Mostra rompe clichês da Tropicália em Barcelona

Vitor Hugo Munaier
Evento oferece programação que amplia horizontes do movimento na capital Catalã
1
Vitor Hugo Munaier · Espanha , WW
16/3/2009 · 107 · 3
 

Depois de virar balzaquiana e ser tema de uma marcante exposição em Londres em 2006, a Tropicália agora chega a Barcelona como uma revolução cálida e amável onde se pensa, se dança e se celebra.

Até o mês de maio, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona promove “O Efeito Tropicália”, reafirmando o interesse europeu pelo movimento que foi divisor de águas na cultura brasileira.

Se no Barbican de Londres a tentativa de reunir Os Mutantes e a participação de fundadores do movimento foram pontos altos, o Macba de Barcelona propõe uma agenda mais lado B.

Com um programa revelador dos desdobramentos e influências mais contemporaneos do Tropicalismo, a série de shows homenageia Rogério Duprat sem deixar de fora as distorções da bossa de Arto Lindsay.

E artistas considerados pelos curadores a expressão do novo som brasileiro, como Kassin mais dois, são o prato principal oferecido pelo Macba.

Tem também Rebeca Matta, que mostra pela primeira vez em Barcelona seu som que vai muito além das influências de Tom Zé e Chico Science no que seria a expressão perfeita do canibalismo estético proposto pelos tropicalistas.

E a participação do paulista radicado em Barcelona Wagner Pá é mostra das reais intenções de “O efeito Tropicália”. Figura chave no agito da cena multicultural da cidade, o trabalho de Wagner, verdadeiro embaixador do som brasileiro por aqui, é o tropicalismo contemporaneo na prática.

O rompimento e vanguarda do Tropicalismo ficam à vontade na geléia geral que é a Barcelona contemporânea. Por aqui, ninguém é estranho a uma já estabelecida cena do som brasileiro.

Mas para os ouvidos de um certo público Europeu só acostumado ao som de bossa nova mainstream e suas versoes lounge cool a mostra é oportunidade única de entender onde tudo começou.

“O Efeito Tropicália” certamente romperá com percepções limitadas e estabelecerá novos horizontes para o som brasileiro por aqui.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
kiko takeuti
 

UMa parte mais enigmática dá tropicália, sendo exibida ....
magnífico! votado!

kiko takeuti · Japão , WW 17/3/2009 01:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
O de Andrade
 

Que beleza! E isso ainda por cima em uma das minhas cidades favoritas...viva Barcelona! Espero que essa exposição ou ao menos uma variante dela resolva aportar também por terras germânicas!
Parabéns pela ótima colaboração!

O de Andrade · Alemanha , WW 17/3/2009 04:56
sua opinião: subir
Vitor Hugo Munaier
 

Obrigado Kiko e Andrade!

Vitor Hugo Munaier · Espanha , WW 17/3/2009 06:37
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados