sempre nos auxílios técnicos ao MT ROCK zoom
Rodrigo Lopez, sempre nos auxílios técnicos ao MT ROCK
Amauri Lobo, poeta de destaque no país, participou zoom
Amauri Lobo, poeta de destaque no país, participou
Rubão Lisboa, um dos bateras mais rock de cuia city, presente zoom
Rubão Lisboa, um dos bateras mais rock de cuia city, presente

udio

Lynhas de Montagem-Gato Entre os Pombos. Clássico do Rock Cuiabano

Instale o Flash Player para ver o player.

Lopes+Lobo+Lisboa = Nação, Rock Chapa e Cruz

Instale o Flash Player para ver o player.

Verdades sobre a Mesa, Strauss. Rock Legítimo Cuiabano

Instale o Flash Player para ver o player.

Papo Amarelo-Paraíso Guimarães. World Music Cuiabana

Instale o Flash Player para ver o player.

Deefor-Nothing. Grunge Cuiabano, ficou na promessa

Instale o Flash Player para ver o player.

Tempos de Guerra! Zagaia: Hardcore MT

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados